Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Roteiro do projeto adriana

189 Aufrufe

Veröffentlicht am

Trabalho do Proinfo

Veröffentlicht in: Bildung
  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Roteiro do projeto adriana

  1. 1. Roteiro Nome do cursista: Adriana Paula da Silva Marques Cleusa Aparecida Martins da Silva Viviane de Oliveira Arci Projeto: A Arca de Noé Serie: Educação Infantil e Séries Iniciais Descrever: Por que escolheu esse projeto? Para o desenvolvimento global da criança se faz necessário utilizar as mais variadas formas de comunicação oral a fim de que as crianças possam interagir e expressar seus desejos, necessidades e sentimentos mediante o resgate da importância de uma boa conversa, onde os conversadores possam efetivamente se comunicar. Segundo Telma Weisz, ao longo da história do trabalho com a língua, era considerado alfabetizado quem sabia fazer a junção das letras, só então se estudavam as questões de gramática. Deste modo a criança primeiramente aprendia o sistema da escrita e depois o utilizava nas situações reais. Nos últimos anos as discussões e pesquisas giram em torno do letramento, o qual está relacionado à importância das práticas sociais que envolvam a leitura e escrita nas escolas. Nesta perspectiva a alfabetização e o letramento não devem estar dissociados. Com o intuito de evitar essa divisão, os estudiosos passam a usar o termo cultura escrita, o qual engloba esses dois elementos, tão importantes no desenvolvimento de leitores e escritores competentes. Assim escolhemos trabalhar com os Poemas Musicados de Vinicius de Moraes, pois são ricos e se tornam uma porta de entrada no mundo da literatura e da música popular brasileira. Proporcionar as crianças momentos reais de leitura é a nossa proposta. O livro contempla belíssimas poesias escritas por Vinícius de Moraes, que viraram canção na voz dos melhores intérpretes. As poesias proporcionam um estudo amplo: leitura, música e dança, além é claro de aprofundamentos sobre o título da musica.
  2. 2. Uma combinação perfeita para trabalhar a construção da escrita e proporcionar a leitura de textos atrativos, construindo conhecimentos. Como foi desenvolvido?  Levantamentos dos conhecimentos prévios, em uma roda de conversa ( Algumas questões levantadas: Vocês conhecem alguma Poesia? Sabem o que é? Já ouviram falar da Arca de Noé? E de Vinicius de Moraes? Após fazer anotações das respostas ouvimos o CD.)  Produções coletivas e individuais de diferentes textos.  Interpretação de diferentes linguagens existentes nas poesias.  Ampliação do vocabulário oral e escrito.  Lista de palavras que não conheciam para a pesquisa dos seus significados( Alguns exemplos: Crivada/Mamiquinha/ Desengonçada/ Lesto)  Registro escrito respeitando o nível de aquisição da escrita.  Confecção de diversos jogos Quais conceitos curriculares os alunos utilizaram?  Linguagem oral e escrita: Literatura infantil; interpretação e compreensão; oralidade; produção de texto  Matemática: seriação; coleção; noção de espaço e tempo  Arte: Releitura de obra de Arte;  Sociedade e Natureza: Curiosidades dos Seres vivos que aparecem nas Poesias.  Movimento: Imitação dos Animais (andar... rastejar... “voar”...) Quais recursos tecnológicos foram utilizados?  DVD,  TV,  Radio,  Caixa de som/ microfone  Notebook,  Internet,  Data Show/ Telão
  3. 3.  Câmera digital Cite os principais pontos positivos dessa experiência e os pontos que suscitaram preocupações ou dúvidas. O trabalho com poesias, já se inicia com um ponto positivo: é atrativo para as crianças, e este com os Temas envolvendo animais têm um segundo atrativo, além é claro da musicalidade e da ludicidade que são fortes aliados da aprendizagem. No que diz respeito a duvidas e ou preocupações, é que nos tempos de hoje, as crianças conhecem mais músicas que estão na mídia, que na maioria das vezes não trazem um bom conteúdo, influenciando comportamentos e atitudes que não correspondem a sua faixa etária, sendo que as cantigas populares infantis ficaram esquecidas ao longo dos anos no ambiente familiar.

×