Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Ponto 6 tipologia textual

11.074 Aufrufe

Veröffentlicht am

  • São excelentes os conteúdos expostos. Sensacional, tirou inúmeras dúvidas.
       Antworten 
    Sind Sie sicher, dass Sie …  Ja  Nein
    Ihre Nachricht erscheint hier

Ponto 6 tipologia textual

  1. 1. Tipologia textual Profa. Eunice
  2. 2. Tipologia, categoriaou modalidade textual 2
  3. 3. Tipos textuaisDesignam uma sequência definida pela  natureza linguísticade sua composição.São observados aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais,relações lógicas.Os textos, independentemente do gênero a que pertencem,se constituem de sequências com determinadascaracterísticas linguísticas, como classe gramaticalpredominante, estrutura sintática, predomínio dedeterminados tempos e modos verbais, relações lógicas.Assim, dependendo dessas características, temos osdiferentes tipos textuais.Narração, Descrição,Argumentação, Injunção e Exposição.
  4. 4. Tipologia é a forma como um texto se apresenta. As principais tipologias existentes são: descritivo, narrativo, dissertativo, expositivo e injuntivo. 4
  5. 5. Esquema da tipologia Intenção comunicativa: Todo texto tem convencer com base uma intenção em razões comunicativa. TEXTO Texto=coer./inc.inc Pessoa= contraditória Injuntivo premissa/tese argumentos conclusão Expositivo IC: apresentar umIC: contar uma assunto, coisa, lugarhistória/estória ou pessoa de forma detalhada IC: explanar sobre um Num texto narrativo tema que, na maioria Não há encontra-se a das vezes é polêmico. descrição Transmitir um sem a descrição! narração! conhecimento; analisar, discutir, defender e propor solução.
  6. 6. NarrativoTipo textual em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. A narração envolve:- Foco narrativo (1º e 3º pessoa);- Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante);- Narrador (narrador- personagem, narrador-observador).- Tempo (cronológico e psicológico);- Espaço. Ex.: Numa tarde de primavera, a moça caminhava a passos largos em direção ao convento. Lá estariam a sua espera o irmão e a tia Dalva, a quem muito estimava. O problema era seu atraso e o medo de não mais ser esperada...
  7. 7. DescritivoTipo de texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, por sua função caracterizadora. Ex.: Seu rosto era claro e estava iluminado pelos belos olhos azuis e contentes. Aquele sorriso aberto recepcionava com simpatia a qualquer saudação, ainda que as bochechas corassem ao menor elogio. Assim era aquele rostinho de menina-moça da adorável Dorinha. 7
  8. 8. Como se descreveDe acordo com os objetivos de quem escreve, adescrição pode privilegiar diferentes aspectos: • pormenorização – corresponde a umapersistência na caracterização de detalhes; • dinamização – é a captação dosmovimentos de objetivos e seres; • impressão – são os filtros da subjetividade,da atividade psicológica, interpretando oselementos observados.
  9. 9. A descrição éfundamentalmenteespacial. Eventualmentepode aparecer um índicetemporal, porém suafunção é meramentecircunstancial, serveapenas para precisar oregistro descritivo, comonuma fotografia.
  10. 10. DissertativoEstilo de texto com posicionamentos pessoais e exposição de ideias. Tem por base a argumentação, apresentada de forma lógica ecoerente, a fim de defender um ponto de vista.Ex.: Tem havido muitos debates em torno daineficiência do sistema educacional do Brasil.Ainda não se definiu, entretanto, uma açãonacional de reestrutura do processo educativo,desde a base ao ensino superior.
  11. 11. FAEX - Curso de ADM/CC - 2011
  12. 12. Nas aulas de produção A linguagem de um texto de textos,dissertativo, geralmente pede tradicionalmente a o tempo presente e o modo escola tem trabalhado indicativo. com esse tipo de texto. A variedade linguística Alguns exames de empregada é a padrão. seleção como os A linguagem é vestibulares e os predominantemente a chamados vestibulinhos impessoal – 3ª. pessoa. para escolas técnicas e Esse tipo de texto revela para escolas do ensino maior preocupação com a médio, também exigem precisão das informações. a produção de um texto dissertativo.
  13. 13. ConclusãoArgumentativo (dissertativo): linguagem formal; impessoal e precisa; usa-se a 3ª. pessoa.Narrativo: conta; linguagem que explora as emoções do leitor; pode ser em 1ª. ou 3ª. pessoa.Descritivo: apresenta um assunto, coisa ou pessoa; é impessoal; linguagem formal e precisa; usa-se 3ª. pessoa; tempo verbal predominante – pretérito imperfeito (ava); aspecto durativo; continuidade.

×