Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Anti-vírus

6.622 Aufrufe

Veröffentlicht am

Anti-vírus

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

Anti-vírus

  1. 1. Área de Projecto Tecnologias de Informação e Comunicação Agrupamento Vertical de Canelas Escola Básica e Secundária de Canelas
  2. 2. Professora: Lili 02/12/2008 Alunos: H_9 L_10 Tribo: Patinhos Segurança Informática Anti-vírus
  3. 3. Escolhemos este tema para informar as pessoas para que servem e o que são anti-vírus, e alertar quem não os tem para comprar ou fazer um download, pois entrar um vírus no computador pode perder muitos dados e ficheiros. Introdução
  4. 4. Os anti-vírus são softwares projectados para detectar e eliminar vírus de computador. Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito no mercado, a diferença entre eles está nos métodos de detecção, no preço e nas funcionalidades. O que é um anti-vírus?
  5. 5. A primeira contaminação por um vírus de computador, ocorreu em 1988, utilizando uma BBS ¹ como meio. Sendo assim, John McAfee, programador da Lockheed Air Corporation, empresa de aviação americana, desenvolveu o VirusScan , primeiro anti-vírus conhecido. 1 -BBS é um sistema informático, um software, que permite a ligação via telefone a um sistema através do seu computador e interagir com ele, tal como hoje se faz com a internet. Qual o primeiro anti-vírus?
  6. 6. Quando um novo vírus é descoberto, seu código é desmontado e é separado um grupo de caracteres (uma string). A string passa a identificar esse vírus, e o anti-vírus utiliza-a para ler cada arquivo do sistema de forma que quando encontrá-la em algum arquivo, emite uma mensagem ao usuário ou apaga o arquivo automaticamente. Como combater um vírus?
  7. 7. Os firewall's pessoais são programas desenvolvidos por empresas de software com o objectivo de evitar que o computador pessoal seja vítima de ataques maliciosos e os ataques de programas espiões. O que é uma personal firewall?
  8. 8. Um antispyware é um software indicado para eliminar os espiões ( spywares ), ou, quando pouco, detectá-los e, se possível, inactivá-los, enviando-os a quarentena. Tal como os antivírus, necessitam ter sua base de dados actualizada constantemente. O que é um antispyware?
  9. 9. Para criar uma nova fonte de renda quando as grandes empresas de adware começaram a cair, os criminosos desenvolveram os chamados antivírus falsos ou “rogues”. Como o próprio o nome diz, esses são softwares que supostamente protegem o computador, mas na verdade têm como único objectivo fraudar o internauta, pois o “antivírus” não oferece protecção alguma. Anti-vírus falsos
  10. 10. -Perda de desempenho do micro; -Exclusão de arquivos; -Alteração de dados; -Acesso a informações confidenciais por pessoas não autorizadas; -Perda de desempenho da rede (local e Internet); -Monetariamente de utilização (espiões); -Desconfiguração do Sistema Operacional; -Inutilização de determinados programas. O que acontece se não tiver um anti-vírus?
  11. 11. -Mantenha seu Sistema Operacional sempre actualizado; -Tenha um antivírus, e o mantenha sempre actualizado; -Actualize os principais programas de acesso a Internet (navegadores, clientes de e-mails, mensageiros instantâneos); -Quando for baixar arquivos ou anexos a e-mail, observe o nome do mesmo, e se a sua extensão estiver duplicada, é grande as chances do arquivo estar infectado (ex.: curriculum.doc.doc), ou mesmo dupla extensão diferente (ex.:pdf. exe.). O que deve fazer para manter o PC protegido
  12. 12. -Até 1995 - 5.000 vírus conhecidos; -Até 1999 - 20.500 vírus conhecidos; -Até 2000 - 49.000 vírus conhecidos; -Até 2001 - 58.000 vírus conhecidos; -Até 2005 - 72.010 vírus conhecidos aproximadamente; -Até 2007 - Mais de 150.000 vírus conhecidos aproximadamente. Qual a evolução dos vírus?
  13. 13. Anti-vírus dirigidos ao mercado em geral: -Bullguard Antivirus, da empresa BullGuard; -Command Antivirus, da empresa Authentium; -eTrust EZ Antivirus, da empresa Computer Associates; -Kaspersky Anti-Virus, da empresa Kaspersky Lab; -McAfee VirusScan, da empresa McAfee, -NOD32 by Eset, da empresa Slovak Republic, shareware Norman; -Norton Antivírus, da empresa Symantec; -Panda Anti-vírus, da Panda Software; -etc. Lista de programas anti-vírus
  14. 14. Anti-vírus gratuitos: -Avira AntiVir Personal - Free Antivirus, da empresa Avira; -Avast!, da empresa Alwil; -AVG Anti-vírus, da empresa AVG Technologies; -BitDefender; -ClamWin; -Comodo. Anti-Vírus dirigidos ao mercado empresarial: -Dr.Web da empresa Doctor Web, Ltd.; -GFi WebMonitor e GFi MailSecurity, da empresa GFI Software; -Empresa Sophos; -Empresa Trend Micro (várias soluções de segurança); -Vexira da empresa Central Command.
  15. 15. Nós concluímos que os anti-vírus são muito úteis e servem para manter o PC seguro, sem ter se preocupar com os vírus. Conclusão
  16. 16. Bibliografia Wikipédia - Anti-vírus [consulta: 02/12/2008]. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Antiv%C3%ADrus; Wikipédia - Lista de programas informáticos [02/12/2008]. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_programas_antiv%C3%ADrus; Wikipédia - Personal Firewall [consulta: 02/12/2008]. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_inform%C3%A1ticos.

×