SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 27
Conhecimentos gerais  atualidades
TRAGÉDIA NO RIO – O maior desastre natural do país O pior deslizamento da história do país deixou 710 mortos em quatro cidades da região serrana do Rio de Janeiro. Um total de 13,8 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. O número de vítimas é maior que o registrado em Caraguatatuba, em 1967 (436 mortos).
A tragédia foi causada por um fenômeno raro que combina fortes chuvas com condições geológicas específicas da região. Porém, ela foi agravada pela ocupação irregular do solo e a falta de infraestrutura nas cidades atingidas. Os deslizamentos ocorreram na madrugada do dia 12 de janeiro. Toneladas de lama desceram as montanhas e destruíram favelas e imóveis de alto padrão. Os rios encheram e inundaram as cidades. Os estragos foram maiores em Nova Friburgo e Teresópolis, cidades turísticas.
Os efeitos do aquecimento global tornam as chuvas mais intensas a cada ano. Para evitar tragédias, os governos precisam impedir a ocupação das encostas e investir em programas de prevenção.  Compete aos governos municipais regulamentar e fiscalizar o uso do solo. O objetivo é impedir a construção de moradias nas encostas e zonas de risco. Já os governos estadual e federal precisam investir em programas preventivos e encontrar soluções menos burocráticas para garantir que os recursos cheguem até as cidades.
QUESTÃO 1– A tragédia ocorrida em Angra dos Reis (RJ) põe mais uma vez em evidência um problema socioambiental bastante comum em cidades brasileiras, que são os deslizamentos de terra. A respeito dessa questão assinale a alternativa CORRETA:   a) Tais deslizamentos são consequência, exclusivamente, dos níveis de pluviosidade muito acima da média histórica, o que desencadeou um escoamento de águas superficiais com grande intensidade. b) Os deslizamentos de terra em Angra dos Reis e em várias cidades brasileiras são decorrentes, principalmente, de um processo de ocupação desordenada de áreas de encosta, onde a retirada de cobertura vegetal, associada à declividade do relevo e as chuvas, potencializam o escoamento superficial, tendo por consequência o grande arraste de terra. c) Os deslizamentos de terra em Angra dos Reis são decorrentes de um processo de ocupação desordenada de diversas áreas, em que a retirada da cobertura vegetal provoca um grande aumento da infiltração de água no solo, culminando com os deslizamentos de massa. d) Os recentes deslizamentos de terra ocorridos em Angra dos Reis, diferentemente dos demais que ocorrem no Brasil, têm origem de natureza tectônica, tendo em vista que a área em que ocorreram os deslizamentos localiza-se em uma falha geológica. e) Apesar de haver uma ocupação urbana desordenada em Angra dos Reis, os recentes deslizamentos de terra não poderiam ter sido evitados, tendo em vista que em função do fenômeno El Niño, o volume de chuvas registrado foi o maior da história do Rio de Janeiro.
EUA X CHINA Nos Estados Unidos, este será provavelmente um ano que o presidente Obama gostaria de esquecer. No meio do mandato, restava pouco da vitória triunfante do primeiro negro na Casa Branca. Os pacotes de estímulo à economia não surtiram efeito e ele ainda perdeu a maioria democrata na Câmara dos Deputados, nas eleições legislativas de novembro. Porém, uma promessa de campanha foi cumprida: os Estados Unidos começaram a retirar as tropas de combate do Iraque. A guerra, que já dura sete anos, deixou mais de 4 mil soldados mortos e custou bilhões de dólares aos cofres públicos.
Já no final do ano, o ex-hacker Julian Assangeroubou a cena, divulgando em seu site, o Wikileaks, 250 mil documentos secretos da diplomacia norte-americana e causando a maior “saia justa” em Washington.
WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em seu site, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. Ao longo de 2010, WikiLeaks publicou grandes massas de documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos, com forte repercussão mundial.
A China, que neste ano ultrapassou o Japão e se tornou a segunda maior economia mundial, foi outra oponente de peso ao Império Americano. Os conflitos ocorreram no campo das finanças, com a “guerra fiscal”, e no ciberespaço, com o ataque de hackers.Para Pequim, a posição de destaque no mercado veio acompanhada de cobranças em política, meio ambiente e direitos humanos. O recado mais contundente foi a indicação do Prêmio Nobel da Paz para o dissidente Liu Xiaobo. Preso, ele não pode receber a condecoração no dia 10 de dezembro. Foi representado por uma cadeira vazia.
Foi escolhido no dia 04 de Novembro de 2010 pela revista Forbes como a pessoa mais poderosa do mundo, entrando no lugar do atual presidente do Estados Unidos da América, Barack Obama, após a derrota para a oposição nas eleições intercalares. HuJintao
Liu Xiaobo – é um crítico literário, escritor, professor, intelectual e ativista pelos direitos humanos e por reformas na República Popular da China. Em 23 de junho de 2009 sob suspeita de "incitar à subversão contra o poder do Estado“. Foi acusado pelos mesmos motivos em 23 de dezembro do mesmo ano, e condenado a 11 anos de prisão em 25 de dezembro. A 8 de outubro de 2010, foi-lhe atribuído o Nobel da Paz: o Comitê Nobel Norueguês justificou-o "pela sua longa e não-violenta luta pelos direitos humanos fundamentais na China".Por estar preso, Xiaobo não pôde receber o prêmio.
BRIC - é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia e China, que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento.
O Goldman Sachs argumenta que, uma vez que estão em rápido desenvolvimento, em 2050, o conjunto das economias dos BRICs pode eclipsar o conjunto das economias dos países mais ricos do mundo atual. Os quatro países, em conjunto, representam atualmente mais de um quarto da área terrestre do planeta e mais de 40% da população mundial. Em 16 de junho de 2009, os líderes dos países do BRIC realizaram sua primeira reunião, em Ecaterimburgo (Rússia), e emitiram uma declaração apelando para o estabelecimento de uma ordem mundial multipolar.
QUESTÃO 2 Figuram no atual quadro econômico mundial países considerados economias emergentes, também chamados de novos países industrializados. Apresentam nível considerável de industrialização e alto grau de investimentos externos, no entanto as populações desses países convivem com estruturas sociais e econômicas arcaicas e com o agravamento das condições de vida nas cidades. As principais economias emergentes que despertam o interesse dos empresários do mundo são: Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC). Tais países apresentam características comuns, como mão-de-obra abundante e significativas reservas de recursos minerais.   Diante do quadro apresentado, é possível inferir que a reunião desses países, sob a sigla BRIC, aponta para
a) um novo sistema socioeconômico baseado na superação das desigualdades que conferiam sentido à idéia de terceiro mundo. b) a razoabilidade do pleito de participarem do conselho de segurança da organização das nações unidas (ONU). c) a melhoria natural das condições sociais em decorrência da aceleração econômica e da redução dos níveis de desemprego. d) a perspectiva de que se tornem, a médio prazo, economias desenvolvidas com uma série de desafios comuns. e) a formação de uma frente diplomática com o objetivo de defender os interesses dos países menos desenvolvidos.
RIO CONTRA O TRÁFICO Polícia ocupa morros e desmantela facção
A polícia com o apoio das Forças Armadas ocupou na manhã do último domingo (28 de novembro) o Complexo do Alemão, um conjunto de favelas controladas por traficantes no Rio de Janeiro.
A operação marcou o início de uma nova estratégia do governo de recuperar áreas dominadas pelo crime organizado. O objetivo, não declarado, é tornar a cidade mais segura para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
A ofensiva começou após uma série de atentados ocorridos desde 21 de novembro. Vândalos queimaram 106 veículos em retaliação contra a instalação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) em 13 comunidades. As UPPs consistem em postos permanentes da Polícia Militar em favelas que antes eram domínios do tráfico e de milícias.
Foram mobilizados cerca de 2.600 policiais e integrantes das Forças Armadas, além de veículos blindados da Marinha. Os traficantes se instalaram há três décadas nos morros cariocas, beneficiados pelo descaso do governo. O Comando Vermelho, facção criminosa que dominava o Complexo do Alemão, surgiu nos anos 1970 em presídios cariocas. O governo agora deve estender as ocupações para outras favelas, inclusive aquelas dominadas por milícias – grupos paramilitares formados por policiais.
QUESTÃO 3  No dia 21 de novembro, o Rio de Janeiro sofreu com uma onda de arrastões em vias públicas, assaltos e queimas de veículos. A ordem dos ataques teria partido dos chefes do tráfico, que até então estavam encarcerados no presídio de segurança máxima de:   a) Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. b) Catanduvas, no Paraná. c) Ribeirão Bernardes, em São Paulo. d) Catanduva, em São Paulo. e) Porto Velho, em Rondônia.  
QUESTÃO 4 “Claro que isso tem a ver com a reorganização do território que conquistamos”, disse o governador do Rio, Sérgio Cabral, na segunda-feira, segundo dia dos ataques criminosos. A que se refere a afirmação?   a) Aos arrastões nas praias do Rio. b) À invasão de um hotel de luxo. c) Ao apedrejamento de delegacias de polícia. d) Ao sequestro de jornalistas. e) À união de duas facções até então rivais.  
QUESTÃO 5 A questão da violência urbana (tráfico de drogas, jogo do bicho, crime organizado, corrupção policial, etc.) tem atraído a atenção da imprensa, do governo e da opinião pública nos últimos anos, alcançando proporções alarmantes. Sobre as origens sociais deste grave problema social, podemos assinalar: a) a ausência de uma política de assistência social permite a proliferação de pessoas que se negam a trabalhar e a cuidar de seus filhos, optando por uma vida marginal e pobre. b) a violência urbana no Brasil, se resume às favelas do Rio de Janeiro, devido aos acordos políticos entre os governantes cariocas, os traficantes e os bicheiros durante a década de 60. c) já que, em pouco tempo, serão absorvidos pelo sistema produtivo urbano, os migrantes expulsos de suas terras se entregam à ociosidade e ao tráfico de drogas, procurando enriquecer rapidamente para montar seu próprio negócio. d) a explosão populacional urbana, provocada pelo êxodo rural acelerado, e a exclusão social, provocada pelo desemprego e pela falta de perspectivas culturais, fornece a base social para a criminalidade urbana.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Was ist angesagt? (11)

Globalização
GlobalizaçãoGlobalização
Globalização
 
Civilização conflitos etnicos
Civilização conflitos etnicosCivilização conflitos etnicos
Civilização conflitos etnicos
 
Geoatualidades enem 2012
Geoatualidades enem 2012Geoatualidades enem 2012
Geoatualidades enem 2012
 
Aulão caraúbas
Aulão caraúbasAulão caraúbas
Aulão caraúbas
 
Concurso caixa atualidades parte 1.ppt
Concurso caixa atualidades   parte 1.pptConcurso caixa atualidades   parte 1.ppt
Concurso caixa atualidades parte 1.ppt
 
Geo A.4_As atividades humanas e a organização do espaço
 Geo A.4_As atividades humanas e a organização do espaço Geo A.4_As atividades humanas e a organização do espaço
Geo A.4_As atividades humanas e a organização do espaço
 
Prova geografia campo 2 ano
Prova geografia campo 2 anoProva geografia campo 2 ano
Prova geografia campo 2 ano
 
O brasil no mundo
O brasil no mundoO brasil no mundo
O brasil no mundo
 
Prova diagnostica historia 2
Prova diagnostica historia 2Prova diagnostica historia 2
Prova diagnostica historia 2
 
Prova historia 2 ano conflitos 1 republica (1)
Prova historia 2 ano conflitos 1 republica (1)Prova historia 2 ano conflitos 1 republica (1)
Prova historia 2 ano conflitos 1 republica (1)
 
Comentarios simulado sas-enem-1o_dia_2013
Comentarios simulado sas-enem-1o_dia_2013Comentarios simulado sas-enem-1o_dia_2013
Comentarios simulado sas-enem-1o_dia_2013
 

Andere mochten auch

Teste de conhecimentos gerais e atuais
Teste de conhecimentos gerais e atuaisTeste de conhecimentos gerais e atuais
Teste de conhecimentos gerais e atuaisEnzo Denny Yamashita
 
Atualidades apostila vestcon
Atualidades   apostila vestconAtualidades   apostila vestcon
Atualidades apostila vestconapostila2013
 
Apostila de Atualidades/Conhecimentos Gerais
Apostila de Atualidades/Conhecimentos GeraisApostila de Atualidades/Conhecimentos Gerais
Apostila de Atualidades/Conhecimentos GeraisMuriel Pinto
 
Apostila de conhecimentos gerais para concursos[prf)] atualidades
Apostila de conhecimentos gerais para concursos[prf)]   atualidadesApostila de conhecimentos gerais para concursos[prf)]   atualidades
Apostila de conhecimentos gerais para concursos[prf)] atualidadesAndre Benjamim
 
O Desenvolvimento Brasileiro: Colônia, Império e República
O Desenvolvimento Brasileiro: Colônia, Império e RepúblicaO Desenvolvimento Brasileiro: Colônia, Império e República
O Desenvolvimento Brasileiro: Colônia, Império e RepúblicaJosé Augusto Fiorin
 
Jogo perguntas e respostas
Jogo perguntas e respostasJogo perguntas e respostas
Jogo perguntas e respostasAparecida Dias
 
Historia do brasil
Historia do brasilHistoria do brasil
Historia do brasilJohn Fjv
 
APOSTILA PROFESSOR SEDUC/ PI - CONCURSO PÚBLICO 2014
APOSTILA PROFESSOR SEDUC/ PI  -  CONCURSO PÚBLICO 2014APOSTILA PROFESSOR SEDUC/ PI  -  CONCURSO PÚBLICO 2014
APOSTILA PROFESSOR SEDUC/ PI - CONCURSO PÚBLICO 2014Valdeci Correia
 
Resumo História do Brasil
Resumo História do BrasilResumo História do Brasil
Resumo História do Brasilgivaldosp2001
 
Republica Brasileira
Republica BrasileiraRepublica Brasileira
Republica Brasileiraguesta48e0f
 
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 03 - Império
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 03 - ImpérioEstudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 03 - Império
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 03 - Impériomissaodiplomatica
 
Resumo - Uma viagem pela história do Brasil
Resumo - Uma viagem pela história do BrasilResumo - Uma viagem pela história do Brasil
Resumo - Uma viagem pela história do BrasilJoão Marcelo
 
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 05 - Era Va...
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil  Aula Resumo 05 - Era Va...Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil  Aula Resumo 05 - Era Va...
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 05 - Era Va...missaodiplomatica
 
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 02 - Process...
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 02 - Process...Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 02 - Process...
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 02 - Process...missaodiplomatica
 
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 01 - Período...
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 01 - Período...Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 01 - Período...
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 01 - Período...missaodiplomatica
 

Andere mochten auch (20)

Teste de conhecimentos gerais e atuais
Teste de conhecimentos gerais e atuaisTeste de conhecimentos gerais e atuais
Teste de conhecimentos gerais e atuais
 
Atualidades apostila vestcon
Atualidades   apostila vestconAtualidades   apostila vestcon
Atualidades apostila vestcon
 
Apostila de Atualidades/Conhecimentos Gerais
Apostila de Atualidades/Conhecimentos GeraisApostila de Atualidades/Conhecimentos Gerais
Apostila de Atualidades/Conhecimentos Gerais
 
Apostila de conhecimentos gerais para concursos[prf)] atualidades
Apostila de conhecimentos gerais para concursos[prf)]   atualidadesApostila de conhecimentos gerais para concursos[prf)]   atualidades
Apostila de conhecimentos gerais para concursos[prf)] atualidades
 
O Desenvolvimento Brasileiro: Colônia, Império e República
O Desenvolvimento Brasileiro: Colônia, Império e RepúblicaO Desenvolvimento Brasileiro: Colônia, Império e República
O Desenvolvimento Brasileiro: Colônia, Império e República
 
Jogo perguntas e respostas
Jogo perguntas e respostasJogo perguntas e respostas
Jogo perguntas e respostas
 
Historia do brasil
Historia do brasilHistoria do brasil
Historia do brasil
 
APOSTILA PROFESSOR SEDUC/ PI - CONCURSO PÚBLICO 2014
APOSTILA PROFESSOR SEDUC/ PI  -  CONCURSO PÚBLICO 2014APOSTILA PROFESSOR SEDUC/ PI  -  CONCURSO PÚBLICO 2014
APOSTILA PROFESSOR SEDUC/ PI - CONCURSO PÚBLICO 2014
 
Brasil colônia
Brasil colôniaBrasil colônia
Brasil colônia
 
Resumo História do Brasil
Resumo História do BrasilResumo História do Brasil
Resumo História do Brasil
 
Republica Brasileira
Republica BrasileiraRepublica Brasileira
Republica Brasileira
 
História do Brasil - Brasil República - Prof. Alexandre Morais
História do Brasil - Brasil República - Prof. Alexandre MoraisHistória do Brasil - Brasil República - Prof. Alexandre Morais
História do Brasil - Brasil República - Prof. Alexandre Morais
 
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 03 - Império
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 03 - ImpérioEstudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 03 - Império
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 03 - Império
 
Resumo - Uma viagem pela história do Brasil
Resumo - Uma viagem pela história do BrasilResumo - Uma viagem pela história do Brasil
Resumo - Uma viagem pela história do Brasil
 
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 05 - Era Va...
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil  Aula Resumo 05 - Era Va...Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil  Aula Resumo 05 - Era Va...
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 05 - Era Va...
 
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 02 - Process...
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 02 - Process...Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 02 - Process...
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 02 - Process...
 
Prova de conhecimentos gerais 2014
Prova de conhecimentos gerais 2014Prova de conhecimentos gerais 2014
Prova de conhecimentos gerais 2014
 
História do Brasil - Prof. Alexandre Morais
História do Brasil - Prof. Alexandre MoraisHistória do Brasil - Prof. Alexandre Morais
História do Brasil - Prof. Alexandre Morais
 
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 01 - Período...
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 01 - Período...Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 01 - Período...
Estudos CACD Missão Diplomática - História do Brasil Aula Resumo 01 - Período...
 
Evolucão economia brasil
Evolucão economia brasilEvolucão economia brasil
Evolucão economia brasil
 

Ähnlich wie Tragédia no Rio deixa 710 mortos

Simu enem inep 2009 ch e suas tecnologias
Simu enem   inep 2009 ch e suas tecnologiasSimu enem   inep 2009 ch e suas tecnologias
Simu enem inep 2009 ch e suas tecnologiastioivys
 
Enem2009 Ciencias Humanas
Enem2009 Ciencias HumanasEnem2009 Ciencias Humanas
Enem2009 Ciencias HumanasBIOLOGO TOTAL
 
2009 simulado cienciashumanas
2009 simulado cienciashumanas2009 simulado cienciashumanas
2009 simulado cienciashumanasnewsevoce
 
ENEM OTO Simulado de ciências humanas
ENEM OTO Simulado de ciências humanasENEM OTO Simulado de ciências humanas
ENEM OTO Simulado de ciências humanaswagnervaneli
 
33 e 34 - Conjuração Mineira e Baiana.pptx
33 e 34 - Conjuração Mineira e Baiana.pptx33 e 34 - Conjuração Mineira e Baiana.pptx
33 e 34 - Conjuração Mineira e Baiana.pptxALESSANDRAMARZOLLACA
 
Atualidades, Geografia tematica, Geopolitica
Atualidades,  Geografia tematica, GeopoliticaAtualidades,  Geografia tematica, Geopolitica
Atualidades, Geografia tematica, Geopoliticajorgelapolinario
 
ARQ 5618 9ª Exp 2023,1 Globalização da economia (Brenton Woods) Influencia n...
ARQ 5618 9ª Exp 2023,1 Globalização da economia (Brenton Woods)  Influencia n...ARQ 5618 9ª Exp 2023,1 Globalização da economia (Brenton Woods)  Influencia n...
ARQ 5618 9ª Exp 2023,1 Globalização da economia (Brenton Woods) Influencia n...milton195783
 
Atualidades Enem 2009 Parte 02
Atualidades Enem   2009   Parte 02Atualidades Enem   2009   Parte 02
Atualidades Enem 2009 Parte 02ProfMario De Mori
 
Geo he 9o_ano_cap2_site
Geo he 9o_ano_cap2_siteGeo he 9o_ano_cap2_site
Geo he 9o_ano_cap2_siterdbtava
 
Exercicio de geografia sobre economia global com gabarito
Exercicio de geografia sobre economia global com gabaritoExercicio de geografia sobre economia global com gabarito
Exercicio de geografia sobre economia global com gabaritoEstude Mais
 
Caderno rosa 1 dia 2014
Caderno rosa 1 dia 2014Caderno rosa 1 dia 2014
Caderno rosa 1 dia 2014Marcus Matozo
 

Ähnlich wie Tragédia no Rio deixa 710 mortos (20)

ATUALIDADES 2014
ATUALIDADES 2014ATUALIDADES 2014
ATUALIDADES 2014
 
S I M U L A D O E N E M2009 Ciencias Humanas
S I M U L A D O E N E M2009 Ciencias HumanasS I M U L A D O E N E M2009 Ciencias Humanas
S I M U L A D O E N E M2009 Ciencias Humanas
 
Simu enem inep 2009 ch e suas tecnologias
Simu enem   inep 2009 ch e suas tecnologiasSimu enem   inep 2009 ch e suas tecnologias
Simu enem inep 2009 ch e suas tecnologias
 
S I M U L A D O E N E M2009 Ciencias Humanas
S I M U L A D O E N E M2009 Ciencias HumanasS I M U L A D O E N E M2009 Ciencias Humanas
S I M U L A D O E N E M2009 Ciencias Humanas
 
Enem2009 Ciencias Humanas
Enem2009 Ciencias HumanasEnem2009 Ciencias Humanas
Enem2009 Ciencias Humanas
 
2009 simulado cienciashumanas
2009 simulado cienciashumanas2009 simulado cienciashumanas
2009 simulado cienciashumanas
 
ENEM OTO Simulado de ciências humanas
ENEM OTO Simulado de ciências humanasENEM OTO Simulado de ciências humanas
ENEM OTO Simulado de ciências humanas
 
1ap Enem
1ap Enem1ap Enem
1ap Enem
 
33 e 34 - Conjuração Mineira e Baiana.pptx
33 e 34 - Conjuração Mineira e Baiana.pptx33 e 34 - Conjuração Mineira e Baiana.pptx
33 e 34 - Conjuração Mineira e Baiana.pptx
 
Atualidades, Geografia tematica, Geopolitica
Atualidades,  Geografia tematica, GeopoliticaAtualidades,  Geografia tematica, Geopolitica
Atualidades, Geografia tematica, Geopolitica
 
Questões
QuestõesQuestões
Questões
 
Eua completo
Eua   completoEua   completo
Eua completo
 
Documento 1
Documento 1Documento 1
Documento 1
 
ARQ 5618 9ª Exp 2023,1 Globalização da economia (Brenton Woods) Influencia n...
ARQ 5618 9ª Exp 2023,1 Globalização da economia (Brenton Woods)  Influencia n...ARQ 5618 9ª Exp 2023,1 Globalização da economia (Brenton Woods)  Influencia n...
ARQ 5618 9ª Exp 2023,1 Globalização da economia (Brenton Woods) Influencia n...
 
Ava historia 9ano
Ava historia 9anoAva historia 9ano
Ava historia 9ano
 
Atualidades Enem 2009 Parte 02
Atualidades Enem   2009   Parte 02Atualidades Enem   2009   Parte 02
Atualidades Enem 2009 Parte 02
 
História e geografia encceja - ef - ii
História e geografia   encceja - ef - iiHistória e geografia   encceja - ef - ii
História e geografia encceja - ef - ii
 
Geo he 9o_ano_cap2_site
Geo he 9o_ano_cap2_siteGeo he 9o_ano_cap2_site
Geo he 9o_ano_cap2_site
 
Exercicio de geografia sobre economia global com gabarito
Exercicio de geografia sobre economia global com gabaritoExercicio de geografia sobre economia global com gabarito
Exercicio de geografia sobre economia global com gabarito
 
Caderno rosa 1 dia 2014
Caderno rosa 1 dia 2014Caderno rosa 1 dia 2014
Caderno rosa 1 dia 2014
 

Tragédia no Rio deixa 710 mortos

  • 1. Conhecimentos gerais atualidades
  • 2. TRAGÉDIA NO RIO – O maior desastre natural do país O pior deslizamento da história do país deixou 710 mortos em quatro cidades da região serrana do Rio de Janeiro. Um total de 13,8 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. O número de vítimas é maior que o registrado em Caraguatatuba, em 1967 (436 mortos).
  • 3. A tragédia foi causada por um fenômeno raro que combina fortes chuvas com condições geológicas específicas da região. Porém, ela foi agravada pela ocupação irregular do solo e a falta de infraestrutura nas cidades atingidas. Os deslizamentos ocorreram na madrugada do dia 12 de janeiro. Toneladas de lama desceram as montanhas e destruíram favelas e imóveis de alto padrão. Os rios encheram e inundaram as cidades. Os estragos foram maiores em Nova Friburgo e Teresópolis, cidades turísticas.
  • 4. Os efeitos do aquecimento global tornam as chuvas mais intensas a cada ano. Para evitar tragédias, os governos precisam impedir a ocupação das encostas e investir em programas de prevenção. Compete aos governos municipais regulamentar e fiscalizar o uso do solo. O objetivo é impedir a construção de moradias nas encostas e zonas de risco. Já os governos estadual e federal precisam investir em programas preventivos e encontrar soluções menos burocráticas para garantir que os recursos cheguem até as cidades.
  • 5.
  • 6.
  • 7. QUESTÃO 1– A tragédia ocorrida em Angra dos Reis (RJ) põe mais uma vez em evidência um problema socioambiental bastante comum em cidades brasileiras, que são os deslizamentos de terra. A respeito dessa questão assinale a alternativa CORRETA:   a) Tais deslizamentos são consequência, exclusivamente, dos níveis de pluviosidade muito acima da média histórica, o que desencadeou um escoamento de águas superficiais com grande intensidade. b) Os deslizamentos de terra em Angra dos Reis e em várias cidades brasileiras são decorrentes, principalmente, de um processo de ocupação desordenada de áreas de encosta, onde a retirada de cobertura vegetal, associada à declividade do relevo e as chuvas, potencializam o escoamento superficial, tendo por consequência o grande arraste de terra. c) Os deslizamentos de terra em Angra dos Reis são decorrentes de um processo de ocupação desordenada de diversas áreas, em que a retirada da cobertura vegetal provoca um grande aumento da infiltração de água no solo, culminando com os deslizamentos de massa. d) Os recentes deslizamentos de terra ocorridos em Angra dos Reis, diferentemente dos demais que ocorrem no Brasil, têm origem de natureza tectônica, tendo em vista que a área em que ocorreram os deslizamentos localiza-se em uma falha geológica. e) Apesar de haver uma ocupação urbana desordenada em Angra dos Reis, os recentes deslizamentos de terra não poderiam ter sido evitados, tendo em vista que em função do fenômeno El Niño, o volume de chuvas registrado foi o maior da história do Rio de Janeiro.
  • 8. EUA X CHINA Nos Estados Unidos, este será provavelmente um ano que o presidente Obama gostaria de esquecer. No meio do mandato, restava pouco da vitória triunfante do primeiro negro na Casa Branca. Os pacotes de estímulo à economia não surtiram efeito e ele ainda perdeu a maioria democrata na Câmara dos Deputados, nas eleições legislativas de novembro. Porém, uma promessa de campanha foi cumprida: os Estados Unidos começaram a retirar as tropas de combate do Iraque. A guerra, que já dura sete anos, deixou mais de 4 mil soldados mortos e custou bilhões de dólares aos cofres públicos.
  • 9. Já no final do ano, o ex-hacker Julian Assangeroubou a cena, divulgando em seu site, o Wikileaks, 250 mil documentos secretos da diplomacia norte-americana e causando a maior “saia justa” em Washington.
  • 10. WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em seu site, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. Ao longo de 2010, WikiLeaks publicou grandes massas de documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos, com forte repercussão mundial.
  • 11. A China, que neste ano ultrapassou o Japão e se tornou a segunda maior economia mundial, foi outra oponente de peso ao Império Americano. Os conflitos ocorreram no campo das finanças, com a “guerra fiscal”, e no ciberespaço, com o ataque de hackers.Para Pequim, a posição de destaque no mercado veio acompanhada de cobranças em política, meio ambiente e direitos humanos. O recado mais contundente foi a indicação do Prêmio Nobel da Paz para o dissidente Liu Xiaobo. Preso, ele não pode receber a condecoração no dia 10 de dezembro. Foi representado por uma cadeira vazia.
  • 12. Foi escolhido no dia 04 de Novembro de 2010 pela revista Forbes como a pessoa mais poderosa do mundo, entrando no lugar do atual presidente do Estados Unidos da América, Barack Obama, após a derrota para a oposição nas eleições intercalares. HuJintao
  • 13. Liu Xiaobo – é um crítico literário, escritor, professor, intelectual e ativista pelos direitos humanos e por reformas na República Popular da China. Em 23 de junho de 2009 sob suspeita de "incitar à subversão contra o poder do Estado“. Foi acusado pelos mesmos motivos em 23 de dezembro do mesmo ano, e condenado a 11 anos de prisão em 25 de dezembro. A 8 de outubro de 2010, foi-lhe atribuído o Nobel da Paz: o Comitê Nobel Norueguês justificou-o "pela sua longa e não-violenta luta pelos direitos humanos fundamentais na China".Por estar preso, Xiaobo não pôde receber o prêmio.
  • 14. BRIC - é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia e China, que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento.
  • 15. O Goldman Sachs argumenta que, uma vez que estão em rápido desenvolvimento, em 2050, o conjunto das economias dos BRICs pode eclipsar o conjunto das economias dos países mais ricos do mundo atual. Os quatro países, em conjunto, representam atualmente mais de um quarto da área terrestre do planeta e mais de 40% da população mundial. Em 16 de junho de 2009, os líderes dos países do BRIC realizaram sua primeira reunião, em Ecaterimburgo (Rússia), e emitiram uma declaração apelando para o estabelecimento de uma ordem mundial multipolar.
  • 16. QUESTÃO 2 Figuram no atual quadro econômico mundial países considerados economias emergentes, também chamados de novos países industrializados. Apresentam nível considerável de industrialização e alto grau de investimentos externos, no entanto as populações desses países convivem com estruturas sociais e econômicas arcaicas e com o agravamento das condições de vida nas cidades. As principais economias emergentes que despertam o interesse dos empresários do mundo são: Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC). Tais países apresentam características comuns, como mão-de-obra abundante e significativas reservas de recursos minerais.   Diante do quadro apresentado, é possível inferir que a reunião desses países, sob a sigla BRIC, aponta para
  • 17. a) um novo sistema socioeconômico baseado na superação das desigualdades que conferiam sentido à idéia de terceiro mundo. b) a razoabilidade do pleito de participarem do conselho de segurança da organização das nações unidas (ONU). c) a melhoria natural das condições sociais em decorrência da aceleração econômica e da redução dos níveis de desemprego. d) a perspectiva de que se tornem, a médio prazo, economias desenvolvidas com uma série de desafios comuns. e) a formação de uma frente diplomática com o objetivo de defender os interesses dos países menos desenvolvidos.
  • 18. RIO CONTRA O TRÁFICO Polícia ocupa morros e desmantela facção
  • 19.
  • 20.
  • 21. A polícia com o apoio das Forças Armadas ocupou na manhã do último domingo (28 de novembro) o Complexo do Alemão, um conjunto de favelas controladas por traficantes no Rio de Janeiro.
  • 22. A operação marcou o início de uma nova estratégia do governo de recuperar áreas dominadas pelo crime organizado. O objetivo, não declarado, é tornar a cidade mais segura para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
  • 23. A ofensiva começou após uma série de atentados ocorridos desde 21 de novembro. Vândalos queimaram 106 veículos em retaliação contra a instalação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) em 13 comunidades. As UPPs consistem em postos permanentes da Polícia Militar em favelas que antes eram domínios do tráfico e de milícias.
  • 24. Foram mobilizados cerca de 2.600 policiais e integrantes das Forças Armadas, além de veículos blindados da Marinha. Os traficantes se instalaram há três décadas nos morros cariocas, beneficiados pelo descaso do governo. O Comando Vermelho, facção criminosa que dominava o Complexo do Alemão, surgiu nos anos 1970 em presídios cariocas. O governo agora deve estender as ocupações para outras favelas, inclusive aquelas dominadas por milícias – grupos paramilitares formados por policiais.
  • 25. QUESTÃO 3 No dia 21 de novembro, o Rio de Janeiro sofreu com uma onda de arrastões em vias públicas, assaltos e queimas de veículos. A ordem dos ataques teria partido dos chefes do tráfico, que até então estavam encarcerados no presídio de segurança máxima de:   a) Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. b) Catanduvas, no Paraná. c) Ribeirão Bernardes, em São Paulo. d) Catanduva, em São Paulo. e) Porto Velho, em Rondônia.  
  • 26. QUESTÃO 4 “Claro que isso tem a ver com a reorganização do território que conquistamos”, disse o governador do Rio, Sérgio Cabral, na segunda-feira, segundo dia dos ataques criminosos. A que se refere a afirmação?   a) Aos arrastões nas praias do Rio. b) À invasão de um hotel de luxo. c) Ao apedrejamento de delegacias de polícia. d) Ao sequestro de jornalistas. e) À união de duas facções até então rivais.  
  • 27. QUESTÃO 5 A questão da violência urbana (tráfico de drogas, jogo do bicho, crime organizado, corrupção policial, etc.) tem atraído a atenção da imprensa, do governo e da opinião pública nos últimos anos, alcançando proporções alarmantes. Sobre as origens sociais deste grave problema social, podemos assinalar: a) a ausência de uma política de assistência social permite a proliferação de pessoas que se negam a trabalhar e a cuidar de seus filhos, optando por uma vida marginal e pobre. b) a violência urbana no Brasil, se resume às favelas do Rio de Janeiro, devido aos acordos políticos entre os governantes cariocas, os traficantes e os bicheiros durante a década de 60. c) já que, em pouco tempo, serão absorvidos pelo sistema produtivo urbano, os migrantes expulsos de suas terras se entregam à ociosidade e ao tráfico de drogas, procurando enriquecer rapidamente para montar seu próprio negócio. d) a explosão populacional urbana, provocada pelo êxodo rural acelerado, e a exclusão social, provocada pelo desemprego e pela falta de perspectivas culturais, fornece a base social para a criminalidade urbana.