Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
COMPETÊNCIA II – O
TEXTO DISSERTATIVO E
A ADEQUAÇÃO AO TEMA.
Redação no ENEM
Competência II
 Texto dissertativo-argumentativo: apresenta a
defesa de um ponto de vista.
 Tema: Núcleo das ideia sobre...
Recomendações
 Leia com atenção a proposta e os textos
motivadores.
 Evite prender-se aos textos motivadores. Não limite...
Recomendações
 Desenvolva o tema de forma consistente para que
o leitor ou leitora acompanhe o raciocínio.
Mantenha uma p...
Tema: fuga total ou parcial
 Tangenciar o tema: abordagem parcial ou
superficial. Limita-se a uma abordagem mais
ampla a ...
Tema: fuga total ou parcial
 Fuga total ao tema: redação que não aborda
sequer o assunto mais amplo do tema e não
relacio...
Tipo textual não atendido
 Texto fora do padrão solicitado: dissertativo-
argumentativo.
 Sem indícios de caráter disser...
Níveis de desempenho
 200 pontos: Desenvolve o tema por meio de
argumentação consistente, a partir de um repertório
socio...
Níveis de desempenho
 80 pontos: Desenvolve o tema recorrendo à cópia
de trechos dos textos motivadores ou apresenta
domí...
Análise de temas
 Alguns temas de provas anteriores.
 ENEM 2011: VIVER EM REDE NO SÉCULO
XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO...
Proposta de redação
 Sugestão retirada do site: http://www.infoenem.com.br/20-
possiveis-temas-da-redacao-do-enem-2014/
O...
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

COMPETÊNCIA 2 - REDAÇÃO NO ENEM

Avaliação da competência 2 na redação do ENEM: a estrutura do texto dissertativo, adequação e desenvolvimento do tema, recomendações e níveis de avaliação.

  • Als Erste(r) kommentieren

COMPETÊNCIA 2 - REDAÇÃO NO ENEM

  1. 1. COMPETÊNCIA II – O TEXTO DISSERTATIVO E A ADEQUAÇÃO AO TEMA. Redação no ENEM
  2. 2. Competência II  Texto dissertativo-argumentativo: apresenta a defesa de um ponto de vista.  Tema: Núcleo das ideia sobre as quais a tese se organiza. Delimitação do assunto. Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.
  3. 3. Recomendações  Leia com atenção a proposta e os textos motivadores.  Evite prender-se aos textos motivadores. Não limite sua criatividade.  Não copie trechos dos textos motivadores.  Reflita sobre o tema para saber como abordá-lo e qual o seu ponto de vista sobre ele.  Reúna as ideias que lhe ocorrerem e procure organizá-las em uma estrutura coerente no texto.  Tópico frasal em cada parágrafo (oração que introduz a ideia principal do parágrafo).
  4. 4. Recomendações  Desenvolva o tema de forma consistente para que o leitor ou leitora acompanhe o raciocínio. Mantenha uma progressão textual.  Examine introdução e conclusão para verificar coerência entre o início e o fim do texto.  Demonstre conhecimento e atualização sobre o assunto.  Evite reflexões previsíveis e pouca originalidade.  Mantenha-se nos limites do tema, cuidado para não se afastar do foco.
  5. 5. Tema: fuga total ou parcial  Tangenciar o tema: abordagem parcial ou superficial. Limita-se a uma abordagem mais ampla a que o tema é vinculado. Abordar o movimento imigratório para o Brasil de forma geral, mas não no século XXI. Estrutura a redação sobre o tema da imigração e a presença do estrangeiro, mas não relaciona o assunto com o fenômeno no Brasil. Exemplo: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI (ENEM 2012)
  6. 6. Tema: fuga total ou parcial  Fuga total ao tema: redação que não aborda sequer o assunto mais amplo do tema e não relaciona o texto ao eixo proposto. Êxodo rural e urbano, deslocamento de brasileiros entre as regiões do país ou emigração (saída de brasileiros para o exterior). Corrupção, segurança pública, meio ambiente, violência ou outros assuntos, sem relacioná-los com o fenômeno da imigração no país no século XXI. Exemplo: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI (ENEM 2012)
  7. 7. Tipo textual não atendido  Texto fora do padrão solicitado: dissertativo- argumentativo.  Sem indícios de caráter dissertativo (análises, exemplos) ou argumentativo (defesa ou refutação de ideias e posições sobre o tema).  Texto dissertativo-argumentativo: organizado em defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto, utilizando explicações e argumentos para justificar a opinião, nos padrões dissertativos (texto impessoal, escrito em 3ª pessoa).
  8. 8. Níveis de desempenho  200 pontos: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.  160 pontos: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.  120 pontos: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
  9. 9. Níveis de desempenho  80 pontos: Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo- argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.  40 pontos: Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.  0 ponto: Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa. Importante: nota ZERO à redação que não atender à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, ainda que tenha tido bom desempenho nas outras competências.
  10. 10. Análise de temas  Alguns temas de provas anteriores.  ENEM 2011: VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO  ENEM 2010: O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA  ENEM 2007: O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA
  11. 11. Proposta de redação  Sugestão retirada do site: http://www.infoenem.com.br/20- possiveis-temas-da-redacao-do-enem-2014/ Os limites do Humor Segundo Chico Anysio, um dos maiores humoristas brasileiros de todos os tempos, o humor deve visar á critica, não à graça. Mas após várias polêmicas envolvendo humoristas e personalidades, cabe a pergunta: Qual o limite entre liberdade de expressão ou preconceito?

×