3. É um problema mundial que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de uma forma silenciosa. Trata-se de um problema que ataca ambos os sexos e não costuma obedecer a nenhum nível social, económico, religioso ou cultural específico. Designa-se por “violência doméstica” todo o tipo de agressões que existem no seio de uma relação familiar.
4.
5. Envolve agressão directa, contra a vitima ou destruição de objectos e pertences do mesmo; Envolve agressão verbal, ameaças, gestos e postura agressivas; Violência verbal é a expressão que designa o fenómeno de comportamento deliberadamente transgressor e agressivo.
6.
7. O ciúmes também é uma causa muito frequente, normalmente o agressor observa o seu companheiro conversando com uma pessoa do sexo contrário e sente-se ameaçado e agride o companheiro. Existem ainda muitas outras causas, cada encara a um problema da sua forma. Nesses casos o agressor pode ter um comportamento absolutamente normal enquanto não embriagado, o que dificulta a decisão em denunciá-lo. Muitos casos de violência doméstica encontram-se associados ao consumo de álcool, pois a bebida torna o agressor mais agressivo.
8.
9. Os motivos da violência doméstica não são necessariamente maltratar a vitima, mas, geralmente manter o poder e controle sobre ela.
10.
11. As consequências do abuso sexual do ponta de vista físico , da saúde são muito serias, principalmente as doenças sexualmente transmissíveis e nos casos em que a vitima sofre lesões graves causadas pelo abusador. As consequências psicológicas do abuso sexual , vão influenciar a vida sexual da vítima quando adulta, caso esta não se submeta a uma terapia.