Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Era vargas

100 Aufrufe

Veröffentlicht am

mapa conceitual

Veröffentlicht in: Bildung
  • Loggen Sie sich ein, um Kommentare anzuzeigen.

Era vargas

  1. 1. ERA VARGAS 1930 - 1945 Populismo – Pai dos pobres Mãe dos Ricos
  2. 2. POR QUE VARGAS CHEGOU AO PODER? CAUSAS: POLITICA CAFÉ COM LEITE (CARACTERISTICAS DA REPÚBLICA VELHA;
  3. 3. • a crise nessa tradicional política oligárquica ocorreu a partir da insistência do presidente Washington Luís (que representava São Paulo) em indicar Júlio Prestes (presidente da província de São Paulo) à sua sucessão para as eleições de 1930. Olha o acordo entrando em crise!!!
  4. 4. • Os mineiros X oligarquia paulista (regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família.) * GAUCHOS E PARAIBANOS GETULIO VARGAS JOÃO PESSOA
  5. 5. OUTROS FATORES: CRISE DE 29 • DESEMPREGO • INSASTIFAÇÃO POPULAR • CAFEICULTORES ARRUINADOS
  6. 6. QUEM PODERIA NOS SALVAR?
  7. 7. Vargas discursava suas promessas, destacando-se:  Incentivo à indústria nacional e apoio ao trabalhador. Novas leis trabalhistas, e regulamentação do trabalho feminino e infantil.  Voto secreto e a criação da Justiça Eleitoral.  Anistia aos militares e revoltosos da década de 1920.
  8. 8. eleições fraudadas de parte a parte, Vargas é derrotado por Júlio Prestes, candidato da tradicional oligarquia paulista. Inconformados com a derrota, a Aliança Liberal com apoio de setores militares começa a conspirar contra o governo eleito. A situação se torna delicada em 26 de julho de 1930, quando João Pessoa é assassinado.
  9. 9. outubro de 1930 Vargas e seus aliados Rio de Janeiro, decididos a tomar o poder. Os militares depõem o presidente Washington Luís, formando uma Junta Militar e entregando posteriormente o poder a Vargas.
  10. 10. será que 1930 foi realmente uma Revolução? Se pensarmos em alterações significativas nas relações e estruturas da sociedade brasileira, não: a terra continuou na mão de seus antigos proprietários, o café continuava sendo o principal produto de exportação e a população rural continuou refém das mesmas relações de dominação.
  11. 11. GOVERNO PROVISÓRIO 1930-34 • Vargas chega à capital federal como líder absoluto do movimento, instaurando um governo provisório: • Suspende a Constituição em vigor (de 1891), • fecha o Congresso Nacional; • demitindo governadores contrários aos seus interesses; ou seja, seu governo seria marcado pelo centralismo político intervencionismo estatal
  12. 12. A ECONOMIA  CAFÉ – comprava o excedente, e criou o Departamento Nacional do Café, com o objetivo de auxiliar os cafeicultores.  suspensão do pagamento da dívida externa, o que seria retomando somente no início da década de 1940.
  13. 13. Política Conservadores X reformistas (tenentes), apoiavam Vargas centralizar o poder, reduzindo a autonomia dos estados. Nomea interventores (para substituir os governadores demitidos) CONSEQUÊNCIAS eclodi, inclusive, em São Paulo a Revolução Constitucionalista (1932).
  14. 14. Os paulistas exigiam • autonomia estatal • fim do Governo Provisório. • Paulistas formaram a Frente Única Paulista e o MMDC (MARTINS, MIRAGAIA, DRAUSIO e CAMARGO mortos em confronto com o governo)partiram para a luta armada e perderam depois de 3 meses.
  15. 15. Outras características: • Fim da liberdade sindical (sindicato pelego) controle do trabalhador; • Cria o MEC – ensino primário obrigatorio (alfabetização e doutrinação); • Geração de empregos – empresas estatais.
  16. 16. Governo Constitucional 1934-1937 Características: Voto secreto e universal; Voto feminino; Direitos trabalhistas, baseados na carta de lavoro de Mussolini (direito sem liberdade) Meios de comunicação (doutrinação)
  17. 17. Governo Constitucional, tinha duas caracteristicas: ideais primordiais: o fascista – conjunto de ideias e preceitos político-sociais totalitário introduzidos na Itália por Mussolini –, defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), Plinio Salgado apoiava Vargas (direita)  democrático, representado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), era favorável à reforma agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes. Carlos Prestes (esquerda)
  18. 18. Intentona Comunista • espírito revolucionário e com as orientações dos altos escalões do comunismo soviético, promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltas dentro de instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).
  19. 19. Estado novo 1937-1945 a “ameaça comunista conhecida como Plano Cohen Getúlio Vargas anulou a constituição de 1934 e dissolveu o Poder Legislativo. A partir daquele ano, Getúlio passou a governar com amplos poderes, inaugurando o chamado Estado Novo.
  20. 20. Características • fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter sido inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista. • propaganda anti comunista; • censura aos meios de comunicação; • perseguiu e prendeu seus inimigos políticos; • adotou medidas econômicas nacionalizantes; • a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho); • publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor atualmente; • concepções da Carteira de Trabalho; • da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelo descanso semanal remunerado.
  21. 21. CONSEQUENCIAS  Vitoria dos aliados – pressão para saída de Vargas;  Politica da boa vizinhança – eixo (nazi-fascistas) e a o desenvolvimento da Companhia Siderurgica Vale do Rio Doce ( EUA)..  Navios brasileiros são afundados pelo eixo, Brasil declara guerra .  Criação da FEB  Cria o PTB (trablahadores) e o PSD (elite)  O governo foi obrigado a indultar os presos políticos, além de constituir eleições gerais, que foram vencidas pelo candidato oficial, isto é, apoiado pelo governo, o general Eurico Gaspar Dutra.  Chegava ao fim a Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à presidência pelo voto popular.
  22. 22. a Fábrica Nacional de Motores (FNM), além da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF
  23. 23. https://youtu.be/OIWRIJIMKUM

×