SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 14
Desigualdade EntreGénerosNoDesporto
BASQUETEBOL
Historia Do Basquetebol O Basquetebol é um desporto colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense JamesNaismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado por duas equipas de 5 jogadores, que têm por objectivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.
O basquetebol e sodesporto para homens? Normalmente, neste desporto há muita desigualdade entre géneros porque é raro encontrar uma mulher a jogar Basquetebol e a maioria dos jogadores desta modalidade são homens. Existem algumas mulheres a jogar profissionalmente Basquetebol, talvez não seja tão conhecidas e observadas pelo seu talento, e até pelo contrário, por vezes ignoradas. São muito poucas as mulheres que se conhecem pelo o talento de jogar um desporto que é, principalmente, praticado por homem, como é o caso de Ticha Penicheiro.
Ticha Penicheiro Patrícia Nunes Penicheiro, conhecida por Ticha Penicheiro, nasceu a 18 de Setembro de 1974 na Figueira da Foz, é uma basquetebolista portuguesa que actualmente joga na WNBA pelos LosAngelesSparks. Em 1999, foi agraciada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com o grau de oficial da Ordem do Infante D. Henrique e em 13 de Outubro de 2005, pelo governo português com a Medalha de honra ao mérito desportivo.
Futebol
Historia Do Futebol A actividade mais antiga que se assemelha ao futebol moderno da qual se tem conhecimento data dos séculos III e II a. C. Estes dados são baseados em um manual de exercícios correspondentes à dinastia Han da antiga China. O jogo era chamado ts'uh Kúh (cuju), e consistia em lançar uma bola com os pés para uma pequena rede.  Também no Extremo Oriente, embora cerca de cinco ou seis séculos depois do cuju, existia uma variante japonesa chamada kemari, que tinha um carácter mais cerimonial, sendo o objectivo do jogo manter uma bola no ar passando-a entre os jogadores. O kemari até hoje é praticado no Japão, em eventos culturais. No Mediterrâneo destacaram-se duas formas de jogo: o harpastum, em Roma, e o epislcyros, na Grécia, sobre o qual se tem pouca informação. O primeiro era disputado por duas equipes em um terreno rectangular demarcado e dividido pela metade por uma linha. Os jogadores de cada equipe podiam passar uma pequena bola entre eles, e o objectivo do jogo era enviá-la ao campo contrário. Esta variante foi muito popular entre os anos 700 e 800, e, apesar de ter sido introduzida nas Ilhas Britânicas, sua ascensão até o futebol moderno é incerta.
Nos finais da Idade Média e séculos posteriores desenvolveram-se nas Ilhas Britânicas e em zonas circunvizinhas distintos tipos de jogos de equipe, os quais eram conhecidos como códigos de futebol. Estes códigos foram se unificando com o passar do tempo, mas foi na segunda metade do século XVII que ocorreram as primeiras grandes unificações do futebol, que deram origem ao rugby, ao futebol americano, ao futebol australiano etc. e ao desporto que hoje é conhecido em grande parte do mundo como futebol. Os primeiros códigos britânicos se caracterizavam por terem poucas regras e por sua extrema violência. Um dos mais populares foi o futebol escolar. Por esta razão o futebol escolar foi proibido na Inglaterra por um decreto do Rei Eduardo III, que alegou ser um desporto não -cristão, e a proibição perdurou por 500 anos. O futebol escolar não foi a única forma de jogo da época; de facto existiram outras formas mais organizadas, menos violentas e inclusive que se desenvolveram fora das Ilhas Britânicas. Um dos jogos mais conhecidos foi o calcio fiorentino, originário da cidade de Florênça, na Itália, no período da renascença, no século XVI. Este desporto influenciou em vários aspectos o futebol actual, não somente por suas regras, mas também pelo ambiente de festa em que se jogavam estas partidas. 
Futebol Feminino O futebol feminino tem apresentado um crescimento lento actualmente, principalmente devido a obstáculos sociais e culturais que não permitem o ingresso pleno da mulher ao desporto. O primeiro jogo feminino sob as regras de futebol do qual se tem registos ocorreu em 1892, na cidade escocesa de Glasgow.  No final de 1921 o futebol feminino foi proibido na Inglaterra, acção não seguida por outros países do mundo. Em 1969 o futebol feminino voltou a ser realizado na Inglaterra, motivo pelo qual começou a se expandir fora do seu território. A primeira partida internacional de selecções de futebol feminino ocorreu em 1972, casualmente 100 anos depois do primeiro encontro masculino, onde a Inglaterra venceu a Escócia por 3 a 2. Os primeiros torneios mundiais começaram a ser disputados nos anos 1990: a Copa do Mundo de Futebol Feminino a partir de 1991 e como desporto olímpico desde 1996. Segundo uma pesquisa realizada pela FIFA, existem cerca de 26 milhões de jogadoras no mundo. Em média, para cada 10 futebolistas (de ambos sexos) existe uma jogadora no mundo.
Jogos Olimpicos
Historia/Definição Dos Jogos Olimpicos  Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, com desportos de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam em várias competições. Actualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se vão alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d. C. No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comité Olímpico Internacional (COI) em 1894. O COI tornou-se o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as acções são definidas pela Carta Olímpica. A evolução do Movimento Olímpico, durante o século XX obrigou o COI a adaptar os Jogos para o mundo da mudança das circunstâncias sociais. Alguns destes ajustes incluíram a criação dos Jogos de Inverno para desportos do gelo e da neve, os Jogos Para-olímpicos de atletas com deficiência física, e os Jogos Olímpicos da Juventude para atletas adolescentes.
O COI também teve de acumular os Jogos para as diferentes variáveis económicas, políticas e realidades tecnológicas do século XX. Como resultado, os Jogos Olímpicos se afastaram do amadorismo puro, como imaginado por Coubertin, para permitir a participação de atletas profissionais. A crescente importância dos meios de comunicação gerou a questão do patrocínio corporativo e a comercialização dos Jogos. O Movimento Olímpico é actualmente composto por federações desportivas internacionais, comités olímpicos nacionais (CONs) e comissões organizadoras de cada especificidade dos Jogos Olímpicos. Como o órgão de decisão, o COI é responsável por escolher a cidade anfitriã para cada edição. A cidade anfitriã é responsável pela organização e financiamento à celebração dos Jogos coerentes com a Carta Olímpica. O programa olímpico, que consiste no desporto que será disputado em cada Jogos Olímpicos, também é determinado pelo COI.  A celebração dos Jogos abrange muitos rituais e símbolos, como a tocha e a bandeira olímpica, bem como as cerimónias de abertura e encerramento. Existem mais de 13 000 atletas que competem nos Jogos Olímpicos de Inverno e em 33 diferentes modalidades desportivas com cerca de 400 eventos. Os finalistas do primeiro, segundo e terceiro lugar de cada evento recebem medalhas olímpicas de ouro, prata ou bronze, respectivamente.
Nadia Elena Comăneci Na parte dos Jogos Olímpicos também se destacaram-se a participação feminina, sendo que a atleta Nadia Elena Comăneci é uma ex-ginasta romena, que disputou a modalidade artística e é ainda hoje tida como um ídolo mundial esportivo. Uma das primeiras alunas do treinador Béla Károlyi, enquanto atleta, conquistou nove medalhas olímpicas, cinco delas de ouro, foi a primeira ginasta a receber uma nota dez num evento olímpico de ginástica artística, arquiva quatro medalhas mundiais e doze medalhas europeias. Ao lado da russa Svetlana Khorkina, Nadia é detentora do tricampeonato do individual geral continental, além de bicampeã olímpica na trave de equilíbrio. Em campeonatos nacionais, é ainda penta-campeã do concurso geral.
Fim Trabalho Realizado Por: Daniel Marques nº2 Gil Pedrosa nº5 Rúben Cardoso nº16 9ºD

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

O artigo de apreciação crítica
O artigo de apreciação críticaO artigo de apreciação crítica
O artigo de apreciação críticaFernanda Monteiro
 
A corrupção vs verdade desportiva
A corrupção vs verdade desportivaA corrupção vs verdade desportiva
A corrupção vs verdade desportivaDavide Ferreira
 
Ginástica de aparelhos
Ginástica de aparelhosGinástica de aparelhos
Ginástica de aparelhosRui Lemos
 
Capacidades motoras: condicionais e coordenativas
Capacidades motoras: condicionais e coordenativasCapacidades motoras: condicionais e coordenativas
Capacidades motoras: condicionais e coordenativasJoanaMartins7
 
As consequências da 2ª Guerra Mundial
As consequências da 2ª Guerra MundialAs consequências da 2ª Guerra Mundial
As consequências da 2ª Guerra MundialTeresa Maia
 
Voleibol documento de apoio
Voleibol documento de apoioVoleibol documento de apoio
Voleibol documento de apoioInês Ré
 
Fernando Pessoa
Fernando PessoaFernando Pessoa
Fernando Pessoafromgaliza
 
Estrutura mensagem
Estrutura mensagemEstrutura mensagem
Estrutura mensagemameliapadrao
 
Capacidades Motoras Educação Física
Capacidades Motoras Educação FísicaCapacidades Motoras Educação Física
Capacidades Motoras Educação FísicaJoana Fadista
 
Futebol
FutebolFutebol
FutebolLuis
 
Desigualdade de gênero
Desigualdade de gêneroDesigualdade de gênero
Desigualdade de gêneroWednei Gama
 
Historia a-12-ano-resumo
Historia a-12-ano-resumoHistoria a-12-ano-resumo
Historia a-12-ano-resumoEscoladocs
 
Ginástica Acrobática
Ginástica AcrobáticaGinástica Acrobática
Ginástica AcrobáticaLuh Fernandes
 
Fatores de risco associados ã  prã¡tica das atividades fisicas
Fatores de risco associados ã  prã¡tica das atividades fisicasFatores de risco associados ã  prã¡tica das atividades fisicas
Fatores de risco associados ã  prã¡tica das atividades fisicasSoraya Filipa
 
Aptidão física e saúde
Aptidão física e saúdeAptidão física e saúde
Aptidão física e saúdeJMPG .
 

Was ist angesagt? (20)

O artigo de apreciação crítica
O artigo de apreciação críticaO artigo de apreciação crítica
O artigo de apreciação crítica
 
A corrupção vs verdade desportiva
A corrupção vs verdade desportivaA corrupção vs verdade desportiva
A corrupção vs verdade desportiva
 
Ginástica de aparelhos
Ginástica de aparelhosGinástica de aparelhos
Ginástica de aparelhos
 
Autopsicografia e Isto
Autopsicografia e IstoAutopsicografia e Isto
Autopsicografia e Isto
 
Capacidades motoras: condicionais e coordenativas
Capacidades motoras: condicionais e coordenativasCapacidades motoras: condicionais e coordenativas
Capacidades motoras: condicionais e coordenativas
 
As consequências da 2ª Guerra Mundial
As consequências da 2ª Guerra MundialAs consequências da 2ª Guerra Mundial
As consequências da 2ª Guerra Mundial
 
Voleibol documento de apoio
Voleibol documento de apoioVoleibol documento de apoio
Voleibol documento de apoio
 
Geografia c 12
Geografia c 12Geografia c 12
Geografia c 12
 
Fernando Pessoa
Fernando PessoaFernando Pessoa
Fernando Pessoa
 
Ginástica
GinásticaGinástica
Ginástica
 
Deíticos
DeíticosDeíticos
Deíticos
 
Estrutura mensagem
Estrutura mensagemEstrutura mensagem
Estrutura mensagem
 
Capacidades Motoras Educação Física
Capacidades Motoras Educação FísicaCapacidades Motoras Educação Física
Capacidades Motoras Educação Física
 
Amor de perdição
Amor de perdiçãoAmor de perdição
Amor de perdição
 
Futebol
FutebolFutebol
Futebol
 
Desigualdade de gênero
Desigualdade de gêneroDesigualdade de gênero
Desigualdade de gênero
 
Historia a-12-ano-resumo
Historia a-12-ano-resumoHistoria a-12-ano-resumo
Historia a-12-ano-resumo
 
Ginástica Acrobática
Ginástica AcrobáticaGinástica Acrobática
Ginástica Acrobática
 
Fatores de risco associados ã  prã¡tica das atividades fisicas
Fatores de risco associados ã  prã¡tica das atividades fisicasFatores de risco associados ã  prã¡tica das atividades fisicas
Fatores de risco associados ã  prã¡tica das atividades fisicas
 
Aptidão física e saúde
Aptidão física e saúdeAptidão física e saúde
Aptidão física e saúde
 

Andere mochten auch

A participaçao da mulher em esportes competitivos
A participaçao da mulher em esportes competitivosA participaçao da mulher em esportes competitivos
A participaçao da mulher em esportes competitivosIsmar Kath
 
Melhorar a saúde materna por Gabriela, Brenda e Raquel - Turma 1701
Melhorar a saúde materna por Gabriela, Brenda e Raquel - Turma 1701Melhorar a saúde materna por Gabriela, Brenda e Raquel - Turma 1701
Melhorar a saúde materna por Gabriela, Brenda e Raquel - Turma 1701Tânia Regina
 
Igualdade de oportunidades
Igualdade de oportunidadesIgualdade de oportunidades
Igualdade de oportunidadesIsabel Ribeiro
 
Desportos coletivos passar pc - trabalho desporto
Desportos coletivos   passar pc - trabalho desportoDesportos coletivos   passar pc - trabalho desporto
Desportos coletivos passar pc - trabalho desportoSérgio Santos
 
Violência Desportiva vs Espírito Desportivo e Corrupção Desportiva
Violência Desportiva vs Espírito Desportivo e Corrupção DesportivaViolência Desportiva vs Espírito Desportivo e Corrupção Desportiva
Violência Desportiva vs Espírito Desportivo e Corrupção DesportivaInês Mendes
 
As Diferenças entre Homens e Mulheres
As Diferenças entre Homens e MulheresAs Diferenças entre Homens e Mulheres
As Diferenças entre Homens e MulheresArthur Leon
 
Os Jogos da Grécia Antiga
Os Jogos da Grécia AntigaOs Jogos da Grécia Antiga
Os Jogos da Grécia AntigaSílvia Tavares
 
Igualdade de género
Igualdade de géneroIgualdade de género
Igualdade de género200166754
 

Andere mochten auch (12)

A participaçao da mulher em esportes competitivos
A participaçao da mulher em esportes competitivosA participaçao da mulher em esportes competitivos
A participaçao da mulher em esportes competitivos
 
Igualdade de Género
Igualdade de GéneroIgualdade de Género
Igualdade de Género
 
Igualdade de Género
Igualdade de GéneroIgualdade de Género
Igualdade de Género
 
Educação fisica
Educação fisicaEducação fisica
Educação fisica
 
Melhorar a saúde materna por Gabriela, Brenda e Raquel - Turma 1701
Melhorar a saúde materna por Gabriela, Brenda e Raquel - Turma 1701Melhorar a saúde materna por Gabriela, Brenda e Raquel - Turma 1701
Melhorar a saúde materna por Gabriela, Brenda e Raquel - Turma 1701
 
Igualdade de oportunidades
Igualdade de oportunidadesIgualdade de oportunidades
Igualdade de oportunidades
 
Desportos coletivos passar pc - trabalho desporto
Desportos coletivos   passar pc - trabalho desportoDesportos coletivos   passar pc - trabalho desporto
Desportos coletivos passar pc - trabalho desporto
 
Violência Desportiva vs Espírito Desportivo e Corrupção Desportiva
Violência Desportiva vs Espírito Desportivo e Corrupção DesportivaViolência Desportiva vs Espírito Desportivo e Corrupção Desportiva
Violência Desportiva vs Espírito Desportivo e Corrupção Desportiva
 
As Diferenças entre Homens e Mulheres
As Diferenças entre Homens e MulheresAs Diferenças entre Homens e Mulheres
As Diferenças entre Homens e Mulheres
 
Os Jogos da Grécia Antiga
Os Jogos da Grécia AntigaOs Jogos da Grécia Antiga
Os Jogos da Grécia Antiga
 
Igualdade de género
Igualdade de géneroIgualdade de género
Igualdade de género
 
Desigualdade De Género
Desigualdade De GéneroDesigualdade De Género
Desigualdade De Género
 

Ähnlich wie Desigualde entre generos no desporto

Atletismo nao apagar
Atletismo nao apagarAtletismo nao apagar
Atletismo nao apagarinfohouse2
 
HistóRia Do Futebol
HistóRia Do FutebolHistóRia Do Futebol
HistóRia Do FutebolDanolipe
 
Ensino do futebol e futsal
Ensino do futebol e futsalEnsino do futebol e futsal
Ensino do futebol e futsalNilvanRodrigues1
 
Jb news informativo nr. 1.040
Jb news   informativo nr. 1.040Jb news   informativo nr. 1.040
Jb news informativo nr. 1.040Informativojbnews
 
História Do Futebol
História Do FutebolHistória Do Futebol
História Do Futebolnarped
 
Historia do basquete
Historia do basqueteHistoria do basquete
Historia do basqueteparaiba1974
 
1º história e evolução do basqute no Brasil e mundial.ppt
1º história e evolução do basqute no Brasil e  mundial.ppt1º história e evolução do basqute no Brasil e  mundial.ppt
1º história e evolução do basqute no Brasil e mundial.pptMarcosCanuto2
 
Modalidades-esportes
Modalidades-esportesModalidades-esportes
Modalidades-esporteseducaedil
 
histriadofutebol-lucas-091107190355-phpapp02.pptx
histriadofutebol-lucas-091107190355-phpapp02.pptxhistriadofutebol-lucas-091107190355-phpapp02.pptx
histriadofutebol-lucas-091107190355-phpapp02.pptxCoachClaumerson
 
Futebol 1ª aula
Futebol 1ª aulaFutebol 1ª aula
Futebol 1ª aulaFelipe Mago
 

Ähnlich wie Desigualde entre generos no desporto (20)

Atletismo nao apagar
Atletismo nao apagarAtletismo nao apagar
Atletismo nao apagar
 
HistóRia Do Futebol
HistóRia Do FutebolHistóRia Do Futebol
HistóRia Do Futebol
 
Ensino do futebol e futsal
Ensino do futebol e futsalEnsino do futebol e futsal
Ensino do futebol e futsal
 
Andebol
AndebolAndebol
Andebol
 
Jb news informativo nr. 1.040
Jb news   informativo nr. 1.040Jb news   informativo nr. 1.040
Jb news informativo nr. 1.040
 
Futebol - Prof. Altair Aguilar
Futebol - Prof. Altair AguilarFutebol - Prof. Altair Aguilar
Futebol - Prof. Altair Aguilar
 
História Do Futebol
História Do FutebolHistória Do Futebol
História Do Futebol
 
AULA I ED. FIS nnnnn
AULA I ED. FIS nnnnnAULA I ED. FIS nnnnn
AULA I ED. FIS nnnnn
 
histria do futebol
histria do futebolhistria do futebol
histria do futebol
 
3 historia do volei
3 historia do volei3 historia do volei
3 historia do volei
 
Historia do basquete
Historia do basqueteHistoria do basquete
Historia do basquete
 
1º história e evolução do basqute no Brasil e mundial.ppt
1º história e evolução do basqute no Brasil e  mundial.ppt1º história e evolução do basqute no Brasil e  mundial.ppt
1º história e evolução do basqute no Brasil e mundial.ppt
 
Futebol - Aula 01 - Histórico
Futebol - Aula 01 - HistóricoFutebol - Aula 01 - Histórico
Futebol - Aula 01 - Histórico
 
Olimpíadas2012
Olimpíadas2012Olimpíadas2012
Olimpíadas2012
 
Modalidades-esportes
Modalidades-esportesModalidades-esportes
Modalidades-esportes
 
Futebol futsal1
Futebol futsal1Futebol futsal1
Futebol futsal1
 
histriadofutebol-lucas-091107190355-phpapp02.pptx
histriadofutebol-lucas-091107190355-phpapp02.pptxhistriadofutebol-lucas-091107190355-phpapp02.pptx
histriadofutebol-lucas-091107190355-phpapp02.pptx
 
Futebol 1ª aula
Futebol 1ª aulaFutebol 1ª aula
Futebol 1ª aula
 
Futebol
FutebolFutebol
Futebol
 
Metodologia dos esportes coletivos i e ii –
Metodologia dos esportes coletivos i e ii –Metodologia dos esportes coletivos i e ii –
Metodologia dos esportes coletivos i e ii –
 

Kürzlich hochgeladen

PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfHELENO FAVACHO
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffSSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffNarlaAquino
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*Viviane Moreiras
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfHELENO FAVACHO
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...PatriciaCaetano18
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesFabianeMartins35
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...Francisco Márcio Bezerra Oliveira
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfamarianegodoi
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaHELENO FAVACHO
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxFlviaGomes64
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxAntonioVieira539017
 
Aula de jornada de trabalho - reforma.ppt
Aula de jornada de trabalho - reforma.pptAula de jornada de trabalho - reforma.ppt
Aula de jornada de trabalho - reforma.pptPedro Luis Moraes
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeitotatianehilda
 
Aula 03 - Filogenia14+4134684516498481.pptx
Aula 03 - Filogenia14+4134684516498481.pptxAula 03 - Filogenia14+4134684516498481.pptx
Aula 03 - Filogenia14+4134684516498481.pptxandrenespoli3
 

Kürzlich hochgeladen (20)

PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffSSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
 
Aula de jornada de trabalho - reforma.ppt
Aula de jornada de trabalho - reforma.pptAula de jornada de trabalho - reforma.ppt
Aula de jornada de trabalho - reforma.ppt
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
 
Aula 03 - Filogenia14+4134684516498481.pptx
Aula 03 - Filogenia14+4134684516498481.pptxAula 03 - Filogenia14+4134684516498481.pptx
Aula 03 - Filogenia14+4134684516498481.pptx
 

Desigualde entre generos no desporto

  • 3. Historia Do Basquetebol O Basquetebol é um desporto colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense JamesNaismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado por duas equipas de 5 jogadores, que têm por objectivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.
  • 4. O basquetebol e sodesporto para homens? Normalmente, neste desporto há muita desigualdade entre géneros porque é raro encontrar uma mulher a jogar Basquetebol e a maioria dos jogadores desta modalidade são homens. Existem algumas mulheres a jogar profissionalmente Basquetebol, talvez não seja tão conhecidas e observadas pelo seu talento, e até pelo contrário, por vezes ignoradas. São muito poucas as mulheres que se conhecem pelo o talento de jogar um desporto que é, principalmente, praticado por homem, como é o caso de Ticha Penicheiro.
  • 5. Ticha Penicheiro Patrícia Nunes Penicheiro, conhecida por Ticha Penicheiro, nasceu a 18 de Setembro de 1974 na Figueira da Foz, é uma basquetebolista portuguesa que actualmente joga na WNBA pelos LosAngelesSparks. Em 1999, foi agraciada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com o grau de oficial da Ordem do Infante D. Henrique e em 13 de Outubro de 2005, pelo governo português com a Medalha de honra ao mérito desportivo.
  • 7. Historia Do Futebol A actividade mais antiga que se assemelha ao futebol moderno da qual se tem conhecimento data dos séculos III e II a. C. Estes dados são baseados em um manual de exercícios correspondentes à dinastia Han da antiga China. O jogo era chamado ts'uh Kúh (cuju), e consistia em lançar uma bola com os pés para uma pequena rede.  Também no Extremo Oriente, embora cerca de cinco ou seis séculos depois do cuju, existia uma variante japonesa chamada kemari, que tinha um carácter mais cerimonial, sendo o objectivo do jogo manter uma bola no ar passando-a entre os jogadores. O kemari até hoje é praticado no Japão, em eventos culturais. No Mediterrâneo destacaram-se duas formas de jogo: o harpastum, em Roma, e o epislcyros, na Grécia, sobre o qual se tem pouca informação. O primeiro era disputado por duas equipes em um terreno rectangular demarcado e dividido pela metade por uma linha. Os jogadores de cada equipe podiam passar uma pequena bola entre eles, e o objectivo do jogo era enviá-la ao campo contrário. Esta variante foi muito popular entre os anos 700 e 800, e, apesar de ter sido introduzida nas Ilhas Britânicas, sua ascensão até o futebol moderno é incerta.
  • 8. Nos finais da Idade Média e séculos posteriores desenvolveram-se nas Ilhas Britânicas e em zonas circunvizinhas distintos tipos de jogos de equipe, os quais eram conhecidos como códigos de futebol. Estes códigos foram se unificando com o passar do tempo, mas foi na segunda metade do século XVII que ocorreram as primeiras grandes unificações do futebol, que deram origem ao rugby, ao futebol americano, ao futebol australiano etc. e ao desporto que hoje é conhecido em grande parte do mundo como futebol. Os primeiros códigos britânicos se caracterizavam por terem poucas regras e por sua extrema violência. Um dos mais populares foi o futebol escolar. Por esta razão o futebol escolar foi proibido na Inglaterra por um decreto do Rei Eduardo III, que alegou ser um desporto não -cristão, e a proibição perdurou por 500 anos. O futebol escolar não foi a única forma de jogo da época; de facto existiram outras formas mais organizadas, menos violentas e inclusive que se desenvolveram fora das Ilhas Britânicas. Um dos jogos mais conhecidos foi o calcio fiorentino, originário da cidade de Florênça, na Itália, no período da renascença, no século XVI. Este desporto influenciou em vários aspectos o futebol actual, não somente por suas regras, mas também pelo ambiente de festa em que se jogavam estas partidas. 
  • 9. Futebol Feminino O futebol feminino tem apresentado um crescimento lento actualmente, principalmente devido a obstáculos sociais e culturais que não permitem o ingresso pleno da mulher ao desporto. O primeiro jogo feminino sob as regras de futebol do qual se tem registos ocorreu em 1892, na cidade escocesa de Glasgow.  No final de 1921 o futebol feminino foi proibido na Inglaterra, acção não seguida por outros países do mundo. Em 1969 o futebol feminino voltou a ser realizado na Inglaterra, motivo pelo qual começou a se expandir fora do seu território. A primeira partida internacional de selecções de futebol feminino ocorreu em 1972, casualmente 100 anos depois do primeiro encontro masculino, onde a Inglaterra venceu a Escócia por 3 a 2. Os primeiros torneios mundiais começaram a ser disputados nos anos 1990: a Copa do Mundo de Futebol Feminino a partir de 1991 e como desporto olímpico desde 1996. Segundo uma pesquisa realizada pela FIFA, existem cerca de 26 milhões de jogadoras no mundo. Em média, para cada 10 futebolistas (de ambos sexos) existe uma jogadora no mundo.
  • 11. Historia/Definição Dos Jogos Olimpicos Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, com desportos de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam em várias competições. Actualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se vão alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d. C. No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comité Olímpico Internacional (COI) em 1894. O COI tornou-se o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as acções são definidas pela Carta Olímpica. A evolução do Movimento Olímpico, durante o século XX obrigou o COI a adaptar os Jogos para o mundo da mudança das circunstâncias sociais. Alguns destes ajustes incluíram a criação dos Jogos de Inverno para desportos do gelo e da neve, os Jogos Para-olímpicos de atletas com deficiência física, e os Jogos Olímpicos da Juventude para atletas adolescentes.
  • 12. O COI também teve de acumular os Jogos para as diferentes variáveis económicas, políticas e realidades tecnológicas do século XX. Como resultado, os Jogos Olímpicos se afastaram do amadorismo puro, como imaginado por Coubertin, para permitir a participação de atletas profissionais. A crescente importância dos meios de comunicação gerou a questão do patrocínio corporativo e a comercialização dos Jogos. O Movimento Olímpico é actualmente composto por federações desportivas internacionais, comités olímpicos nacionais (CONs) e comissões organizadoras de cada especificidade dos Jogos Olímpicos. Como o órgão de decisão, o COI é responsável por escolher a cidade anfitriã para cada edição. A cidade anfitriã é responsável pela organização e financiamento à celebração dos Jogos coerentes com a Carta Olímpica. O programa olímpico, que consiste no desporto que será disputado em cada Jogos Olímpicos, também é determinado pelo COI. A celebração dos Jogos abrange muitos rituais e símbolos, como a tocha e a bandeira olímpica, bem como as cerimónias de abertura e encerramento. Existem mais de 13 000 atletas que competem nos Jogos Olímpicos de Inverno e em 33 diferentes modalidades desportivas com cerca de 400 eventos. Os finalistas do primeiro, segundo e terceiro lugar de cada evento recebem medalhas olímpicas de ouro, prata ou bronze, respectivamente.
  • 13. Nadia Elena Comăneci Na parte dos Jogos Olímpicos também se destacaram-se a participação feminina, sendo que a atleta Nadia Elena Comăneci é uma ex-ginasta romena, que disputou a modalidade artística e é ainda hoje tida como um ídolo mundial esportivo. Uma das primeiras alunas do treinador Béla Károlyi, enquanto atleta, conquistou nove medalhas olímpicas, cinco delas de ouro, foi a primeira ginasta a receber uma nota dez num evento olímpico de ginástica artística, arquiva quatro medalhas mundiais e doze medalhas europeias. Ao lado da russa Svetlana Khorkina, Nadia é detentora do tricampeonato do individual geral continental, além de bicampeã olímpica na trave de equilíbrio. Em campeonatos nacionais, é ainda penta-campeã do concurso geral.
  • 14. Fim Trabalho Realizado Por: Daniel Marques nº2 Gil Pedrosa nº5 Rúben Cardoso nº16 9ºD