Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Água - Lista de exercícios - 6º ano

57.040 Aufrufe

Veröffentlicht am

Autor: Profª Clarissa Sousa

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

Água - Lista de exercícios - 6º ano

  1. 1. 1. Por que a água também é chamada de H20? Pois sua molécula é composta por 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio. 2. A água pode estar presente em diferentes estados físicos. a. Quais são os estados físicos da água? Sólido, líquido e gasoso. b. Dê a característica da água e suas moléculas em cada estado físico. Sólido: forma definida. As moléculas estão fortemente unidas e organizadas, não é fluida. Líquido: moléculas ligadas com menos força, as moléculas deslizam umas sobre as outras. A água nesse estado é fluida, podendo adquirir qualquer forma. Gasoso: água no estado de vapor, as moléculas estão separadas. 3. Descreva, brevemente, o ciclo da água. A partir do calor do Sol, a água nos mares, rios, oceanos e seres vivos evaporam e vão para a atmosfera. Quando atingem camadas frias, voltam para o estado líquido, formando nuvens e se precipitam na forma de chuva, neve ou granizo. 4. Qual a importância do Sol para a ocorrência desse fenômeno natural? Pode-se dizer que o Sol inicia o ciclo ao promover a evaporação da água, isto é, transformar a água no estado líquido em vapor. 5. Cite as etapas do ciclo da água e diga quais transformações da água estão envolvidas nessas etapas. Evaporação e evapotranspiração  vaporização quando a água passa do estado líquido para o gasoso. Condensação condensação ou liquefaçãoquando a água passa do estado gasoso para o líquido. As outras etapas no ciclo da água, como a precipitação, não envolvem transformações do estado físico. 6. Como o ciclo da água auxilia na manutenção dos lençóis freáticos? A água das chuvas ao atingir o solo, infiltra-se e pode chegar até lençóis freáticos e reservatórios subterrâneos, alimentando-os. 7. Explique por que a Terra é conhecida como “planeta água” ou “planeta azul”. Pois a maior parte da superfície terrestre é coberta por água (no estado líquido). 8. Todas as pessoas do mundo têm acesso à água em quantidade suficiente? Justifique. Não. A água doce não é distribuída de forma homogênea entre os continentes e países. Além disso, nem todos os locais possuem dinheiro para tratar a água para que ela fique própria para o consumo. 9. Toda a água existente no planeta é própria para o consumo? Justifique.
  2. 2. Não. A maior parte da água do planeta é salgada. Além disso, grande parte da água doce pode ser acessada facilmente, pois está nas geleiras ou reservatórios subterrâneos. E da água doce de fácil acesso, grande parte está poluída e/ou contaminada. 10. A água é abundante no planeta Terra, mas nem toda ela é própria para o consumo. Onde encontramos a água própria para o consumo? Nos rios, lagos, fontes e poços não muito profundos. 11. Grande parte da água encontra-se nos oceanos. Apenas parte dela é doce. a. A água doce é realmente doce? Justifique. Não. Essa denominação é utilizada apenas para diferenciá-la da água salgada. b. Onde a água doce é encontrada no planeta? Em geleiras, reservatórios subterrâneos, rios e lagos. 12. Da água doce de fácil acesso, grande parte não é mais própria para o consumo. Justifique essa afirmativa. Essa água está poluída ou contaminada por produtos químicos, esgoto, agrotóxicos, tornando- a impróprias para o consumo. 13. Explique brevemente o que é eutrofização e quais problemas esse fenômeno pode causar. A eutrofização é o aumento exagerado na quantidade de nutrientes no ambiente aquático. Isso pode ser gerado naturalmente, mas o mais comum é pela ação do homem, principalmente pelo uso de agrotóxicos e despejo de esgoto. Ela pode acarretar um aumento na quantidade de bactérias decompositoras, que consomem o oxigênio do ambiente, gerando a morte de vários organismos aquáticos. 14. Qual a diferença entre poluição e contaminação. A água poluída é aquela que contém substâncias que modificam suas características e a torna imprópria para o consumo em quantidades que geram prejuízos aos seres vivos. Já a água contaminada é contém substâncias venenosas ou micróbios patogênicos, sejam eles bactérias, vermes, protozoários ou vírus, com capacidade de causar doenças como a febre tifoide, hepatite A, parasitose, cólera, ou até mesmo a morte. 15. Cite 2 poluentes e 2 contaminantes da água. Poluentes: Esgoto, chorume, lixo Contaminantes: chorume, esgoto, resíduos tóxicos (venenosos)

×