Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Palestra 01 contexto histórico do século xix na europa

6.182 Aufrufe

Veröffentlicht am

Veröffentlicht in: Technologie
  • Als Erste(r) kommentieren

Palestra 01 contexto histórico do século xix na europa

  1. 1. 1CONTEXTO HISTORICO DO SÉCULO XIX NA EUROPARESUMO POR JOSE FERREIRA DE ALMEIDAESDE 2012-PRIMEIRA AULANO SÉCULO XIX FOMOS AGRACIADOS COM O ADVENTO DO ESPIRITISMO MATERIALIZADO NO MUNDOFISICO PELO PROFESSOR HIPPOLYTE LEON DENIZARD RIVAIL-PSEUDONIMO DE ALLAN KARDEC.-GRANDES INICIADOS;-MOVIMENTOS DO SÉCULO;-DERROCADA DO ABASOLUTISMO;-EXTENSÃO DO SISTEMA COLONIAL (ECONOMIA LIBERAL);-ESPIRITOS REFORMADORES-ILUMINISTAS;SEGUNDO EMANUAEL: ESSAS IDEIAS CONSTITUE A BASE DE COMBATE DOS “ERROS DA SOCIEDADEPOLITICA, FAZENDO SOÇOBRAR (AFAUNDAR) OS PRINCIPIOS DO DIREITO DIVINO, EM NOME DO QUAL SECOMETIAM TODAS AS BARBARIDADES”.ILUMINISTAS:-VOLTAIRE (1694-1778);-MONTESQUIEU (1689-1755);-ROUSSEAU (1712-1778);-D’LAMBERT (1717-1784);
  2. 2. 2-DIDEROT (1713-1784);QUESNAY (1694-1774);-EUA→PROCLAMAÇÃAO DA INDEPENDENCIA EM 1776 E CRIAÇÃOA DO CODIGO DA FILADELFIA;-FRANÇA→REVOLUÇÃO FRANCESA 1789 COM DEPOSIÇÃO DO REI LUIZ XV;SUCESSIVOS PROGRESSOS DO SABER HUMANOMARCO:SECULO XIX SECULO DA RAZÃO;SECULO DAS LUZES;
  3. 3. 3CONTEXTO HISTÓRICO EUROPEU DO SÉCULO XIXA REVOLUÇÃO FRANCESA E SUAS CONSEQUENCIAS:*O CLERO→ PRIMEIRO ESTADO – 2% DA POPULÇÃO;-ISENTO DE IMPOSTOS;*A NOBREZA SEGUNDO ESTADO-2,5% DA PUPULAÇÃO;-ISENTO DE IMPOSTOS E OCUPAVA OS CARGOS PUBLICOS;*95% DA POPULÇÃO-TERCEIRO ESTADO: FABRICANTES, BNAQUEIROS. COMERCIANTES. MEDICOS,ADVOGADOS...;14 DE JULHO DE 1789→REVOLUÇÃO FRANCESA-BENEFICIOS DA REVOLUÇÃO FRANCESA;-DECLARAÇÃOA DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO;SEGUNDO EMANUEL: NAQUELES ANOS DE TERROR A “FRANÇA ATRAIA PARA SE AS MAIS DOLOROSASPROVAÇÃOES COLETIVAS NESSA TORRENTE DE DEATINOS.
  4. 4. 4COM A INFLUENCIA INGLESA, ORGANIZA-SE A PRIMEIRA COLIGAÇÃO EUROPEIA CONTRA O NOBRE PAIS(FRANÇA). TAMBÉM NO MUNDO ESPIRITUAL REUNIAM-SE OS GENIOS DA LATINIDADE, SOB A BENÇÃO DEJESUS, IMPLORANDO SUA PROTEÇÃO E MISERICORDIA PARA A GRANDE NAÇÃO TRANSVIADA. AQUELAQUE A CORAJOSA E SINGELA FILHA DE DOMREMY (JOANA D’ARC) VOLTA AO AMBIENTE DA ANTIAGAPATRIA, À FRENTE DE GRANDES EXERCITOS DE ESPIRITOS CONSOLADORES CONFORTAANDO AS ALMASAFLITAS E ACLAMANDO NOVOS CAMINHOS. NUMEROSAS CARAVANAS DE SERES FLAGELADOS, FORAA DOCARCERE MATERIAL, SÃO POR ELA CONDUZIDOS ÀS PLAGAS DA AMERICA PARA AS REENCARNAÇÕESREGENERADORAS DE PAZ E LIBERDADE.ERA NAPOLEONICA – 1799 A 1815GRANDE CHEFE MILITAR;-ADMINISTRADOR TALENTOSO;-PROMULGA NOVA CONSTITUIÇÃO;-REESTRUTURA O APARELHO BUROCRATICO;-CRIA O ENSINO PUBLICO;-DECLARA O ESTADO LEIGO;-PROMULGA O CODIGO NAPOLEONICO;-ADOTA O PRIMEIRO CODIGO COMERCIAL;*VER O TEXTO DE EMANUEL NA PAGINA 16-PRIMEIRO LIVRO DO ESDE.APÓS NAPOLEÃO-NOVA FRANÇA;
  5. 5. 5-IGUALDADE DOS CIDADÃOS PERANTE A ALEI;-LIBERDADE DE CULTO;-LIMITAÇÃO DO PODER RELIGIOSO DA IGREAJA DE ROMA;*TODO ESSE MOVIMENTO CULMINA COM O ADVENTO DA DEMOCRACIA.1.2 REVOLUÇÃO INSUSTRIALTAMBÉM NO SECULO XVIII A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL TROUXE IMPORTANTES TRANSFORMAÇÕES QUEPRESENCIAMOS NOS DIAS ATUAIS:-MAQUINAS, EQUIPAMENTOS;-COMERCIO, ECONOMIA (GLOBALIZAÇÃO);-PROPRIEDADES RURAIS;-DESENVOLVIMENTO DAS COMUNICAÇÕAES;-ENERGIA ELETRICA/ELETRONICA;-AMPLIOU OS MEIOS DE TRANSPORTES MARITIMO/AEREO;-FAVORECEU AS PESQUISAS MEDICO CIENTIFICAS RESULTANDO NO AUMENTO DAS FAIZAS DE SOBREVIDAHUMAN;PONTOS NEGATIVOS:-EXPLORAÇÃO DO TRABALHO E DEFICIENTE CONDIÇOES DE SEGURANÇA E HIGIENE NO AMBIENTE DETRABALHO;-OS IDEIAIS DA REVOLUÇÃO FRANCESA E OS PRINCIPIOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SE ESPALHOURAPIDAMENTE PARA TODOS OS POVOS; TORNANDO A EUROPA DO SECULO XIX UM CALDEIRÃO EMCONSTANTE EVOLUÇÃO.1.3 MANIFESTAÇÕES ARTISTICAS E CULTURAIS DO SECULOXIXAS ATIVIDADES ARTISTICAS E CULTURAIS SÃO PREDOMINANTEMENTE ROMANTICAS ASSOCIADAS AOSIDEIAIS DE LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE INSPIRADOS NO COTIDIANO DA VIDA COMUM: OSACRIFICIO DA POPULAÇÃO, O SANGUE DERRAMADO NAS BATALHAS E ATE AS DIFICULDADESENCONTRADA NAS DISPUTAS AMOROSAS.
  6. 6. 6-GOETHE (1749-1832): EM SUA IMPORTANTE OBRA ENALTECE A LIBERDADE INDIVIDUAL;VITOR HUGO: SUA OBRA É MARCADA PELAS IDEIAS SOCIAIS QUE DIFUNDE;BEETOVEN (1770-1827): HOMENAGEIA NAPOLEAO BONAPARTE EM SUA NONA SINFONIA;O IDEALISMO ROMANTICO CONTRAPOEM-SE O REALISMO QUE BUSCA O RESPEITO PELOS FATOSMATERIAIS, ESTUDA O HOMEM ÁÀ LUZ DA SOCIOLOGIA.
  7. 7. 7É DESENCADEADO O MOVIMENTO IMPRESSIONISMO ONDE OS PINTORES RETRATAM NA TELA A VIDACOTIDIANA.-EDUARD MANET (1832-1926);-CLAUDE MONET(1840-1926);-RENOIR (1841-1920(;CÉZANNE (1839-1906);DEGAS (1834-1917)
  8. 8. 81.4 MANIFESTAÇÕES FILOSOFICAS E POLITICASPARA EMANUEL A FILOSOFIA NÃO ESCAPOU A ESSAS RENOVAÇÕESJUNTANDO-SE AS CIENCIENCIAS FISICAS NÃO AGUENTARAM AS CIENCIAS DA ALMA. A IGREJA ENTRA EMDECADENCIA POR NÃO SUSTENTAR EXCOERENTES COM MA NOVA FILOSOFIA NASCENTE.
  9. 9. 9O POSITIVISMO DE AUGUSTO COMTEA HUAAMANIDADE ULTRAPASSPU O ESTADO TEOLOGICO E ENTRA NO ESTADO POSITIVO CARATERIZADOPELO SUCESSO DOS CONHECIMENTOS POSITIVOS: A RAZÃO CIENTIFICA.OBRA DE RENAN: O FUTURO DA CIENCIA.ANARQUISMOUM CONJUNTO DE DOUTRINAS QUE REZA A SOCIEDADE SEM NENHUMA FORMA DE AUTORIDADE.O ANARQUISMO SURGE COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A REVOLUÇÃO FRANCESA↓MARXISMO↓DECADÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA↓
  10. 10. 10CIÊNCIAS-DESCOBERTA DO PLANETA NETUNO POR LEVERRIER;-MICROBIOLOGIA POR LOUIS PASTEUR;-TEORIA DA EVOLUÇÃO POR CHARLES DARWIM;-MAQUINA A VAPOR;-DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA;ASCENSÃO DA BURGUESIA;-*ASSINALAMOS UMA IMPORTANTE E DIFERENTEREVOLUÇÃO QUE MARCOU DE FORMA EXTRAORDINARIAESTE PERIODO: A REVOLUÇÃO MORAL TRAZIDA PELOESPIRISTIMO NASCENTE.
  11. 11. 11

×