SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 86
Física 2 Exercícios - Óptica Exercícios Complementares
1 Dois raios de luz, que se propagam num meio homogêneo e transparente, se interceptam num certo ponto. A partir deste ponto, pode-se afirmar que: a)  Mudam a direção de propagação.  b)Continuam se propagando na mesma direção e sentido que antes. c)  Os raios luminosos se cancelam. d)  Se propagam em trajetórias curvas. e)  Retornam em sentido opostos.
Resposta  1 a)  Mudam a direção de propagação.  b)Continuam se propagando na mesma direção e sentido que antes. c)  Os raios luminosos se cancelam. d)  Se propagam em trajetórias curvas. e)  Retornam em sentido opostos.
 2 Em 3 de novembro de 1994, no período da manhã , foi observado, numa faixa ao sul do Brasil,o último eclipse solar total do século XX. Supondo retilínea a trajetória da luz, um eclipse pode ser explicado pela participação de três corpos alinhados:  Um anteparo, uma fonte e um obstáculo. a)Quais são os três corpos do Sistema Solar envolvidos nesse eclipse ?   b) desses três corpos, qual deles faz o papel: De anteparo? De fonte?  De obstáculo?
Resposta  2 a) Quais são os três corpos do Sistema Solar envolvidos nesse eclipse ? Sol, Terra e Lua
Resposta  2 b) desses três corpos, qual deles faz o papel: De anteparo? De fonte?  De obstáculo? Terra = anteparo Sol = fonte Lua = obstáculo
3 Quando o Sol está a pino, uma menina coloca um lápis de 7,0x10-3 m de diâmetro paralelamente ao solo, e observa a sombra por ele formada pela luz do sol. Ela nota que a sombra do lápis é bem nítida quando ele está próximo ao solo, mas à medida que vai levantando o lápis a sombra perde a nitidez até desaparecer, restando apenas à penumbra. Sabe-se que o diâmetro do sol é de 14 x 108m e a distância do Sol á Terra é de 15x1010m, pode-se afirmar que a sombra desaparece quando a altura do lápis em relação ao solo é de: a) 1,5m.      b) 1,4 m.      c) 0,75 m.    d) 0,30m.    e) 0,15m.
Resposta  3 Sol d Lápis Letra C
 4 Um objeto amarelo, quando observado em uma sala iluminada com luz monocromática azul será visto. Amarelo Azul Preto Violeta Vermelho  
Resposta  4 Amarelo Azul Preto Violeta Vermelho
 5 Uma câmara escura de orifício fornece a imagem de um prédio, o qual se apresenta com altura de 5cm. Aumentando-se de 100 a distância do prédio á câmara, a imagem se reduz para 4cm de altura. Qual é a distância entre e a câmara, na primeira posição? a) 100 m         b) 200 m        c) 300       d) 400       e) 500 m  
Resposta  5 Letra D
6 A figura a seguir mostra um objeto A colocado a 5m de um espelho plano, e um observador O, colocando a 7m deste mesmo espelho. Um raio de luz parte de A e atinge o observador O por reflexão no espelho percorrerá, neste trajeto de A para O   9 m 12 m 15 m 18 m 21 m
Resposta  6 Letra C
 7 (UFRJ) Um raio luminoso emitido por um lazer de  um ponto F incide em um ponto l de um espelho plano. O ponto F está a uma distância a da normal N. Uma mosca voa  num plano  paralelo ao espelho , a uma distância b/2 dele, como ilustra a figura.   Em um certo instante, a mosca é atingida pelo raio lazer  refletido  em l. Calcule , nesse instante, a distância da  mosca á normal N.
Resposta  7
8 Na figura a seguir, um observador está inicialmente na posição A, em frente a um espelho plano. Entre A e o espelho está situado o objeto O.   O observador em A vê a imagem virtual de O, localizada no ponto l. Onde estará a imagem de O, caso o observador se desloque até a posição B?  
8 a)  l4       b)  l3      c)  l2     d)  l1       e)  l  
Resposta  8 a)  l4       b)  l3      c)  l2     d)  l1       e)  l
 9 Um espelho esférico projetou sobre um  anteparo uma imagem real do mesmo tamanho que o objeto. Nessas condições, é correto  afirmar: a) O espelho é côncavo, o objeto está sobre o centro de curvatura, e a imagem é invertida. b) O espelho é côncavo, o objeto está entre o centro de curvatura e o foco, e a imagem é invertida.  
 9 c) O espelho côncavo, o objeto está sobre o foco e a imagem é direita d) O espelho é convexo, o objeto  está entre o centro de curvatura e o foco e a imagem é direita. e) O espelho é convexo, o objeto está sobre o centro de curvatura, e a imagem é invertida. .  
Resposta  9 a) O espelho é côncavo, o objeto está sobre o centro de curvatura, e a imagem é invertida. b) O espelho é côncavo, o objeto está entre o centro de curvatura e o foco, e a imagem é invertida. c) O espelho côncavo, o objeto está sobre o foco e a imagem é direita d) O espelho é convexo, o objeto  está entre o centro de curvatura e o foco e a imagem é direita. e) O espelho é convexo, o objeto está sobre o centro de curvatura, e a imagem é invertida.
10 (UFRN) Os espelhos retrovisores do lado direito dos veículos são, em geral, convexos (como os espelhos usados dentro de ônibus urbanos, ou mesmo em agências bancárias ou supermercados). O carro de Dona Beatriz tem um espelho retrovisor convexo cujo raio de curvatura mede 5 m. considere que esse carro está se movendo numa retilínea, com velocidade constante, e que, atrás dele vem um outro carro . No instante em que Dona Beatriz olha  por aquele retrovisor o carro de trás  está a 10 m de distância desse espelho.   
10 Seja D0 a distância do objeto ao espelho (que é uma grandeza positiva); Di a distância da imagem ao espelho (considerada positiva se a imagem for real  e negativa e se a imagem for virtual) e r o raio de curvatura do espelho ( considerado negativo, para espelhos convexos). A equação dos pontos conjugados é (1/D0) + (1/Di) = (2 /r), e o aumento  linear  transversal, m, é dado por m= ( Di /D0)  
10 a)  Calcule a que distância desse espelho retrovisor estará a imagem do carro que vem atrás.   b)  Especifique se tal imagem será real ou virtual. Justifique.   c)  Especifique se tal imagem será direita ou invertida. Justifique.    
10 d)   Especifique se tal imagem será maior ou menor que o objeto.Justifique.     e)   Do ponto de vista da Física, indique a razão pela qual a indústria automobilística opta por esse tipo de espelho.    
Resposta  10
Resposta  10 a) Calcule a que distância desse espelho retrovisor estará a imagem do carro que vem atrás. P’ = 2m
Resposta  10 b)  Especifique se tal imagem será real ou virtual. Justifique. Virtual
Resposta  10 c)  Especifique se tal imagem será direita ou invertida. Justifique. Direita
Resposta  10 d)   Especifique se tal imagem será maior ou menor que o objeto.Justifique. Menor
Resposta  10 e)   Do ponto de vista da Física, indique a razão pela qual a indústria automobilística opta por esse tipo de espelho. Aumentar o campo visual
11 Suponha que você é estagiário de uma estação de televisão e deve providenciar um espelho que amplie a imagem do rosto dos artistas para que eles próprios possam retocar a maquiagem. O toucador limita a aproximação do rosto do artista ao espelho a, no máximo, 15 cm. Dos espelhos a seguir, o único indicado para essa finalidade seria um espelho esférico. a) côncavo, de raio de curvatura 5,0 cm. b) convexo, de raio de curvatura 10 cm. c) convexo, de raio de curvatura 15 cm. d) convexo, de raio de curvatura 20 cm. e) côncavo, de raio de curvatura 40 cm.    
Resposta  11 a) côncavo, de raio de curvatura 5,0 cm. b) convexo, de raio de curvatura 10 cm. c) convexo, de raio de curvatura 15 cm. d) convexo, de raio de curvatura 20 cm. e) côncavo, de raio de curvatura 40 cm.
12 Um espelho esférico côncavo tem distância focal 3,0m. Um objeto de dimensões desprezíveis se encontra sobre o eixo principal do espelho, a 6,0m deste . O objeto desliza sobre o eixo principal, aproximando-se do espelho com velocidade constante de 1,0m/s. Após 2,0 segundos, sua imagem: a)  Terá se aproximado 6,0m do espelho. b)  Terá se afastado 6,0m do espelho. c)  Terá se aproximado 3,0m do espelho. d)  Terá se afastado3, 0m do espelho. e)  Terá se aproximado12, 0m do espelho.    
Resposta  12
13 (UERJ) Na entrada do circo existe um espelho convexo. Uma menina          de 1,0m de altura vê sua imagem refletida quando se encontra a 1,2m do vértice do espelho. A relação entre os tamanhos da menina e de sua imagem é igual a 4.Calcule a distância focal do espelho da entrada do circo.    
Resposta  13
14 (UFRJ) Um raio  luminoso que se propaga no ar “ n( ar) = 1”  incide obliquamente sobre um meio transparente de índice de refração n, fazendo  um ângulo de 60° com  a normal. Nessa situação, verifica-se que o raio  refletido é perpendicular ao raio refratado, como ilustra a figura.     Calcule o índice de refração n do meio.
Resposta  14
15 O índice de refração de um material é a razão entre: a) a densidade do ar e a densidade do material. b) a intensidade da luz no ar e a intensidade da luz no material. c) a freqüência da luz no vácuo e a freqüência da luz no material. d) a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no material. e) o comprimento de onda da luz no vácuo e o comprimento de onda da luz no material.    
Resposta  15 a) a densidade do ar e a densidade do material. b) a intensidade da luz no ar e a intensidade da luz no material. c) a freqüência da luz no vácuo e a freqüência da luz no material. d) a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no material. e) o comprimento de onda da luz no vácuo e o comprimento de onda da luz no material.
16 Suponhamos que não houvesse atmosfera na Terra. Nesse caso, é CORRETO afirmar que veríamos: a) o Sol nascer mais cedo no horizonte. b) o Sol se pôr mais cedo no horizonte. c) o nascer e o pôr- do- sol mais tarde. d) o nascer e o pôr- do-sol no mesmo horário como se houvesse atmosfera.   
Resposta  16 a) o Sol nascer mais cedo no horizonte. b) o Sol se pôr mais cedo no horizonte. c) o nascer e o pôr- do- sol mais tarde. d) o nascer e o pôr- do-sol no mesmo horário como se houvesse atmosfera. 
17  Na figura adiante, um raio de luz monocromático se propaga pelo meio A, de índice de refração 2,0.   Dados: sen 37° = 0,60;  sen               53° = 0,80 a) 0,5      b) 1,0       c) 1,2       d) 1,5    e) 2,0
Resposta  17
18 (UFRJ) Uma lâmina homogênea de faces paralelas é constituída de um material com índice de refração n2 = 1,5. De um lado da lâmina, há um meio homogêneo de índice de refração n1 = 2,0; do outro lado, há ar, cujo índice de refração n3 consideramos igual a 1,0. Um raio luminoso proveniente do primeiro meio incide sobre a lâmina com ângulo de incidência AA, como indica a figura.  
18 Calcule o valor de o a partir do qual o raio que atravessa a lâmina sobre reflexão total na interface com AA ar.  
Resposta  18
19 (UERJ) Um banhista deixa os óculos de mergulho caírem no fundo de uma piscina, na qual a profundidade da água é de 2,6m. O banhista, de fora d’água, vê os óculos segundo uma direção perpendicular ao fundo da piscina (nágua = 4/3). A  profundidade aparente em que os óculos se encontram,em metros, é:   a) 0,65                b) 1,30                c) 1,95                d) 2,60
Resposta  19
20 (UNIRIO) Um cão está diante de uma mesa, observando um peixinho dentro do aquário, conforme representado na figura. Ao mesmo tempo, o peixinho também observa o cão.    Em relação á parede P do aquário e ás distâncias reais, podemos afirmar que as imagens observadas por cada um dos animais obedece ás seguintes relações:
20 O cão observa o olho do peixe mais próximo da parede P, enquanto o peixinho observa o olho do cão mais distante do aquário. O observa o olho do peixinho mais distante da parede P, enquanto  o peixinho observa o olho do cão mais próximo do aquário. c)  O cão observa o olho do peixinho mais próximo da parede P, enquanto o peixinho observa o olho do cão mais próximo do aquário.
20 d)  O cão observa o olho do peixinho mais distante da parede P, enquanto o peixinho observa o olho  do cão também mais distante do aquário. e)  O cão e o peixinho observam o olho um do outro, em relação á parede P, em distâncias reais que eles ocupam na figura.
Resposta  20 O cão observa o olho do peixe mais próximo da parede P, enquanto o peixinho observa o olho do cão mais distante do aquário.
21 Considere as cinco posições de uma lente convergente, apresentadas na figura.
21 A única posição em que essa lente, se tiver a distância focal adequada, poderia formar a imagem real L do objeto 0, indicados na figura, é a identificada pelo número. A)  1.              B) 2 .               c)3 .              d)4.             e) 5.
Resposta  21 A única posição em que essa lente, se tiver a distância focal adequada, poderia formar a imagem real L do objeto 0, indicados na figura, é a identificada pelo número. A)  1.              B) 2 .               c)3 .              d)4.             e) 5.
Resposta  21 a)  1.              b)  2 .               c)  3 .              d)  4 .             e)  5 .
22 (UFRS) Na figura adiante, L representa uma lente esférica de vidro, imersa no ar, e a seta O um objeto real colocado diante da lente. Os segmentos de reta r1 e r2 representam dois dos infinitos raios de luz que atingem a lente, provenientes do objeto. Os pontos sobre o eixo ótico representam os focos F e F’  da lente.
22 Qual das alternativas indica um segmento de reta que representa a direção do raio r,após ser refratado na lente? a)  PA            B) PB            C) PC            D) PD             E)  PE
Resposta  22 a)  PA            B) PB            C) PC            D) PD             E)  PE
23 (UFPE) Um estudante utiliza uma lente biconvexa para projetar a imagem de uma vela, ampliada 5 vezes, numa parede. Se a vela foi colocada a 30cm da lente, determine a distância focal da lente, em cm.
Resposta  23
24 Um estudante observa que, com uma das duas lentes iguais de seus óculos, consegue projetar sobre o tampo da sua carteira a imagem de uma lâmpada fluorescente localizada acima da lente, no teto da sala. Sabe-se que a distância da lâmpada á lente é de 1,8m e desta ao tampo da carteira é de 0,36m. Qual a distância focal dessa lente? b) Qual o provável defeito de visão desse estudante? Justifique.
Resposta  24 Qual a distância focal dessa lente?
Resposta  24 b) Qual o provável defeito de visão desse estudante? Justifique. Hipermetropia ou presbiopia
25 Após examinar os olhos de Silvia e de Paula, o oftalmologista apresenta suas conclusões a respeito  da formação de imagens nos olhos de cada uma delas, na forma de diagramas esquemáticos, como mostrado nestas figuras:
25 Com base nas informações contidas nessas figuras, é CORRETO afirmar que: a)  Apenas Silvia precisa corrigir a visão e, para isso, deve usar lentes divergentes. b)  Ambas precisam corrigir a visão e, para isso, Silvia deve usar lentes convergentes Paula, lentes divergentes. c)   Apenas Paula precisa corrigir a visão e, para isso, deve usar lentes convergentes. d)  Ambas precisam corrigir a visão e, para isso, Silvia deve usar lentes divergentes e Paula, lentes convergentes.
Resposta  25 a)  Apenas Silvia precisa corrigir a visão e, para isso, deve usar lentes divergentes. b)  Ambas precisam corrigir a visão e, para isso, Silvia deve usar lentes convergentes Paula, lentes divergentes. c)   Apenas Paula precisa corrigir a visão e, para isso, deve usar lentes convergentes. d)  Ambas precisam corrigir a visão e, para isso, Silvia deve usar lentes divergentes e Paula, lentes convergentes.
26 (FUVEST) Um navio parado em águas profundas é atingido por uma crista de onda (elevação máxima) a cada T segundos. A seguir o navio é posto em movimento, na direção e no sentido da propagação das ondas e com a mesma velocidade delas. Nota-se, então ( veja a figura) que ao longo do comprimento L do navio cabem exatamente 3 cristas . Qual é a velocidade do navio?
26    a) L/3T       b) l/2T          c) L/T         d) 2L/T        e) 3L/T
Resposta  26 Letra B
27 (UNESP) A propagação de uma onda no mar da esquerda para a direita é registrada em intervalos de 0,5 s e apresentada através da seqüencia dos gráficos da figura, tomados dentro de um mesmo ciclo.
27 Analisando os gráficos, podemos afirmar que a velocidade da onda, em m/s, é de: A)  1,5           b) 2,0           c) 4,0         d)    4,5            e)     5,0
Resposta  27 Letra B
28 Sobre ondas sonoras, considere as seguintes afirmações: l - As ondas sonoras são ondas transversais. ll – O eco é um fenômeno relacionado com a reflexão da onda sonora. lll – A altura de um som depende da freqüência  da onda sonora. Está( ao) correta(s) somente: a)  I          b)  ll           c)  lll            d)  l e ll           e)  ll e lll
Resposta  28 l - As ondas sonoras são ondas transversais. ll – O eco é um fenômeno relacionado com a reflexão da onda sonora. lll – A altura de um som depende da freqüência  da onda sonora. Está( ao) correta(s) somente: a)  I          b)  ll           c)  lll            d)  l e ll           e)  ll e lll
29 Ondas eletromagnéticas estão presentes no dia-a-dia.  Por exemplo, ondas de TV, ondas de rádio, ondas de radar, etc. Essas ondas são constituídas por campos elétricos e magnéticos mutuamente perpendiculares, como mostra o diagrama a seguir.
29 A onda eletromagnética representada no diagrama, que está se propagando em um meio homogêneo e linear, com velocidade igual a 3,0x 108 m/s. (     ) possui freqüência de 5x 107 Hz. (     )  ao passar para um outro meio homogêneo e linear, freqüência e a velocidade mudam, enquanto que o comprimento de onda não. (     ) pode ser gerada em fornos de microondas.
Resposta  29 V,F,V
30 A figura mostra uma cuba de ondas onde há uma região rasa e outra funda. Com uma régua, são provocadas perturbações periódicas retas a cada 0,4s que se propagam na superfície da água:
30 Sabendo que AAAA ( comprimento da região rasa) é igual a  2cm , i (ângulo e incidência) é igual  a  30°  e v2  ( velocidade da onda  na região funda) é igual a  AAAA, determine:  a)  A velocidade ( V1) da onda, na região rasa. b)  O comprimento de onda ( AA ) na região funda. c)  O ângulo r de refração.
Resposta  30 a)  A velocidade ( V1) da onda, na região rasa.
Resposta  30 b)  O comprimento de onda ( AA ) na região funda.
Resposta  30 c)  O ângulo r de refração.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Trigonometria - Exercícios resolvidos - ficha 2
Trigonometria - Exercícios resolvidos - ficha 2Trigonometria - Exercícios resolvidos - ficha 2
Trigonometria - Exercícios resolvidos - ficha 2numerosnamente
 
Simetrias pontuais
Simetrias pontuaisSimetrias pontuais
Simetrias pontuaisraphael1968
 
Polinómios: Exercícios Resolvidos
Polinómios: Exercícios ResolvidosPolinómios: Exercícios Resolvidos
Polinómios: Exercícios Resolvidosnumerosnamente
 
Volume sólidos geométricos prismas/ SLIDE DO EDUCOPÉDIA/RJ/ COM SUGESTÕES DE ...
Volume sólidos geométricos prismas/ SLIDE DO EDUCOPÉDIA/RJ/ COM SUGESTÕES DE ...Volume sólidos geométricos prismas/ SLIDE DO EDUCOPÉDIA/RJ/ COM SUGESTÕES DE ...
Volume sólidos geométricos prismas/ SLIDE DO EDUCOPÉDIA/RJ/ COM SUGESTÕES DE ...CIEP 456 - E.M. Milcah de Sousa
 
Identificar uma função quadrática
Identificar uma função quadráticaIdentificar uma função quadrática
Identificar uma função quadráticaPaulo Mutolo
 
Aula 02 - Gráficos
Aula 02 - GráficosAula 02 - Gráficos
Aula 02 - GráficosProfGeoJean
 
Matemática Discreta - Fundamentos
Matemática Discreta - FundamentosMatemática Discreta - Fundamentos
Matemática Discreta - FundamentosRanilson Paiva
 
Secções de cones
Secções de conesSecções de cones
Secções de conesguestbc7bfd
 
Áreas e volumes de sólidos
Áreas e volumes de sólidosÁreas e volumes de sólidos
Áreas e volumes de sólidosJoana Ferreira
 
Fatoração de polinomios
Fatoração de polinomiosFatoração de polinomios
Fatoração de polinomiosPedro Valentim
 
Aula - semelhança de figuras
Aula - semelhança de figurasAula - semelhança de figuras
Aula - semelhança de figurasmmffg
 
Aula introdução à lógica matemática
Aula introdução à lógica matemáticaAula introdução à lógica matemática
Aula introdução à lógica matemáticaAristóteles Meneses
 

Was ist angesagt? (20)

Trigonometria - Exercícios resolvidos - ficha 2
Trigonometria - Exercícios resolvidos - ficha 2Trigonometria - Exercícios resolvidos - ficha 2
Trigonometria - Exercícios resolvidos - ficha 2
 
Simetrias pontuais
Simetrias pontuaisSimetrias pontuais
Simetrias pontuais
 
Geometria espacial BY GLEDSON
Geometria espacial BY GLEDSONGeometria espacial BY GLEDSON
Geometria espacial BY GLEDSON
 
Polinómios: Exercícios Resolvidos
Polinómios: Exercícios ResolvidosPolinómios: Exercícios Resolvidos
Polinómios: Exercícios Resolvidos
 
Volume sólidos geométricos prismas/ SLIDE DO EDUCOPÉDIA/RJ/ COM SUGESTÕES DE ...
Volume sólidos geométricos prismas/ SLIDE DO EDUCOPÉDIA/RJ/ COM SUGESTÕES DE ...Volume sólidos geométricos prismas/ SLIDE DO EDUCOPÉDIA/RJ/ COM SUGESTÕES DE ...
Volume sólidos geométricos prismas/ SLIDE DO EDUCOPÉDIA/RJ/ COM SUGESTÕES DE ...
 
Identificar uma função quadrática
Identificar uma função quadráticaIdentificar uma função quadrática
Identificar uma função quadrática
 
Sombras
Sombras Sombras
Sombras
 
Tipos gráficos e exercicício
Tipos gráficos e exercicícioTipos gráficos e exercicício
Tipos gráficos e exercicício
 
Inequacoes1
Inequacoes1Inequacoes1
Inequacoes1
 
Aula 02 - Gráficos
Aula 02 - GráficosAula 02 - Gráficos
Aula 02 - Gráficos
 
Função afim
Função afimFunção afim
Função afim
 
Matemática Discreta - Fundamentos
Matemática Discreta - FundamentosMatemática Discreta - Fundamentos
Matemática Discreta - Fundamentos
 
Secções de cones
Secções de conesSecções de cones
Secções de cones
 
Áreas e volumes de sólidos
Áreas e volumes de sólidosÁreas e volumes de sólidos
Áreas e volumes de sólidos
 
Pirâmides
PirâmidesPirâmides
Pirâmides
 
Semelhança unidade 7
Semelhança unidade 7Semelhança unidade 7
Semelhança unidade 7
 
Fatoração de polinomios
Fatoração de polinomiosFatoração de polinomios
Fatoração de polinomios
 
Noções de probabilidade
Noções de probabilidadeNoções de probabilidade
Noções de probabilidade
 
Aula - semelhança de figuras
Aula - semelhança de figurasAula - semelhança de figuras
Aula - semelhança de figuras
 
Aula introdução à lógica matemática
Aula introdução à lógica matemáticaAula introdução à lógica matemática
Aula introdução à lógica matemática
 

Ähnlich wie Exercícios complementares

www.aulasapoio.com - Exercícios Resolvidos Óptica
www.aulasapoio.com  - Exercícios  Resolvidos Ópticawww.aulasapoio.com  - Exercícios  Resolvidos Óptica
www.aulasapoio.com - Exercícios Resolvidos ÓpticaVideo Aulas Apoio
 
www.aulasdefisicaapoio.com - Física – Exercícios Resolvidos Ópticas e Ondas
www.aulasdefisicaapoio.com - Física – Exercícios Resolvidos Ópticas e  Ondaswww.aulasdefisicaapoio.com - Física – Exercícios Resolvidos Ópticas e  Ondas
www.aulasdefisicaapoio.com - Física – Exercícios Resolvidos Ópticas e OndasVideoaulas De Física Apoio
 
www.aulasapoio.com.br - Física - Exercícios resolvidos Óptica
www.aulasapoio.com.br  - Física - Exercícios resolvidos Ópticawww.aulasapoio.com.br  - Física - Exercícios resolvidos Óptica
www.aulasapoio.com.br - Física - Exercícios resolvidos ÓpticaBárbara Cristina
 
Básica optica e espelho plano
Básica optica e espelho  planoBásica optica e espelho  plano
Básica optica e espelho planorodrigoateneu
 
Questões de aplicação que vão ser inseridas no pol de óptica
Questões de aplicação que vão ser inseridas no pol de ópticaQuestões de aplicação que vão ser inseridas no pol de óptica
Questões de aplicação que vão ser inseridas no pol de ópticaAirton Coelho
 
Fisica espelhos planos_exercicios
Fisica espelhos planos_exerciciosFisica espelhos planos_exercicios
Fisica espelhos planos_exerciciosBeatrizSilva168088
 
Lista de exercícios 2o ano
Lista de exercícios 2o anoLista de exercícios 2o ano
Lista de exercícios 2o anoacaraufisica
 
Física - Exercícios de Reflexão da Luz
Física - Exercícios de Reflexão da LuzFísica - Exercícios de Reflexão da Luz
Física - Exercícios de Reflexão da LuzJoana Figueredo
 
www.AulasDeFisicaApoio.com - Física – Exercícios Resolvidos de Reflexão da Luz
www.AulasDeFisicaApoio.com  - Física – Exercícios Resolvidos de Reflexão da Luzwww.AulasDeFisicaApoio.com  - Física – Exercícios Resolvidos de Reflexão da Luz
www.AulasDeFisicaApoio.com - Física – Exercícios Resolvidos de Reflexão da LuzVideoaulas De Física Apoio
 
Física - Módulo 2 - Reflexão da Luz - Resolução de Exercícios - www.CentroApo...
Física - Módulo 2 - Reflexão da Luz - Resolução de Exercícios - www.CentroApo...Física - Módulo 2 - Reflexão da Luz - Resolução de Exercícios - www.CentroApo...
Física - Módulo 2 - Reflexão da Luz - Resolução de Exercícios - www.CentroApo...Vídeo Aulas Apoio
 
Exercícios 1ª série espelhos esféricos
Exercícios 1ª série espelhos esféricosExercícios 1ª série espelhos esféricos
Exercícios 1ª série espelhos esféricosJesito Carvalho
 
Óptica Geométrica - Lentes
Óptica Geométrica - LentesÓptica Geométrica - Lentes
Óptica Geométrica - LentesDavi Oliveira
 

Ähnlich wie Exercícios complementares (20)

óPtica lentes
óPtica lentesóPtica lentes
óPtica lentes
 
www.aulasapoio.com - Exercícios Resolvidos Óptica
www.aulasapoio.com  - Exercícios  Resolvidos Ópticawww.aulasapoio.com  - Exercícios  Resolvidos Óptica
www.aulasapoio.com - Exercícios Resolvidos Óptica
 
www.aulasdefisicaapoio.com - Física – Exercícios Resolvidos Ópticas e Ondas
www.aulasdefisicaapoio.com - Física – Exercícios Resolvidos Ópticas e  Ondaswww.aulasdefisicaapoio.com - Física – Exercícios Resolvidos Ópticas e  Ondas
www.aulasdefisicaapoio.com - Física – Exercícios Resolvidos Ópticas e Ondas
 
www.aulasapoio.com.br - Física - Exercícios resolvidos Óptica
www.aulasapoio.com.br  - Física - Exercícios resolvidos Ópticawww.aulasapoio.com.br  - Física - Exercícios resolvidos Óptica
www.aulasapoio.com.br - Física - Exercícios resolvidos Óptica
 
Básica optica e espelho plano
Básica optica e espelho  planoBásica optica e espelho  plano
Básica optica e espelho plano
 
Exercicios de opticas
Exercicios de opticasExercicios de opticas
Exercicios de opticas
 
Carine e carol
Carine e carolCarine e carol
Carine e carol
 
Questões de aplicação que vão ser inseridas no pol de óptica
Questões de aplicação que vão ser inseridas no pol de ópticaQuestões de aplicação que vão ser inseridas no pol de óptica
Questões de aplicação que vão ser inseridas no pol de óptica
 
M2
M2M2
M2
 
Espelho planos
Espelho planosEspelho planos
Espelho planos
 
202 espelhos esféricos
202 espelhos esféricos202 espelhos esféricos
202 espelhos esféricos
 
Fisica espelhos planos_exercicios
Fisica espelhos planos_exerciciosFisica espelhos planos_exercicios
Fisica espelhos planos_exercicios
 
Lista de exercícios 2o ano
Lista de exercícios 2o anoLista de exercícios 2o ano
Lista de exercícios 2o ano
 
atividade de física 1º ano - optica geometrica
atividade de física 1º ano - optica geometricaatividade de física 1º ano - optica geometrica
atividade de física 1º ano - optica geometrica
 
Física - Exercícios de Reflexão da Luz
Física - Exercícios de Reflexão da LuzFísica - Exercícios de Reflexão da Luz
Física - Exercícios de Reflexão da Luz
 
www.AulasDeFisicaApoio.com - Física – Exercícios Resolvidos de Reflexão da Luz
www.AulasDeFisicaApoio.com  - Física – Exercícios Resolvidos de Reflexão da Luzwww.AulasDeFisicaApoio.com  - Física – Exercícios Resolvidos de Reflexão da Luz
www.AulasDeFisicaApoio.com - Física – Exercícios Resolvidos de Reflexão da Luz
 
Física - Módulo 2 - Reflexão da Luz - Resolução de Exercícios - www.CentroApo...
Física - Módulo 2 - Reflexão da Luz - Resolução de Exercícios - www.CentroApo...Física - Módulo 2 - Reflexão da Luz - Resolução de Exercícios - www.CentroApo...
Física - Módulo 2 - Reflexão da Luz - Resolução de Exercícios - www.CentroApo...
 
Exercícios 1ª série espelhos esféricos
Exercícios 1ª série espelhos esféricosExercícios 1ª série espelhos esféricos
Exercícios 1ª série espelhos esféricos
 
204 lentes
204 lentes204 lentes
204 lentes
 
Óptica Geométrica - Lentes
Óptica Geométrica - LentesÓptica Geométrica - Lentes
Óptica Geométrica - Lentes
 

Mehr von Vídeo Aulas Apoio

Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -Vídeo Aulas Apoio
 
Física - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas ElétricasFísica - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas ElétricasVídeo Aulas Apoio
 
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.comMatemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.comVídeo Aulas Apoio
 
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.comMatemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.comVídeo Aulas Apoio
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Vídeo Aulas Apoio
 
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasHistória - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos - www.CentroApoio.com - ...
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos -  www.CentroApoio.com - ...Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos -  www.CentroApoio.com - ...
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos - www.CentroApoio.com - ...Vídeo Aulas Apoio
 
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.comHistória - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.comVídeo Aulas Apoio
 
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.comHistória - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.comVídeo Aulas Apoio
 
Química Orgância - Funções Orgânicas - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Química Orgância - Funções Orgânicas -  www.CentroApoio.com - Vídeo AulasQuímica Orgância - Funções Orgânicas -  www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Química Orgância - Funções Orgânicas - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Vídeo Aulas Apoio
 
Exercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmicaExercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmicaVídeo Aulas Apoio
 

Mehr von Vídeo Aulas Apoio (20)

Física - Analise Dimensional
Física - Analise DimensionalFísica - Analise Dimensional
Física - Analise Dimensional
 
Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -
 
Física - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas ElétricasFísica - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas Elétricas
 
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
 
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.comMatemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
 
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.comMatemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
 
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasHistória - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
 
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos - www.CentroApoio.com - ...
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos -  www.CentroApoio.com - ...Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos -  www.CentroApoio.com - ...
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos - www.CentroApoio.com - ...
 
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.comHistória - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
 
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
 
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.comHistória - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
 
Química Orgância - Funções Orgânicas - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Química Orgância - Funções Orgânicas -  www.CentroApoio.com - Vídeo AulasQuímica Orgância - Funções Orgânicas -  www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Química Orgância - Funções Orgânicas - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
 
Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
 
Trabalho
TrabalhoTrabalho
Trabalho
 
Trabalho e energia mec+énica
Trabalho e energia mec+énicaTrabalho e energia mec+énica
Trabalho e energia mec+énica
 
Dinâmica apostila 2
Dinâmica   apostila 2Dinâmica   apostila 2
Dinâmica apostila 2
 
Gravitação universal
Gravitação universalGravitação universal
Gravitação universal
 
Exercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmicaExercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmica
 

Kürzlich hochgeladen

Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsDanilo Pinotti
 
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdf
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdfLuís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdf
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdfLuisKitota
 
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdf
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdfProgramação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdf
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdfSamaraLunas
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploDanilo Pinotti
 
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx2m Assessoria
 
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx2m Assessoria
 
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx2m Assessoria
 
ATIVIDADE 1 - SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E REDES - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E REDES - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E REDES - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E REDES - 52_2024.docx2m Assessoria
 
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx2m Assessoria
 

Kürzlich hochgeladen (9)

Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
 
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdf
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdfLuís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdf
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdf
 
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdf
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdfProgramação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdf
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdf
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
 
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E REDES - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E REDES - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E REDES - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E REDES - 52_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
 

Exercícios complementares

  • 1. Física 2 Exercícios - Óptica Exercícios Complementares
  • 2. 1 Dois raios de luz, que se propagam num meio homogêneo e transparente, se interceptam num certo ponto. A partir deste ponto, pode-se afirmar que: a) Mudam a direção de propagação. b)Continuam se propagando na mesma direção e sentido que antes. c) Os raios luminosos se cancelam. d) Se propagam em trajetórias curvas. e) Retornam em sentido opostos.
  • 3. Resposta 1 a) Mudam a direção de propagação. b)Continuam se propagando na mesma direção e sentido que antes. c) Os raios luminosos se cancelam. d) Se propagam em trajetórias curvas. e) Retornam em sentido opostos.
  • 4. 2 Em 3 de novembro de 1994, no período da manhã , foi observado, numa faixa ao sul do Brasil,o último eclipse solar total do século XX. Supondo retilínea a trajetória da luz, um eclipse pode ser explicado pela participação de três corpos alinhados: Um anteparo, uma fonte e um obstáculo. a)Quais são os três corpos do Sistema Solar envolvidos nesse eclipse ?   b) desses três corpos, qual deles faz o papel: De anteparo? De fonte? De obstáculo?
  • 5. Resposta 2 a) Quais são os três corpos do Sistema Solar envolvidos nesse eclipse ? Sol, Terra e Lua
  • 6. Resposta 2 b) desses três corpos, qual deles faz o papel: De anteparo? De fonte? De obstáculo? Terra = anteparo Sol = fonte Lua = obstáculo
  • 7. 3 Quando o Sol está a pino, uma menina coloca um lápis de 7,0x10-3 m de diâmetro paralelamente ao solo, e observa a sombra por ele formada pela luz do sol. Ela nota que a sombra do lápis é bem nítida quando ele está próximo ao solo, mas à medida que vai levantando o lápis a sombra perde a nitidez até desaparecer, restando apenas à penumbra. Sabe-se que o diâmetro do sol é de 14 x 108m e a distância do Sol á Terra é de 15x1010m, pode-se afirmar que a sombra desaparece quando a altura do lápis em relação ao solo é de: a) 1,5m. b) 1,4 m. c) 0,75 m. d) 0,30m. e) 0,15m.
  • 8. Resposta 3 Sol d Lápis Letra C
  • 9. 4 Um objeto amarelo, quando observado em uma sala iluminada com luz monocromática azul será visto. Amarelo Azul Preto Violeta Vermelho  
  • 10. Resposta 4 Amarelo Azul Preto Violeta Vermelho
  • 11. 5 Uma câmara escura de orifício fornece a imagem de um prédio, o qual se apresenta com altura de 5cm. Aumentando-se de 100 a distância do prédio á câmara, a imagem se reduz para 4cm de altura. Qual é a distância entre e a câmara, na primeira posição? a) 100 m b) 200 m c) 300 d) 400 e) 500 m  
  • 12. Resposta 5 Letra D
  • 13. 6 A figura a seguir mostra um objeto A colocado a 5m de um espelho plano, e um observador O, colocando a 7m deste mesmo espelho. Um raio de luz parte de A e atinge o observador O por reflexão no espelho percorrerá, neste trajeto de A para O   9 m 12 m 15 m 18 m 21 m
  • 14. Resposta 6 Letra C
  • 15. 7 (UFRJ) Um raio luminoso emitido por um lazer de um ponto F incide em um ponto l de um espelho plano. O ponto F está a uma distância a da normal N. Uma mosca voa num plano paralelo ao espelho , a uma distância b/2 dele, como ilustra a figura.   Em um certo instante, a mosca é atingida pelo raio lazer refletido em l. Calcule , nesse instante, a distância da mosca á normal N.
  • 17. 8 Na figura a seguir, um observador está inicialmente na posição A, em frente a um espelho plano. Entre A e o espelho está situado o objeto O. O observador em A vê a imagem virtual de O, localizada no ponto l. Onde estará a imagem de O, caso o observador se desloque até a posição B?  
  • 18. 8 a) l4 b) l3 c) l2 d) l1 e) l  
  • 19. Resposta 8 a) l4 b) l3 c) l2 d) l1 e) l
  • 20. 9 Um espelho esférico projetou sobre um anteparo uma imagem real do mesmo tamanho que o objeto. Nessas condições, é correto afirmar: a) O espelho é côncavo, o objeto está sobre o centro de curvatura, e a imagem é invertida. b) O espelho é côncavo, o objeto está entre o centro de curvatura e o foco, e a imagem é invertida.  
  • 21. 9 c) O espelho côncavo, o objeto está sobre o foco e a imagem é direita d) O espelho é convexo, o objeto está entre o centro de curvatura e o foco e a imagem é direita. e) O espelho é convexo, o objeto está sobre o centro de curvatura, e a imagem é invertida. .  
  • 22. Resposta 9 a) O espelho é côncavo, o objeto está sobre o centro de curvatura, e a imagem é invertida. b) O espelho é côncavo, o objeto está entre o centro de curvatura e o foco, e a imagem é invertida. c) O espelho côncavo, o objeto está sobre o foco e a imagem é direita d) O espelho é convexo, o objeto está entre o centro de curvatura e o foco e a imagem é direita. e) O espelho é convexo, o objeto está sobre o centro de curvatura, e a imagem é invertida.
  • 23. 10 (UFRN) Os espelhos retrovisores do lado direito dos veículos são, em geral, convexos (como os espelhos usados dentro de ônibus urbanos, ou mesmo em agências bancárias ou supermercados). O carro de Dona Beatriz tem um espelho retrovisor convexo cujo raio de curvatura mede 5 m. considere que esse carro está se movendo numa retilínea, com velocidade constante, e que, atrás dele vem um outro carro . No instante em que Dona Beatriz olha por aquele retrovisor o carro de trás está a 10 m de distância desse espelho.  
  • 24. 10 Seja D0 a distância do objeto ao espelho (que é uma grandeza positiva); Di a distância da imagem ao espelho (considerada positiva se a imagem for real e negativa e se a imagem for virtual) e r o raio de curvatura do espelho ( considerado negativo, para espelhos convexos). A equação dos pontos conjugados é (1/D0) + (1/Di) = (2 /r), e o aumento linear transversal, m, é dado por m= ( Di /D0)  
  • 25. 10 a) Calcule a que distância desse espelho retrovisor estará a imagem do carro que vem atrás.   b) Especifique se tal imagem será real ou virtual. Justifique.   c) Especifique se tal imagem será direita ou invertida. Justifique.    
  • 26. 10 d) Especifique se tal imagem será maior ou menor que o objeto.Justifique.     e) Do ponto de vista da Física, indique a razão pela qual a indústria automobilística opta por esse tipo de espelho.    
  • 28. Resposta 10 a) Calcule a que distância desse espelho retrovisor estará a imagem do carro que vem atrás. P’ = 2m
  • 29. Resposta 10 b) Especifique se tal imagem será real ou virtual. Justifique. Virtual
  • 30. Resposta 10 c) Especifique se tal imagem será direita ou invertida. Justifique. Direita
  • 31. Resposta 10 d) Especifique se tal imagem será maior ou menor que o objeto.Justifique. Menor
  • 32. Resposta 10 e) Do ponto de vista da Física, indique a razão pela qual a indústria automobilística opta por esse tipo de espelho. Aumentar o campo visual
  • 33. 11 Suponha que você é estagiário de uma estação de televisão e deve providenciar um espelho que amplie a imagem do rosto dos artistas para que eles próprios possam retocar a maquiagem. O toucador limita a aproximação do rosto do artista ao espelho a, no máximo, 15 cm. Dos espelhos a seguir, o único indicado para essa finalidade seria um espelho esférico. a) côncavo, de raio de curvatura 5,0 cm. b) convexo, de raio de curvatura 10 cm. c) convexo, de raio de curvatura 15 cm. d) convexo, de raio de curvatura 20 cm. e) côncavo, de raio de curvatura 40 cm.    
  • 34. Resposta 11 a) côncavo, de raio de curvatura 5,0 cm. b) convexo, de raio de curvatura 10 cm. c) convexo, de raio de curvatura 15 cm. d) convexo, de raio de curvatura 20 cm. e) côncavo, de raio de curvatura 40 cm.
  • 35. 12 Um espelho esférico côncavo tem distância focal 3,0m. Um objeto de dimensões desprezíveis se encontra sobre o eixo principal do espelho, a 6,0m deste . O objeto desliza sobre o eixo principal, aproximando-se do espelho com velocidade constante de 1,0m/s. Após 2,0 segundos, sua imagem: a) Terá se aproximado 6,0m do espelho. b) Terá se afastado 6,0m do espelho. c) Terá se aproximado 3,0m do espelho. d) Terá se afastado3, 0m do espelho. e) Terá se aproximado12, 0m do espelho.    
  • 37. 13 (UERJ) Na entrada do circo existe um espelho convexo. Uma menina de 1,0m de altura vê sua imagem refletida quando se encontra a 1,2m do vértice do espelho. A relação entre os tamanhos da menina e de sua imagem é igual a 4.Calcule a distância focal do espelho da entrada do circo.    
  • 39. 14 (UFRJ) Um raio luminoso que se propaga no ar “ n( ar) = 1” incide obliquamente sobre um meio transparente de índice de refração n, fazendo um ângulo de 60° com a normal. Nessa situação, verifica-se que o raio refletido é perpendicular ao raio refratado, como ilustra a figura.     Calcule o índice de refração n do meio.
  • 41. 15 O índice de refração de um material é a razão entre: a) a densidade do ar e a densidade do material. b) a intensidade da luz no ar e a intensidade da luz no material. c) a freqüência da luz no vácuo e a freqüência da luz no material. d) a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no material. e) o comprimento de onda da luz no vácuo e o comprimento de onda da luz no material.    
  • 42. Resposta 15 a) a densidade do ar e a densidade do material. b) a intensidade da luz no ar e a intensidade da luz no material. c) a freqüência da luz no vácuo e a freqüência da luz no material. d) a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no material. e) o comprimento de onda da luz no vácuo e o comprimento de onda da luz no material.
  • 43. 16 Suponhamos que não houvesse atmosfera na Terra. Nesse caso, é CORRETO afirmar que veríamos: a) o Sol nascer mais cedo no horizonte. b) o Sol se pôr mais cedo no horizonte. c) o nascer e o pôr- do- sol mais tarde. d) o nascer e o pôr- do-sol no mesmo horário como se houvesse atmosfera.   
  • 44. Resposta 16 a) o Sol nascer mais cedo no horizonte. b) o Sol se pôr mais cedo no horizonte. c) o nascer e o pôr- do- sol mais tarde. d) o nascer e o pôr- do-sol no mesmo horário como se houvesse atmosfera. 
  • 45. 17 Na figura adiante, um raio de luz monocromático se propaga pelo meio A, de índice de refração 2,0.   Dados: sen 37° = 0,60; sen 53° = 0,80 a) 0,5 b) 1,0 c) 1,2 d) 1,5 e) 2,0
  • 47. 18 (UFRJ) Uma lâmina homogênea de faces paralelas é constituída de um material com índice de refração n2 = 1,5. De um lado da lâmina, há um meio homogêneo de índice de refração n1 = 2,0; do outro lado, há ar, cujo índice de refração n3 consideramos igual a 1,0. Um raio luminoso proveniente do primeiro meio incide sobre a lâmina com ângulo de incidência AA, como indica a figura.  
  • 48. 18 Calcule o valor de o a partir do qual o raio que atravessa a lâmina sobre reflexão total na interface com AA ar.  
  • 50. 19 (UERJ) Um banhista deixa os óculos de mergulho caírem no fundo de uma piscina, na qual a profundidade da água é de 2,6m. O banhista, de fora d’água, vê os óculos segundo uma direção perpendicular ao fundo da piscina (nágua = 4/3). A profundidade aparente em que os óculos se encontram,em metros, é:   a) 0,65 b) 1,30 c) 1,95 d) 2,60
  • 52. 20 (UNIRIO) Um cão está diante de uma mesa, observando um peixinho dentro do aquário, conforme representado na figura. Ao mesmo tempo, o peixinho também observa o cão.   Em relação á parede P do aquário e ás distâncias reais, podemos afirmar que as imagens observadas por cada um dos animais obedece ás seguintes relações:
  • 53. 20 O cão observa o olho do peixe mais próximo da parede P, enquanto o peixinho observa o olho do cão mais distante do aquário. O observa o olho do peixinho mais distante da parede P, enquanto o peixinho observa o olho do cão mais próximo do aquário. c) O cão observa o olho do peixinho mais próximo da parede P, enquanto o peixinho observa o olho do cão mais próximo do aquário.
  • 54. 20 d) O cão observa o olho do peixinho mais distante da parede P, enquanto o peixinho observa o olho do cão também mais distante do aquário. e) O cão e o peixinho observam o olho um do outro, em relação á parede P, em distâncias reais que eles ocupam na figura.
  • 55. Resposta 20 O cão observa o olho do peixe mais próximo da parede P, enquanto o peixinho observa o olho do cão mais distante do aquário.
  • 56. 21 Considere as cinco posições de uma lente convergente, apresentadas na figura.
  • 57. 21 A única posição em que essa lente, se tiver a distância focal adequada, poderia formar a imagem real L do objeto 0, indicados na figura, é a identificada pelo número. A) 1. B) 2 . c)3 . d)4. e) 5.
  • 58. Resposta 21 A única posição em que essa lente, se tiver a distância focal adequada, poderia formar a imagem real L do objeto 0, indicados na figura, é a identificada pelo número. A) 1. B) 2 . c)3 . d)4. e) 5.
  • 59. Resposta 21 a) 1. b) 2 . c) 3 . d) 4 . e) 5 .
  • 60. 22 (UFRS) Na figura adiante, L representa uma lente esférica de vidro, imersa no ar, e a seta O um objeto real colocado diante da lente. Os segmentos de reta r1 e r2 representam dois dos infinitos raios de luz que atingem a lente, provenientes do objeto. Os pontos sobre o eixo ótico representam os focos F e F’ da lente.
  • 61. 22 Qual das alternativas indica um segmento de reta que representa a direção do raio r,após ser refratado na lente? a) PA B) PB C) PC D) PD E) PE
  • 62. Resposta 22 a) PA B) PB C) PC D) PD E) PE
  • 63. 23 (UFPE) Um estudante utiliza uma lente biconvexa para projetar a imagem de uma vela, ampliada 5 vezes, numa parede. Se a vela foi colocada a 30cm da lente, determine a distância focal da lente, em cm.
  • 65. 24 Um estudante observa que, com uma das duas lentes iguais de seus óculos, consegue projetar sobre o tampo da sua carteira a imagem de uma lâmpada fluorescente localizada acima da lente, no teto da sala. Sabe-se que a distância da lâmpada á lente é de 1,8m e desta ao tampo da carteira é de 0,36m. Qual a distância focal dessa lente? b) Qual o provável defeito de visão desse estudante? Justifique.
  • 66. Resposta 24 Qual a distância focal dessa lente?
  • 67. Resposta 24 b) Qual o provável defeito de visão desse estudante? Justifique. Hipermetropia ou presbiopia
  • 68. 25 Após examinar os olhos de Silvia e de Paula, o oftalmologista apresenta suas conclusões a respeito da formação de imagens nos olhos de cada uma delas, na forma de diagramas esquemáticos, como mostrado nestas figuras:
  • 69. 25 Com base nas informações contidas nessas figuras, é CORRETO afirmar que: a) Apenas Silvia precisa corrigir a visão e, para isso, deve usar lentes divergentes. b) Ambas precisam corrigir a visão e, para isso, Silvia deve usar lentes convergentes Paula, lentes divergentes. c) Apenas Paula precisa corrigir a visão e, para isso, deve usar lentes convergentes. d) Ambas precisam corrigir a visão e, para isso, Silvia deve usar lentes divergentes e Paula, lentes convergentes.
  • 70. Resposta 25 a) Apenas Silvia precisa corrigir a visão e, para isso, deve usar lentes divergentes. b) Ambas precisam corrigir a visão e, para isso, Silvia deve usar lentes convergentes Paula, lentes divergentes. c) Apenas Paula precisa corrigir a visão e, para isso, deve usar lentes convergentes. d) Ambas precisam corrigir a visão e, para isso, Silvia deve usar lentes divergentes e Paula, lentes convergentes.
  • 71. 26 (FUVEST) Um navio parado em águas profundas é atingido por uma crista de onda (elevação máxima) a cada T segundos. A seguir o navio é posto em movimento, na direção e no sentido da propagação das ondas e com a mesma velocidade delas. Nota-se, então ( veja a figura) que ao longo do comprimento L do navio cabem exatamente 3 cristas . Qual é a velocidade do navio?
  • 72. 26 a) L/3T b) l/2T c) L/T d) 2L/T e) 3L/T
  • 73. Resposta 26 Letra B
  • 74. 27 (UNESP) A propagação de uma onda no mar da esquerda para a direita é registrada em intervalos de 0,5 s e apresentada através da seqüencia dos gráficos da figura, tomados dentro de um mesmo ciclo.
  • 75. 27 Analisando os gráficos, podemos afirmar que a velocidade da onda, em m/s, é de: A) 1,5 b) 2,0 c) 4,0 d) 4,5 e) 5,0
  • 76. Resposta 27 Letra B
  • 77. 28 Sobre ondas sonoras, considere as seguintes afirmações: l - As ondas sonoras são ondas transversais. ll – O eco é um fenômeno relacionado com a reflexão da onda sonora. lll – A altura de um som depende da freqüência da onda sonora. Está( ao) correta(s) somente: a) I b) ll c) lll d) l e ll e) ll e lll
  • 78. Resposta 28 l - As ondas sonoras são ondas transversais. ll – O eco é um fenômeno relacionado com a reflexão da onda sonora. lll – A altura de um som depende da freqüência da onda sonora. Está( ao) correta(s) somente: a) I b) ll c) lll d) l e ll e) ll e lll
  • 79. 29 Ondas eletromagnéticas estão presentes no dia-a-dia. Por exemplo, ondas de TV, ondas de rádio, ondas de radar, etc. Essas ondas são constituídas por campos elétricos e magnéticos mutuamente perpendiculares, como mostra o diagrama a seguir.
  • 80. 29 A onda eletromagnética representada no diagrama, que está se propagando em um meio homogêneo e linear, com velocidade igual a 3,0x 108 m/s. ( ) possui freqüência de 5x 107 Hz. ( ) ao passar para um outro meio homogêneo e linear, freqüência e a velocidade mudam, enquanto que o comprimento de onda não. ( ) pode ser gerada em fornos de microondas.
  • 81. Resposta 29 V,F,V
  • 82. 30 A figura mostra uma cuba de ondas onde há uma região rasa e outra funda. Com uma régua, são provocadas perturbações periódicas retas a cada 0,4s que se propagam na superfície da água:
  • 83. 30 Sabendo que AAAA ( comprimento da região rasa) é igual a 2cm , i (ângulo e incidência) é igual a 30° e v2 ( velocidade da onda na região funda) é igual a AAAA, determine: a) A velocidade ( V1) da onda, na região rasa. b) O comprimento de onda ( AA ) na região funda. c) O ângulo r de refração.
  • 84. Resposta 30 a) A velocidade ( V1) da onda, na região rasa.
  • 85. Resposta 30 b) O comprimento de onda ( AA ) na região funda.
  • 86. Resposta 30 c) O ângulo r de refração.