Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Alimentos Orgânicos porque consumir?

3.794 Aufrufe

Veröffentlicht am

Alimentos Orgânicos porque consumir?

Veröffentlicht in: Umweltschutz
  • Als Erste(r) kommentieren

Alimentos Orgânicos porque consumir?

  1. 1. Alimentos e Produção Orgânica! Porque consumir? Valdecir Queiroz Esp. em Agricul tura Biodinâmica
  2. 2. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Valdecir Queiroz Filho Esp. Em Agricultura Orgânica Frutas & Hortaliças keiroz33@gmail.com- Fone 87 9638 0012
  3. 3. Alimentos Orgânicos O que são alimentos orgânicos: • Aqueles cultivados sem o uso de agrotóxicos ou hormônios sintéticos de crescimento. • É a forma de produzir alimentos sem contaminar o meio ambiente, protegendo a saúde humana, do produtor e do consumidor. • Os alimentos produzidos organicamente possibilita a conservação o solo e a água, protege a floresta e os animais, mantem o agricultor no campo gerando empregos e assim melhorando a vida de todos.
  4. 4. Agricultura Orgânica • A agricultura orgânica é um sistema de produção comprometido com a saúde, a cidadania, a preservação da natureza, a auto sustentabilidade e a permanência do homem do campo em seu habitat natural. (Valdecir Queiroz Filho)
  5. 5. Conversão modo convencional para o orgânico  Conscientização  Mudança
  6. 6. Os alimentos na contemporaneidade • O ser humano tinha um tipo de alimentação em seus primórdios e essa foi evoluindo, ou modificando-se, de acordo com a própria evolução humana e do espaço em que está inserido • é uma revolução moderna sendo uma característica das sociedades urbanas, que foram modificando o espaço natural e se reconstruindo, ignorando com isso a evolução natural e passando a ter uma alimentação conveniente a seu espaço, sua cultura e principalmente à sua rotina. (fast food, delivery, transgênicos, gorduras, açucares e etc.)
  7. 7. A alimentação, está associada a estilo de vida saudável, • É possível notar, que este estilo de vida não trouxe bons resultados a saúde das pessoas, (obesidade, pressão alta, diabetes, intoxicações e etc. ) com isso surge o estilo de Estilo de vida saudável; O consumo diário de cinco porções de frutas, verduras e legumes é uma das ações mais efetivas para promoção da alimentação saudável.
  8. 8. Orgânicos
  9. 9. Como identificá-los: Desde janeiro de 2011, os orgânicos vendidos em lojas e supermercados vêm com um selo do Ministério da Agricultura. Nas feiras, o consumidor deve verificar se o vendedor possui o cadastro de agricultor orgânico. A lista de habilitados está no site Prefira Orgânicos (www.prefiraorganicos.com.br).
  10. 10. • Devido as falhas na fiscalização, algumas grandes redes de varejo se certificam do que estão vendendo, testando elas próprias em laboratório, periodicamente, amostras das frutas e vegetais que exibem em suas gôndolas.
  11. 11. Produção de Orgânicos do Vale São Francisco Sucos – Suco orgânico de Uva – produzido pela Adega Bianchetti. Doces – Associações de produtores COOPERCUC Frutas e Hortaliças – Vários pequenos produtores do vale produzem frutas orgânicas como: Manga, goiaba, Acerola, Maracujá e etc.
  12. 12. Oferta de Frutas e Hortaliças orgânicas, na feira Livre no Bairro arreia branca Petrolina aos domingos.
  13. 13. Dicas para alimentação saudável da universidade de Harvard EUA • 1 - Evitar engordar na meia idade é muito importante. Devemos manter o ganho de peso o mais lento possível, porque isso acaba em diabetes, ataque do coração e muitos tipos de câncer. • 2 - Nós temos farinha branca, arroz branco, macarrão branco. Devemos optar pelas versões integrais destes produtos e manter os açúcares o mais baixo que pudermos. • 3 - Escolha as gorduras boas para a sua dieta, o que significa usar óleos líquidos vegetais, sempre que possível. • 4 - Coma mais frutas e verduras. Escolha cores variadas e diferentes, como alimentos da cor verde escuro, amarelo, laranja e vermelho. • 5 - Se você bebe álcool, seja cuidadoso. Nós vemos benefícios no consumo moderado de álcool para as doenças do coração. Mas isso não é para todo mundo. Quem tem problemas com o álcool, deve se afastar das bebidas.
  14. 14. Selo Orgânico
  15. 15. Restaurantes que utilizam alimentos orgânicos. Restaurante em Salvador
  16. 16. Restaurante Organico em Londrina- PR
  17. 17. Rio de Janeiro
  18. 18. Restaurante Saúde Brasil em Salvador- BA Utiliza alimentos orgânicos na preparação dos pratos
  19. 19. • O Instituto Brasileiro de defesa do consumidor IDEC e a FNECDC, Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor, mapearam as feiras de alimentos sem agrotóxicos em todas as capitais brasileiras. • Foram identificadas 140 feiras em 22 das 27 capitais avaliadas. Nas cinco capitais Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO) e São Luís (MA) nenhuma feira foi localizada.
  20. 20. • Uma enquete realizada no portal do IDEC confirmou que 74% das pessoas consumiriam mais alimentos orgânicos se estes fossem mais baratos.
  21. 21. O aumento do uso de agrotóxicos na região do Vale do São Francisco apresenta sério risco para o ambiente e para a saúde da população.
  22. 22. Agrotoxicos nos Alimentos Em 2010, foram avaliados resíduos de agrotóxicos em 18 tipos de alimentos em 25 estados e no Distrito Federal. São Paulo não participou do programa. A lista com os dez alimentos com mais amostras contaminadas com resíduos de agrotóxicos é a seguinte: 1) pimentão 2) morango 3) pepino 4) cenoura 5) alface 6) abacaxi 7) beterraba 8) couve 9) mamão 10) tomate
  23. 23. No município de Lucas do rio verde MT,foram coletadas amostras de leite de 62 mulheres, 3 delas da zona rural, entre fevereiro e junho de 2010. O município é um dos principais produtores de grãos do Estado. A presença de agrotóxicos foi detectada em todas. Em algumas delas havia até seis tipos diferentes do produto. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/892662-estudo-aponta-agrotoxico- em-leite-materno-em-mt.shtml
  24. 24. Conclusão de estudo realizado no Centro Aggeu Magalhães da FIOCRUZ em PE que constatou o potencial de desenvolvimento de tumores malignos pelos agrotóxicos empregados nas plantações da Região BA, PE.
  25. 25. Examinaram 108 agrotóxicos comercializados em Juazeiro e Petrolina 51% da população ativa vivem de agricultura 44% muito perigosos ao meio ambiente 18% extremamente tóxicos para seres humanos
  26. 26. Classificação dos agrotóxicos segundo dano ambiental em classificação III perigoso 30% II muito perigoso 44% I altamente perigoso 9% IV poco perigoso 3% 14%
  27. 27. Classificação dos agrotóxicos segundo toxicidade humana II altamente tóxico 25% IV pouco tóxico 19% III medianamente 38% I extremamente tóxico 18%
  28. 28. Tabela 2. Quantidade de produtos agrotóxicos indicados para as principais culturas aos clientes pelas lojas de produtos agrícolas. Juazeiro/BA e Petrolina/PE. Setembro/2005 a Fevereiro/2006 Cultura Quantidade de produtos agrotóxicos indicados pelas lojas Manga 37 Uva 31 Tomate 30 Cebola 24 Melão 18 Acerola 13 Melancia 13 Feijão 6 Coco 3 Batata 1 Algodão 1 Banana 1 Pimentão 1
  29. 29. A análise de 43 ingredientes ativos desses produtos  81% potencialmente carcinogênicos  7% com potencial pré carcinogênicos (ou seja, quando metabolizados no organismo podem se transformar em substâncias cancerígenas)
  30. 30. Eu protejo futuras gerações. “Quando a criança completa 1 ano de idade, já recebeu a dose máxima aceitável para uma vida inteira de 8 pesticidas que provocam câncer” (Environmental Working Group).
  31. 31. vantagens de trabalhar com sistemas agroecológicos: 1.preserva a sua saúde de sua família, por não utilizar agrotóxicos. 2.produz alimentos e de qualidade, preser-vando também a saúde do consumidor. 3.diminui seu custo na compra de insumos. 4.aumenta o valor agregado de seu produto
  32. 32. O QUE ACONTECE QUANDO EU COMPRO PRODUTOS ORGÂNICOS1 1Resumo de texto extraído do livro “Um assassinato perfeitamente legal: nossa alimentação. Organizado por Hildegard Bromberg Richter. Editora Paulus.
  33. 33. Minha comida é mais gostosa As substâncias químicas indesejáveis ficam fora de meu prato 1.400.000 novos casos de câncer provocado por pesticidas (Acad. Amer. De Ciências, 1987).
  34. 34. Eu protejo a qualidade da água (Nosso corpo: 2/3 de água) Eu refaço bons solos Eu gasto menos com melhor nutrição Eu pago o verdadeiro custo da comida
  35. 35. Eu ajudo o pequeno agricultor. “comprar produto orgânico ajuda a acabar com o envenenamento por agrotóxico de cerca de 1 milhão de agricultores por ano no mundo e ajuda a manter as pequenas propriedades”.
  36. 36. Eu ajudo a restaurar a BIODIVERSIDADE. Eu ajudo a reduzir o aquecimento global e economizo energia.
  37. 37. “AGRICULTURA E ADMINISTRAÇÃO FLORESTAL SUSTENTABILIDADE PODEM ELIMINAR 25% DO AQUECIMENTO GLOBAL”.
  38. 38. Comparativo entre Sistemas de Produção CONVENCIONAL ORGÂNICO PREPARO SOLO Solo – suporte para plantas HIDROPONIA Cultivo em água Química de alta solubilidade Química de alta solubilidade Solo – organismo vivo ADUBAÇÃO Orgânica: biofertilizantes CONTROLE pragas/doenças Produtos químicos Produtos químicos Métodos culturais/alternativos CONTROLE Invasoras Herbicidas Não há Manual/mecânico/ cultural Irrigação Permitido Permitido Permitido – água sem contaminantes Custo Produção Alto Médio Baixo Darolt,2001.
  39. 39. Distribuição da freqüência de concentração de N-NO3 50% 25% 0% Frequên. % < 1 1- -3 3- -6 6- -9 9- -12 Orgânico < 1 1- -3 3- -6 6- -9 9- -12 Convencional < 1 1- -3 3- -6 6- -9 9- -12 Hidropônico - nas folhas de alfaces produzidas por três métodos de cultivo, valores em 103 mg kg-1, base seca. Fonte: MIYAZAWA et. al. (2001) 50% amostras ôrgânicas (nitrato < 1.000 mg/kg) 70% das amostras da hidroponia teores entre 6.000 e 12.000 mg/kg) Ingestão Diária Admissível – 5 mg/kg de peso vivo (16 a 21 folhas/dia) Darolt,2001.
  40. 40. EFEITOS DE MÉTODOS ORGÂNICOS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS  Maior valor nutricional (WEIBEL et. al. (1998)  31,9% mais fósforo nas frutas frescas  14,1% mais firmes (tempo de armazenamento 12% superior)  8,5% mais fibras  18,6% mais compostos fenólicos  15,4 % superior teste que avalia maturidade, firmeza da polpa, quantidade suco, conteúdo de açúcar, sabor e aroma
  41. 41. EFEITOS DE MÉTODOS ORGÂNICOS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS • Ausência de resíduos de agrotóxico • Maior resistência pós-colheita • Preservação ambiental • Aspectos sociais (Alternativa para agricultura familiar) Fonte: Darolt, 2001
  42. 42. É POSSÍVEL PRODUZIR ALIMENTOS ORGANICAMENTE, DE MODO SUSTENTÁVEL. BASTA QUE NOS COMPROME-TAMOS COM A VIDA, A VIDA DE TODOS NÓS. MUITO OBRIGADO.
  43. 43. Obrigado! Valdecir Queiroz
  44. 44. Fontes • Disponivel em:http://www.saude.br/alimentos_organicos.htm • Disponível em:http://www.prefiraorganicos.com.br/ • http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/892662-estudo-aponta-agrotoxico- em-leite-materno-em-mt.shtml

×