Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Formulario 3C

1.080 Aufrufe

Veröffentlicht am

Apresentação de uma ferramenta de resolução de problemas - o Formulário 3C. Comunicação apresentada no evento FORAVE realizado a 05 de Março de 2015.

Veröffentlicht in: Business

Formulario 3C

  1. 1. www.cltservices.net A MELHORIA CONTÍNUA NA PRÁTICA Resolver problemas de forma estruturada Evento FORAVE, 2015 III 05
  2. 2. www.cltservices.net Filosofia Lean e Melhoria Contínua A melhoria contínua implica a permanente resolução de problemas/desafios.
  3. 3. www.cltservices.net Filosofia Lean e Melhoria Contínua Não estamos a ser Lean! Mas, às vezes, ao tentar resolver problemas, geramos ainda mais desperdício…
  4. 4. www.cltservices.net Filosofia Lean e Melhoria Contínua Comunicação: todos falam e ninguém se ouve/entende. Trabalhamos no abstracto e não no concreto (ideias e conceitos em vez de factos). Utilização limitada de recursos: pessoas, ideias, pensamento, informação, ferramentas Lean,…
  5. 5. www.cltservices.net Filosofia Lean e Melhoria Contínua Então, e agora, como fazer?
  6. 6. www.cltservices.net Filosofia Lean e Melhoria Contínua Ou estruturamos a forma como resolvemos os problemas! Desistimos de resolver problemas, para evitar ainda mais desperdício…
  7. 7. www.cltservices.net 4. Integração de várias ferramentas Lean A melhoria contínua na prática. 3. Trabalhar no concreto Passar de conceitos a comportamentos observáveis, decidir com base em factos. 2. Melhorar a comunicação Organizar ideias, escrever, ordenar prioridades. 1. Organização do pensamento Fazer uso do mais importante dos recursos: o cérebro. RESOLVERPROBLEMASDE FORMAESTRUTURADA
  8. 8. www.cltservices.net FORMULÁRIO 3C Para colocar em prática a resolução de problemas de forma estruturada, pode recorrer-se a uma ferramenta Lean: o Formulário 3C
  9. 9. www.cltservices.net Formulário 3C E precisa, também, das pessoas envolvidas e de rigor no uso da ferramenta! Tudo o que precisa é uma folha de papel A3 e uma caneta!
  10. 10. www.cltservices.net Vamos conhecer o Formulário 3C!
  11. 11. www.cltservices.net Tema Equipa Data Explicação do Caso (problema ou oportunidade) 1 Causas 2 Contra-medidas 3 Planeamento e comprometimento 4 FORMULÁRIO 3C(Case, Causes and Countermeasures) Responda proactivamente aos problemas, aproveite as oportunidades que a crise esconde
  12. 12. www.cltservices.net Explicação do Caso (problema ou oportunidade) 1 Um problema é um desvio entre a situação actual e a pretendida Medição (meça tudo.) Exemplo de ferramenta Lean a aplicar nesta fase: Formulário 5W2H (tratar o Why na fase 2 - Causas) Vá ao Genba e veja por si, fale com as pessoas, recolha dados. Este formulário destina-se à resolução de problemas. Caracterize o problema (esqueça, por agora, as soluções) Como recolher dados? Registo fotográfico e/ou áudio Entrevistas com as pessoas envolvidas Quantificação de defeitos, falhas e avarias
  13. 13. www.cltservices.net Formulário 5W2H W – What – O quê – O que acontece? W – When – Quando – Quando acontece? W – Where – Onde – Onde acontece? W – Who – Quem – Com quem acontece? W – Why – Porquê – Por que motivos acontece? (Tratar no ponto 2 – Causas) How – Como – Como acontece? How much – Quanto custa – Dinheiro, tempo, recursos, desperdícios, ideias, …?
  14. 14. www.cltservices.net Causas 2 Quantifique, analise os dados com atenção pois eles expõem muita informação do problema e mostram-lhe as soluções. Exemplo de Ferramenta Lean a aplicar nesta fase: 5 Porquês (pergunte cinco vezes “porquê?”) Envolva todas as pessoas-chave nesta fase. Oriente a sua atenção para as causas dos problemas e não para os seus efeitos. Conhecendo as causas-raiz pode eliminar de vez os problemas.
  15. 15. www.cltservices.net Contra-medidas 3 Limitações humanas (tempo e know-how) Envolva todas as pessoas, ouça e dê oportunidade de participar. Deixe que assumam a “propriedade” dos seus locais de trabalho. Pense nas várias ferramentas Lean. Considerar: Limitações tecnológicas Limitações financeiras Em função das causas-raíz, identificar possíveis contra-medidas.
  16. 16. www.cltservices.net Planeamento e comprometimento 4 Formulário 3W (who, what and when) Não planear é planear para falhar! O que faz? Até quando faz? Quais as datas importantes (milestones )? Que benefícios e que retorno? No final, fazer o registo das lições aprendidas. Quem aprova? Quanto custa? Quem verifica? Não esqueça: Quem faz?
  17. 17. www.cltservices.net Tema Equipa Data dd.mm.aa Explicação do Caso (problema ou oportunidade) 1 Causas 2 Um problema é um desvio entre a situação actual e a pretendida Contra-medidas 3 Planeamento e comprometimento 4 Formulário 3W (who, what and when) Não planear é planear para falhar! O que faz? Até quando faz? Quais as datas importantes (milestones )? Que benefícios e que retorno? No final, fazer o registo das lições aprendidas. Quem aprova? Quanto custa? Quem verifica? Não esqueça: Limitações humanas (tempo e know-how) Envolva todas as pessoas, ouça e dê oportunidade de participar. Deixe que assumam a “propriedade” dos seus locais de trabalho. Pense nas várias ferramentas Lean. Quantifique, analise os dados com atenção pois eles expõem muita informação do problema e mostram-lhe as soluções. Considerar: Limitações tecnológicas Limitações financeiras Em função das causas-raíz, identificar possíveis contra-medidas. Quem faz? Exemplo de Ferramenta Lean a aplicar nesta fase: 5 Porquês (pergunte cinco vezes “porquê?”) Envolva todas as pessoas-chave nesta fase.Medição (meça tudo.) Exemplo de ferramenta Lean a aplicar nesta fase: Formulário 5W2H (tratar o Why na fase 2 - Causas) Vá ao Genba e veja por si, fale com as pessoas, recolha dados. Oriente a sua atenção para as causas dos problemas e não para os seus efeitos. Conhecendo as causas-raiz pode eliminar de vez os problemas.Este formulário destina-se à resolução de problemas. Caracterize o problema (esqueça, por agora, as soluções) FORMULÁRIO 3C(Case, Causes and Countermeasures) Responda proactivamente aos problemas, aproveite as oportunidades que a crise esconde Problema ou oportunidade de melhoria Elementos de uma determinada área funcional Como recolher dados? Registo fotográfico e/ou áudio Entrevistas com as pessoas envolvidas Quantificação de defeitos, falhas e avarias
  18. 18. www.cltservices.net Formulário 3C TODOS! De âmbito profissional ou pessoal, de forma individual ou em equipa! E que tipo de problemas podemos resolver com esta ferramenta?
  19. 19. www.cltservices.net 1. TRABALHAR EM PAPEL E A LÁPIS Utilização mais dinâmica da ferramenta. 2. SER RIGOROSO Respeitar a sequência de fases. 3. TRABALHAR COM DADOS Análises e decisões baseadas em factos. 4. DEFINIR DATAS E RESPONSÁVEIS Nome e data (dd.mm.aaaa) 5. CUMPRIR LIMITES DE TEMPO Usar o tempo de forma Lean! RECOMENDAÇÕES
  20. 20. www.cltservices.net Muito importante: pôr em prática!
  21. 21. www.cltservices.net OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO! Contactos: CLT Services – Departamento de ID&I Email: research@cltservices.net Telefone: 936 000 075 www.cltservices.net

×