Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Futurismo

41 Aufrufe

Veröffentlicht am

Movimento que se inicia com o século XX agressivamente dirigido para o futuro, pregando a destruição da arte anterior (inclusive simbolista, impressionista, naturalista etc.) esp. em seu individualismo e sentimentalismo, cultuando em contrapartida a mudança, a invenção, a velocidade, a produção, a máquina, a glorificação do patriotismo e da guerra, as multidões etc. [Surge com o Manifesto do Futurismo do poeta italiano F.T. Marinetti 1876-1944publicado no Le Figaro em 1909.]

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

Futurismo

  1. 1. Adilson Motta, 2013
  2. 2. FUTURISMO Movimento que se inicia com o século XX agressivamente dirigido para o futuro, pregando a destruição da arte anterior (inclusive simbolista, impressionista, naturalista etc.) esp. em seu individualismo e sentimentalismo, cultuando em contrapartida a mudança, a invenção, a velocidade, a produção, a máquina, a glorificação do patriotismo e da guerra, as multidões etc. [Surge com o Manifesto do Futurismo do poeta italiano F.T. Marinetti 1876-1944publicado no Le Figaro em 1909.] • Futurismo é um movimento artístico moderno que surgiu nos primeiros anos do século XX, e que defendia o fim do moralismo, negando o passado e ovacionando a revolução tecnológica e industrial. • Este movimento se consolidou a partir da publicação do Manifesto Futurista, autoria do poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876 – 1944), em 20 de fevereiro de 1909, no jornal francês Le Figaro.
  3. 3. Desvalorização da tradição.
  4. 4. Quebra com a arte do passado.
  5. 5. Pinturas com cores vivas e contrastes.
  6. 6. Recorrências em temas de forças dinâmicas como automóveis e máquinas.
  7. 7. Aspectos da era moderna em contraste com o tradicional estampado.
  8. 8. Valorização da luz e do movimento dinâmico.
  9. 9. Elementos da era moderna e suas multiformas.
  10. 10. Quebra com a arte do passado e novas formas.
  11. 11. O modernismo e suas formas – presença da máquina.
  12. 12. REFERÊNCIAS SOARES, José Pedro Sousa. Os movimentos contestatórios da juventude. 2013.

×