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Lessons Learned
www.whappnow.com
Ideia de Negócio
• WhappNow é uma aplicação de gestão
de tempo direccionada para as pessoas
que estão “sempre ocupadas” e que têm
dificuldade em distribuir eficazmente o seu
tempo pelas diferentes actividades.
Distingue-se da concorrência ao utilizar
um algoritmo que permite recomendações
para a alocação mais eficaz do tempo,
centrada em objectivos de médio/longo
prazo.
Copyright Fábrica de Startups 2
Lições da semana
• Fazer um reset (0 entrevistas, 0 surveys) de
modo a melhorar processo de customer
developement
• Muito trabalho pela frente a testar fonte de
receitas (ajuste constante de preços)
• Estudo do how to make money “assusta”!
Copyright Fábrica de Startups 3
Pricing Models
Fontes de receita
• Aplicação Free com anuncios
• Fremium – funcionalidades mais avançadas
serão parte de um versão paga
• Add’ons pagos “à peça”
• Subscrição – utilizador paga um valor mensal
para poder usar uma versão web da aplicação
 Baseado no valor
Copyright Fábrica de Startups 4
Pricing Models
Customer Lifetime Value (Fremium)
• Clientes novos (pagantes) – 500k
• 2.000.000€ receita
• Receita p/cliente – 4€
• Taxa atrito = 1
• CLV = 4€ * (1/1) = 4€
Copyright Fábrica de Startups 5
Pricing Models
Customer Lifetime Value (Subscrição mensal)
• Clientes novos (pagantes) – 20k
• 2.000.000€ receita
• Receita p/cliente – 100€ (8,33€/mês)
• Taxa atrito = 50%
• CLV = 100€ * (1/0.5) = 200€
Copyright Fábrica de Startups 6
Pricing Models
Customer Acquisition Cost
(Subscrição mensal)
• 2 programadores
• Ordenado bruto 2000€ x 14meses x 2 = 56000€
• Licenças, hosting, burocracias – 5000€
• Marketing – 5000€
• CAC = 66.000€/20k clientes = 3,30€
Copyright Fábrica de Startups 7
www.fabricadestartups.com Copyright Fábrica de Startups, S.A.
Formulário de Hipótese
Componente:Receitas Código: RS01
Hipotese Acreditamos que os utilizadores irão preferir publicidade invés de
terem de pagar pela aplicação
Teste Fazer um “state-of-the-art” geral das aplicações Play/App Store/Web
apps. Verificar particularmente:
• Play Store / App Store – pricing
• Preço médio aplicações time management
• Existência de publicidade, aceitação da mesma
Validação A/B testing nos modelos de receitas
Resultado
(preliminar)
• Play Store  gratuitas, com publicidade
• App Store  pagas, certificação de qualidade superior (Apple)
• Pessoas dizem preferir publicidade nos surveys, mas acham-na
incomodativa e acabam por deixar a app de lado
• Conclusão: Play Store boa para testar MVP (sem ads), produto
completamente funcional terá mais sucesso comercial AppStore
Formulário de Hipótese
Modelo Versão
MVP – Android version
• Possibilita inserções automaticas Google
Calendar
• Fornece recomendações sobre alocação de
tarefas a blocos de tempo
• Questiona utilizador sobre tempo despendido
nas tarefas
• Fornece relatórios sobre tempo gasto/actividade
• Valores por defeito (ex: working hours = 8)
Copyright Fábrica de Startups 9
MVP - mockup
Copyright Fábrica de Startups 10
ANEXO
Copyright Fábrica de Startups 11
Modelo de Negócio 3.0
Copyright Fábrica de Startups 12
Quadro de Validação de Hipóteses
Copyright Fábrica de Startups 13
Hipóteses por
Validar
CH02 acreditamos
que a mobile sotre
será o maior canl de
venda da app
Hipóteses com
Maior Risco
Hipóteses em
Teste
VP02
Hipóteses
Validadas VP04
CS01 Acreditamos que
é viável considerar-se,
no mesmo segmento,
os empreendedores
em questão de
organização tempo
RS01 Acreditamos que
os utilizadores irão
preferir publicidade
invés de terem de
pagar pela aplicação
VP01 VP01 CS01
VP01 Acreditamos
que os utilizadores
irão seguir as
recomendações para
a alocação de tempo
KA01 Acreditamos
que outros atributos
gerais que as apps de
gestão de tempo
fornecem são de
factos necessárias
VP02 RS01 VP03
VP02 Acreditamos
que os utilizadores
irão ao final do
dia/semana informar
se usaram as
recomendações
KA02 Acreditamos
que Marketing na fase
inicial deve ser feito
mesmo sem ter o
MVP desenvolvido
VP03 Hipóteses
Invalidadas
VP03 Acreditamos
que os utilizadores
irão seguir os
relatórios de tempo
gasto para melhorar a
sua produtividade
CR01 Acreditamos
que as relações serão
automatizadas CR01
CH01
Acreditamos que
uma aplicação
móvel consegue
oferecer todos os
serviços, não existe
necessidade para
plataforma web
VP04 Acreditamos
que um problema das
aplicações é que as
to-do lists não
interagem dinamicam
ente com o
calendário/agenda
CR02 Acreditamos
que as relações serão
principalmente
transacionais e de
aquisição
Métricas
Métricas S2 S3 S4 S5 S6 S7 S8
Hipóteses Testadas 3 3 3 3
Entrevistas 7 13 14 3
Respostas a Sondagens 15 20 20 0
Hipóteses Validadas - - 3 1
Hipóteses Invalidadas - 1 - -
Pivots Realizados - - 1 -
Copyright Fábrica de Startups 14
A/B Testing
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  • 2. Ideia de Negócio • WhappNow é uma aplicação de gestão de tempo direccionada para as pessoas que estão “sempre ocupadas” e que têm dificuldade em distribuir eficazmente o seu tempo pelas diferentes actividades. Distingue-se da concorrência ao utilizar um algoritmo que permite recomendações para a alocação mais eficaz do tempo, centrada em objectivos de médio/longo prazo. Copyright Fábrica de Startups 2
  • 3. Lições da semana • Fazer um reset (0 entrevistas, 0 surveys) de modo a melhorar processo de customer developement • Muito trabalho pela frente a testar fonte de receitas (ajuste constante de preços) • Estudo do how to make money “assusta”! Copyright Fábrica de Startups 3
  • 4. Pricing Models Fontes de receita • Aplicação Free com anuncios • Fremium – funcionalidades mais avançadas serão parte de um versão paga • Add’ons pagos “à peça” • Subscrição – utilizador paga um valor mensal para poder usar uma versão web da aplicação  Baseado no valor Copyright Fábrica de Startups 4
  • 5. Pricing Models Customer Lifetime Value (Fremium) • Clientes novos (pagantes) – 500k • 2.000.000€ receita • Receita p/cliente – 4€ • Taxa atrito = 1 • CLV = 4€ * (1/1) = 4€ Copyright Fábrica de Startups 5
  • 6. Pricing Models Customer Lifetime Value (Subscrição mensal) • Clientes novos (pagantes) – 20k • 2.000.000€ receita • Receita p/cliente – 100€ (8,33€/mês) • Taxa atrito = 50% • CLV = 100€ * (1/0.5) = 200€ Copyright Fábrica de Startups 6
  • 7. Pricing Models Customer Acquisition Cost (Subscrição mensal) • 2 programadores • Ordenado bruto 2000€ x 14meses x 2 = 56000€ • Licenças, hosting, burocracias – 5000€ • Marketing – 5000€ • CAC = 66.000€/20k clientes = 3,30€ Copyright Fábrica de Startups 7
  • 8. www.fabricadestartups.com Copyright Fábrica de Startups, S.A. Formulário de Hipótese Componente:Receitas Código: RS01 Hipotese Acreditamos que os utilizadores irão preferir publicidade invés de terem de pagar pela aplicação Teste Fazer um “state-of-the-art” geral das aplicações Play/App Store/Web apps. Verificar particularmente: • Play Store / App Store – pricing • Preço médio aplicações time management • Existência de publicidade, aceitação da mesma Validação A/B testing nos modelos de receitas Resultado (preliminar) • Play Store  gratuitas, com publicidade • App Store  pagas, certificação de qualidade superior (Apple) • Pessoas dizem preferir publicidade nos surveys, mas acham-na incomodativa e acabam por deixar a app de lado • Conclusão: Play Store boa para testar MVP (sem ads), produto completamente funcional terá mais sucesso comercial AppStore Formulário de Hipótese Modelo Versão
  • 9. MVP – Android version • Possibilita inserções automaticas Google Calendar • Fornece recomendações sobre alocação de tarefas a blocos de tempo • Questiona utilizador sobre tempo despendido nas tarefas • Fornece relatórios sobre tempo gasto/actividade • Valores por defeito (ex: working hours = 8) Copyright Fábrica de Startups 9
  • 10. MVP - mockup Copyright Fábrica de Startups 10
  • 12. Modelo de Negócio 3.0 Copyright Fábrica de Startups 12
  • 13. Quadro de Validação de Hipóteses Copyright Fábrica de Startups 13 Hipóteses por Validar CH02 acreditamos que a mobile sotre será o maior canl de venda da app Hipóteses com Maior Risco Hipóteses em Teste VP02 Hipóteses Validadas VP04 CS01 Acreditamos que é viável considerar-se, no mesmo segmento, os empreendedores em questão de organização tempo RS01 Acreditamos que os utilizadores irão preferir publicidade invés de terem de pagar pela aplicação VP01 VP01 CS01 VP01 Acreditamos que os utilizadores irão seguir as recomendações para a alocação de tempo KA01 Acreditamos que outros atributos gerais que as apps de gestão de tempo fornecem são de factos necessárias VP02 RS01 VP03 VP02 Acreditamos que os utilizadores irão ao final do dia/semana informar se usaram as recomendações KA02 Acreditamos que Marketing na fase inicial deve ser feito mesmo sem ter o MVP desenvolvido VP03 Hipóteses Invalidadas VP03 Acreditamos que os utilizadores irão seguir os relatórios de tempo gasto para melhorar a sua produtividade CR01 Acreditamos que as relações serão automatizadas CR01 CH01 Acreditamos que uma aplicação móvel consegue oferecer todos os serviços, não existe necessidade para plataforma web VP04 Acreditamos que um problema das aplicações é que as to-do lists não interagem dinamicam ente com o calendário/agenda CR02 Acreditamos que as relações serão principalmente transacionais e de aquisição
  • 14. Métricas Métricas S2 S3 S4 S5 S6 S7 S8 Hipóteses Testadas 3 3 3 3 Entrevistas 7 13 14 3 Respostas a Sondagens 15 20 20 0 Hipóteses Validadas - - 3 1 Hipóteses Invalidadas - 1 - - Pivots Realizados - - 1 - Copyright Fábrica de Startups 14
  • 16. Copyright Fábrica de Startups 16
  • 17. Copyright Fábrica de Startups 17