Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
O prontuário eletrônico do paciente:
percepções de graduandos e aprimorandos
sobre o processo de ensino-aprendizagem
Profa...
Introdução
O prontuário eletrônico do paciente
reúne dados retrospectivos,
correntes e prospectivos relativos à
assistênci...
Introdução
Este trabalho visa apresentar as seguintes iniciativas:
• A disciplina Documentação em Saúde (30h), que
tem sid...
Desenvolvimento
A disciplina Documentação em Saúde e o tutorial sobre
o Prontuário Eletrônico do Paciente abarcam conteúdo...
Desenvolvimento
Etapa 3 Apresentam-se aspectos mais técnicos
do prontuário eletrônico do paciente como
padronização de reg...
Resultados
• A disciplina Documentação em Saúde foi
ministrada no período de 2009 a 2017,
contando com 261 alunos de gradu...
Resultados
Comentários de graduandos:
• “A forma de avaliação poderia ser reduzida.
Por se tratar de uma disciplina optati...
Resultados
Comentários de aprimorandos:
• “Este tutorial deveria ocorrer no início do
programa, onde se encontram as maior...
Resultados
Pode-se afirmar que
graduandos e aprimorandos
se beneficiam de disciplinas
ou treinamentos sobre
prontuário ele...
Muito obrigada!
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
mgalvao@usp.br
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

O prontuário eletrônico do paciente: percepções de graduandos e aprimorandos sobre o processo de ensino-aprendizagem

57 Aufrufe

Veröffentlicht am

Pôster apresentado no CRICS10, no eixo temático de Gestão do Conhecimento

Veröffentlicht in: Gesundheitswesen
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

O prontuário eletrônico do paciente: percepções de graduandos e aprimorandos sobre o processo de ensino-aprendizagem

  1. 1. O prontuário eletrônico do paciente: percepções de graduandos e aprimorandos sobre o processo de ensino-aprendizagem Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão Universidade de São Paulo - Brasil
  2. 2. Introdução O prontuário eletrônico do paciente reúne dados retrospectivos, correntes e prospectivos relativos à assistência em saúde de cada indivíduo. Seu propósito primário é prover um registro documentado que apoie a assistência presente e futura pelo profissional de saúde que faz o registro ou por outros clínicos, sendo os principais beneficiários desse propósito primário o paciente e os profissionais de saúde envolvidos em sua assistência.
  3. 3. Introdução Este trabalho visa apresentar as seguintes iniciativas: • A disciplina Documentação em Saúde (30h), que tem sido dirigida, sobretudo, para os alunos de graduação; • O tutorial sobre Prontuário Eletrônico do Paciente (4h) oferecido aos aprimorandos, abarcando profissionais de psicologia, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional e psicopedagogia, entre outros.
  4. 4. Desenvolvimento A disciplina Documentação em Saúde e o tutorial sobre o Prontuário Eletrônico do Paciente abarcam conteúdos semelhantes: Etapa 1 Relaciona-se o prontuário do paciente com o conceito de saúde e com o sistema de saúde. Etapa 2 Apresentam-se os aspectos informacionais, conteúdos obrigatórios para registro, aspectos legais, requisitos para informatização do prontuário do paciente como sua segurança e formas de acesso, sua relação com a gestão em saúde e aos indicadores de saúde/doença.
  5. 5. Desenvolvimento Etapa 3 Apresentam-se aspectos mais técnicos do prontuário eletrônico do paciente como padronização de registro, interoperabilidade, escalabilidade, iniciativas brasileiras e internacionais de informatização do prontuário do paciente e aplicativos disponibilizados pelo Ministério da Saúde relacionados à informatização do prontuário.
  6. 6. Resultados • A disciplina Documentação em Saúde foi ministrada no período de 2009 a 2017, contando com 261 alunos de graduação; desses, 20 avaliaram a disciplina. • O tutorial foi oferecido em duas oportunidades e contou com a avaliação de 48 aprimorandos.
  7. 7. Resultados Comentários de graduandos: • “A forma de avaliação poderia ser reduzida. Por se tratar de uma disciplina optativa, não penso que precisa de todas as avaliações requeridas. Mas, muito interessante o trabalho proposto.”
  8. 8. Resultados Comentários de aprimorandos: • “Este tutorial deveria ocorrer no início do programa, onde se encontram as maiores dificuldades em relação aos prontuários. Nesta altura, erros já foram cometidos e o que deveria ser aprendido já foi aprendido com outras pessoas.” • “Eu queria exemplos de escrita no prontuário, o que deve ser escrito e o que deve ser evitado por questões éticas.”
  9. 9. Resultados Pode-se afirmar que graduandos e aprimorandos se beneficiam de disciplinas ou treinamentos sobre prontuário eletrônico do paciente. Todavia, é preciso refletir sobre quando, como e onde essas iniciativas serão oferecidas para melhor aproveitamento.
  10. 10. Muito obrigada! Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão mgalvao@usp.br

×