SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 19
Revisão de conteúdo Aula 1 ,[object Object],[object Object]
Revisão de conteúdo Um computador é divido em três partes Unidades de entrada Unidade central de processamento Unidades de saída
1. Unidades de entrada Revisão de conteúdo As unidades de entrada do computador, têm como função ler e transmitir dados. Os dispositivos de entrada são: Leitor ótico Teclado Mouse Scanner Microfone
Revisão de conteúdo 2.Unidade Central de Processamento CPU - Central Processing Unit, ou em português: UCP - Unidade Central de Processamento, é o coração do computador, é formada por milhões de circuitos integrados em um pequeno suporte de silício chamado "chip". Ela é composta pelos módulos:
Revisão de conteúdo Microprocessador - Unidade de Controle: analisa cada instrução de um programa, controla as informações na memória principal, ativa a seção aritmética e lógica, ativa os canais de entrada ou saída, selecionando os dados a serem transferidos e o dispositivo que será empregado na transferência. - Unidade Aritmética e Lógica: só se comunica com a unidade de controle, serve para realizar os cálculos de tipo aritmético (soma, subtração, multiplicação, divisão, radiciação, etc.) e tipo lógico (comparações).
Revisão de conteúdo Unidades de Memória O computador não mantém toda a informação na CPU, ela armazena muitas coisas na memória e seleciona o que precisa a cada momento. Existem dois tipos de memória:     * Memória Principal:       - ROM - ReadOnlyMemory ou Memória Somente de Leitura, já vem gravada do fabricante e não pode ser alterada, é uma memória não volátil, pois não se perde o conteúdo quando se desliga o equipamento.       - RAM - RandomAcessMemory ou Memória de Acesso Randômico ou Aleatório, memória volátil ou de rascunho, pois seu conteúdo se perde quando cessa a energia, e sua maior parte serve para armazenar informações do usuário.
Revisão de conteúdo * Memória Auxiliar ou Memória de Massa: - São meios de armazenamento não voláteis, ilimitados, têm velocidade de acesso bem menor que as da memória residente. A memória de massa também faz papel de dispositivo de entrada e saída. Eles podem ser:
Revisão de conteúdo Memória Auxiliar ou Memória de Massa DISKETE # Disquetes: também conhecidos como floppy disk ou disco flexível, serve para transferir a informação de um computador para outro, costumam-se utilizar discos magnéticos de pequeno porte que são colocados e retirados do computador. Eles são utilizados também para fazer cópias de segurança que são guardados fora do computador. Ele é dividido em trilhas e setores.
Revisão de conteúdo DISCO RÍGIDO, HARD DISK OU HD Memória Auxiliar ou Memória de Massa Disco Rígido: também conhecido como hard disk ou winchester, é um disco metálico recoberto com uma camada de material em ferro magnético. Sendo dividido em trilhas, setores e cilindros, que facilitam a localização dos dados no disco. Os discos rígidos têm capacidades extremamente maiores do que os disquetes.
Revisão de conteúdo Memória Auxiliar ou Memória de Massa CD/DVD Discos Ópticos: também é possível armazenar informações em um CD - Compact Disk ou Disco Compacto, para isso se emprega um raio laser que pode ser direcionado com grande precisão para um determinado ponto do disco. Devido à avançada tecnologia que incorporam, os CDs têm maior capacidade de armazenamento e são mais resistentes que os discos magnéticos. O mesmo vale para o disco de DVD.
Revisão de conteúdo 3.Unidades de saída As unidades de saída, têm por função converter os dados e informações de uma maneira que se torne compreensível para o usuário, ou seja, servem para que possamos obter os resultados dos dados processados pelo computador, existem diversos periféricos de saída, veja alguns deles:
Revisão de conteúdo 3.Unidades de saída Semelhante a um aparelho receptor de televisão, onde são apresentados os dados ou informações solicitadas pelo usuário.
Revisão de conteúdo 3.Unidades de saída Impressora: É um dispositivo que imprime os dados ou informações armazenados na memória do computador. As impressoras podem ser classificadas em: Impressoras com impacto: utilizando "martelos" que pressionam uma fita carbono contra o papel de impressão (geralmente os chamados "formulários contínuos"), e podem ser de dois tipos:
Revisão de conteúdo - Impressora Serial ou Matricial: possuem agulhas ou pinos na cabeça de impressão, que percorrem toda a extensão da página e que são responsáveis pela transferência da tinta do cartucho (fita) para o papel, através de pinos (ou agulhas) que pressionam essa fita contra o papel. (Obs.: quanto maior o número de pontos impresso pelas agulhas, melhor será a definição do caracter do documento). Existem impressoras de 9 e de 24 agulhas, sendo que as de 24 agulhas possuem uma melhor resolução, mas mesmo assim, o máximo de qualidade que estas impressoras alcançam são 360 dpi (dotch per inch) ou ppp (pontos por polegada).cuja impressão é feita caracter por caracter; - Impressora de Linha: que imprime os caracteres de uma linha completa de uma só vez.
Revisão de conteúdo Impressoras sem  impacto:  Impressoras sem impacto: são impressoras silenciosas. Jato de Tinta - têm processo semelhante ao das matriciais, pois também possuem cabeça de impressão que percorre toda a extensão da página, só que esta cabeça de impressão possui pequenos orifícios, através dos quais a tinta é lançada sobre o papel. As impressoras jato de tinta pode ser de 2 tipos: "jato de bolha" (bubblejet), as quais possuem resistores que aquecem a tinta formando bolhas que se expandem empurrando a tinta pelos orifícios (é o tipo mais utilizado pelos fabricantes, como a HP e a Cannon); e "piezoelétrica", ou de tecnologia mecânica, como é o caso das impressoras Epson.
Revisão de conteúdo Fusão Térmica - ou também conhecidas como "dyesublimation", possuem uma qualidade profissional nas cópias efetuadas, mas o seu custo é muito maior do que o das impressoras jato de tinta. Nestas impressoras, a tinta está num rolo de transferência, ou seja, um filme de plástico que contém painéis consecutivos de corantes (dye), nas cores secundárias: ciano, magenta, amarelo e preto. Este rolo passa junto à cabeça térmica que contém milhares de elementos de aquecimento, que aquecem os corantes o suficiente para que evaporem, e então eles se espalham pela superfície do papel, que também deve ser um pape especial, próprio para absorver os vapores dos corantes.
Revisão de conteúdo Laser - são impressoras sem impacto e com baixíssimo nível de ruído, e possui um processo de impressão idêntico ao das fotocopiadoras (xerox). Funciona da seguinte maneira: no módulo de impressão, um conjunto de espelhos móveis e lentes redireciona o raio de luz para um cilindro que se move continuamente. A combinação do movimento do cilindro com o ligar e desligar do raio de luz, geral diversos pontos numa mesma linha. Enquanto o cilindro gira, o papel se movimenta e passa ao lado de um polarizador (fio eletrificado que transfere uma carga elétrica estática para o papel), então os pontos de luz que atingem o cilindro são polarizados por uma carga elétrica idêntica à do papel e cada carga marca um ponto que será impresso no papel. Entre o este ponto que o cilindro foi polarizado e o contato com o papel, existe uma bandeja de toner (um pó plástico que tem carga inversa à do cilindro) e que faz com que as partículas se unam com os pontos eletrificados do cilindro, o qual imediatamente encontra o papel, sendo que a carga do papel é sempre maior, este absorve, então, o toner do cilindro. Após girar, o cilindro passa por um fio carregado negativamente, o qual restaura toda a superfície à sua condição original, permitindo o reinício do processo. Depois o papel e toner passam pela unidade de fusão que os aquece e fixa o toner definitivamente no documento.
Revisão de conteúdo 3.Unidades de saída Speakers: Ou caixas de som, servem para transmitir sons através do micro, sejam músicas ou sons de voz.
Revisao.componentes

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Aula 4 de Arquitetura de Computadores
Aula 4 de Arquitetura de ComputadoresAula 4 de Arquitetura de Computadores
Aula 4 de Arquitetura de ComputadoresMarco Silva
 
Fundamento Hardware - Aula001
Fundamento Hardware - Aula001Fundamento Hardware - Aula001
Fundamento Hardware - Aula001Cláudio Amaral
 
3Montagem e configuração (3)
3Montagem e configuração (3)3Montagem e configuração (3)
3Montagem e configuração (3)Andre Santos
 
Informática - Aula 4
Informática - Aula 4Informática - Aula 4
Informática - Aula 4IBEST ESCOLA
 
~Computador
~Computador~Computador
~Computadorrezuzzz
 
Fundamento Hardware - Aula 002
Fundamento Hardware - Aula 002Fundamento Hardware - Aula 002
Fundamento Hardware - Aula 002Cláudio Amaral
 
MC – Aula 04 – Unidade central de processamento e Memória
MC – Aula 04 – Unidade central de processamento e MemóriaMC – Aula 04 – Unidade central de processamento e Memória
MC – Aula 04 – Unidade central de processamento e MemóriaFelipe J. R. Vieira
 
1.4 estruturas de um computador
1.4 estruturas de um computador1.4 estruturas de um computador
1.4 estruturas de um computadorAline Soares
 
Aula 5 de Arquitetura de Computadores
Aula 5 de Arquitetura de ComputadoresAula 5 de Arquitetura de Computadores
Aula 5 de Arquitetura de ComputadoresMarco Silva
 
Estrutura e funcionamento de um sistema informático.
Estrutura e funcionamento de um sistema informático.Estrutura e funcionamento de um sistema informático.
Estrutura e funcionamento de um sistema informático.Andreia Gonçalves
 
Processadores / CPU (Unidade central de processamento) - Atualizado 2014
Processadores / CPU (Unidade central de processamento) - Atualizado 2014Processadores / CPU (Unidade central de processamento) - Atualizado 2014
Processadores / CPU (Unidade central de processamento) - Atualizado 2014Evandro Júnior
 
Introdução a Microinformática
Introdução a MicroinformáticaIntrodução a Microinformática
Introdução a MicroinformáticaFaustinho006br
 
1ª aula Conhecendo o Computador
1ª aula Conhecendo o Computador1ª aula Conhecendo o Computador
1ª aula Conhecendo o ComputadorVivi Andrade
 
ApresentaçãO Tipos De Memorias
ApresentaçãO  Tipos De MemoriasApresentaçãO  Tipos De Memorias
ApresentaçãO Tipos De Memoriasecompo
 

Was ist angesagt? (19)

Aula 4 de Arquitetura de Computadores
Aula 4 de Arquitetura de ComputadoresAula 4 de Arquitetura de Computadores
Aula 4 de Arquitetura de Computadores
 
Traba arc 2
Traba arc 2Traba arc 2
Traba arc 2
 
Fundamento Hardware - Aula001
Fundamento Hardware - Aula001Fundamento Hardware - Aula001
Fundamento Hardware - Aula001
 
Aula 8 – Componentes de um computador
Aula 8 – Componentes de um computadorAula 8 – Componentes de um computador
Aula 8 – Componentes de um computador
 
Apontamentos
ApontamentosApontamentos
Apontamentos
 
3Montagem e configuração (3)
3Montagem e configuração (3)3Montagem e configuração (3)
3Montagem e configuração (3)
 
Informática - Aula 4
Informática - Aula 4Informática - Aula 4
Informática - Aula 4
 
tic
tictic
tic
 
~Computador
~Computador~Computador
~Computador
 
Fundamento Hardware - Aula 002
Fundamento Hardware - Aula 002Fundamento Hardware - Aula 002
Fundamento Hardware - Aula 002
 
MC – Aula 04 – Unidade central de processamento e Memória
MC – Aula 04 – Unidade central de processamento e MemóriaMC – Aula 04 – Unidade central de processamento e Memória
MC – Aula 04 – Unidade central de processamento e Memória
 
1.4 estruturas de um computador
1.4 estruturas de um computador1.4 estruturas de um computador
1.4 estruturas de um computador
 
Aula 5 de Arquitetura de Computadores
Aula 5 de Arquitetura de ComputadoresAula 5 de Arquitetura de Computadores
Aula 5 de Arquitetura de Computadores
 
Estrutura e funcionamento de um sistema informático.
Estrutura e funcionamento de um sistema informático.Estrutura e funcionamento de um sistema informático.
Estrutura e funcionamento de um sistema informático.
 
Processadores
ProcessadoresProcessadores
Processadores
 
Processadores / CPU (Unidade central de processamento) - Atualizado 2014
Processadores / CPU (Unidade central de processamento) - Atualizado 2014Processadores / CPU (Unidade central de processamento) - Atualizado 2014
Processadores / CPU (Unidade central de processamento) - Atualizado 2014
 
Introdução a Microinformática
Introdução a MicroinformáticaIntrodução a Microinformática
Introdução a Microinformática
 
1ª aula Conhecendo o Computador
1ª aula Conhecendo o Computador1ª aula Conhecendo o Computador
1ª aula Conhecendo o Computador
 
ApresentaçãO Tipos De Memorias
ApresentaçãO  Tipos De MemoriasApresentaçãO  Tipos De Memorias
ApresentaçãO Tipos De Memorias
 

Andere mochten auch

Conceptos geometricos
Conceptos geometricos Conceptos geometricos
Conceptos geometricos camilasosa1
 
Desencadenadores y comercio electronico
Desencadenadores y comercio electronicoDesencadenadores y comercio electronico
Desencadenadores y comercio electronicoGlbrt Forero S
 
How to Install Spooky2 Software
How to Install Spooky2 SoftwareHow to Install Spooky2 Software
How to Install Spooky2 SoftwareSpooky2 Rife
 
Visita ao museu do pão
Visita ao museu do pãoVisita ao museu do pão
Visita ao museu do pãoLurdesA
 
INFORME DE REPRESENTACIÓN ESTUDIANTIL. CONSEJO ACADEMICO 25 JUN
INFORME DE REPRESENTACIÓN ESTUDIANTIL. CONSEJO ACADEMICO 25 JUNINFORME DE REPRESENTACIÓN ESTUDIANTIL. CONSEJO ACADEMICO 25 JUN
INFORME DE REPRESENTACIÓN ESTUDIANTIL. CONSEJO ACADEMICO 25 JUNSara Isabel Bolaños
 
Conhecer para conservar
Conhecer para conservarConhecer para conservar
Conhecer para conservarmidiasvidal
 
Medindo a sala de aula
Medindo a sala de aulaMedindo a sala de aula
Medindo a sala de aulamidiasvidal
 
KishaMoselyResume1
KishaMoselyResume1KishaMoselyResume1
KishaMoselyResume1Kisha Mosley
 
John Vanicek Resume
John Vanicek Resume John Vanicek Resume
John Vanicek Resume John Vanicek
 
CHRISCHUA_JOB DESCRIPTION 2016
CHRISCHUA_JOB DESCRIPTION 2016CHRISCHUA_JOB DESCRIPTION 2016
CHRISCHUA_JOB DESCRIPTION 2016Christopher Chua
 
Agullo correa practica3_xarxesmultimedia
Agullo correa practica3_xarxesmultimediaAgullo correa practica3_xarxesmultimedia
Agullo correa practica3_xarxesmultimediaMarcos Agullo
 

Andere mochten auch (20)

Conceptos geometricos
Conceptos geometricos Conceptos geometricos
Conceptos geometricos
 
Desencadenadores y comercio electronico
Desencadenadores y comercio electronicoDesencadenadores y comercio electronico
Desencadenadores y comercio electronico
 
How to Install Spooky2 Software
How to Install Spooky2 SoftwareHow to Install Spooky2 Software
How to Install Spooky2 Software
 
Visita ao museu do pão
Visita ao museu do pãoVisita ao museu do pão
Visita ao museu do pão
 
Receita natal-coats-corrente-2
Receita natal-coats-corrente-2Receita natal-coats-corrente-2
Receita natal-coats-corrente-2
 
INFORME DE REPRESENTACIÓN ESTUDIANTIL. CONSEJO ACADEMICO 25 JUN
INFORME DE REPRESENTACIÓN ESTUDIANTIL. CONSEJO ACADEMICO 25 JUNINFORME DE REPRESENTACIÓN ESTUDIANTIL. CONSEJO ACADEMICO 25 JUN
INFORME DE REPRESENTACIÓN ESTUDIANTIL. CONSEJO ACADEMICO 25 JUN
 
Conhecer para conservar
Conhecer para conservarConhecer para conservar
Conhecer para conservar
 
1 Call Irvine Restoration
1 Call Irvine Restoration1 Call Irvine Restoration
1 Call Irvine Restoration
 
Medindo a sala de aula
Medindo a sala de aulaMedindo a sala de aula
Medindo a sala de aula
 
Dieta e treinamento
Dieta e treinamentoDieta e treinamento
Dieta e treinamento
 
Cc01 cbcd brasil
Cc01 cbcd brasilCc01 cbcd brasil
Cc01 cbcd brasil
 
KishaMoselyResume1
KishaMoselyResume1KishaMoselyResume1
KishaMoselyResume1
 
John Vanicek Resume
John Vanicek Resume John Vanicek Resume
John Vanicek Resume
 
CHRISCHUA_JOB DESCRIPTION 2016
CHRISCHUA_JOB DESCRIPTION 2016CHRISCHUA_JOB DESCRIPTION 2016
CHRISCHUA_JOB DESCRIPTION 2016
 
Trajo de foto
Trajo de fotoTrajo de foto
Trajo de foto
 
Monografia
MonografiaMonografia
Monografia
 
Natu tema 9 y 10
Natu tema 9 y 10Natu tema 9 y 10
Natu tema 9 y 10
 
Comercio electrónico
Comercio electrónicoComercio electrónico
Comercio electrónico
 
Agullo correa practica3_xarxesmultimedia
Agullo correa practica3_xarxesmultimediaAgullo correa practica3_xarxesmultimedia
Agullo correa practica3_xarxesmultimedia
 
Fire Watch Cert
Fire Watch CertFire Watch Cert
Fire Watch Cert
 

Ähnlich wie Revisao.componentes

Manual Informática Básica.pdf
Manual Informática Básica.pdfManual Informática Básica.pdf
Manual Informática Básica.pdfjose312400
 
Apostila Informática Básica - Completa.pdf
Apostila Informática  Básica - Completa.pdfApostila Informática  Básica - Completa.pdf
Apostila Informática Básica - Completa.pdfJonalvoAbsairLopesLo
 
HARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptx
HARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptxHARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptx
HARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptxitaloalves49
 
Partes do Computador
Partes do ComputadorPartes do Computador
Partes do Computadorcarbgarcia
 
Apostila De Conserto De Impressoras
Apostila De Conserto De ImpressorasApostila De Conserto De Impressoras
Apostila De Conserto De Impressorasguest1d36d732
 
Curso de hardware
Curso de hardwareCurso de hardware
Curso de hardwareTiago
 
Informatica conteúdos básicos - TutorialMEGA
Informatica conteúdos básicos - TutorialMEGAInformatica conteúdos básicos - TutorialMEGA
Informatica conteúdos básicos - TutorialMEGAkarenstuartm
 
Operadores booleanos
Operadores booleanosOperadores booleanos
Operadores booleanosHelena13dias
 
Operadores Booleanos
Operadores BooleanosOperadores Booleanos
Operadores Booleanosguest517cb4
 
1ª aula introdução a informática
1ª aula introdução a informática1ª aula introdução a informática
1ª aula introdução a informáticasocrahn
 
Apostiladeconsertodeimpressoras
ApostiladeconsertodeimpressorasApostiladeconsertodeimpressoras
Apostiladeconsertodeimpressoraswellitonlima
 
Apostiladeconsertodeimpressoras
ApostiladeconsertodeimpressorasApostiladeconsertodeimpressoras
Apostiladeconsertodeimpressoraswellitonlima
 
Apostila de conserto de impressoras
Apostila de conserto de impressorasApostila de conserto de impressoras
Apostila de conserto de impressorasThalles Anderson
 

Ähnlich wie Revisao.componentes (20)

Manual Informática Básica.pdf
Manual Informática Básica.pdfManual Informática Básica.pdf
Manual Informática Básica.pdf
 
Apostila Informática Básica - Completa.pdf
Apostila Informática  Básica - Completa.pdfApostila Informática  Básica - Completa.pdf
Apostila Informática Básica - Completa.pdf
 
HARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptx
HARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptxHARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptx
HARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptx
 
Partes do Computador
Partes do ComputadorPartes do Computador
Partes do Computador
 
apostila_infor_basic_ WINDOWS.pdf
apostila_infor_basic_ WINDOWS.pdfapostila_infor_basic_ WINDOWS.pdf
apostila_infor_basic_ WINDOWS.pdf
 
Apostila infor basic_16
Apostila infor basic_16Apostila infor basic_16
Apostila infor basic_16
 
Introdução a microinformática
Introdução a microinformáticaIntrodução a microinformática
Introdução a microinformática
 
Introdução a microinformática
Introdução a microinformáticaIntrodução a microinformática
Introdução a microinformática
 
Introdução a Informática
Introdução a InformáticaIntrodução a Informática
Introdução a Informática
 
Informática
InformáticaInformática
Informática
 
Apostila De Conserto De Impressoras
Apostila De Conserto De ImpressorasApostila De Conserto De Impressoras
Apostila De Conserto De Impressoras
 
Curso de hardware
Curso de hardwareCurso de hardware
Curso de hardware
 
Informática aplicada
Informática aplicadaInformática aplicada
Informática aplicada
 
Informatica conteúdos básicos - TutorialMEGA
Informatica conteúdos básicos - TutorialMEGAInformatica conteúdos básicos - TutorialMEGA
Informatica conteúdos básicos - TutorialMEGA
 
Operadores booleanos
Operadores booleanosOperadores booleanos
Operadores booleanos
 
Operadores Booleanos
Operadores BooleanosOperadores Booleanos
Operadores Booleanos
 
1ª aula introdução a informática
1ª aula introdução a informática1ª aula introdução a informática
1ª aula introdução a informática
 
Apostiladeconsertodeimpressoras
ApostiladeconsertodeimpressorasApostiladeconsertodeimpressoras
Apostiladeconsertodeimpressoras
 
Apostiladeconsertodeimpressoras
ApostiladeconsertodeimpressorasApostiladeconsertodeimpressoras
Apostiladeconsertodeimpressoras
 
Apostila de conserto de impressoras
Apostila de conserto de impressorasApostila de conserto de impressoras
Apostila de conserto de impressoras
 

Mehr von Scriba Digital (20)

Astecas
AstecasAstecas
Astecas
 
Expressionismo
ExpressionismoExpressionismo
Expressionismo
 
CENEBVC - A Violênica na Sociedade Contemporânea
CENEBVC - A Violênica na Sociedade ContemporâneaCENEBVC - A Violênica na Sociedade Contemporânea
CENEBVC - A Violênica na Sociedade Contemporânea
 
Cruzadas.final
Cruzadas.finalCruzadas.final
Cruzadas.final
 
Ceneb.tal
Ceneb.talCeneb.tal
Ceneb.tal
 
Evolucao.humana
Evolucao.humanaEvolucao.humana
Evolucao.humana
 
Evolucao.humana
Evolucao.humanaEvolucao.humana
Evolucao.humana
 
Art pop
Art popArt pop
Art pop
 
Gotico
GoticoGotico
Gotico
 
Guerradostronos
GuerradostronosGuerradostronos
Guerradostronos
 
O movimento operário
O movimento operárioO movimento operário
O movimento operário
 
Gestalt
GestaltGestalt
Gestalt
 
Resnascimento
ResnascimentoResnascimento
Resnascimento
 
Sensação.percep
Sensação.percepSensação.percep
Sensação.percep
 
Pinturamedieval
PinturamedievalPinturamedieval
Pinturamedieval
 
Pinturamedieval
PinturamedievalPinturamedieval
Pinturamedieval
 
Arte medieval
Arte medievalArte medieval
Arte medieval
 
As alianças pt2
As alianças pt2As alianças pt2
As alianças pt2
 
As alianças na primeira guerra mundial
As alianças na primeira guerra mundialAs alianças na primeira guerra mundial
As alianças na primeira guerra mundial
 
1guera
1guera1guera
1guera
 

Revisao.componentes

  • 1.
  • 2. Revisão de conteúdo Um computador é divido em três partes Unidades de entrada Unidade central de processamento Unidades de saída
  • 3. 1. Unidades de entrada Revisão de conteúdo As unidades de entrada do computador, têm como função ler e transmitir dados. Os dispositivos de entrada são: Leitor ótico Teclado Mouse Scanner Microfone
  • 4. Revisão de conteúdo 2.Unidade Central de Processamento CPU - Central Processing Unit, ou em português: UCP - Unidade Central de Processamento, é o coração do computador, é formada por milhões de circuitos integrados em um pequeno suporte de silício chamado "chip". Ela é composta pelos módulos:
  • 5. Revisão de conteúdo Microprocessador - Unidade de Controle: analisa cada instrução de um programa, controla as informações na memória principal, ativa a seção aritmética e lógica, ativa os canais de entrada ou saída, selecionando os dados a serem transferidos e o dispositivo que será empregado na transferência. - Unidade Aritmética e Lógica: só se comunica com a unidade de controle, serve para realizar os cálculos de tipo aritmético (soma, subtração, multiplicação, divisão, radiciação, etc.) e tipo lógico (comparações).
  • 6. Revisão de conteúdo Unidades de Memória O computador não mantém toda a informação na CPU, ela armazena muitas coisas na memória e seleciona o que precisa a cada momento. Existem dois tipos de memória: * Memória Principal: - ROM - ReadOnlyMemory ou Memória Somente de Leitura, já vem gravada do fabricante e não pode ser alterada, é uma memória não volátil, pois não se perde o conteúdo quando se desliga o equipamento. - RAM - RandomAcessMemory ou Memória de Acesso Randômico ou Aleatório, memória volátil ou de rascunho, pois seu conteúdo se perde quando cessa a energia, e sua maior parte serve para armazenar informações do usuário.
  • 7. Revisão de conteúdo * Memória Auxiliar ou Memória de Massa: - São meios de armazenamento não voláteis, ilimitados, têm velocidade de acesso bem menor que as da memória residente. A memória de massa também faz papel de dispositivo de entrada e saída. Eles podem ser:
  • 8. Revisão de conteúdo Memória Auxiliar ou Memória de Massa DISKETE # Disquetes: também conhecidos como floppy disk ou disco flexível, serve para transferir a informação de um computador para outro, costumam-se utilizar discos magnéticos de pequeno porte que são colocados e retirados do computador. Eles são utilizados também para fazer cópias de segurança que são guardados fora do computador. Ele é dividido em trilhas e setores.
  • 9. Revisão de conteúdo DISCO RÍGIDO, HARD DISK OU HD Memória Auxiliar ou Memória de Massa Disco Rígido: também conhecido como hard disk ou winchester, é um disco metálico recoberto com uma camada de material em ferro magnético. Sendo dividido em trilhas, setores e cilindros, que facilitam a localização dos dados no disco. Os discos rígidos têm capacidades extremamente maiores do que os disquetes.
  • 10. Revisão de conteúdo Memória Auxiliar ou Memória de Massa CD/DVD Discos Ópticos: também é possível armazenar informações em um CD - Compact Disk ou Disco Compacto, para isso se emprega um raio laser que pode ser direcionado com grande precisão para um determinado ponto do disco. Devido à avançada tecnologia que incorporam, os CDs têm maior capacidade de armazenamento e são mais resistentes que os discos magnéticos. O mesmo vale para o disco de DVD.
  • 11. Revisão de conteúdo 3.Unidades de saída As unidades de saída, têm por função converter os dados e informações de uma maneira que se torne compreensível para o usuário, ou seja, servem para que possamos obter os resultados dos dados processados pelo computador, existem diversos periféricos de saída, veja alguns deles:
  • 12. Revisão de conteúdo 3.Unidades de saída Semelhante a um aparelho receptor de televisão, onde são apresentados os dados ou informações solicitadas pelo usuário.
  • 13. Revisão de conteúdo 3.Unidades de saída Impressora: É um dispositivo que imprime os dados ou informações armazenados na memória do computador. As impressoras podem ser classificadas em: Impressoras com impacto: utilizando "martelos" que pressionam uma fita carbono contra o papel de impressão (geralmente os chamados "formulários contínuos"), e podem ser de dois tipos:
  • 14. Revisão de conteúdo - Impressora Serial ou Matricial: possuem agulhas ou pinos na cabeça de impressão, que percorrem toda a extensão da página e que são responsáveis pela transferência da tinta do cartucho (fita) para o papel, através de pinos (ou agulhas) que pressionam essa fita contra o papel. (Obs.: quanto maior o número de pontos impresso pelas agulhas, melhor será a definição do caracter do documento). Existem impressoras de 9 e de 24 agulhas, sendo que as de 24 agulhas possuem uma melhor resolução, mas mesmo assim, o máximo de qualidade que estas impressoras alcançam são 360 dpi (dotch per inch) ou ppp (pontos por polegada).cuja impressão é feita caracter por caracter; - Impressora de Linha: que imprime os caracteres de uma linha completa de uma só vez.
  • 15. Revisão de conteúdo Impressoras sem impacto: Impressoras sem impacto: são impressoras silenciosas. Jato de Tinta - têm processo semelhante ao das matriciais, pois também possuem cabeça de impressão que percorre toda a extensão da página, só que esta cabeça de impressão possui pequenos orifícios, através dos quais a tinta é lançada sobre o papel. As impressoras jato de tinta pode ser de 2 tipos: "jato de bolha" (bubblejet), as quais possuem resistores que aquecem a tinta formando bolhas que se expandem empurrando a tinta pelos orifícios (é o tipo mais utilizado pelos fabricantes, como a HP e a Cannon); e "piezoelétrica", ou de tecnologia mecânica, como é o caso das impressoras Epson.
  • 16. Revisão de conteúdo Fusão Térmica - ou também conhecidas como "dyesublimation", possuem uma qualidade profissional nas cópias efetuadas, mas o seu custo é muito maior do que o das impressoras jato de tinta. Nestas impressoras, a tinta está num rolo de transferência, ou seja, um filme de plástico que contém painéis consecutivos de corantes (dye), nas cores secundárias: ciano, magenta, amarelo e preto. Este rolo passa junto à cabeça térmica que contém milhares de elementos de aquecimento, que aquecem os corantes o suficiente para que evaporem, e então eles se espalham pela superfície do papel, que também deve ser um pape especial, próprio para absorver os vapores dos corantes.
  • 17. Revisão de conteúdo Laser - são impressoras sem impacto e com baixíssimo nível de ruído, e possui um processo de impressão idêntico ao das fotocopiadoras (xerox). Funciona da seguinte maneira: no módulo de impressão, um conjunto de espelhos móveis e lentes redireciona o raio de luz para um cilindro que se move continuamente. A combinação do movimento do cilindro com o ligar e desligar do raio de luz, geral diversos pontos numa mesma linha. Enquanto o cilindro gira, o papel se movimenta e passa ao lado de um polarizador (fio eletrificado que transfere uma carga elétrica estática para o papel), então os pontos de luz que atingem o cilindro são polarizados por uma carga elétrica idêntica à do papel e cada carga marca um ponto que será impresso no papel. Entre o este ponto que o cilindro foi polarizado e o contato com o papel, existe uma bandeja de toner (um pó plástico que tem carga inversa à do cilindro) e que faz com que as partículas se unam com os pontos eletrificados do cilindro, o qual imediatamente encontra o papel, sendo que a carga do papel é sempre maior, este absorve, então, o toner do cilindro. Após girar, o cilindro passa por um fio carregado negativamente, o qual restaura toda a superfície à sua condição original, permitindo o reinício do processo. Depois o papel e toner passam pela unidade de fusão que os aquece e fixa o toner definitivamente no documento.
  • 18. Revisão de conteúdo 3.Unidades de saída Speakers: Ou caixas de som, servem para transmitir sons através do micro, sejam músicas ou sons de voz.