SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 83
Especialista em oratória  Consultor de Liderança WILSON  MARTINS WM Treinamentos Cursos Palestras CNPJ 25.176.447/0001-47 Av. JK, 140 – Sl 106 – Ed. Boulevard Center - Betim MG 31 2571 4992 - 31 3054 0042 – 31 9995 5884 www.wilsonmartins.com.br [email_address] Curso Atendente de Drogaria & Farmácia
Principal razão   Atendimento
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Razões para a excelência no atendimento ao cliente
FILOSOFIA QUE IREMOS IMPLANTAR! “ Profissionais que pensam como donos do negócio”
NEGÓCIO Comercialização de produtos farmacêuticos, produtos de manipulação, produtos naturais, suplementos vitamínicos e alimentares, perfumaria e produtos de conveniência, de forma a antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes, proporcionando-lhes um serviço de elevado padrão de qualidade.
Distinção entre drogaria e farmácia Segundo a Lei nº. 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que trata do controle sanitário do comércio de medicamentos, as  DROGARIAS  são estabelecimentos de dispensação e comércio de drogas, medicamentos. As  FARMÁCIAS  são caracterizadas como estabelecimentos que, além da comercialização, atuam na manipulação de fórmulas magistrais e oficinais.
MISSÃO Busca constante da satisfação das necessidades dos clientes, através de preço, qualidade, variedade e prestação de serviços, no ramo de DROGARIA ou FARMÁCIA, visando o lucro e o crescimento, em parceria com fornecedores e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, projetando uma imagem de segurança e confiança.
VALORES O cliente é a razão do negócio, sendo assim oferecemos  um atendimento de qualidade, segurança, honestidade, discrição com alto padrão de eficiência no atendimento e serviços. A busca da excelência no atendimento é um compromisso a ser cumprido; Satisfazer a necessidade dos clientes através da constante melhoria da qualidade de nossos serviços.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Por que drogarias perdem clientes?
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],O custo de atrair novos clientes é cinco vezes o custo de mantê-lo satisfeito... Tradicionalmente, a ênfase tem sido em vender e não em desenvolver relacionamentos. Philip Kotler.
Encantar o cliente das drogarias é mais difícil do que qualquer outro estabelecimento de varejo, pois ninguém vai à drogaria porque esta feliz.  Portanto, é muito mais difícil encantar alguém que esteja morrendo de dor, pois por varias vezes ele nem se quer prestará atenção na loja em que trabalha, mais perceberá quando houver alguma demora do  balconista , dificuldade de achar o produto na gôndola ou em minutos que vai gastar no caixa.   NÓS IREMOS FAZER A DIFERENÇA NO BALCÃO!
Devemos levar em conta que 80% da população brasileira é carente de educação e não é capaz de entender os seus próprios males, além disso eles não possuem o apoio adequado de um serviço de saúde pública. Com isso, devemos concluir que a  drogaria  é o único local disponível que a população tem para tirar suas dúvidas e aliviar seu sofrimento.
Busca  por maior e melhor expectativa de vida; Cada vez mais informados e inteligentes; Clientes protegidos pela legislação;  Maior participação da mulher no mercado, tendo  menos tempo de compra; Busca por praticidade devido a correria do dia a dia; Maior preocupação com a saúde, bem estar e beleza; Solicita Atendimento com Qualidade. O consumidor de medicamentos
[object Object],Situação do Mercado no Passado ,[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],Situação do Mercado  Atualmente ,[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],Mercado Atual
[object Object],Sobreviver no Mercado Atual
Comportamento do Cliente 65% são mulheres; 35% são homens; Tempo visita no PDV – 5 minutos; Media de itens comprados é de 2 produtos.
Busca das Drogarias e Farmácias ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
ATENDIMENTO EXCELENTE
Prepare-se! Se você não se preparar, alguém vai aparecer mais “qualificado”! Então… Se você não tiver uma estratégia, irá fazer parte da estratégia de alguém.  Alvin Toffler
98% das pessoas; 85% das Drogarias; Preços praticamente iguais; Mesmos produtos! Balconistas fazem o mesmo trabalho, não inovam Aceitar isto?  Se aceitar é o fim da sua carreira!
O CLIENTE NOS DIZ! QUERO SOLUÇÕES!
Clientes ou Consumidores compram  soluções para seus problemas  e  satisfação para seus desejos . Mas o que é uma  solução?
[object Object]
novos produtos são lançados junto aos médicos todos os dias!
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
O CLIENTE EM PRIMEIRO LUGAR QUALIDADE, O ATENDENTE É PRIMORDIAL PARA O  PROCESSO. CONSCIÊNCIA
O Cliente da drogaria precisa de muita atenção!
RELACIONAMENTO QUANTIFICAR; QUALIFICAR
Na drogaria ou farm á cia receba o assim: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
FARMÁCIA OU DROGARIA NÃO QUER FUNCIONARIOS ASSIM: Colaborador desmotivado Atitudes Reativas... Retrabalho, desperdício Sem visão de futuro... Falta de planejamento Baixa disseminação de informações...
Atender bem os clientes ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Abrindo portas
[object Object],Respeito e Reconhecimento  ,[object Object]
[object Object],Reclamação deve ser exceção ,[object Object]
[object Object],Busque o conhecimento ,[object Object]
[object Object],Seja Cauteloso
[object Object],Para um Fant á stico Atendimento  Ouvimos,  mas não escutamos o Cliente Desinformação e má interpretação. Erros e equívocos são cometidos Insatisfação do Cliente
[object Object],O Tom de Voz
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Escutar  o cliente
[object Object],Atendimento Personalizado
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Comunica ç ão: Para um Fant á stico Atendimento
Cliente Insatisfeito ,[object Object],Vai fazer um Marketing Negativo
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],O que querem os clientes insatisfeitos?
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Que irritações podemos evitar?
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Para um Fant á stico Atendimento  Escutar X Ouvir
Cliente Indiferente O atendimento  normal,não teve nada que o surpreendeu. Ele não vai falar nem bem nem mal do seu estabelecimento, simplesmente não vai falar, e será alvo fácil para o concorrente tirá-lo de você.
Vai recomendar... Cliente Satisfeito
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Os  7 requisitos básicos para um EXCELENTE ATENDIMENTO
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Técnicas para garantir a satisfação dos clientes
[object Object],[object Object],[object Object]
NÃO IMITE O LULA,  Leia muito,  Aprenda o máximo que puder sobre clientes.  Cuide da sua educação,  seja Disciplinado e Metódico . Saia da Mesmice!
O segredo para atingir o sucesso  é transformar tudo o que lhe acontece em oportunidades, até mesmo seus obstáculos. Alquimia sempre!
Não confunda fracasso com derrota; Não confunda sucesso com vitória Fracasso não é quando você perde uma partida.  Fracasso é quando você desiste de lutar por um sonho...
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Atendimento via msn
VOCÊ SERIA SEU PRÓPRIO CLIENTE ?
ORGANIZAÇÃO BÁSICA DA DROGARIA   20% de organização resultam em 80% de resultados, esta é a nossa base de organização, ou seja, o mínimo de organização proporciona resultados excelentes. Na prática  para organizar uma farmácia ou drogaria existem alguns critérios que tornam mais eficientes e práticos o trabalho do atendente.  Toda farmácia trabalha com milhares de remédios, que envolvem diferentes fabricantes e diversas apresentações, o que torna fundamental a organização de prateleiras e gavetas para facilitar a procura de cada remédio .
Padronizar para organizar; Separação dos medicamentos e  outros Produtos de acordo com o  laboratório; Ordem alfabética do medicamento .  
Grupos ou seções – divididos em: ,[object Object],[object Object],[object Object]
Medicamentos que têm venda controlada, como psicotrópicos e entorpecentes. Estes  re médios normalmente estão agrupados no fundo da farmácia, próximo à gerência para maior controle de suas vendas. Obs.  “Estes estão em armários trancados”   Vendas controladas
NAS DROGARIAS OS MEDICAMENTOS COMERCIALIZADOS ESTÃO NAS SUAS EMBALAGENS ORIGINAIS. NAS FARMÁCIAS AS FÓRMULAS SÃO MANIPULADAS EM SEUS LABORATÓRIOS; ORGANIZADAS DE ACORDO COM O TIPO DE FORMULA; ORDEM DE ENCOMENDAS NUMERADAS.
A drogaria pode criar descontos Para os clientes portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, bronquite, asma, colesterol, etc., promovendo dias ou semanas específicos, nas quais, com criatividade e com parcerias saudáveis e competentes, poderá privilegiar aqueles que são os clientes mais assíduos da farmácia, não esquecendo, nunca, de manter um cadastro atualizado deste público.
AS DROGARIAS TINHAM  DIFICULDADE  EM ENCONTRAR ELEMENTOS COM O MINIMO DE PREPARAÇÃO; ESTES ENTRAVAM SEM SABER O MINIMO POSSÍVEL; NOÇÕES DE ATENDIMENTO BÁSICO; O APRENDIZADO TOTAL VIRÁ COM O EMPENHO NO BALCÃO.
FIDELIZANDO O CLIENTE Atendimento personalizado Telemarketing pós-vendas Saiba "tudo" sobre o cliente
Postura clara e firme em todas as ações; Valores éticos e morais que deverão ser seguidos; Enganar o cliente em hipótese nenhuma! Ética e Moral
LEIS E ATIVIDADES QUE SÃO PERMITIDAS À FARMÁCIA E À DROGARIA Presença do Responsável Técnico Troca de Receitas - da Marca pelo Genérico
Serviços de aplicação de injeção: A  drogaria  deve dispor de local separado, adequado e equipado, com acesso independente. Instalações devem apresentar condições higiênico-sanitárias satisfatórias e em bom estado de conservação.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Definição de medicamentos Cápsulas são recipientes de gelatina utilizados para ingestão de fármacos em doses pré-estabelecidas; Comprimidos são formas sólidas de um pó  medicamentoso , preparado por compressão, adicionado ou não de substâncias  aglutinantes . Drágeas - São comprimidos revestidos com sacarose ,  são utilizadas para mascarar sabores desagradáveis dos princípios ativos.  Supositórios  são  formas farmacêuticas  destinadas à inserção no  ânus  no quall amolece. Xarope é uma solução que contém muito  açúcar  em sua composição.
DENOMINAÇÃO GENÉRICA: denominação de um princípio ativo ou fármaco, adotada pelo Ministério da Saúde e recomendada pela Organização Mundial de Saúde. (Decreto n.° 793/93). Na embalagem dos genéricos deve estar escrito  "Medicamento Genérico"  dentro de uma tarja amarela. Além disso, deve constar a Lei nº 9.787/99. Como os genéricos não têm marca, o que você lê na embalagem é o  princípio ativo do medicamento.   Definição de medicamentos
PRESCRIÇAO ,[object Object]
Aprenda todos os dias!
X CONSTRUIR O FUTURO CONSERTAR O PASSADO Seu sucesso no passado, não garante seu sucesso no futuro...
Atitudes Ativas Para um Fant á stico Atendimento  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Atitudes Ativas Para um Fant á stico Atendimento
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Atitudes Ativas Para um Fant á stico Atendimento
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Atitudes Ativas Para um Fant á stico Atendimento
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Atitudes Ativas Para um Fant á stico Atendimento
Medo de ligar para um novo cliente ,    você não tem nada a perder  Medo de clientes de altíssimo nível ,    eles fazem cocô tanto quanto você.  Medo de atrapalhar o trabalho do cliente ,  os melhores estão sempre procurando novas maneiras de aumentar os negócios.   Medo de ser mal tratado ,  quanto melhor o nível do cliente menos a chance de encontrar um mal educado.  Medo do cliente perguntar algo que você não sabe ,  prepare-se o máximo que puder, vá atrás do que você não souber.  Medo que alguma coisa embaraçosa aconteça ,  se algo de ruim aconteça, sorria da sua desgraça.  Medo de perder um cliente ,  acontece.  Os negócios e carreira não vão entrar em colapso por causa disso. Além disso, quem você perder hoje, pode ser recuperado amanhã.
CHEGA DE ATITUDES PESSIMISMO E DESCULPAS!  Escreva AGORA seus sonhos. Coloque datas. Liste os obstáculos. Faça a lista das pessoas que você precisa conhecer. Faça a lista das coisas que você precisa aprender. Escreva um plano de ação para cada dia. SEJA PRÓ ATIVO. Acorde mais cedo! Estude Marketing Pessoal! Pratique o que você fala. Não significa “Ainda não”. NÃO ASSISTA TELEVISÃO! Leia 20 minutos por dia. Escreva 20 minutos por dia. Compre um notebook para você!!! Relacione-se com quem acrescenta! Faça exercícios físicos. PENSE GRANDE!!! Identifique, Planeje, Leia, Aja, Sorria. Cerque-se de pessoas e coisas positivas. TECNOLOGIA! TECNOLOGIA! TECNOLOGIA! Torne-se o MELHOR DO MUNDO onde você está. LEIA!!! LEIA!!! LEIA!!!   MUDE SUA VIDA, SE QUER SER FELIZ!
Sucesso é uma caminhada ,[object Object],[object Object]
Obrigado!

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

10 atendente de farmácia (dispensação de farmacia)
10   atendente de farmácia (dispensação de farmacia)10   atendente de farmácia (dispensação de farmacia)
10 atendente de farmácia (dispensação de farmacia)Elizeu Ferro
 
13 atendente de farmácia (calculos na farmacia)
13   atendente de farmácia (calculos na farmacia)13   atendente de farmácia (calculos na farmacia)
13 atendente de farmácia (calculos na farmacia)Elizeu Ferro
 
Técnica de Vendas Farma & Farma
Técnica de Vendas Farma & FarmaTécnica de Vendas Farma & Farma
Técnica de Vendas Farma & Farmafarmaefarma
 
Noções de farmacologia
Noções de farmacologiaNoções de farmacologia
Noções de farmacologiaSheilla Sandes
 
3ª aula conceitos básicos sobre medicamentos
3ª aula   conceitos básicos sobre medicamentos3ª aula   conceitos básicos sobre medicamentos
3ª aula conceitos básicos sobre medicamentosClaudio Luis Venturini
 
Atendente de Farmácia - Recebimento e armazenamento de medicamentos
Atendente de Farmácia - Recebimento e armazenamento de medicamentosAtendente de Farmácia - Recebimento e armazenamento de medicamentos
Atendente de Farmácia - Recebimento e armazenamento de medicamentosLuis Antonio Cezar Junior
 
Introdução a Farmacologia - Curso Técnico de Enfermagem
Introdução a Farmacologia - Curso Técnico de EnfermagemIntrodução a Farmacologia - Curso Técnico de Enfermagem
Introdução a Farmacologia - Curso Técnico de EnfermagemRAYANE DORNELAS
 
Atendente de Farmácia - Classificação dos Fármacos
Atendente de Farmácia - Classificação dos FármacosAtendente de Farmácia - Classificação dos Fármacos
Atendente de Farmácia - Classificação dos FármacosLuis Antonio Cezar Junior
 
Palestra de Humanização no Atendimento
Palestra de Humanização no AtendimentoPalestra de Humanização no Atendimento
Palestra de Humanização no AtendimentoFabiano Ladislau
 
Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)
Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)
Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)Renato Santos
 
A humanização do ambiente hospitalar
A humanização do ambiente hospitalarA humanização do ambiente hospitalar
A humanização do ambiente hospitalarEugenio Rocha
 
Principios do atendimento farmácia e drogaria
Principios do atendimento farmácia e drogariaPrincipios do atendimento farmácia e drogaria
Principios do atendimento farmácia e drogariaLeonardo Souza
 
07 atendente de farmácia (descrição de medicamentos)
07   atendente de farmácia (descrição de medicamentos)07   atendente de farmácia (descrição de medicamentos)
07 atendente de farmácia (descrição de medicamentos)Elizeu Ferro
 
Dispensação de medicamentos cepss
Dispensação de medicamentos cepssDispensação de medicamentos cepss
Dispensação de medicamentos cepssJulia Martins Ulhoa
 

Was ist angesagt? (20)

10 atendente de farmácia (dispensação de farmacia)
10   atendente de farmácia (dispensação de farmacia)10   atendente de farmácia (dispensação de farmacia)
10 atendente de farmácia (dispensação de farmacia)
 
13 atendente de farmácia (calculos na farmacia)
13   atendente de farmácia (calculos na farmacia)13   atendente de farmácia (calculos na farmacia)
13 atendente de farmácia (calculos na farmacia)
 
Técnica de Vendas Farma & Farma
Técnica de Vendas Farma & FarmaTécnica de Vendas Farma & Farma
Técnica de Vendas Farma & Farma
 
Noções de farmacologia
Noções de farmacologiaNoções de farmacologia
Noções de farmacologia
 
3ª aula conceitos básicos sobre medicamentos
3ª aula   conceitos básicos sobre medicamentos3ª aula   conceitos básicos sobre medicamentos
3ª aula conceitos básicos sobre medicamentos
 
MEDICAMENTOS MANIPULADOS
MEDICAMENTOS MANIPULADOS MEDICAMENTOS MANIPULADOS
MEDICAMENTOS MANIPULADOS
 
Atendente de Farmácia - Recebimento e armazenamento de medicamentos
Atendente de Farmácia - Recebimento e armazenamento de medicamentosAtendente de Farmácia - Recebimento e armazenamento de medicamentos
Atendente de Farmácia - Recebimento e armazenamento de medicamentos
 
Atenção farmacêutica aula i
Atenção farmacêutica    aula iAtenção farmacêutica    aula i
Atenção farmacêutica aula i
 
Introdução a Farmacologia - Curso Técnico de Enfermagem
Introdução a Farmacologia - Curso Técnico de EnfermagemIntrodução a Farmacologia - Curso Técnico de Enfermagem
Introdução a Farmacologia - Curso Técnico de Enfermagem
 
Atendente de Farmácia - Hipertensão
Atendente de Farmácia - HipertensãoAtendente de Farmácia - Hipertensão
Atendente de Farmácia - Hipertensão
 
7ª aula classes de medicamentos
7ª aula   classes de medicamentos7ª aula   classes de medicamentos
7ª aula classes de medicamentos
 
Atendente de Farmácia - Classificação dos Fármacos
Atendente de Farmácia - Classificação dos FármacosAtendente de Farmácia - Classificação dos Fármacos
Atendente de Farmácia - Classificação dos Fármacos
 
Palestra de Humanização no Atendimento
Palestra de Humanização no AtendimentoPalestra de Humanização no Atendimento
Palestra de Humanização no Atendimento
 
Tipos de receituarios
Tipos de receituariosTipos de receituarios
Tipos de receituarios
 
Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)
Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)
Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)
 
A humanização do ambiente hospitalar
A humanização do ambiente hospitalarA humanização do ambiente hospitalar
A humanização do ambiente hospitalar
 
Principios do atendimento farmácia e drogaria
Principios do atendimento farmácia e drogariaPrincipios do atendimento farmácia e drogaria
Principios do atendimento farmácia e drogaria
 
07 atendente de farmácia (descrição de medicamentos)
07   atendente de farmácia (descrição de medicamentos)07   atendente de farmácia (descrição de medicamentos)
07 atendente de farmácia (descrição de medicamentos)
 
Dispensação de medicamentos cepss
Dispensação de medicamentos cepssDispensação de medicamentos cepss
Dispensação de medicamentos cepss
 
Visa - O Que Devemos Saber Sobre Medicamentos
Visa -  O Que Devemos Saber Sobre MedicamentosVisa -  O Que Devemos Saber Sobre Medicamentos
Visa - O Que Devemos Saber Sobre Medicamentos
 

Ähnlich wie Curso atendente de farmácias e drogarias22

Atendimento gcavicchioli
Atendimento gcavicchioliAtendimento gcavicchioli
Atendimento gcavicchioliMarcelo Lobo
 
Atendimento com excelência
Atendimento com excelênciaAtendimento com excelência
Atendimento com excelênciaFabrício Ottoni
 
Telemarketing e call center
Telemarketing e call centerTelemarketing e call center
Telemarketing e call centeralves008
 
Entendendo E Atendendo O Cliente Dia Dos Pais
Entendendo E Atendendo O Cliente   Dia Dos PaisEntendendo E Atendendo O Cliente   Dia Dos Pais
Entendendo E Atendendo O Cliente Dia Dos Paisjoel azevedo
 
Ouvidoria politicas publicas
Ouvidoria   politicas publicasOuvidoria   politicas publicas
Ouvidoria politicas publicasRenan Oliveira
 
atendimento ao cliente e marketing.ppt
atendimento ao cliente e marketing.pptatendimento ao cliente e marketing.ppt
atendimento ao cliente e marketing.pptadao18
 
ATENDIMENTO AO CLIENTE EMARKETING.ppt
ATENDIMENTO AO CLIENTE EMARKETING.pptATENDIMENTO AO CLIENTE EMARKETING.ppt
ATENDIMENTO AO CLIENTE EMARKETING.pptadao18
 
Ebook atendimento ao cliente
Ebook atendimento ao clienteEbook atendimento ao cliente
Ebook atendimento ao clienteJúnior Medeiros
 
Trabalhando com vendas texto geórgia
Trabalhando com vendas   texto geórgiaTrabalhando com vendas   texto geórgia
Trabalhando com vendas texto geórgiaGeorgia Malveira
 
Treinamento de Elite | Vendas | Centro das Sobrancelhas
Treinamento de Elite | Vendas | Centro das SobrancelhasTreinamento de Elite | Vendas | Centro das Sobrancelhas
Treinamento de Elite | Vendas | Centro das SobrancelhasLuiz Borlone
 
Escola de emprededores 26 09 (1)
Escola de emprededores 26 09 (1)Escola de emprededores 26 09 (1)
Escola de emprededores 26 09 (1)Karine Souza
 

Ähnlich wie Curso atendente de farmácias e drogarias22 (20)

Treinamento de atendimento
Treinamento de atendimentoTreinamento de atendimento
Treinamento de atendimento
 
Aula 1 atendimento
Aula 1   atendimentoAula 1   atendimento
Aula 1 atendimento
 
Atendimento gcavicchioli
Atendimento gcavicchioliAtendimento gcavicchioli
Atendimento gcavicchioli
 
Atendimento com excelência
Atendimento com excelênciaAtendimento com excelência
Atendimento com excelência
 
Atendimento
AtendimentoAtendimento
Atendimento
 
Qualidadenoatendimento
QualidadenoatendimentoQualidadenoatendimento
Qualidadenoatendimento
 
Telemarketing e call center
Telemarketing e call centerTelemarketing e call center
Telemarketing e call center
 
Qualidade No Atendimento 201008
Qualidade No Atendimento 201008Qualidade No Atendimento 201008
Qualidade No Atendimento 201008
 
Sua majestade, o cliente!.ppt
 Sua majestade, o cliente!.ppt  Sua majestade, o cliente!.ppt
Sua majestade, o cliente!.ppt
 
Por que se diferenciar
Por que se diferenciarPor que se diferenciar
Por que se diferenciar
 
Entendendo E Atendendo O Cliente Dia Dos Pais
Entendendo E Atendendo O Cliente   Dia Dos PaisEntendendo E Atendendo O Cliente   Dia Dos Pais
Entendendo E Atendendo O Cliente Dia Dos Pais
 
Você dentista sabe despertar o desejo no seu paciente
Você dentista sabe despertar o desejo no seu pacienteVocê dentista sabe despertar o desejo no seu paciente
Você dentista sabe despertar o desejo no seu paciente
 
Ouvidoria politicas publicas
Ouvidoria   politicas publicasOuvidoria   politicas publicas
Ouvidoria politicas publicas
 
atendimento ao cliente e marketing.ppt
atendimento ao cliente e marketing.pptatendimento ao cliente e marketing.ppt
atendimento ao cliente e marketing.ppt
 
Tecnicas de atendimento
Tecnicas de atendimentoTecnicas de atendimento
Tecnicas de atendimento
 
ATENDIMENTO AO CLIENTE EMARKETING.ppt
ATENDIMENTO AO CLIENTE EMARKETING.pptATENDIMENTO AO CLIENTE EMARKETING.ppt
ATENDIMENTO AO CLIENTE EMARKETING.ppt
 
Ebook atendimento ao cliente
Ebook atendimento ao clienteEbook atendimento ao cliente
Ebook atendimento ao cliente
 
Trabalhando com vendas texto geórgia
Trabalhando com vendas   texto geórgiaTrabalhando com vendas   texto geórgia
Trabalhando com vendas texto geórgia
 
Treinamento de Elite | Vendas | Centro das Sobrancelhas
Treinamento de Elite | Vendas | Centro das SobrancelhasTreinamento de Elite | Vendas | Centro das Sobrancelhas
Treinamento de Elite | Vendas | Centro das Sobrancelhas
 
Escola de emprededores 26 09 (1)
Escola de emprededores 26 09 (1)Escola de emprededores 26 09 (1)
Escola de emprededores 26 09 (1)
 

Mehr von WM Treinamentos Cursos e Palestras Ltda

Mehr von WM Treinamentos Cursos e Palestras Ltda (20)

Humanizar o atendimento na saúde
Humanizar o atendimento na saúdeHumanizar o atendimento na saúde
Humanizar o atendimento na saúde
 
Vença a timidez
Vença a timidezVença a timidez
Vença a timidez
 
Seu pior inimigo
Seu pior inimigoSeu pior inimigo
Seu pior inimigo
 
Futuro, é lá que vou viver!
Futuro, é lá que vou viver!Futuro, é lá que vou viver!
Futuro, é lá que vou viver!
 
Abordagem ao eleitor
Abordagem ao eleitorAbordagem ao eleitor
Abordagem ao eleitor
 
Relacionamento com o cliente
Relacionamento com o clienteRelacionamento com o cliente
Relacionamento com o cliente
 
Curso de atendimento com excelência
Curso de atendimento com excelênciaCurso de atendimento com excelência
Curso de atendimento com excelência
 
Formação de liderança política
Formação de liderança políticaFormação de liderança política
Formação de liderança política
 
Motivação & vendas
Motivação & vendasMotivação & vendas
Motivação & vendas
 
5 S, uma nova visão de futuro!
5 S, uma nova visão de futuro!5 S, uma nova visão de futuro!
5 S, uma nova visão de futuro!
 
Negociar com excelência todos os dias!!!
Negociar com excelência  todos os dias!!!Negociar com excelência  todos os dias!!!
Negociar com excelência todos os dias!!!
 
Zona de conforto mata, salve sua vida!
Zona de conforto mata, salve sua vida!Zona de conforto mata, salve sua vida!
Zona de conforto mata, salve sua vida!
 
A meta, processos de desafio diário
A meta, processos de desafio  diárioA meta, processos de desafio  diário
A meta, processos de desafio diário
 
Curso comunicação para empreendedores e gerentes de vendas
Curso comunicação para empreendedores e gerentes de vendasCurso comunicação para empreendedores e gerentes de vendas
Curso comunicação para empreendedores e gerentes de vendas
 
Consciência Política Já!
Consciência Política Já!Consciência Política Já!
Consciência Política Já!
 
Negociar é uma arte!
Negociar é uma arte!Negociar é uma arte!
Negociar é uma arte!
 
Segurança do trabalho, saúde e qualidade de vi
Segurança do trabalho, saúde e qualidade de viSegurança do trabalho, saúde e qualidade de vi
Segurança do trabalho, saúde e qualidade de vi
 
Palestra motivação, estratégia planejamento 2
Palestra motivação, estratégia planejamento 2Palestra motivação, estratégia planejamento 2
Palestra motivação, estratégia planejamento 2
 
Palestra - Caro é o produto que o cliente não vê valor!
Palestra - Caro é o produto que o cliente não vê valor!Palestra - Caro é o produto que o cliente não vê valor!
Palestra - Caro é o produto que o cliente não vê valor!
 
Trabalho em Equipe
Trabalho em Equipe Trabalho em Equipe
Trabalho em Equipe
 

Kürzlich hochgeladen

DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...IsabelPereira2010
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 
Antero de Quental, sua vida e sua escrita
Antero de Quental, sua vida e sua escritaAntero de Quental, sua vida e sua escrita
Antero de Quental, sua vida e sua escritaPaula Duarte
 
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...Francisco Márcio Bezerra Oliveira
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxSlide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxedelon1
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSOLeloIurk1
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfWagnerCamposCEA
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasSocorro Machado
 
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...AndreaCavalcante14
 
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffSSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffNarlaAquino
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º anoRachel Facundo
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxTailsonSantos1
 
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...Ilda Bicacro
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxAntonioVieira539017
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaHELENO FAVACHO
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...HELENO FAVACHO
 

Kürzlich hochgeladen (20)

DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
Antero de Quental, sua vida e sua escrita
Antero de Quental, sua vida e sua escritaAntero de Quental, sua vida e sua escrita
Antero de Quental, sua vida e sua escrita
 
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxSlide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
 
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
 
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffSSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
 
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
 

Curso atendente de farmácias e drogarias22

  • 1. Especialista em oratória Consultor de Liderança WILSON MARTINS WM Treinamentos Cursos Palestras CNPJ 25.176.447/0001-47 Av. JK, 140 – Sl 106 – Ed. Boulevard Center - Betim MG 31 2571 4992 - 31 3054 0042 – 31 9995 5884 www.wilsonmartins.com.br [email_address] Curso Atendente de Drogaria & Farmácia
  • 2. Principal razão Atendimento
  • 3.
  • 4. FILOSOFIA QUE IREMOS IMPLANTAR! “ Profissionais que pensam como donos do negócio”
  • 5. NEGÓCIO Comercialização de produtos farmacêuticos, produtos de manipulação, produtos naturais, suplementos vitamínicos e alimentares, perfumaria e produtos de conveniência, de forma a antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes, proporcionando-lhes um serviço de elevado padrão de qualidade.
  • 6. Distinção entre drogaria e farmácia Segundo a Lei nº. 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que trata do controle sanitário do comércio de medicamentos, as DROGARIAS são estabelecimentos de dispensação e comércio de drogas, medicamentos. As FARMÁCIAS são caracterizadas como estabelecimentos que, além da comercialização, atuam na manipulação de fórmulas magistrais e oficinais.
  • 7. MISSÃO Busca constante da satisfação das necessidades dos clientes, através de preço, qualidade, variedade e prestação de serviços, no ramo de DROGARIA ou FARMÁCIA, visando o lucro e o crescimento, em parceria com fornecedores e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, projetando uma imagem de segurança e confiança.
  • 8. VALORES O cliente é a razão do negócio, sendo assim oferecemos um atendimento de qualidade, segurança, honestidade, discrição com alto padrão de eficiência no atendimento e serviços. A busca da excelência no atendimento é um compromisso a ser cumprido; Satisfazer a necessidade dos clientes através da constante melhoria da qualidade de nossos serviços.
  • 9.
  • 10.
  • 11. Encantar o cliente das drogarias é mais difícil do que qualquer outro estabelecimento de varejo, pois ninguém vai à drogaria porque esta feliz. Portanto, é muito mais difícil encantar alguém que esteja morrendo de dor, pois por varias vezes ele nem se quer prestará atenção na loja em que trabalha, mais perceberá quando houver alguma demora do balconista , dificuldade de achar o produto na gôndola ou em minutos que vai gastar no caixa. NÓS IREMOS FAZER A DIFERENÇA NO BALCÃO!
  • 12. Devemos levar em conta que 80% da população brasileira é carente de educação e não é capaz de entender os seus próprios males, além disso eles não possuem o apoio adequado de um serviço de saúde pública. Com isso, devemos concluir que a drogaria é o único local disponível que a população tem para tirar suas dúvidas e aliviar seu sofrimento.
  • 13. Busca por maior e melhor expectativa de vida; Cada vez mais informados e inteligentes; Clientes protegidos pela legislação; Maior participação da mulher no mercado, tendo menos tempo de compra; Busca por praticidade devido a correria do dia a dia; Maior preocupação com a saúde, bem estar e beleza; Solicita Atendimento com Qualidade. O consumidor de medicamentos
  • 14.
  • 15.
  • 16.
  • 17.
  • 18. Comportamento do Cliente 65% são mulheres; 35% são homens; Tempo visita no PDV – 5 minutos; Media de itens comprados é de 2 produtos.
  • 19.
  • 21. Prepare-se! Se você não se preparar, alguém vai aparecer mais “qualificado”! Então… Se você não tiver uma estratégia, irá fazer parte da estratégia de alguém. Alvin Toffler
  • 22. 98% das pessoas; 85% das Drogarias; Preços praticamente iguais; Mesmos produtos! Balconistas fazem o mesmo trabalho, não inovam Aceitar isto? Se aceitar é o fim da sua carreira!
  • 23. O CLIENTE NOS DIZ! QUERO SOLUÇÕES!
  • 24. Clientes ou Consumidores compram soluções para seus problemas e satisfação para seus desejos . Mas o que é uma solução?
  • 25.
  • 26. novos produtos são lançados junto aos médicos todos os dias!
  • 27.
  • 28. O CLIENTE EM PRIMEIRO LUGAR QUALIDADE, O ATENDENTE É PRIMORDIAL PARA O PROCESSO. CONSCIÊNCIA
  • 29. O Cliente da drogaria precisa de muita atenção!
  • 31.
  • 32. FARMÁCIA OU DROGARIA NÃO QUER FUNCIONARIOS ASSIM: Colaborador desmotivado Atitudes Reativas... Retrabalho, desperdício Sem visão de futuro... Falta de planejamento Baixa disseminação de informações...
  • 33.
  • 34.
  • 35.
  • 36.
  • 37.
  • 38.
  • 39.
  • 40.
  • 41.
  • 42.
  • 43.
  • 44.
  • 45.
  • 46.
  • 47.
  • 48. Cliente Indiferente O atendimento normal,não teve nada que o surpreendeu. Ele não vai falar nem bem nem mal do seu estabelecimento, simplesmente não vai falar, e será alvo fácil para o concorrente tirá-lo de você.
  • 50.
  • 51.
  • 52.
  • 53. NÃO IMITE O LULA, Leia muito, Aprenda o máximo que puder sobre clientes. Cuide da sua educação, seja Disciplinado e Metódico . Saia da Mesmice!
  • 54. O segredo para atingir o sucesso é transformar tudo o que lhe acontece em oportunidades, até mesmo seus obstáculos. Alquimia sempre!
  • 55. Não confunda fracasso com derrota; Não confunda sucesso com vitória Fracasso não é quando você perde uma partida. Fracasso é quando você desiste de lutar por um sonho...
  • 56.
  • 57. VOCÊ SERIA SEU PRÓPRIO CLIENTE ?
  • 58. ORGANIZAÇÃO BÁSICA DA DROGARIA 20% de organização resultam em 80% de resultados, esta é a nossa base de organização, ou seja, o mínimo de organização proporciona resultados excelentes. Na prática para organizar uma farmácia ou drogaria existem alguns critérios que tornam mais eficientes e práticos o trabalho do atendente. Toda farmácia trabalha com milhares de remédios, que envolvem diferentes fabricantes e diversas apresentações, o que torna fundamental a organização de prateleiras e gavetas para facilitar a procura de cada remédio .
  • 59. Padronizar para organizar; Separação dos medicamentos e outros Produtos de acordo com o laboratório; Ordem alfabética do medicamento .  
  • 60.
  • 61. Medicamentos que têm venda controlada, como psicotrópicos e entorpecentes. Estes re médios normalmente estão agrupados no fundo da farmácia, próximo à gerência para maior controle de suas vendas. Obs. “Estes estão em armários trancados” Vendas controladas
  • 62. NAS DROGARIAS OS MEDICAMENTOS COMERCIALIZADOS ESTÃO NAS SUAS EMBALAGENS ORIGINAIS. NAS FARMÁCIAS AS FÓRMULAS SÃO MANIPULADAS EM SEUS LABORATÓRIOS; ORGANIZADAS DE ACORDO COM O TIPO DE FORMULA; ORDEM DE ENCOMENDAS NUMERADAS.
  • 63. A drogaria pode criar descontos Para os clientes portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, bronquite, asma, colesterol, etc., promovendo dias ou semanas específicos, nas quais, com criatividade e com parcerias saudáveis e competentes, poderá privilegiar aqueles que são os clientes mais assíduos da farmácia, não esquecendo, nunca, de manter um cadastro atualizado deste público.
  • 64. AS DROGARIAS TINHAM DIFICULDADE EM ENCONTRAR ELEMENTOS COM O MINIMO DE PREPARAÇÃO; ESTES ENTRAVAM SEM SABER O MINIMO POSSÍVEL; NOÇÕES DE ATENDIMENTO BÁSICO; O APRENDIZADO TOTAL VIRÁ COM O EMPENHO NO BALCÃO.
  • 65. FIDELIZANDO O CLIENTE Atendimento personalizado Telemarketing pós-vendas Saiba "tudo" sobre o cliente
  • 66. Postura clara e firme em todas as ações; Valores éticos e morais que deverão ser seguidos; Enganar o cliente em hipótese nenhuma! Ética e Moral
  • 67. LEIS E ATIVIDADES QUE SÃO PERMITIDAS À FARMÁCIA E À DROGARIA Presença do Responsável Técnico Troca de Receitas - da Marca pelo Genérico
  • 68. Serviços de aplicação de injeção: A drogaria deve dispor de local separado, adequado e equipado, com acesso independente. Instalações devem apresentar condições higiênico-sanitárias satisfatórias e em bom estado de conservação.
  • 69.
  • 70. Definição de medicamentos Cápsulas são recipientes de gelatina utilizados para ingestão de fármacos em doses pré-estabelecidas; Comprimidos são formas sólidas de um pó medicamentoso , preparado por compressão, adicionado ou não de substâncias aglutinantes . Drágeas - São comprimidos revestidos com sacarose , são utilizadas para mascarar sabores desagradáveis dos princípios ativos. Supositórios são formas farmacêuticas destinadas à inserção no ânus no quall amolece. Xarope é uma solução que contém muito açúcar em sua composição.
  • 71. DENOMINAÇÃO GENÉRICA: denominação de um princípio ativo ou fármaco, adotada pelo Ministério da Saúde e recomendada pela Organização Mundial de Saúde. (Decreto n.° 793/93). Na embalagem dos genéricos deve estar escrito "Medicamento Genérico" dentro de uma tarja amarela. Além disso, deve constar a Lei nº 9.787/99. Como os genéricos não têm marca, o que você lê na embalagem é o princípio ativo do medicamento. Definição de medicamentos
  • 72.
  • 74. X CONSTRUIR O FUTURO CONSERTAR O PASSADO Seu sucesso no passado, não garante seu sucesso no futuro...
  • 75.
  • 76.
  • 77.
  • 78.
  • 79.
  • 80. Medo de ligar para um novo cliente , você não tem nada a perder Medo de clientes de altíssimo nível , eles fazem cocô tanto quanto você. Medo de atrapalhar o trabalho do cliente , os melhores estão sempre procurando novas maneiras de aumentar os negócios. Medo de ser mal tratado , quanto melhor o nível do cliente menos a chance de encontrar um mal educado. Medo do cliente perguntar algo que você não sabe , prepare-se o máximo que puder, vá atrás do que você não souber. Medo que alguma coisa embaraçosa aconteça , se algo de ruim aconteça, sorria da sua desgraça. Medo de perder um cliente , acontece. Os negócios e carreira não vão entrar em colapso por causa disso. Além disso, quem você perder hoje, pode ser recuperado amanhã.
  • 81. CHEGA DE ATITUDES PESSIMISMO E DESCULPAS! Escreva AGORA seus sonhos. Coloque datas. Liste os obstáculos. Faça a lista das pessoas que você precisa conhecer. Faça a lista das coisas que você precisa aprender. Escreva um plano de ação para cada dia. SEJA PRÓ ATIVO. Acorde mais cedo! Estude Marketing Pessoal! Pratique o que você fala. Não significa “Ainda não”. NÃO ASSISTA TELEVISÃO! Leia 20 minutos por dia. Escreva 20 minutos por dia. Compre um notebook para você!!! Relacione-se com quem acrescenta! Faça exercícios físicos. PENSE GRANDE!!! Identifique, Planeje, Leia, Aja, Sorria. Cerque-se de pessoas e coisas positivas. TECNOLOGIA! TECNOLOGIA! TECNOLOGIA! Torne-se o MELHOR DO MUNDO onde você está. LEIA!!! LEIA!!! LEIA!!! MUDE SUA VIDA, SE QUER SER FELIZ!
  • 82.

Hinweis der Redaktion

  1. Talk to everyone. There is just as much to learn from people who don’t comment about your jewelry as from those who do. If there are prospective buyers who are looking at your jewelry but not saying anything about it, make sure you ask what their thoughts are. Just say, “I’d be interested to know what you think of my jewelry.” Visit stores that sell your jewelry. A day‐spa near me was featuring the work of an artisan jeweler. The jewelry had been on a counter near the register. One day someone moved it behind the counter, perhaps to clean, and never put it back. That placed it out of reach, and I’m sure that sales were hurt by this. Drop by stores that are selling your jewelry to make sure it’s being displayed appropriately! Include “bag stuffers” in your orders. The orders that you fulfill in person or through the mail are a great opportunity to enclose marketing material. This is so common that consumers often expect them! Use bag stuffers to send customers to your website, tell them about new products, or invite them to a home jewelry show. Google yourself. Search your name regularly to see if clients talking about you (good or bad!) on forums, websites, blogs or other spots! If you read negative comments, reach out to the writer to see what their beef is. Partner with a florist . Your local florist can be an excellent business partner! Jewelry and flowers go well together, so meet with a local florist to see if they would be interested in cooperative marketing.
  2. BusinessWeek's Kerry Miller spoke to craabout successfully bridging the gap. What's your advice for crafters who are anxious about selling their work in person—to customers or to wholesalers—rather than online? Sales anxiety, believe it or not, is a problem for even the pros that have been out there for years. Mostly it comes down to self-confidence. When somebody begins to sell a product they've made, they're selling themselves as well as the actual product, and they're afraid of being rejected. One thing that helps build confidence is to educate yourself about everything related to your industry, and learn as much as possible about the audience that you're trying to sell to—read, talk to people, build a personal network of people in your field with similar interests. Then I tell people to make a list of all of the benefits of the product that they're trying to sell. They're going to feel a lot more confident when they see how much value their item has. A friend of mine, a weaver, told me he was able to overcome his initial sales anxiety because he knew before he ever went out to sell that people were likely to be interested in his product. He said, once you know you're in the right marketplace with products that are rightly priced, mostly all you have to do is sit back and let the people sell themselves on your work. But people have to make the time to do [the research]. You can't just say, "Well, I'm too busy producing. I'm an artist." The question is: Do you want to be an artist or do you want to make a living? What's the crucial difference that distinguishes the artist/hobbyist from the professional who is earning a living from what he or she makes? The thing that has always separated the hobbyist from the professional is that the hobbyist makes things that they want to make with little regard for what their audience might really like to buy. You know, they say, "I love to make dolls," and so they start making dolls to suit themselves. Sometimes they put in hours of unnecessary work with bows and trimmings and all the little stuff that you can't justify with a price. The serious seller will learn to get rid of all the ruffles and frills. They're able to make that item in a set length of time, and they know how much they have to charge for their labor. Hobbyists have a really hard time making products for the actual marketplace instead of for themselves. I've always believed that the only people who make money are the people who need money. I don't think I would have succeeded if I hadn't started a business when I really needed money to help my husband, who was out of work at the time. People who go to work with the idea of actually making some meaningful income are far more likely to succeed than the hobbyist who just says, "Oh, I just want a little pin money," because if that's your goal, that's all you'll ever earn. Miller is a New York-based staff writer covering startups and small business. Miller is a graduate of Brown University.
  3. 1. Fear of calling on a new customer. In this scenario, small-business consultant Lois Creamer says she tells herself, "I'm already not working with Company A. If I call on them, I'm really only risking a 'yes.'" Seen in this light, you really aren't risking anything, so start selling them today. 2. Fear that a high-level customer won't take your call. If you're sure that you're calling on the right individual, then pick up the phone and try. If that doesn't work, you might use your network to see if you know anyone who might introduce you or let you use his or her name to get through. And remember, no matter how high up the chain you're calling, the target is human, too. She puts her pants on one leg at a time, just like you. 3. Fear that customers are too busy to talk to you. Tell yourself that most people work at least eight hours a day and are responsible for finding ways to increase revenues or decrease expenses or liability. Therefore, they're paid to speak to people like you who can help them achieve these goals. 4. Fear that a customer will be unkind to you. Experienced salespeople know that the higher up the corporate ladder you call, the nicer people are in general. And when you finally get that appointment to meet with the executive, you will probably be offered Starbucks-qualify coffee in fine china instead of crummy coffee in a Styrofoam cup. 5. Fear that a customer might ask a question to which you don't know the answer. First, learn everything possible about your offering and your customer's situation to diminish the likelihood of this and to build your confidence. Then, if a customer stumps you, say, "You know, I have read X number of books and Y magazines and spoken to Z experts on these topics, but I'm not completely sure about your question. I want to be sure you get the best answer for your situation. May I get back to you?" 6. Fear of losing your composure during an important sales call. I once heard a speaking coach comfort wannabe speakers with the line "The good news is it's physically impossible to pass out, throw up, and cry all at the same time." This applies to salespeople on calls, too. Be prepared for your customer meeting so you can be mentally present when you're in front of your customer. Then you can deal with any challenges or surprises if they happen. 7. Fear that something embarrassing will happen during a sales call. If this really does happen, laugh. My parents used to tell me, "When things go wrong, you can laugh or cry. Why not laugh?" You may have to force your laughter to get started because it's so awful or embarrassing, but laughter eases almost any situation. 8. Fear that if you lose a major sale or client, your business or career will collapse. Throughout my years in sales, I have lost several big clients and deals. Recalling the losses, and subsequent wins, strengthens me. I remind myself that the worst has happened before and I'm still standing—in fact, I'm thriving. If the worst happens again, I know I can survive it again—and emerge even stronger than I was before. Fear can be like a grizzly bear that roars so loudly you cover your eyes and ears—and thereby miss prime selling opportunities. Don't let it happen. Remember that your customers have fears, too. In my next column, I'll explore some of your typical customers' fears—and how you can use them to sell more. In the meantime, happy selling!