SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 21
O Projecto Os cidadãos em geral e os alunos em particular podem e devem participar nos processos de mudança social, seja individual, seja por associação a um grupo. Neste contexto, a informação e a sensibilização na escola para assuntos de relevante interesse nacional ou mundial despertá-los-á para a necessidade de prestar atenção à realidade, levando-os à participação na construção de soluções que os transformarão em agentes de mudança.  O Programa “ Faça-se Justiça” inclui um conjunto de actividades que visam estimular os alunos participantes a desenvolver a sua sensibilidade para a Justiça e para o Direito. O Colégio Internato dos Carvalhos faz parte do universo de cerca de noventa escolas que aderiram ao projecto, participando com duas equipas.  “Faça-se Justiça” tem o Alto Patrocínio da Presidência da República, e o apoio do Ministério da Educação, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa, Abreu e Associados, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Escola Superior Paula Franssinetti, Organizações de Juízes e Magistrados do Ministério Público, Organizações Profissionais de Advogados. As professoras Maria José Queirós e Maria José Fontes
                           12 aj
Hino do “Faça-se Justiça” O que há de errado com o mundo?As pessoas vivem como se não houvesse JustiçaAcho que o mundo todo se viciou no drama Da violência, num mundo em que tudo enganaMalta, vamos fazer Justiça.Juntem-se a nós e à “Fórum Estudante”Todos juntos, Justiça podem fazer,Para depois os problemas resolver.Pessoal, unam-se e vamos fazer a listaDe todos os problemas que afectam a JustiçaDesde a violência, ao homicídio Passando pelo bullying até ao suicídio.Maldade é o que muitos demonstramNo namoro tem que haver respeito e compreensão Não se pode partir para a violênciaMas antes para a partilha e uniãoEstá na hora de reflectir, para bem podermos agir. REFRÃOO mundo chora o mundo sofreJustiça tarda a chegarHá quem não a compreendaMas nós vamos ajudar. Venda, espada e balançaA busca pela decisão. Acreditem na JustiçaSerá a nossa salvaçãoSalvação, Uniãoe o Direito é um bem da Nação.
Sentimos o peso do mundo nos Tribunais,O pensamento vai ter que mudarVamos eliminar da sociedade os marginaisE com isso todos vamos ganhar.Informações erradas são sempre mostradas pelos media,Imagens negativas são os critérios principais Muitas vezes mascaram a verdadePara encobrir todos os males. O que quer que tenha acontecido com os Valores da Humanidade O que quer que tenha acontecido com a Justiça e com a Igualdade, em vez de espalhar ódio, nós espalhamos o amor. A falta da compreensão, afasta a uniãoEsta é a razão pela qual às vezes nos sentimos em baixo Esta é a razão pela qual às vezes nos sentimos desanimadosMas isto vai mudarE é com o “Faça-se Justiça” que vai começarREFRÃO  “Ser bom é fácil, o difícil é ser justo” Isto é o lema em que acreditamosNo Colégio dos Carvalhos,Com os Claretianos“Juntos crescemos em valores”Num colégio centenário.A Justiça e o Direito encaixam no melhor cenário.Então perguntem-se, o que é que está realmente mal?Acham a violência uma coisa normal?Juntem-se a nós, vamos mudar Portugal.A violência causa danos a outra pessoa,É o uso excessivo da força, e isso, magoaPode também ser usada psicologicamente, E quando é, assim condiciona a nossa menteA verdade é mantida em segredoFalem, não tenham mais medo! REFRÃO Adaptação da música “Whereisthelove?”, BlackEyedPeas
“Aula com a Tutora”
O Dia da não-violência escolar Nada melhor do que começar a divulgação do dia da Não-violência Escolar (a celebrar no próximo dia 31 de Janeiro, na nossa escola) homenageando  um dos maiores lutadores pela paz, liberdade e pela igualdade. Mahatma Gandhi é considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta não violenta pelos Direitos Humanos e pela Justiça.  O seu projecto de vida regia-se pelo respeito pela Verdade, Amor e Não-violência, que na sua opinião eram indispensáveis e constituíam a essência para um mundo melhor. As actividades programadas, que se iniciam com este dia e se prolongam até 25 de Março, convidam toda a comunidade a afirmar o fim da violência e a ser porta-voz de valores essenciais – as únicas armas que devem de facto ser usadas. O “ FAÇA-SE JUSTIÇA” É UMA ORDEM!
“Para tornar-se verdadeira força, a não-violência deve nascer do espírito.” Mahatma Gandhi “Uma das coisas mais importantes da não-violência é que não busca destruir a pessoa, mas transforma-la” Martin Luther King “ A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota” Jean Paul Sartre “Na violência, esquecemos quem somos” Mary McCarthy “A não-violência requer muito mais coragem do que a violência” Mahatma Gandhi
Wallpaper
To Savea Life A acção decorre numa escola secundária, onde um aluno sentindo-se ostracizado pelos colegas e ignorado pelo seu melhor amigo de infância, se suicida na presença de todos.  O amigo, arrependido, e profundamente abalado decide utilizar as novas tecnologias para criar um espaço de ajuda. Na escola, com o apoio do grupo de jovens e o pastor orientador criam um movimento de apoio aos colegas mais solitários...
Cartazes Secundário
Cartazes Básico
APAV: Apoio à Vítima No dia 14 de Fevereiro de 2011, Dia dos Namorados, organizou-se uma palestra subordinada ao tema “ A Violência no Namoro”, com o apoio da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima, parceira no programa “Faça-se Justiça “. A palestra, teve como público-alvo os alunos da Área de Ciências Sociais e Humanas e como convidadas as monitoras Carla Ferreira e Catarina Reis, voluntárias da APAV. Na palestra foram discutidos os procedimentos de actuação face a situações de violência, dando-se ênfase à importância da denúncia como um dever colectivo.
As nossas peças Bullying António era um rapaz de 16 anos que frequentava o 10º ano da Escola Secundaria de V. N. Gaia. Era um dos melhores alunos daquela Escola. Não era muito participativo nos jogos de turma mas dominava todas as outras matérias.  Por outro lado, Bento tinha 17 anos e já era conhecido em toda a Escola, desde alunos, passando por funcionários e professores, a maior parte pelas piores razões.  Era um atleta de eleição, só ligava ao desporto deixando de lado todas as outras matérias que implicassem livros ou estudo. As suas notas eram maioritariamente fracas. Bento nunca teria escolhido a área de economia, se o seu pai não tivesse desejado, mas sim a de desporto. O 10º ano de António, recém-chegado à escola, transferido do seu colégio de Beja, onde os pais viviam por ali trabalharem, era muito difícil. Desde dos primeiros dias de aulas que Bento vinha a perturbar António, e tudo isto a par de uma situação difícil em casa, começou a incomodar António…
As nossas peças Violência no namoro João e Maria ambos de 17 anos namoravam desde o dia 14 de Fevereiro de 2009. A dada altura surgiram rumores por parte de um amigo de uma ex-namorada de João, de que este tinha batido nela na altura que namoravam mas Maria nunca deu importância à situação pois o seu namoro sempre correu bem. Com o tempo Maria acaba por desabafar com a sua melhor amiga dizendo que a sua relação ia num caminho descendente mas apesar disso gostava muito de João. Os amigos de João não gostavam muito de Maria e por isso comentavam com João os ex-relacionamentos desta. João influenciado e com ciúmes chegou a proibir Maria de atender alguns telefonemas e de sair à noite com as amigas, chegando mesmo a levantar a voz a Maria fazendo-a saber que não achava muita piada às insinuações dos amigos. Maria nem sempre aceitava chegando também a levantar a voz, mas no fundo achava que até era bom que o João tivesse ciúmes de si…
Treinos Teóricos
Treinos Práticos
Treinos Práticos
Concursos… levantados pela nossa boa onda Concurso Literário Tema: “Bullying” e “Violência no Namoro” Concurso de Artes Plásticas Tema: “Símbolos da Justiça”
A Boa Onda do “Faça-se Justiça” A Boa onda do Programa “Faça-se Justiça” envolveu a totalidade dos alunos do ensino básico e secundário do Colégio Internato dos Carvalhos.  Juntamente com a equipa directamente associada a este projecto, nomeadamente os alunos e docentes das turmas 12AJD, 11AJD e LRJ2, participaram o Gabinete de Psicologia, a Associação de Pais, a Equipa Directiva do básico e secundário e o Coordenador do Curso de Assessoria Jurídica, aos quais manifestamos especial gratidão. De igual modo, reconhecemos o apoio prestado pelos alunos de Multimédia, Artes e Indústrias Gráficas orientados pelos respectivos professores, bem como os docentes dos departamentos de Línguas Românicas do básico e secundário, Germânicas do básico, de Ciências Humanas, Formação Cívica, Educação Visual e Tecnológica do básico. Citando o lema desta instituição, de facto “Juntos Crescemos em Valores”.  

Weitere ähnliche Inhalte

Andere mochten auch (18)

Ser humano
Ser humanoSer humano
Ser humano
 
Crescendo na Graça
Crescendo na GraçaCrescendo na Graça
Crescendo na Graça
 
Perfil españa
Perfil españaPerfil españa
Perfil españa
 
Critérios para queries
Critérios para queriesCritérios para queries
Critérios para queries
 
Word 9 b_7
Word 9 b_7Word 9 b_7
Word 9 b_7
 
Len ave
Len aveLen ave
Len ave
 
Pitagoras.
Pitagoras.Pitagoras.
Pitagoras.
 
Projeto arquitetônico das UMEIS tipologia 3
Projeto arquitetônico das UMEIS tipologia 3Projeto arquitetônico das UMEIS tipologia 3
Projeto arquitetônico das UMEIS tipologia 3
 
Esquizofrenia[1]
Esquizofrenia[1]Esquizofrenia[1]
Esquizofrenia[1]
 
Ser humano
Ser humanoSer humano
Ser humano
 
Movimento Respeito por BH
Movimento Respeito por BHMovimento Respeito por BH
Movimento Respeito por BH
 
à La Carte Português
à La Carte Portuguêsà La Carte Português
à La Carte Português
 
Revolução Republicana
Revolução RepublicanaRevolução Republicana
Revolução Republicana
 
Jardins
JardinsJardins
Jardins
 
El DERECHO INTERNACIONAL PRIVADO
El DERECHO INTERNACIONAL PRIVADOEl DERECHO INTERNACIONAL PRIVADO
El DERECHO INTERNACIONAL PRIVADO
 
X Gripe A Grp4
X Gripe A Grp4X Gripe A Grp4
X Gripe A Grp4
 
INFORMATIVO DO PREÇO DO CORDEIRO nº 54
INFORMATIVO DO PREÇO DO CORDEIRO nº 54INFORMATIVO DO PREÇO DO CORDEIRO nº 54
INFORMATIVO DO PREÇO DO CORDEIRO nº 54
 
Autofahren lernen (Kategorie B/Schweiz)
Autofahren lernen (Kategorie B/Schweiz)Autofahren lernen (Kategorie B/Schweiz)
Autofahren lernen (Kategorie B/Schweiz)
 

Ähnlich wie Faça se justia - filme pronto

Gêneros textuais 2 o. bim 8o ano
Gêneros textuais 2 o. bim 8o anoGêneros textuais 2 o. bim 8o ano
Gêneros textuais 2 o. bim 8o anoMarcia Facelli
 
Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...
Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...
Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...Maria Cecilia Silva
 
Violência Escolar
Violência EscolarViolência Escolar
Violência Escolarannokax
 
Violência Escolar
Violência EscolarViolência Escolar
Violência Escolarannokax
 
CARTILHA_Precisamos_falar_sobre_o_suicidio-_orientacao_a_populacao_roraimense...
CARTILHA_Precisamos_falar_sobre_o_suicidio-_orientacao_a_populacao_roraimense...CARTILHA_Precisamos_falar_sobre_o_suicidio-_orientacao_a_populacao_roraimense...
CARTILHA_Precisamos_falar_sobre_o_suicidio-_orientacao_a_populacao_roraimense...Gssica17
 
Projeto interdisciplinar matemática 2011.1
Projeto interdisciplinar matemática  2011.1Projeto interdisciplinar matemática  2011.1
Projeto interdisciplinar matemática 2011.1AlineGarotti
 
Projeto matemática 2011.1
Projeto matemática  2011.1Projeto matemática  2011.1
Projeto matemática 2011.1AlineGarotti
 
l5-pemec-slides-formao-2019-abuso-f.pptx
l5-pemec-slides-formao-2019-abuso-f.pptxl5-pemec-slides-formao-2019-abuso-f.pptx
l5-pemec-slides-formao-2019-abuso-f.pptxRenildoLima2
 
Violência nas escolas portuguesas
Violência nas escolas portuguesasViolência nas escolas portuguesas
Violência nas escolas portuguesasJoão Pereira
 
Apresentação sequência mostra de videos sobre bullying.ppt
Apresentação sequência mostra de videos sobre bullying.pptApresentação sequência mostra de videos sobre bullying.ppt
Apresentação sequência mostra de videos sobre bullying.pptFabiano Rodrigues
 
Apresentacao sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying
Apresentacao sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullyingApresentacao sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying
Apresentacao sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullyingElkinRodrguez3
 
apresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.ppt
apresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.pptapresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.ppt
apresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.pptJANICEROSSATTO2
 
apresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.ppt
apresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.pptapresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.ppt
apresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.pptJohnSouza51
 

Ähnlich wie Faça se justia - filme pronto (20)

Gêneros textuais 2 o. bim 8o ano
Gêneros textuais 2 o. bim 8o anoGêneros textuais 2 o. bim 8o ano
Gêneros textuais 2 o. bim 8o ano
 
Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...
Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...
Projeto Megafone: A escola em alto e bom som falando sobre os direitos das cr...
 
Violência Escolar
Violência EscolarViolência Escolar
Violência Escolar
 
Violência Escolar
Violência EscolarViolência Escolar
Violência Escolar
 
CARTILHA_Precisamos_falar_sobre_o_suicidio-_orientacao_a_populacao_roraimense...
CARTILHA_Precisamos_falar_sobre_o_suicidio-_orientacao_a_populacao_roraimense...CARTILHA_Precisamos_falar_sobre_o_suicidio-_orientacao_a_populacao_roraimense...
CARTILHA_Precisamos_falar_sobre_o_suicidio-_orientacao_a_populacao_roraimense...
 
Cópia de projeto bullying na escola em rede
Cópia de projeto bullying na escola em redeCópia de projeto bullying na escola em rede
Cópia de projeto bullying na escola em rede
 
Projeto interdisciplinar matemática 2011.1
Projeto interdisciplinar matemática  2011.1Projeto interdisciplinar matemática  2011.1
Projeto interdisciplinar matemática 2011.1
 
Projeto matemática 2011.1
Projeto matemática  2011.1Projeto matemática  2011.1
Projeto matemática 2011.1
 
REVISTA.pdf
REVISTA.pdfREVISTA.pdf
REVISTA.pdf
 
Relatoria-Seminário-Pelotas
Relatoria-Seminário-PelotasRelatoria-Seminário-Pelotas
Relatoria-Seminário-Pelotas
 
Notícia e Reportagem
Notícia e ReportagemNotícia e Reportagem
Notícia e Reportagem
 
l5-pemec-slides-formao-2019-abuso-f.pptx
l5-pemec-slides-formao-2019-abuso-f.pptxl5-pemec-slides-formao-2019-abuso-f.pptx
l5-pemec-slides-formao-2019-abuso-f.pptx
 
Didática
DidáticaDidática
Didática
 
Violência nas escolas portuguesas
Violência nas escolas portuguesasViolência nas escolas portuguesas
Violência nas escolas portuguesas
 
CULMINÂNCIA.pptx
CULMINÂNCIA.pptxCULMINÂNCIA.pptx
CULMINÂNCIA.pptx
 
Apresentação sequência mostra de videos sobre bullying.ppt
Apresentação sequência mostra de videos sobre bullying.pptApresentação sequência mostra de videos sobre bullying.ppt
Apresentação sequência mostra de videos sobre bullying.ppt
 
Apresentacao sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying
Apresentacao sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullyingApresentacao sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying
Apresentacao sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying
 
apresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.ppt
apresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.pptapresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.ppt
apresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.ppt
 
apresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.ppt
apresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.pptapresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.ppt
apresentacao-sequencia-mostra-de-videos-sobre-bullying.ppt
 
bullyng.ppt
bullyng.pptbullyng.ppt
bullyng.ppt
 

Kürzlich hochgeladen

Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfArthurRomanof1
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaaulasgege
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Susana Stoffel
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
 

Faça se justia - filme pronto

  • 1. O Projecto Os cidadãos em geral e os alunos em particular podem e devem participar nos processos de mudança social, seja individual, seja por associação a um grupo. Neste contexto, a informação e a sensibilização na escola para assuntos de relevante interesse nacional ou mundial despertá-los-á para a necessidade de prestar atenção à realidade, levando-os à participação na construção de soluções que os transformarão em agentes de mudança. O Programa “ Faça-se Justiça” inclui um conjunto de actividades que visam estimular os alunos participantes a desenvolver a sua sensibilidade para a Justiça e para o Direito. O Colégio Internato dos Carvalhos faz parte do universo de cerca de noventa escolas que aderiram ao projecto, participando com duas equipas. “Faça-se Justiça” tem o Alto Patrocínio da Presidência da República, e o apoio do Ministério da Educação, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa, Abreu e Associados, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Escola Superior Paula Franssinetti, Organizações de Juízes e Magistrados do Ministério Público, Organizações Profissionais de Advogados. As professoras Maria José Queirós e Maria José Fontes
  • 2.
  • 3. 12 aj
  • 4. Hino do “Faça-se Justiça” O que há de errado com o mundo?As pessoas vivem como se não houvesse JustiçaAcho que o mundo todo se viciou no drama Da violência, num mundo em que tudo enganaMalta, vamos fazer Justiça.Juntem-se a nós e à “Fórum Estudante”Todos juntos, Justiça podem fazer,Para depois os problemas resolver.Pessoal, unam-se e vamos fazer a listaDe todos os problemas que afectam a JustiçaDesde a violência, ao homicídio Passando pelo bullying até ao suicídio.Maldade é o que muitos demonstramNo namoro tem que haver respeito e compreensão Não se pode partir para a violênciaMas antes para a partilha e uniãoEstá na hora de reflectir, para bem podermos agir. REFRÃOO mundo chora o mundo sofreJustiça tarda a chegarHá quem não a compreendaMas nós vamos ajudar. Venda, espada e balançaA busca pela decisão. Acreditem na JustiçaSerá a nossa salvaçãoSalvação, Uniãoe o Direito é um bem da Nação.
  • 5. Sentimos o peso do mundo nos Tribunais,O pensamento vai ter que mudarVamos eliminar da sociedade os marginaisE com isso todos vamos ganhar.Informações erradas são sempre mostradas pelos media,Imagens negativas são os critérios principais Muitas vezes mascaram a verdadePara encobrir todos os males. O que quer que tenha acontecido com os Valores da Humanidade O que quer que tenha acontecido com a Justiça e com a Igualdade, em vez de espalhar ódio, nós espalhamos o amor. A falta da compreensão, afasta a uniãoEsta é a razão pela qual às vezes nos sentimos em baixo Esta é a razão pela qual às vezes nos sentimos desanimadosMas isto vai mudarE é com o “Faça-se Justiça” que vai começarREFRÃO “Ser bom é fácil, o difícil é ser justo” Isto é o lema em que acreditamosNo Colégio dos Carvalhos,Com os Claretianos“Juntos crescemos em valores”Num colégio centenário.A Justiça e o Direito encaixam no melhor cenário.Então perguntem-se, o que é que está realmente mal?Acham a violência uma coisa normal?Juntem-se a nós, vamos mudar Portugal.A violência causa danos a outra pessoa,É o uso excessivo da força, e isso, magoaPode também ser usada psicologicamente, E quando é, assim condiciona a nossa menteA verdade é mantida em segredoFalem, não tenham mais medo! REFRÃO Adaptação da música “Whereisthelove?”, BlackEyedPeas
  • 6. “Aula com a Tutora”
  • 7. O Dia da não-violência escolar Nada melhor do que começar a divulgação do dia da Não-violência Escolar (a celebrar no próximo dia 31 de Janeiro, na nossa escola) homenageando um dos maiores lutadores pela paz, liberdade e pela igualdade. Mahatma Gandhi é considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta não violenta pelos Direitos Humanos e pela Justiça. O seu projecto de vida regia-se pelo respeito pela Verdade, Amor e Não-violência, que na sua opinião eram indispensáveis e constituíam a essência para um mundo melhor. As actividades programadas, que se iniciam com este dia e se prolongam até 25 de Março, convidam toda a comunidade a afirmar o fim da violência e a ser porta-voz de valores essenciais – as únicas armas que devem de facto ser usadas. O “ FAÇA-SE JUSTIÇA” É UMA ORDEM!
  • 8. “Para tornar-se verdadeira força, a não-violência deve nascer do espírito.” Mahatma Gandhi “Uma das coisas mais importantes da não-violência é que não busca destruir a pessoa, mas transforma-la” Martin Luther King “ A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota” Jean Paul Sartre “Na violência, esquecemos quem somos” Mary McCarthy “A não-violência requer muito mais coragem do que a violência” Mahatma Gandhi
  • 10.
  • 11. To Savea Life A acção decorre numa escola secundária, onde um aluno sentindo-se ostracizado pelos colegas e ignorado pelo seu melhor amigo de infância, se suicida na presença de todos. O amigo, arrependido, e profundamente abalado decide utilizar as novas tecnologias para criar um espaço de ajuda. Na escola, com o apoio do grupo de jovens e o pastor orientador criam um movimento de apoio aos colegas mais solitários...
  • 14. APAV: Apoio à Vítima No dia 14 de Fevereiro de 2011, Dia dos Namorados, organizou-se uma palestra subordinada ao tema “ A Violência no Namoro”, com o apoio da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima, parceira no programa “Faça-se Justiça “. A palestra, teve como público-alvo os alunos da Área de Ciências Sociais e Humanas e como convidadas as monitoras Carla Ferreira e Catarina Reis, voluntárias da APAV. Na palestra foram discutidos os procedimentos de actuação face a situações de violência, dando-se ênfase à importância da denúncia como um dever colectivo.
  • 15. As nossas peças Bullying António era um rapaz de 16 anos que frequentava o 10º ano da Escola Secundaria de V. N. Gaia. Era um dos melhores alunos daquela Escola. Não era muito participativo nos jogos de turma mas dominava todas as outras matérias. Por outro lado, Bento tinha 17 anos e já era conhecido em toda a Escola, desde alunos, passando por funcionários e professores, a maior parte pelas piores razões. Era um atleta de eleição, só ligava ao desporto deixando de lado todas as outras matérias que implicassem livros ou estudo. As suas notas eram maioritariamente fracas. Bento nunca teria escolhido a área de economia, se o seu pai não tivesse desejado, mas sim a de desporto. O 10º ano de António, recém-chegado à escola, transferido do seu colégio de Beja, onde os pais viviam por ali trabalharem, era muito difícil. Desde dos primeiros dias de aulas que Bento vinha a perturbar António, e tudo isto a par de uma situação difícil em casa, começou a incomodar António…
  • 16. As nossas peças Violência no namoro João e Maria ambos de 17 anos namoravam desde o dia 14 de Fevereiro de 2009. A dada altura surgiram rumores por parte de um amigo de uma ex-namorada de João, de que este tinha batido nela na altura que namoravam mas Maria nunca deu importância à situação pois o seu namoro sempre correu bem. Com o tempo Maria acaba por desabafar com a sua melhor amiga dizendo que a sua relação ia num caminho descendente mas apesar disso gostava muito de João. Os amigos de João não gostavam muito de Maria e por isso comentavam com João os ex-relacionamentos desta. João influenciado e com ciúmes chegou a proibir Maria de atender alguns telefonemas e de sair à noite com as amigas, chegando mesmo a levantar a voz a Maria fazendo-a saber que não achava muita piada às insinuações dos amigos. Maria nem sempre aceitava chegando também a levantar a voz, mas no fundo achava que até era bom que o João tivesse ciúmes de si…
  • 20. Concursos… levantados pela nossa boa onda Concurso Literário Tema: “Bullying” e “Violência no Namoro” Concurso de Artes Plásticas Tema: “Símbolos da Justiça”
  • 21. A Boa Onda do “Faça-se Justiça” A Boa onda do Programa “Faça-se Justiça” envolveu a totalidade dos alunos do ensino básico e secundário do Colégio Internato dos Carvalhos. Juntamente com a equipa directamente associada a este projecto, nomeadamente os alunos e docentes das turmas 12AJD, 11AJD e LRJ2, participaram o Gabinete de Psicologia, a Associação de Pais, a Equipa Directiva do básico e secundário e o Coordenador do Curso de Assessoria Jurídica, aos quais manifestamos especial gratidão. De igual modo, reconhecemos o apoio prestado pelos alunos de Multimédia, Artes e Indústrias Gráficas orientados pelos respectivos professores, bem como os docentes dos departamentos de Línguas Românicas do básico e secundário, Germânicas do básico, de Ciências Humanas, Formação Cívica, Educação Visual e Tecnológica do básico. Citando o lema desta instituição, de facto “Juntos Crescemos em Valores”.