Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
Reflexões em torno de uma rádio feita por jovens: 
“Por causa dos direitos de autor não pudemos usar 
músicas que queríamo...
Media digitais e aprendizagem 
Facilitação da capacitação dos jovens e de 
aprendizagem em contexto não formal. 
◦ Extra e...
Rádio Nova Geração 
Projeto piloto - bairro de uma zona urbana no 
Porto, na confluência de áreas de classe 
média/alta e ...
Resultados... 
(1) Nenhum dos jovens envolvidos desistiu do processo 
(inclusive numa fase final colaboraram mais dois 
jo...
Resultados... 
Motivações e reflexões dos jovens: 
Processos 
“Mais directa na forma de falar com as 
pessoas” (rapariga, ...
GOSTEI NÃO GOSTEI SUGERIA 
Gostei do rap 
Eu gostei mais da entrevista à 
Roménia 
Acho que podiam colocar mais 
música. 
...
http://info.escolinhas.pt/a-nossa-radio/ 
Muito obrigada! 
Ademar Aguiar 
Maria José Brites
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Reflexões em torno de uma rádio feita por jovens: “Por causa dos direitos de autor não pudemos usar músicas que queríamos usar”

172 Aufrufe

Veröffentlicht am

10-11 de maio de 2013: Aguiar, A. e Brites, M.J; Reflexões em torno de uma rádio feita por jovens: “Por causa dos direitos de autor não pudemos usar músicas que queríamos usar”, 2.º Congresso Literacia, Media e Cidadania, Lisboa.
http://literaciamediatica.pt/congresso/livro-de-resumos

Veröffentlicht in: Präsentationen & Vorträge
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Reflexões em torno de uma rádio feita por jovens: “Por causa dos direitos de autor não pudemos usar músicas que queríamos usar”

  1. 1. Reflexões em torno de uma rádio feita por jovens: “Por causa dos direitos de autor não pudemos usar músicas que queríamos usar” Ademar Aguiar, Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia Maria José Brites, CIMJ e ULP 2º Congresso Literacia, Media e Cidadania 11 e 11 de Maio http://info.escolinhas.pt/a-nossa-radio/
  2. 2. Media digitais e aprendizagem Facilitação da capacitação dos jovens e de aprendizagem em contexto não formal. ◦ Extra escolar Fontes de inspiração: ◦ ideário histórico das rádios comunitárias ◦ ambientes digitais atuais que possibilitam a emissão de rádio online: Fascínio pelo meio tradicional (a imagem social dos jornalistas e dos locutores) e a possibilidade de facilitar processos de aprendizagem informal com uso de novas tecnologias Media em contexto social: o esforço de compreensão do real implica o engajamento com essa mesma realidade (Freire, 1977: 27).
  3. 3. Rádio Nova Geração Projeto piloto - bairro de uma zona urbana no Porto, na confluência de áreas de classe média/alta e meios mais desfavorecidos. O projeto de investigação-ação começou a ser implementado no terreno em julho de 2012, quando foram feitos os primeiros workshops com oito jovens entre os 11 e os 16 anos + 2 jovens beatbox. Foram os jovens quem decidiu qual o tema que queriam tratar na emissão de rádio final, realizada a 21 de Dezembro de 2012.
  4. 4. Resultados... (1) Nenhum dos jovens envolvidos desistiu do processo (inclusive numa fase final colaboraram mais dois jovens) e disseram que voltavam a repetir a experiência se tivessem possibilidade de o fazer. (2) Sendo este um projeto piloto, a construção de saberes e de conhecimentos foi feita de forma o mais reflexiva possível tendo em conta os obstáculos que foram surgindo, inclusive quanto à passagem de música. Apesar de não estar inicialmente previsto, foi acrescentada à formação dos workshops a questão dos direitos de autor, para que os jovens envolvidos compreendessem que a rádio deles não podia passar as músicas que eles queriam passar, mas também para pensarem noutras formas de ultrapassar esse mesmo obstáculo.
  5. 5. Resultados... Motivações e reflexões dos jovens: Processos “Mais directa na forma de falar com as pessoas” (rapariga, 14 anos) “Experiência educativa e divertida!” (rapariga, 16) “Acho que sim, foi muito útil aprender e saber ouvir as outras pessoas e colegas” (rapariga, 11) Media e ao jornalismo Direitos de autor
  6. 6. GOSTEI NÃO GOSTEI SUGERIA Gostei do rap Eu gostei mais da entrevista à Roménia Acho que podiam colocar mais música. Rap Não havia de ter mais nada. Podiam ter entrevistado estrelas mundiais. Gostei mais de o fazer. Não gostei de ouvir a minha voz em algumas situações. Muita música e algum humor. Gostei mais de ouvir De música Entrevista o Ronaldo e o messi. Ouvir De música Ir a outro país Gostei muito de fazer o programaNão gostei de ouvir a minha voz Música e humor. Muito de gravar De ouvir Músicos. Ouvir Música . De ouvir os jovens a fazer este projecto Música Fazer este tipo de trabalho com outros jovens. A mariana Música Podíamos entrevistar o caneco. Ouvir Música Fazer piadas Ouvir o rap Música devia haver Entrevistar o canuco Rap Não Estrelas mundiais Gostei do rap Não havia de ter mais nada Aparecer na rádio O repe das entrevistas Música Entrevista o Cristiano Ronaldo. Ouvir rap Música Entrevistar o Leandro, etc, pessoas conhecidas.
  7. 7. http://info.escolinhas.pt/a-nossa-radio/ Muito obrigada! Ademar Aguiar Maria José Brites

×