Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

Anatomia i apendicular superior artrologia

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 23 Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Diashows für Sie (20)

Andere mochten auch (19)

Anzeige

Ähnlich wie Anatomia i apendicular superior artrologia (20)

Anatomia i apendicular superior artrologia

  1. 1. Artrologia do Esqueleto Apendicular Superior Articulações Claviculares Articulação Esterno - Clavicular A articulação esterno – clavicular é formada pela porção esternal da clavícula e incisura clavicular do esterno, e é do tipo sinovial plana. Envolvendo duas estruturas, temos a cápsula articular ( com a presença de disco articular) e quatro ligamentos esternoclaviculares anterior e posterior; o ligamento interclavicular e o ligamento costoclavicular.
  2. 2. Articulação Esterno - Clavicular
  3. 3. Articulações Claviculares Articulação Acrômioclavicular A articulação acrômioclavicular é formada pela porção acromial da clavícula e o acrômio da escápula, e é do tipo sinovial plana. Envolvendo as duas estruturas, temos a cápsula articular (com a presença esporádica do disco articular) e dois ligamentos principais: o ligamento acrômioclavicular; e o ligamento coracoclavicular, freqüentemente dividido em duas porções: os ligamentos trapézóide e conóide.
  4. 4. Articulação Acrômioclavicular Ligamento Acrômioclavicular Ligamento Trapezóide Ligamento Conóide
  5. 5. Articulação do Ombro Articulação Gleno - Umeral A articulação gleno-umeral é formada pela cabeça do úmero e cavidade glenóide da escápula (espessada pelo lábio glenoidal), e é do tipo sinovial esferóide. Envolvendo as duas estruturas, temos a cápsula articular e sete ligamentos principais: os ligamentos glenoumerais superior, médio e inferior; o ligamento coracoumeral; o ligamento coracoacromial; e os ligamentos transversos da escápula e do úmero.
  6. 6. Articulação do Ombro Articulação Gleno - Umeral Ligamentos Glenoumeral superior, médio e inferior
  7. 7. Articulação do Ombro Articulação Gleno - Umeral Ligamento Transverso da Escápula Ligamento Coracoacromial Ligamento Coracoumeral Ligamento Transverso do úmero
  8. 8. Músculos do Manguito Rotador
  9. 9. Articulação do Cotovelo Articulação Úmero – Ulnar e Rádio Ulnar Proximal A articulação úmero-ulnar é formada pela tróclea do úmero e incisura troclear da ulna, e é do tipo sinovial gínglimo. A art. rádio-ulnar proximal é formada pela cabeça do rádio e incisura radial da ulna e é do tipo sinovial pivô. A art. Úmero radial é formada pelo capítulo do úmero e pela fóvea da cabeça do rádio, sendo sinovial, condilar e biaxial. Envolvendo as estruturas, temos a cápsula articular (além de bolsas sinoviais) e quatro ligamentos principais: os ligamentos colaterais radial e ulnar; o ligamento anular; e a corda
  10. 10. Articulação do Cotovelo Articulação Úmero – Ulnar e Rádio Ulnar Proximal
  11. 11. Articulação do Cotovelo Articulação Úmero – Ulnar e Rádio Ulnar Proximal
  12. 12. Articulação do Punho Articulação Rádio - Ulnar Distal e Rádio Cárpica A articulação rádio-ulnar distal é formada pela cabeça da ulna e incisura ulnar do rádio, e é do tipo sinovial pivô imperfeito. A articulação radiocárpica é formada pela face articular cárpica do rádio e um disco articular ligado à parte inferior da ulna e é do tipo sinovial condilar. Envolvendo as quatro estruturas, temos a cápsula articular e oito ligamentos principais: os ligamentos colaterais radial e ulnar; os ligamentos rádio-ulnares palmar e dorsal; os ligamentos rádiocárpicos palmar e dorsal; e os ligamentos ulnarcárpicos palmar e dorsal. Além disso, encontramos o retináculo flexor.
  13. 13. Articulação do Punho Articulação Rádio - Ulnar Distal e Rádio Cárpica Ligamento Rádiocárpico palmar Ligamento rádio-ulnar palmar Membrana Interrósea Ligamento Ulnarcárpico palmar
  14. 14. Articulação do Punho Articulação Rádio - Ulnar Distal e Rádio Cárpica Membrana Interóssea Ligamento Rádioulnar dorsal Ligamento Rádiocárpico dorsal Ligamento Ulnarcárpico dorsal Ligamento colateral radial Ligamento colateral ulnar
  15. 15. Articulação do Punho Articulação Rádio - Ulnar Distal e Rádio Cárpica Retináculo Flexor
  16. 16. Articulação da Mão Articulações Intercárpicas, Carpometacárpicas e Metacárpicas Nas articulações intercárpicas, encontramos os ligamentos intercárpicos palmares e dorsais; nas articulações carpometacárpicas, temos os ligamentos carpometacárpicos palmares e dorsais; e nas articulações metacárpicas, temos os ligamentos metacárpicos palmares e dorsais.
  17. 17. Articulação do Punho Articulações Intercárpicas, Carpometacárpicas e Metacárpicas
  18. 18. Articulação do Punho Articulações Intercárpicas, Carpometacárpicas e Metacárpicas
  19. 19. Articulação do Punho Articulações Metacarpofalangeanas e Interfalangeanas Nas articulações metacarpofalangeanas, encontramos os ligamentos metacárpicos transversos profundos, os ligamentos palmares e os ligamentos colaterais; nas articulações interfalangeanas, temos os ligamentos colaterais; e em todos encontramos cápsulas articulares.
  20. 20. Articulação do Punho Articulações Metacarpofalangeanas e Interfalangeanas
  21. 21. Articulação do Punho Articulações Metacarpofalangeanas e Interfalangeanas

×