Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

ceu

362 Aufrufe

Veröffentlicht am

  • Als Erste(r) kommentieren

ceu

  1. 1. Psicologia Positiva nas escolas Juliana amaral Pedagoga Pós-graduada em Psicologia Positiva Aplicada Mestrado em Psicologia Positiva pela Universidade de East London
  2. 2. O que é Psicologia Positiva? Desenvolvida nos anos 90, a psicologia positiva é uma vertente da psicologia convencional. Essa ciência estuda as emoções positivas (felicidade, prazer, bem-estar), traços positivos do caráter (sabedoria, criatividade, coragem, cidadania, valores, etc.), relacionamentos positivos ( amizade, confiança, vínculos afetivos saudáveis) e as instituições positivas (escolas, empresas e comunidades).
  3. 3. Por que Psicologia Positiva? A ciência da psicologia tem, por muito tempo, focado sobre o que está errado com as pessoas. A psicologia positiva propõe estudar um novo paradigma nesse assunto, contribuindo com novos estudos que focam nas capacidades individuais dos seres humanos, suas características e todos os apectos importantes que ajudam os seres humanos a se desenvolverem e florescerem na vida.
  4. 4. As 3 vertentes da Psicologia Positiva 1) as experiências subjectivas positivas, por exemplo, o bem-estar, o prazer, a auto-realização, a felicidade...; 2) as características individuais positivas, tais como os talentos, os valores, as virtudes, os traços fortes...; 3) as instituições positivas, como a família, a escola, a comunidade,organizações, entre outras.
  5. 5. Psicologia Positiva Educacional Qual o papel da escola nos dias de hoje? O que nossas crianças precisam aprender? O que os pais mais desejam para seus filhos? Como podemos ajudar nossas crianças?
  6. 6. O clamor por uma mudança educativa é percebido há décadas por todo o planeta. A crise na educação é um fenômeno global Como podemos mudar essa realidade? Como tornar a escola um ambiente mais agradável, capaz de estimular o interesse da criança a florescer não só academicamente mas também como um ser humano pleno?
  7. 7. Tem dado certo! Penn Resilience Program  Aumentar a capacidade que os alunos tem para lidar com os fatores stressantes diários  Técnicas de assertividade, negociação, tomada de decisão, resolução de problemas sociais e relaxamento  Strath Haven Positive Psychology Curriculum Identificar e aumentar a aplicação dos pontos fortes; Promoção da resiliência, emoção positiva, significado ou proposito de vida. Geelong Grammar School, Australia  Ensinar, integrar e viver positivamente
  8. 8. Como? Desenvolvimento positivo pleno, florescimento humano Utilizando técnicas de Psicologia Positiva Integração na escola
  9. 9. Mas para que tanta felicidade? Em 2000, a pesquisadora Barbara Fredrickson descobriu que emoções positivas possuem uma finalidade muito maior do que a de promover o bem-estar. Segundo o seu estudo, sentimentos como alegria, otimismo, esperança fortalecem nossos recursos intelectuais, físicos e sociais, além de promover uma disposição mental expansiva, tolerante e criativa, deixando pessoas mais abertas a novas ideias e experiências.
  10. 10. Por que tanta felicidade? A emocão positiva funciona como previsão de saúde e longevidade,̧ que são bons indicadores de reservas físicas. Pessoas felizes apresentam melhor desempenho academico e também no ambiente de trabalho. Além disso, alguns estudos apontam para melhores oportunidades e remuneração financeira para pessoas mais felizes. São mais sociaveis e são capazes de transformar o ambiente, logo atuam como agente de transformação social.
  11. 11. ““VOCÊVOCÊ PODEPODE ESCOLHERESCOLHER VIVERVIVER NANA PRIMEIRAPRIMEIRA OU NAOU NA TERCEIRATERCEIRA FILEIRA”FILEIRA”

×