Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
HORÁRIO DE VERÃO
Mudança nos ponteiros
Implantado pela primeira vez no Brasil há 80
anos, a discussão entre os benefícios ...
ESTADOS COM HORÁRIO DE VERÃO

Quando começa: 20 de outubro de 2013
Estados em laranja devem adiantar o relógio em 1 hora.
...
COMO FICA O FUSO

Horário de Brasília: ES, GO, DF, MG, PR, RJ, SP, RS, SC
Menos 1 hora de Brasília: AL, AP, CE, MA, MT, MS...
OS NÚMEROS
Números
- Na última década, o horário de verão
possibilitou redução média de 4,6% na demanda
por energia no hor...
A
HISTÓRIA
- A ideia do horário de verão é de Benjamin Franklin que, em 1784, nos Estados Unidos,
percebeu que o sol nasci...
CURIOSIDADES
- Por que não é aplicado em todo o País? De outubro a fevereiro, os dias são mais longos devido
à posição da ...
PAÍSES QUE USAM

Usado pela primeira vez na Alemanha, o horário de verão se espalhou pelo mundo. Nos
Estados Unidos, é con...
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

HORÁRIO DE VERÃO

370 Aufrufe

Veröffentlicht am

  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

HORÁRIO DE VERÃO

  1. 1. HORÁRIO DE VERÃO Mudança nos ponteiros Implantado pela primeira vez no Brasil há 80 anos, a discussão entre os benefícios e os desconfortos causados pelo horário de verão ainda não foi encerrada. Há quem reclame da alteração no relógio biológico e de acordar quando ainda está escuro; há quem ame o happy hour com pôr do sol e fazer atividades físicas na rua depois do trabalho. A medida, destacam as autoridades, diminui o risco de problemas no fornecimento de energia elétrica justamente no período em que a demanda cresce devido ao calor intenso e à produção industrial para o Natal. Com luminosidade natural por mais tempo, a concentração do consumo se dilui das 18h às 22h, evitando a sobrecarga no sistema. Inicio: 20 de Outubro 2013 Termino: 16 de fevereiro 2014
  2. 2. ESTADOS COM HORÁRIO DE VERÃO Quando começa: 20 de outubro de 2013 Estados em laranja devem adiantar o relógio em 1 hora. Quando acaba: 16 de fevereiro de 2014 Estados em laranja devem atrasar o relógio em 1 hora.
  3. 3. COMO FICA O FUSO Horário de Brasília: ES, GO, DF, MG, PR, RJ, SP, RS, SC Menos 1 hora de Brasília: AL, AP, CE, MA, MT, MS, PA, TO, PE, PI, RN, SE, PB, BA Menos 2 horas de Brasília: AC, AM, RO, RR.
  4. 4. OS NÚMEROS Números - Na última década, o horário de verão possibilitou redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de pico, das 18h às 21h. - Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o horário de verão da última temporada (2012/2013) gerou redução da demanda no horário de pico - das 18h às 21h -, de 4,5% nos Estados em que foi adotado. - Para esta edição do horário especial, está prevista uma economia de R$ 4,6 bilhões em investimentos que deixarão de ser feitos em geração e transmissão de energia, e de R$ 400 milhões sem o acionamento de usinas térmicas.
  5. 5. A HISTÓRIA - A ideia do horário de verão é de Benjamin Franklin que, em 1784, nos Estados Unidos, percebeu que o sol nascia antes da maioria das pessoas se levantarem durante alguns meses do ano e concluiu que a luz do dia seria mais bem aproveitada se os relógios fossem adiantados em uma hora - Em 1907, o construtor William Willett, da Sociedade Astronômica Real Britânica, iniciou uma campanha para colocar em prática o horário especial. Mas somente em 1916 ele foi adotado pela primeira vez: foi na Alemanha, como medida para economizar energia durante a Primeira Guerra Mundial. - No Brasil, foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932. Depois de 1933, o horário especial foi retomado em períodos não consecutivos, de 1949 a 1953, de 1963 a 1968 e a partir de 1985, quando não foi mais interrompido. - O decreto nº 6.558, de 2008, estabeleceu que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e encerra no terceiro domingo de fevereiro - se coincidir com o domingo de Carnaval, o encerramento é transferido para a semana seguinte - Após oito edições, a Bahia voltou a ter Horário de Verão em 2011. No entanto, em uma consulta popular, 75% dos baianos reprovaram a medida, e o Estado saiu do horário, dando lugar ao Tocantins.
  6. 6. CURIOSIDADES - Por que não é aplicado em todo o País? De outubro a fevereiro, os dias são mais longos devido à posição da Terra em relação ao sol. Mas isso não ocorre de maneira uniforme em todo o País, uma vez que a intensificação da luz natural é registrada mais próxima dos trópicos, e não perto da linha do Equador. Por isso, Estados do Norte e do Nordeste geralmente não entram no horário especial - Para evitar problemas no serviço de compensação, as agências de Estados que não entram no horário de verão alteram o atendimento ao público - As emissoras de televisão também alteram sua grade de programação no período. Nos Estados sem horário de verão, a TV Globo, por exemplo, transmite a novela das 19h depois do Jornal Nacional, que é ao vivo - Atualmente, tramitam ao menos três projetos de lei na Câmara dos Deputados para proibir o horário de verão no País. Os autores das propostas argumentam que a redução pouco significativa no consumo de energia não justifica os aspectos negativos, que seriam a alteração no relógio biológico e a escuridão no início da manhã, quando muitos saem de suas casas para trabalhar.
  7. 7. PAÍSES QUE USAM Usado pela primeira vez na Alemanha, o horário de verão se espalhou pelo mundo. Nos Estados Unidos, é conhecido como Daylight Saving Time, e começa geralmente no primeiro domingo de abril e acaba no último domingo de outubro. Na União Europeia, a medida é usada de março a outubro. Veja em laranja no mapa ao lado, as regiões onde o horário especial é aplicado. Fonte de pesquisa: PORTAL TERRA.

×