SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 20
 E,B 2,3/Sec. João Garcia Bacelar – TochaAno lectivo: 2010/2011 Educação sexual Ciclo menstrual Docente: Professora Conceição Aires Disciplina: Área de Projecto
Introdução 	Com este trabalho realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto com inter-ligação com as aulas de Ciências Naturais, pretendemos explorar o tema ciclo menstrual, realçar e esclarecer vários aspectos relacionados com perguntas que jovens como nós fazem. 		Pretendemos adquirir algumas informações, para mais tarde, compreender e utilizar esses conceitos e indicações. 		Queremos esclarecer algumas noções básicas que por vezes podem-nos confundir, como por exemplo, onde é que ocorre a derrame do sangue, porque é que ocorre, entre outras… 		Ambicionamos sobretudo compreender que ter o período menstrual é algo normal e bom também, porque é fruto do período menstrual que à descendência da espécie humana, é sinal que todo o nosso sistema reprodutor esta apto para unir o óvulo com o espermatozóide, e desenvolver o feto.
Identificação do problema O nosso tema é o ciclo menstrual, este trabalho tem alguns pós e contras, tais como: Algumas dúvidas/ preconceitos que as pessoas têm e que por vezes as proíbe de fazer certas actividades;   gravidez indesejada/ desejada;  é a partir do ciclo menstrual que há continuidade da espécie; Nunca deixar que o bebé sofra com a gravidez indesejada; Os pais porque interromperam o seu processo escolar ou a nível profissional (especialmente a mãe);  Pretendemos sobretudo passar a mensagem: dizer não ao aborto, sobretudo em ocasiões de descuido por parte dos pais, se fizeram o erro que o assumam!
Constituição do sistema reprodutor feminino Os órgãos sexuais sofrem transformações na puberdade, altura em que começam a funcionar completamente e a menopausa, em que o funcionamento dos órgãos sexuais femininos passa a ser parcial, excluindo a possibilidade de reprodução.
Funções dos órgãos sexuais:  Função sexual – exprime-se no desejo, fantasias, sonhos, num prazer especial a que chamamos excitação e que pode levar a um prazer maior chamada orgasmo. 	 Função reprodutora – permite a um homem e a uma mulher terem filhos. Em que só em alguns dias de cada mês a mulher pode engravidar e apenas até uma determinada idade.
Órgãos sexuais femininos: Ovários tem a função de produzir as células reprodutoras femininas, chamadas óvulos, além disso, produzem as hormonas sexuais femininas: o estrogénio e a progesterona.  Vias genitais: Trompa de Falópio  onde ocorre a fecundação, ou seja, a união do espermatozóide com o óvulo, dando-se a fecundação.   Útero é o lugar onde o embrião se instala em caso de gravidez. Vagina Canal muscular que estabelece a comunicação entre o útero e o exterior do corpo. Órgãos genitais externos  Vulva (lábios, clítoris e orifício genital)
Ciclo ovárico 		Como referido anteriormente, é no ciclo ovárico que ocorrem transformações nos ovários que depois levam à formação e libertação do ovócito II. Ciclo uterino 		Conjunto de mudanças que afectam mensalmente (28 dias) o endométrio (parede interna/esponjosa do útero que permite a fixação do embrião).
Fases do Ciclo Uterino 	1º- Fase Menstrual- Leva cerca de 5 dias e resulta da ruptura dos vasos sanguíneos e também da descamação do endométrio que ao total, constituem o fluxo menstrual.     		2º- Fase Proliferativa- Leva 9 dias, no qual ocorre a reconstituição do endométrio e dos vasos sanguíneos. 		3º- Fase Secretora- Dura cerca de 14 dias, nos quais as glândulas do endométrio produzem secreções, preparando o útero para a recepção do embrião.
Significado de menstruação 	Menstruação é a eliminação periódica, acompanhada de hemorragia, da mucosa uterina, quando não houve fecundação. (Na mulher, começa na puberdade e termina com a menopausa.) 		Tem aproximadamente, 0,85L.  Este pode apresentar cor vermelha, castanha ou quase preta, e dura em média, três a oito dias. 		O primeiro fluxo menstrual  ocorre entre os 9 e 19 anos, chamado de menarca. È o sinal mais limitado da passagem da infância para a fase adulta. 		As últimas menstruações correspondem à suspensão dos ciclos menstruais, chamando-se menopausa. Este ocorre, geralmente, a partir dos 45 anos, sendo apesar de tudo, muito variável e podendo acontecer a partir dos 35 e até aos 60 anos.
O que são hormonas? As hormonas são produzidas em grupos de células denominadas por glândulas endócrinas. As hormonas passam das glândulas para o sangue através de paredes, essas hormonas espalham-se por todo o corpo. As diferentes hormonas actuam em diferentes partes do corpo. 		Elas provocam os seios nas raparigas e a barba nos rapazes. As hormonas sexuais femininas principais são o estrogénio e a progesterona. A hormona sexual masculina mais importante é testosterona.
Mitos & Tabus A menstruação continua envolta em mitos e tabus, dos quais são exemplo:   O período é tóxico, exalando as mulheres, nesta altura, odores que apodrecer a carne, azedar o vinho, murchar o pão;  Uma mulher menstruada não deve lavar a cabeça nem pisar chão frio;  Durante a menstruação não se deve comer gelados, entre outros alimentos, nem fazer desporto ou nadar, e muito menos ter relações sexuais.
Soluções para os mitos & tabus Uma mulher menstruada pode fazer tudo o que lhe apetece tendo apenas algum cuidado e sentindo-se bem. Trata da tua higiene pessoal com cuidado, não há nada que te possa fazer mal Faz exercício físico, sobretudo natação, não te prives de fazer nada, usa tampão!
Efeitos secundários 	Os efeitos secundários depende de pessoa para pessoa, de responsabilidade e sobretudo de atitudes que as pessoas tomam.  		Alguns dos efeitos secundários são: Dores menstruais pontiagudas, que por vezes são muito fortes, levando-nos a tomar analgésicos ou ate a ir a um especialista;  Gravidez, por vezes pode ser indesejada, devido a não terem precauções;  SIDA e outras doenças, que pode contaminar o parceiro sem nos apercebermos.
Informações úteis 	Deves ter em conta algumas informações que te podem ser úteis agora, ou até mais tarde, tais como: O período menstrual no inicio nunca é certo, poderá variar não sendo sempre naquele dia do mês;  A duração média do período menstrual é entre 3 a 7 dias;  Deves de ter sempre um penso higiénico na nossa mala;  Se utilizares tampão, muda-o frequentemente;  Se tiveres dores toma um comprimido e tenta relaxar;  Evita vestir roupas muito claras;
Ciclo menstrual O ciclo menstrual é controlado pelas hormonas. O ciclo médio costuma ter a duração de 28 dias, mas isso depende de pessoa para pessoa.  O ciclo divide-se em 3 etapas: 5º Dia – O período menstrual terminou. Continuação do amadurecimento do óvulo e o folículo descola-se para a superfície do ovário. O folículo está a produzir a hormona estrogénio. Esta faz com que o revestimento do útero comece a engrossar novamente. 1º Dia – o período menstrual inicia-se simultaneamente com a hormona FSH que está a amadurecer um óvulo num pequeno folículo num dos ovários 14º Dia – O óvulo encontra-se maduro, sai do ovário, dando-se a ovulação. O folículo vazio, denominado “corpo amarelo”, começa a progesterona. Este amacia o revestimento espesso do útero e torna-o esponjoso, para que óvulo seja fertilizado e se possa fixar.
Período fértil 	Após a liberação do sangue, o óvulo só fica viável por cerca de 12-24 horas. Apesar do curto período de viabilidade do óvulo, o intervalo fértil é bem mais longo, pois, dependendo da qualidade do sémen masculino, os espermatozóides podem ficar viáveis dentro do sistema reprodutor da mulher por até 5-7 dias. Portanto, o período fértil vai do 5º dia antes da ovulação até um dia após a mesma.   		O período de maior oportunidade de ser fecundado ocorre quando há coito 1 ou 2 dias antes da ovulação.  
Gravidez e interrupção do período menstrual A chegada da primeira menstruação é o sinal de que uma rapariga adquiriu a capacidade biológica de ter filhos.  		Com a puberdade, o estrogénio (a principal hormona feminina) leva a que os óvulos, contidos nos dois ovários das raparigas desde o nascimento, comecem a amadurecer. A partir desse momento, todos os meses um dos ovários liberta um óvulo maduro. No prazo de 4 a 7 dias, este óvulo transfere-se para o útero através de uma das trompas de Falópio.  		Se a rapariga tiver uma relação sexual sem protecção anticoncepcional durante a viagem do óvulo desde o ovário até ao útero, aquele poderá ser alcançado por um espermatozóide: nesse caso verificar-se-á a sua fecundação. 		Quando uma mulher fica grávida, o ciclo menstrual interrompe-se até alguns depois do nascimento da criança. O hábito de usar o calendário para controlar a regularidade do ciclo menstrual torna-se muito útil para um especialista que pode calcular a duração da gravidez com maior precisão.
Soluções O período menstrual é algo de bom que acontece, embora dizemos contrário. È uma altura em que o nosso corpo passa por transformações que não ocorrem em mais nenhuma altura, tais como: Desenvolvimento dos caracteres secundários; Permite-nos ter filhos; Desenvolvimento psicológico.  Sempre que sentimos dores ou desconforto devemos adoptar  algumas medidas, tais como:   devemos ir ao médico;  Tomar um comprimido; Usar tampão; E sobretudo não nos devemos de esquecer de utilizar métodos contraceptivos para não engravidar, não há direito de matar os fetos!  
Conclusão   Ao realizarmos este trabalho no âmbito da disciplina de Área de Projecto sobre o Ciclo Menstrual, aprofundámos os nossos conhecimentos sobre um tema com diversos tabus e mitos, como por exemplo o que se pode e deve fazer durante a menstruação ou alguns dos tabus existentes, tais como, durante o período menstrual não se poder fazer algumas actividades, essenciais ao nosso dia-a-dia. 		O nosso grupo com este trabalho, aprofundou o conhecimento sobre as transformações que vão ocorrendo no interior dos órgãos sexuais femininos, tais como o aparecimento da menstruação, o que é, onde acontece, a partir de que idade é que a rapariga está apta para engravidar; o seu período fértil; métodos de protecção para absorver o fluxo sanguíneo e a identificação do problema, que na maioria das raparigas não entendem o que está a acontecer no seu corpo e surgem dúvidas, e nesse caso devem recorrer aos pais, aos professores e a pessoas adultas com experiência no assunto.
Trabalho realizado por:  Andreia Tabanez, nº4; Cristiana Fernandes, nº7

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Menopausa e Climatério
Menopausa e Climatério Menopausa e Climatério
Menopausa e Climatério Laís Lucas
 
Fisiologia da mestruação
Fisiologia da mestruaçãoFisiologia da mestruação
Fisiologia da mestruaçãoClaudia Ramos
 
Gravidez Na Adolescencia
Gravidez Na AdolescenciaGravidez Na Adolescencia
Gravidez Na Adolescenciateresaebia
 
Metodos contraceptivos
Metodos contraceptivosMetodos contraceptivos
Metodos contraceptivosCésar Milani
 
Apresentação metodos anticoncepcionais
Apresentação metodos anticoncepcionaisApresentação metodos anticoncepcionais
Apresentação metodos anticoncepcionaisjoao11batista
 
Adolescência e puberdade
Adolescência e puberdadeAdolescência e puberdade
Adolescência e puberdademirian1967
 
métodos contracetivos
 métodos contracetivos métodos contracetivos
métodos contracetivosIsabel Lopes
 
Métodos contraceptivos
Métodos contraceptivosMétodos contraceptivos
Métodos contraceptivosCatir
 
Metodos contraceptivos
Metodos contraceptivosMetodos contraceptivos
Metodos contraceptivosAulas Biologia
 
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor FemininoSistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor FemininoGabriel Resende
 
Métodos contraceptivos
Métodos contraceptivosMétodos contraceptivos
Métodos contraceptivosMercitto
 
Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo
Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpoAdolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo
Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpolucols
 
DST / IST - Infecções Sexualmente Transmissíves
DST / IST - Infecções Sexualmente TransmissívesDST / IST - Infecções Sexualmente Transmissíves
DST / IST - Infecções Sexualmente TransmissívesPibid Biologia Cejad
 

Was ist angesagt? (20)

Menopausa e Climatério
Menopausa e Climatério Menopausa e Climatério
Menopausa e Climatério
 
Métodos contraceptivos
Métodos contraceptivosMétodos contraceptivos
Métodos contraceptivos
 
Fisiologia da mestruação
Fisiologia da mestruaçãoFisiologia da mestruação
Fisiologia da mestruação
 
Gravidez Na Adolescencia
Gravidez Na AdolescenciaGravidez Na Adolescencia
Gravidez Na Adolescencia
 
Metodos contraceptivos
Metodos contraceptivosMetodos contraceptivos
Metodos contraceptivos
 
Ovogenese2[1]
Ovogenese2[1]Ovogenese2[1]
Ovogenese2[1]
 
Contraceptivos
ContraceptivosContraceptivos
Contraceptivos
 
Apresentação metodos anticoncepcionais
Apresentação metodos anticoncepcionaisApresentação metodos anticoncepcionais
Apresentação metodos anticoncepcionais
 
Ciclo menstrual
Ciclo menstrualCiclo menstrual
Ciclo menstrual
 
Saude da mulher
Saude da mulherSaude da mulher
Saude da mulher
 
Adolescência e puberdade
Adolescência e puberdadeAdolescência e puberdade
Adolescência e puberdade
 
métodos contracetivos
 métodos contracetivos métodos contracetivos
métodos contracetivos
 
Métodos contraceptivos
Métodos contraceptivosMétodos contraceptivos
Métodos contraceptivos
 
Metodos contraceptivos
Metodos contraceptivosMetodos contraceptivos
Metodos contraceptivos
 
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor FemininoSistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor Feminino
 
Métodos contraceptivos
Métodos contraceptivosMétodos contraceptivos
Métodos contraceptivos
 
Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo
Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpoAdolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo
Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo
 
DST / IST - Infecções Sexualmente Transmissíves
DST / IST - Infecções Sexualmente TransmissívesDST / IST - Infecções Sexualmente Transmissíves
DST / IST - Infecções Sexualmente Transmissíves
 
Planjamento familiar
Planjamento familiarPlanjamento familiar
Planjamento familiar
 
Ists
IstsIsts
Ists
 

Andere mochten auch

Andere mochten auch (20)

Ciclo menstrual
Ciclo menstrualCiclo menstrual
Ciclo menstrual
 
Ciclo menstrual
Ciclo menstrualCiclo menstrual
Ciclo menstrual
 
Ciclo menstrual
Ciclo menstrualCiclo menstrual
Ciclo menstrual
 
Ciclo menstrual e gravidez
Ciclo menstrual e gravidezCiclo menstrual e gravidez
Ciclo menstrual e gravidez
 
Ciclo menstrual ana c; andreia ...
Ciclo menstrual   ana c; andreia ...Ciclo menstrual   ana c; andreia ...
Ciclo menstrual ana c; andreia ...
 
Ciclo menstrual
Ciclo menstrualCiclo menstrual
Ciclo menstrual
 
Ciclo sexual
Ciclo sexualCiclo sexual
Ciclo sexual
 
El ciclo menstrual femenino
El ciclo menstrual femeninoEl ciclo menstrual femenino
El ciclo menstrual femenino
 
105 ciclo menstrual ou catamênico
105  ciclo menstrual ou catamênico105  ciclo menstrual ou catamênico
105 ciclo menstrual ou catamênico
 
Reprodução e desenvolvimento
Reprodução e desenvolvimentoReprodução e desenvolvimento
Reprodução e desenvolvimento
 
Ps db fisiologia do ciclo menstrual 2
Ps db fisiologia do ciclo menstrual 2Ps db fisiologia do ciclo menstrual 2
Ps db fisiologia do ciclo menstrual 2
 
Ciclo Sexual Femenino
Ciclo Sexual FemeninoCiclo Sexual Femenino
Ciclo Sexual Femenino
 
Controle hormonal do ciclo menstrual
Controle hormonal do ciclo menstrualControle hormonal do ciclo menstrual
Controle hormonal do ciclo menstrual
 
Sistema genital masculino
Sistema genital masculinoSistema genital masculino
Sistema genital masculino
 
Módulo 4 – ovulacao, menstruacao, fecundacao.alpha.2015
Módulo 4 – ovulacao, menstruacao, fecundacao.alpha.2015Módulo 4 – ovulacao, menstruacao, fecundacao.alpha.2015
Módulo 4 – ovulacao, menstruacao, fecundacao.alpha.2015
 
Anticoncepcionais
AnticoncepcionaisAnticoncepcionais
Anticoncepcionais
 
1EM #26 Ciclo menstrual
1EM #26 Ciclo menstrual1EM #26 Ciclo menstrual
1EM #26 Ciclo menstrual
 
Módulo 4 – ovulação, menstruação, fecundaço
Módulo 4 – ovulação, menstruação, fecundaçoMódulo 4 – ovulação, menstruação, fecundaço
Módulo 4 – ovulação, menstruação, fecundaço
 
Hormônios e o ciclo menstrual
Hormônios e o ciclo menstrualHormônios e o ciclo menstrual
Hormônios e o ciclo menstrual
 
Ciclo menstrual 2013
Ciclo menstrual 2013Ciclo menstrual 2013
Ciclo menstrual 2013
 

Ähnlich wie Ciclo Menstrual: Compreender este processo natural

Ciclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptx
Ciclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptxCiclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptx
Ciclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptxClícia S. Gonzaga
 
Sexualidade - puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
Sexualidade -  puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dstSexualidade -  puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
Sexualidade - puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dstAna Beatriz Cargnin
 
Menus cidadania educação sexual
Menus cidadania   educação sexualMenus cidadania   educação sexual
Menus cidadania educação sexualFátima Rocha
 
PLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.ppt
PLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.pptPLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.ppt
PLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.pptJosy Farias
 
Gravides de ciencias lara
Gravides de ciencias laraGravides de ciencias lara
Gravides de ciencias laraCarla Gomes
 
O Planeamento Familiar 20080216 V2
O Planeamento Familiar 20080216 V2O Planeamento Familiar 20080216 V2
O Planeamento Familiar 20080216 V2lourencoalmeida
 
Puberdade e Adolescência
Puberdade e AdolescênciaPuberdade e Adolescência
Puberdade e Adolescêncialucikd
 
Adolescência e sexualidade
Adolescência e sexualidadeAdolescência e sexualidade
Adolescência e sexualidadeBio Sem Limites
 
ADOLESCÊNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES DO CORPO
ADOLESCÊNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES DO CORPOADOLESCÊNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES DO CORPO
ADOLESCÊNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES DO CORPOveronicasilva
 
Sexualidade E TransmissãO Da Vida
Sexualidade E TransmissãO Da VidaSexualidade E TransmissãO Da Vida
Sexualidade E TransmissãO Da Vidafernando2112
 
Resumo sistema reprodutor
Resumo sistema reprodutor Resumo sistema reprodutor
Resumo sistema reprodutor ladyacp
 
Sexualidade
SexualidadeSexualidade
Sexualidaderimagz21
 
Revisão bloco 4 parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
Revisão bloco 4   parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]Revisão bloco 4   parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
Revisão bloco 4 parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]saudefieb
 

Ähnlich wie Ciclo Menstrual: Compreender este processo natural (20)

Sexualidade
SexualidadeSexualidade
Sexualidade
 
Reprodução humana 2
Reprodução humana 2Reprodução humana 2
Reprodução humana 2
 
Reprodução humana 2
Reprodução humana 2Reprodução humana 2
Reprodução humana 2
 
Ciclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptx
Ciclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptxCiclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptx
Ciclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptx
 
Sexualidade - puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
Sexualidade -  puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dstSexualidade -  puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
Sexualidade - puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
 
Menus cidadania educação sexual
Menus cidadania   educação sexualMenus cidadania   educação sexual
Menus cidadania educação sexual
 
PLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.ppt
PLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.pptPLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.ppt
PLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.ppt
 
Gravides de ciencias lara
Gravides de ciencias laraGravides de ciencias lara
Gravides de ciencias lara
 
O Planeamento Familiar 20080216 V2
O Planeamento Familiar 20080216 V2O Planeamento Familiar 20080216 V2
O Planeamento Familiar 20080216 V2
 
Puberdade e Adolescência
Puberdade e AdolescênciaPuberdade e Adolescência
Puberdade e Adolescência
 
Adolescência e sexualidade
Adolescência e sexualidadeAdolescência e sexualidade
Adolescência e sexualidade
 
Reprodução humana
Reprodução humanaReprodução humana
Reprodução humana
 
Susanita
SusanitaSusanita
Susanita
 
Biologia slidesshare
Biologia slidesshareBiologia slidesshare
Biologia slidesshare
 
A adolescência, fase de novas descobertas
A adolescência, fase de novas descobertas A adolescência, fase de novas descobertas
A adolescência, fase de novas descobertas
 
ADOLESCÊNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES DO CORPO
ADOLESCÊNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES DO CORPOADOLESCÊNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES DO CORPO
ADOLESCÊNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES DO CORPO
 
Sexualidade E TransmissãO Da Vida
Sexualidade E TransmissãO Da VidaSexualidade E TransmissãO Da Vida
Sexualidade E TransmissãO Da Vida
 
Resumo sistema reprodutor
Resumo sistema reprodutor Resumo sistema reprodutor
Resumo sistema reprodutor
 
Sexualidade
SexualidadeSexualidade
Sexualidade
 
Revisão bloco 4 parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
Revisão bloco 4   parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]Revisão bloco 4   parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
Revisão bloco 4 parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
 

Mehr von tocha_turma9a

Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)
Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)
Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)tocha_turma9a
 
Sexualidade saudável
Sexualidade saudávelSexualidade saudável
Sexualidade saudáveltocha_turma9a
 
Afectos e relações interpessoais
Afectos e relações interpessoaisAfectos e relações interpessoais
Afectos e relações interpessoaistocha_turma9a
 
Substâncias Psicoactivas 1
Substâncias Psicoactivas 1Substâncias Psicoactivas 1
Substâncias Psicoactivas 1tocha_turma9a
 
Substâncias Psicoactivas
Substâncias PsicoactivasSubstâncias Psicoactivas
Substâncias Psicoactivastocha_turma9a
 

Mehr von tocha_turma9a (7)

Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)
Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)
Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)
 
Sexualidade saudável
Sexualidade saudávelSexualidade saudável
Sexualidade saudável
 
Afectos e relações interpessoais
Afectos e relações interpessoaisAfectos e relações interpessoais
Afectos e relações interpessoais
 
Drogas
DrogasDrogas
Drogas
 
Alcoolismo
AlcoolismoAlcoolismo
Alcoolismo
 
Substâncias Psicoactivas 1
Substâncias Psicoactivas 1Substâncias Psicoactivas 1
Substâncias Psicoactivas 1
 
Substâncias Psicoactivas
Substâncias PsicoactivasSubstâncias Psicoactivas
Substâncias Psicoactivas
 

Kürzlich hochgeladen

Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManuais Formação
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavrasMary Alvarenga
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumAugusto Costa
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.silves15
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxD9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxRonys4
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavras
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxD9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 

Ciclo Menstrual: Compreender este processo natural

  • 1. E,B 2,3/Sec. João Garcia Bacelar – TochaAno lectivo: 2010/2011 Educação sexual Ciclo menstrual Docente: Professora Conceição Aires Disciplina: Área de Projecto
  • 2. Introdução Com este trabalho realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto com inter-ligação com as aulas de Ciências Naturais, pretendemos explorar o tema ciclo menstrual, realçar e esclarecer vários aspectos relacionados com perguntas que jovens como nós fazem. Pretendemos adquirir algumas informações, para mais tarde, compreender e utilizar esses conceitos e indicações. Queremos esclarecer algumas noções básicas que por vezes podem-nos confundir, como por exemplo, onde é que ocorre a derrame do sangue, porque é que ocorre, entre outras… Ambicionamos sobretudo compreender que ter o período menstrual é algo normal e bom também, porque é fruto do período menstrual que à descendência da espécie humana, é sinal que todo o nosso sistema reprodutor esta apto para unir o óvulo com o espermatozóide, e desenvolver o feto.
  • 3. Identificação do problema O nosso tema é o ciclo menstrual, este trabalho tem alguns pós e contras, tais como: Algumas dúvidas/ preconceitos que as pessoas têm e que por vezes as proíbe de fazer certas actividades; gravidez indesejada/ desejada; é a partir do ciclo menstrual que há continuidade da espécie; Nunca deixar que o bebé sofra com a gravidez indesejada; Os pais porque interromperam o seu processo escolar ou a nível profissional (especialmente a mãe); Pretendemos sobretudo passar a mensagem: dizer não ao aborto, sobretudo em ocasiões de descuido por parte dos pais, se fizeram o erro que o assumam!
  • 4. Constituição do sistema reprodutor feminino Os órgãos sexuais sofrem transformações na puberdade, altura em que começam a funcionar completamente e a menopausa, em que o funcionamento dos órgãos sexuais femininos passa a ser parcial, excluindo a possibilidade de reprodução.
  • 5. Funções dos órgãos sexuais:  Função sexual – exprime-se no desejo, fantasias, sonhos, num prazer especial a que chamamos excitação e que pode levar a um prazer maior chamada orgasmo.  Função reprodutora – permite a um homem e a uma mulher terem filhos. Em que só em alguns dias de cada mês a mulher pode engravidar e apenas até uma determinada idade.
  • 6. Órgãos sexuais femininos: Ovários tem a função de produzir as células reprodutoras femininas, chamadas óvulos, além disso, produzem as hormonas sexuais femininas: o estrogénio e a progesterona.  Vias genitais: Trompa de Falópio  onde ocorre a fecundação, ou seja, a união do espermatozóide com o óvulo, dando-se a fecundação.   Útero é o lugar onde o embrião se instala em caso de gravidez. Vagina Canal muscular que estabelece a comunicação entre o útero e o exterior do corpo. Órgãos genitais externos Vulva (lábios, clítoris e orifício genital)
  • 7. Ciclo ovárico Como referido anteriormente, é no ciclo ovárico que ocorrem transformações nos ovários que depois levam à formação e libertação do ovócito II. Ciclo uterino Conjunto de mudanças que afectam mensalmente (28 dias) o endométrio (parede interna/esponjosa do útero que permite a fixação do embrião).
  • 8. Fases do Ciclo Uterino 1º- Fase Menstrual- Leva cerca de 5 dias e resulta da ruptura dos vasos sanguíneos e também da descamação do endométrio que ao total, constituem o fluxo menstrual.    2º- Fase Proliferativa- Leva 9 dias, no qual ocorre a reconstituição do endométrio e dos vasos sanguíneos. 3º- Fase Secretora- Dura cerca de 14 dias, nos quais as glândulas do endométrio produzem secreções, preparando o útero para a recepção do embrião.
  • 9. Significado de menstruação Menstruação é a eliminação periódica, acompanhada de hemorragia, da mucosa uterina, quando não houve fecundação. (Na mulher, começa na puberdade e termina com a menopausa.) Tem aproximadamente, 0,85L. Este pode apresentar cor vermelha, castanha ou quase preta, e dura em média, três a oito dias. O primeiro fluxo menstrual ocorre entre os 9 e 19 anos, chamado de menarca. È o sinal mais limitado da passagem da infância para a fase adulta. As últimas menstruações correspondem à suspensão dos ciclos menstruais, chamando-se menopausa. Este ocorre, geralmente, a partir dos 45 anos, sendo apesar de tudo, muito variável e podendo acontecer a partir dos 35 e até aos 60 anos.
  • 10. O que são hormonas? As hormonas são produzidas em grupos de células denominadas por glândulas endócrinas. As hormonas passam das glândulas para o sangue através de paredes, essas hormonas espalham-se por todo o corpo. As diferentes hormonas actuam em diferentes partes do corpo. Elas provocam os seios nas raparigas e a barba nos rapazes. As hormonas sexuais femininas principais são o estrogénio e a progesterona. A hormona sexual masculina mais importante é testosterona.
  • 11. Mitos & Tabus A menstruação continua envolta em mitos e tabus, dos quais são exemplo:  O período é tóxico, exalando as mulheres, nesta altura, odores que apodrecer a carne, azedar o vinho, murchar o pão;  Uma mulher menstruada não deve lavar a cabeça nem pisar chão frio;  Durante a menstruação não se deve comer gelados, entre outros alimentos, nem fazer desporto ou nadar, e muito menos ter relações sexuais.
  • 12. Soluções para os mitos & tabus Uma mulher menstruada pode fazer tudo o que lhe apetece tendo apenas algum cuidado e sentindo-se bem. Trata da tua higiene pessoal com cuidado, não há nada que te possa fazer mal Faz exercício físico, sobretudo natação, não te prives de fazer nada, usa tampão!
  • 13. Efeitos secundários Os efeitos secundários depende de pessoa para pessoa, de responsabilidade e sobretudo de atitudes que as pessoas tomam. Alguns dos efeitos secundários são: Dores menstruais pontiagudas, que por vezes são muito fortes, levando-nos a tomar analgésicos ou ate a ir a um especialista; Gravidez, por vezes pode ser indesejada, devido a não terem precauções; SIDA e outras doenças, que pode contaminar o parceiro sem nos apercebermos.
  • 14. Informações úteis Deves ter em conta algumas informações que te podem ser úteis agora, ou até mais tarde, tais como: O período menstrual no inicio nunca é certo, poderá variar não sendo sempre naquele dia do mês; A duração média do período menstrual é entre 3 a 7 dias; Deves de ter sempre um penso higiénico na nossa mala; Se utilizares tampão, muda-o frequentemente; Se tiveres dores toma um comprimido e tenta relaxar; Evita vestir roupas muito claras;
  • 15. Ciclo menstrual O ciclo menstrual é controlado pelas hormonas. O ciclo médio costuma ter a duração de 28 dias, mas isso depende de pessoa para pessoa. O ciclo divide-se em 3 etapas: 5º Dia – O período menstrual terminou. Continuação do amadurecimento do óvulo e o folículo descola-se para a superfície do ovário. O folículo está a produzir a hormona estrogénio. Esta faz com que o revestimento do útero comece a engrossar novamente. 1º Dia – o período menstrual inicia-se simultaneamente com a hormona FSH que está a amadurecer um óvulo num pequeno folículo num dos ovários 14º Dia – O óvulo encontra-se maduro, sai do ovário, dando-se a ovulação. O folículo vazio, denominado “corpo amarelo”, começa a progesterona. Este amacia o revestimento espesso do útero e torna-o esponjoso, para que óvulo seja fertilizado e se possa fixar.
  • 16. Período fértil Após a liberação do sangue, o óvulo só fica viável por cerca de 12-24 horas. Apesar do curto período de viabilidade do óvulo, o intervalo fértil é bem mais longo, pois, dependendo da qualidade do sémen masculino, os espermatozóides podem ficar viáveis dentro do sistema reprodutor da mulher por até 5-7 dias. Portanto, o período fértil vai do 5º dia antes da ovulação até um dia após a mesma.   O período de maior oportunidade de ser fecundado ocorre quando há coito 1 ou 2 dias antes da ovulação.  
  • 17. Gravidez e interrupção do período menstrual A chegada da primeira menstruação é o sinal de que uma rapariga adquiriu a capacidade biológica de ter filhos. Com a puberdade, o estrogénio (a principal hormona feminina) leva a que os óvulos, contidos nos dois ovários das raparigas desde o nascimento, comecem a amadurecer. A partir desse momento, todos os meses um dos ovários liberta um óvulo maduro. No prazo de 4 a 7 dias, este óvulo transfere-se para o útero através de uma das trompas de Falópio. Se a rapariga tiver uma relação sexual sem protecção anticoncepcional durante a viagem do óvulo desde o ovário até ao útero, aquele poderá ser alcançado por um espermatozóide: nesse caso verificar-se-á a sua fecundação. Quando uma mulher fica grávida, o ciclo menstrual interrompe-se até alguns depois do nascimento da criança. O hábito de usar o calendário para controlar a regularidade do ciclo menstrual torna-se muito útil para um especialista que pode calcular a duração da gravidez com maior precisão.
  • 18. Soluções O período menstrual é algo de bom que acontece, embora dizemos contrário. È uma altura em que o nosso corpo passa por transformações que não ocorrem em mais nenhuma altura, tais como: Desenvolvimento dos caracteres secundários; Permite-nos ter filhos; Desenvolvimento psicológico. Sempre que sentimos dores ou desconforto devemos adoptar algumas medidas, tais como: devemos ir ao médico; Tomar um comprimido; Usar tampão; E sobretudo não nos devemos de esquecer de utilizar métodos contraceptivos para não engravidar, não há direito de matar os fetos!  
  • 19. Conclusão   Ao realizarmos este trabalho no âmbito da disciplina de Área de Projecto sobre o Ciclo Menstrual, aprofundámos os nossos conhecimentos sobre um tema com diversos tabus e mitos, como por exemplo o que se pode e deve fazer durante a menstruação ou alguns dos tabus existentes, tais como, durante o período menstrual não se poder fazer algumas actividades, essenciais ao nosso dia-a-dia. O nosso grupo com este trabalho, aprofundou o conhecimento sobre as transformações que vão ocorrendo no interior dos órgãos sexuais femininos, tais como o aparecimento da menstruação, o que é, onde acontece, a partir de que idade é que a rapariga está apta para engravidar; o seu período fértil; métodos de protecção para absorver o fluxo sanguíneo e a identificação do problema, que na maioria das raparigas não entendem o que está a acontecer no seu corpo e surgem dúvidas, e nesse caso devem recorrer aos pais, aos professores e a pessoas adultas com experiência no assunto.
  • 20. Trabalho realizado por: Andreia Tabanez, nº4; Cristiana Fernandes, nº7