SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 9
Downloaden Sie, um offline zu lesen
[object Object],[object Object],Cursos de MBA | Gestão  Programas MBA UCAM Master: excelência de educação continuada
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
O segundo módulo Plano de Ação possui matérias que permitem determinar ações a serem empreendidas para o sucesso futuro de nosso negócio. Essas ações, que contam com o Plano de Marketing, a determinação do Preço e Custo do Produto e a estruturação da Organização com seu Processo de Trabalho, os cenários e políticas macroeconômicas e os “benchmarks” de qualidade, que para terem bom êxito, devem estar alinhadas com a Estratégia da organização.   Finalmente, o terceiro módulo visa a Viabilidade do Negócio. Esta viabilidade é apresentada de forma ampla, desde da financeira até a jurídica. Compreendemos que a viabilidade financeira deverá constar com uma análise econômica, feita de forma como se fossemos captar recursos de terceiros: há de se apresentar os Demonstrativos Econômicos Financeiros projetados, incluindo o Fluxo de Caixa e a determinação do Valor Econômico do Negócio, conhecendo os tributos que incidem no negócio. Assim sendo, o participante estará fazendo uma análise de oportunidade quanto ao investimento. Naturalmente, os riscos legais deverão estar inclusos nessa análise de viabilidade; pois, só assim poderemos operar com segurança.    Este método de aprendizado o permitirá aprender, através de um Plano de Negócio, como se fosse um executivo e/ou consultor do empreendimento. Ao longo do desenvolvimento do Plano de Negócio, você, como gestor, adquire um conjunto de informações, que permite apreciar mais profundamente seu negócio; seja, para você desenvolver o plano de sua empresa, ou seja, por estar trabalhando em um negócio como estivesse realizando uma consultoria externa, contratadas para o desenvolvimento do plano. Os professores ensinam, de forma pragmática, a realização de tarefas dentro de um campo de conhecimento, moldados a prática e ao Plano de Negócios, permitindo o desenvolvimento do Plano com mais habilidade e facilidade. O Plano de Negócio é a “espinha dorsal” que interliga as matérias do curso de Gestão Empresarial, evitando o método tradicional que se ensina de forma fragmentada. As matérias são incluídas neste curso a partir do Plano de Negócio, fazendo com que você aprenda a fim de ter sucesso em sua vida profissional.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
continuação NÚCLEO VIABILIDADE DO NEGÓCIO No. de horas-aula Planejamento Tributário  24 Orçamento e Controle  24 Matemática Financeira  24 Financiamento – Fontes e Estrutura de Capital 24 Direito Empresarial 24 Jogos de Negócios  24 Plano de Negócio  (Metodologia para Trabalho Final de Curso)  36 Carga Horária Total    360 METODOLOGIA DE ENSINO E OS ENCONTROS A metodologia de ensino é desenvolvida de forma que os conceitos lecionados, de cada matéria, sejam aplicados ao plano de negócio. Os conceitos são apresentados através de dinâmicas, como estudos de casos. Essa forma de aprendizado faz com que a aula se torne mais dinâmica e ligue esses conteúdos à vida do dia-a-dia. Permitindo que você conecte os conhecimentos adquiridos em sala de aula aos problemas que encontras no trabalho.  EMENTAS Personalidade  e  Liderança Importância da integração das pessoas da organização. Dinâmicas de Integração. Comunicação verbal e não verbal. Barreiras físicas e interpessoais. Conflitos interpessoais e de grupo. Assertividade e as relações em grupo. Motivação. Satisfação do funcionário. Trabalhos em equipe. Formação e importância para o administrador. Auto-conhecimento e importância para o administrador.  Tipos de liderança.
Estratégia A estratégia empresarial em suas diversas abordagens. Impactos no planejamento estratégico das organizações. O planejamento e sua metodologia clássica. A importância da visão, missão e valores. Fatores críticos de sucesso. Analise de cenários, modelo SWOT, modelo Porter. Desenvolvimento de Plano de Ação: objetivos-chave e estratégias competitivas. Compreensão e Uso da Informação Contábil Contabilidade e o significado dos relatórios econômicos-financeiros. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado. DOAR e o fluxo de caixa. Análise dos demonstrativos financeiros: índices de performance operacional, índices de investimento e índices de endividamento. Plano de Marketing O processo de Planejamento de marketing. Determinação de Objetivos e Estratégias de Marketing. O Plano de Comunicação.O Plano de Determinação de Preços. Plano de Distribuição e o Plano de Serviços ao Cliente. Informações de Marketing, previsão e organização para o Planejamento de Marketing. Questões de implementação no Planejamento de Marketing. Um sistema de Planejamento de Marketing passo a passo. Gestão de Custos e suas Aplicações à Preço As estratégias mercadológicas de preço. O significado das informações do demonstrativo de resultado. Custeio por contribuição versus custeio por absorção. Análise custo-volume-lucro: ponto de equilíbrio, metas de vendas com objetivo de lucro. Decisão de preço quando varia o preço do insumo. Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta. Decisão de preço considerando o retorno sobre o investimento. Retirar ou adicionar um produto de  linha. Decisão de comprar ou fazer.
Estrutura Organizacional e Pessoas Resumo das Escolas de Pensamento Organizacional: das estruturas burocráticas às organizações em rede; Tipologias de Estruturas Organizacionais: Estruturas Funcionais, Estruturas Divisionais, Estruturas Multi-Divisionais (M), Estruturas em Holding (H), Estruturas Matriciais, Estruturas por Projetos, Estruturas Relacionais (Virtuais), Estruturas Orientadas a Processos e Estruturas Híbridas; Modelagem Estrutural, Cenários Futuros. . Atratividade de talentos e sua integração a empresa. Manutenção dos talentos na empresa. Sistemas de remuneração e benefícios. Programas de incentivos e as questões de qualidade de vida, saúde e segurança. Qualidade Conceitos básicos do modelo de gestão baseado na qualidade total - GQT. Evolução do conceito e processo da qualidade.  Analise, padronização e melhoria de processos. Ciclo PDCA. Ferramentas clássicas para o gerenciamento de processos.  Métodos da qualidade. Normas ISO. Prêmio nacional da qualidade como estratégia competitiva e modelo sistêmico para implantação da GQT. Estratégia e etapas para implantação da GQT. Resistência e fatores críticos de sucesso. Cenários e Políticas Macroeconômicas Sistema econômico. Setor externo: balanço de pagamentos; regimes cambiais; “currency board” e câmbio flutuante. Taxas de câmbio real e nominal. Medidas de performance da economia. Função de produção, curvas de oferta, inflação, desemprego e crescimento econômico. A demanda agregada e seus componentes. Políticas fiscal e monetária. Moeda e preço. Juros e inflação. O imposto inflacionário. Planejamento Tributário Sistema Tributário Nacional, Princípios Constitucionais Tributário, Limitações no Poder de Tributar. Exame dos Principais Impostos : II, IE, IR, IPI, ICMS e ISS, Contribuições Sociais. Planejamento tributário: importância, fontes e casos práticos.
Orçamento e Controle Conceito de orçamento. Finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Consolidação do orçamento: balanço projetado, resultado projetado, fluxo-de-caixa projetado. Controle: centro de receita, centro de custo padrão, centro de custo discricionário. Matemática Financeira Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Conceito de Juros Simples e Juros Compostos. Taxas de desconto e  rentabilidade.  Valor presente liquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR). Valor e custo. Problemas da TIR.  Equivalência de taxas de juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, mensais e diárias. Equivalência de fluxos de caixa. Sistemas de amortização. Financiamento – Fontes e Estrutura de Capital Criação de valor para o acionista e a decisão de investimento de capital. Métodos de avaliação de investimentos. Fluxo de caixa de projetos. Fluxo relevante e fluxo incremental. Custo de capital próprio e de terceiros. Custo de capital da empresa e do projeto. Avaliando projetos em condições de incerteza. Avaliação de empresas. Valor residual e horizonte de projeção. Taxas de crescimento em perpetuidade. Fontes de financiamento em longo prazo - nacionais e externos. Planejamento financeiro de longo prazo. Estrutura de capital. Custo de capital, política de dividendos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Alavancagem sobre patrimônio líquido. Riscos de alavancagem. Direito Empresarial A empresa e o direito. Principais figuras societárias e suas implicações. A relação contratual com o cliente consumidor e com o cliente empresário. Princípios contratuais que regulam a matéria e Contratos em destaque. Direitos do Consumidor e práticas Corporativas . A Tributação e o Empreendimento: principais espécies tributárias, incidência e praticas de economia fiscal.
Jogos de Negócios Aplicações dos conhecimentos apreendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial. Plano de Negócio (Metodologia para o Trabalho Final do Curso) Desenvolvimento de um plano de negócios - trabalho final. O plano de negócio: o ramo e as atividades da empresa; o estudo de mercado; a análise estratégica; o plano de marketing; a análise econômico-financeira; a estrutura organizacional e os elementos de “benchmarks” e motivadores. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de final de curso, de caráter obrigatório, que deverá ser apresentado pelos alunos, baseado na integração de diversas disciplinas e alinhado com os objetivos do programa em questão.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Modelo Planejamento Estratégico
Modelo Planejamento EstratégicoModelo Planejamento Estratégico
Modelo Planejamento EstratégicoLuiz Francisco Bozo
 
Curso de Estratégia Corporativa 2011 - Parte I
Curso de Estratégia Corporativa 2011 - Parte ICurso de Estratégia Corporativa 2011 - Parte I
Curso de Estratégia Corporativa 2011 - Parte IMSc Nivaldo Tadeu Marcusso
 
Programa avancado gestao
Programa avancado gestaoPrograma avancado gestao
Programa avancado gestaoHerculano Silva
 
Apresentação Consultoria Organizacional e Ações de Marketing
Apresentação  Consultoria Organizacional e Ações de MarketingApresentação  Consultoria Organizacional e Ações de Marketing
Apresentação Consultoria Organizacional e Ações de MarketingAdriana Tiba
 
Planejamento Estratégico
Planejamento EstratégicoPlanejamento Estratégico
Planejamento Estratégicoalemartins10
 
Trabalho de admnistraçao estrategica bsc
Trabalho de admnistraçao estrategica bscTrabalho de admnistraçao estrategica bsc
Trabalho de admnistraçao estrategica bscJuliana Nonemacher
 
T&D - Treinamento & Desenvolvimento
T&D - Treinamento & DesenvolvimentoT&D - Treinamento & Desenvolvimento
T&D - Treinamento & DesenvolvimentoPaula Cambotta
 
Planejamento estrategico
Planejamento estrategicoPlanejamento estrategico
Planejamento estrategicofalcao_raphael
 
Modelo Planejamento EstratéGico 2009 Ppt
Modelo   Planejamento EstratéGico 2009   PptModelo   Planejamento EstratéGico 2009   Ppt
Modelo Planejamento EstratéGico 2009 PptDawison Calheiros
 
Trabalho Sobre Bsc
Trabalho Sobre BscTrabalho Sobre Bsc
Trabalho Sobre Bscavtrindade
 
11 MóDulo 11 FormulaçãO Das EstratéGias Ok
11 MóDulo 11   FormulaçãO Das EstratéGias   Ok11 MóDulo 11   FormulaçãO Das EstratéGias   Ok
11 MóDulo 11 FormulaçãO Das EstratéGias Okjoaovieira
 
Marketing e Recursos Humanos
Marketing e Recursos HumanosMarketing e Recursos Humanos
Marketing e Recursos HumanosThiago Meira
 
Ementa cofg cba gen
Ementa cofg cba genEmenta cofg cba gen
Ementa cofg cba genElton Dias
 
BALANCED SCORECARD
BALANCED SCORECARDBALANCED SCORECARD
BALANCED SCORECARDThomaz Lessa
 
13 MóDulo 13 O Plano EstratéGico Ok
13 MóDulo 13    O Plano EstratéGico   Ok13 MóDulo 13    O Plano EstratéGico   Ok
13 MóDulo 13 O Plano EstratéGico Okjoaovieira
 

Was ist angesagt? (20)

Modelo Planejamento Estratégico
Modelo Planejamento EstratégicoModelo Planejamento Estratégico
Modelo Planejamento Estratégico
 
Curso de Estratégia Corporativa 2011 - Parte I
Curso de Estratégia Corporativa 2011 - Parte ICurso de Estratégia Corporativa 2011 - Parte I
Curso de Estratégia Corporativa 2011 - Parte I
 
Programa avancado gestao
Programa avancado gestaoPrograma avancado gestao
Programa avancado gestao
 
Apresentação Consultoria Organizacional e Ações de Marketing
Apresentação  Consultoria Organizacional e Ações de MarketingApresentação  Consultoria Organizacional e Ações de Marketing
Apresentação Consultoria Organizacional e Ações de Marketing
 
Planejamento Estratégico
Planejamento EstratégicoPlanejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
 
Trabalho de admnistraçao estrategica bsc
Trabalho de admnistraçao estrategica bscTrabalho de admnistraçao estrategica bsc
Trabalho de admnistraçao estrategica bsc
 
T&D - Treinamento & Desenvolvimento
T&D - Treinamento & DesenvolvimentoT&D - Treinamento & Desenvolvimento
T&D - Treinamento & Desenvolvimento
 
Planejamento estrategico
Planejamento estrategicoPlanejamento estrategico
Planejamento estrategico
 
Estratégia com o uso do BSC (guia do STJ)
Estratégia com o uso do BSC (guia do STJ)Estratégia com o uso do BSC (guia do STJ)
Estratégia com o uso do BSC (guia do STJ)
 
Modelo Planejamento EstratéGico 2009 Ppt
Modelo   Planejamento EstratéGico 2009   PptModelo   Planejamento EstratéGico 2009   Ppt
Modelo Planejamento EstratéGico 2009 Ppt
 
Trabalho Sobre Bsc
Trabalho Sobre BscTrabalho Sobre Bsc
Trabalho Sobre Bsc
 
Aula 10 bsc
Aula 10   bscAula 10   bsc
Aula 10 bsc
 
11 MóDulo 11 FormulaçãO Das EstratéGias Ok
11 MóDulo 11   FormulaçãO Das EstratéGias   Ok11 MóDulo 11   FormulaçãO Das EstratéGias   Ok
11 MóDulo 11 FormulaçãO Das EstratéGias Ok
 
Balanced Scorecard
Balanced ScorecardBalanced Scorecard
Balanced Scorecard
 
Balanced Scorecard
Balanced ScorecardBalanced Scorecard
Balanced Scorecard
 
Marketing e Recursos Humanos
Marketing e Recursos HumanosMarketing e Recursos Humanos
Marketing e Recursos Humanos
 
Ementa cofg cba gen
Ementa cofg cba genEmenta cofg cba gen
Ementa cofg cba gen
 
BALANCED SCORECARD
BALANCED SCORECARDBALANCED SCORECARD
BALANCED SCORECARD
 
Administracao Estrategica
Administracao EstrategicaAdministracao Estrategica
Administracao Estrategica
 
13 MóDulo 13 O Plano EstratéGico Ok
13 MóDulo 13    O Plano EstratéGico   Ok13 MóDulo 13    O Plano EstratéGico   Ok
13 MóDulo 13 O Plano EstratéGico Ok
 

Andere mochten auch

Mba Gestao Empresarial Ucam Master
Mba Gestao Empresarial Ucam MasterMba Gestao Empresarial Ucam Master
Mba Gestao Empresarial Ucam Masterucammaster
 
Waddle Kam3application
Waddle Kam3applicationWaddle Kam3application
Waddle Kam3applicationAWaddle
 
Mayli Sepulveda Acceso A La Informacion Para La Incidencia Publica
Mayli Sepulveda   Acceso A La Informacion Para La Incidencia PublicaMayli Sepulveda   Acceso A La Informacion Para La Incidencia Publica
Mayli Sepulveda Acceso A La Informacion Para La Incidencia PublicaMarco Giuseppe Gomero
 
Tomemos Mate
Tomemos MateTomemos Mate
Tomemos Matemandres
 
Cas Presentacin Lar Crea
Cas Presentacin Lar CreaCas Presentacin Lar Crea
Cas Presentacin Lar CreaCiro Alonso
 
Secuenciación Gráfica de Ordenes de Producción
Secuenciación Gráfica de Ordenes de ProducciónSecuenciación Gráfica de Ordenes de Producción
Secuenciación Gráfica de Ordenes de ProducciónCiro Alonso
 

Andere mochten auch (7)

Mba Gestao Empresarial Ucam Master
Mba Gestao Empresarial Ucam MasterMba Gestao Empresarial Ucam Master
Mba Gestao Empresarial Ucam Master
 
Waddle Kam3application
Waddle Kam3applicationWaddle Kam3application
Waddle Kam3application
 
Mayli Sepulveda Acceso A La Informacion Para La Incidencia Publica
Mayli Sepulveda   Acceso A La Informacion Para La Incidencia PublicaMayli Sepulveda   Acceso A La Informacion Para La Incidencia Publica
Mayli Sepulveda Acceso A La Informacion Para La Incidencia Publica
 
Define I 2201
Define I 2201Define I 2201
Define I 2201
 
Tomemos Mate
Tomemos MateTomemos Mate
Tomemos Mate
 
Cas Presentacin Lar Crea
Cas Presentacin Lar CreaCas Presentacin Lar Crea
Cas Presentacin Lar Crea
 
Secuenciación Gráfica de Ordenes de Producción
Secuenciación Gráfica de Ordenes de ProducciónSecuenciación Gráfica de Ordenes de Producción
Secuenciación Gráfica de Ordenes de Producción
 

Ähnlich wie Gestao Empresarial

SUL CONSULTING - Consultoria empresarial
SUL CONSULTING - Consultoria empresarialSUL CONSULTING - Consultoria empresarial
SUL CONSULTING - Consultoria empresarialNivaldo Coletti
 
Consultoria Vendas B&B
Consultoria Vendas B&BConsultoria Vendas B&B
Consultoria Vendas B&BMyrthes Lutke
 
SIMPLO - Portfolio A4 - 2016
SIMPLO - Portfolio A4 - 2016SIMPLO - Portfolio A4 - 2016
SIMPLO - Portfolio A4 - 2016Diogo Carneiro
 
Múltiplas Soluções Consultoria Empresarial
Múltiplas Soluções Consultoria EmpresarialMúltiplas Soluções Consultoria Empresarial
Múltiplas Soluções Consultoria EmpresarialMarcos Alves
 
Planejamento marketing FGV
Planejamento marketing FGVPlanejamento marketing FGV
Planejamento marketing FGVlatricta
 
Consultoria B2B - Cultura de Vendas
Consultoria B2B - Cultura de VendasConsultoria B2B - Cultura de Vendas
Consultoria B2B - Cultura de VendasMyrthes Lutke
 
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETINGA VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETINGRodrigo de Oliveira
 
A evolução de seu marketing para consultoria de vendas
A evolução de seu marketing para consultoria de vendasA evolução de seu marketing para consultoria de vendas
A evolução de seu marketing para consultoria de vendasFabiano Fersant
 
PLANO DE MARKETING.ppt
PLANO DE MARKETING.pptPLANO DE MARKETING.ppt
PLANO DE MARKETING.pptConsulPereira
 
Msb consult in company
Msb consult in companyMsb consult in company
Msb consult in companyMSB Consult
 
Apresentação Institucional Líder Treinador
Apresentação Institucional Líder TreinadorApresentação Institucional Líder Treinador
Apresentação Institucional Líder TreinadorLíder Treinador
 
Material desafio profissional 1º bimestre 2016 (1)
Material   desafio profissional 1º bimestre 2016 (1)Material   desafio profissional 1º bimestre 2016 (1)
Material desafio profissional 1º bimestre 2016 (1)jujufr
 
planejamento estrategico
planejamento estrategicoplanejamento estrategico
planejamento estrategicoLeoAnjos4
 
Materia de Estudo - Presidência
Materia de Estudo - PresidênciaMateria de Estudo - Presidência
Materia de Estudo - PresidênciaGabriela Almeida
 
Mmc Consultoria de negócios_Capacitação e Treinamentos_ 2014
Mmc Consultoria de negócios_Capacitação e Treinamentos_  2014Mmc Consultoria de negócios_Capacitação e Treinamentos_  2014
Mmc Consultoria de negócios_Capacitação e Treinamentos_ 2014MMC Caching & Training
 
Apresentação Martins e Marcon
Apresentação Martins e MarconApresentação Martins e Marcon
Apresentação Martins e MarconMartins & Marcon
 
Apresentação Institucional Wisdom
Apresentação Institucional WisdomApresentação Institucional Wisdom
Apresentação Institucional WisdomEduardo Schumann
 
PROGRAMAÇÃO 2016 - O DESAFIO DA EXCELÊNCIA
PROGRAMAÇÃO 2016 - O DESAFIO DA EXCELÊNCIA PROGRAMAÇÃO 2016 - O DESAFIO DA EXCELÊNCIA
PROGRAMAÇÃO 2016 - O DESAFIO DA EXCELÊNCIA Moacir Moura
 

Ähnlich wie Gestao Empresarial (20)

SUL CONSULTING - Consultoria empresarial
SUL CONSULTING - Consultoria empresarialSUL CONSULTING - Consultoria empresarial
SUL CONSULTING - Consultoria empresarial
 
Forca vendas tg_grupo_iii
Forca vendas tg_grupo_iiiForca vendas tg_grupo_iii
Forca vendas tg_grupo_iii
 
Consultoria Vendas B&B
Consultoria Vendas B&BConsultoria Vendas B&B
Consultoria Vendas B&B
 
SIMPLO - Portfolio A4 - 2016
SIMPLO - Portfolio A4 - 2016SIMPLO - Portfolio A4 - 2016
SIMPLO - Portfolio A4 - 2016
 
Múltiplas Soluções Consultoria Empresarial
Múltiplas Soluções Consultoria EmpresarialMúltiplas Soluções Consultoria Empresarial
Múltiplas Soluções Consultoria Empresarial
 
Planejamento marketing FGV
Planejamento marketing FGVPlanejamento marketing FGV
Planejamento marketing FGV
 
Consultoria B2B - Cultura de Vendas
Consultoria B2B - Cultura de VendasConsultoria B2B - Cultura de Vendas
Consultoria B2B - Cultura de Vendas
 
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETINGA VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
 
A evolução de seu marketing para consultoria de vendas
A evolução de seu marketing para consultoria de vendasA evolução de seu marketing para consultoria de vendas
A evolução de seu marketing para consultoria de vendas
 
Canvas passo a passo
Canvas passo a passoCanvas passo a passo
Canvas passo a passo
 
PLANO DE MARKETING.ppt
PLANO DE MARKETING.pptPLANO DE MARKETING.ppt
PLANO DE MARKETING.ppt
 
Msb consult in company
Msb consult in companyMsb consult in company
Msb consult in company
 
Apresentação Institucional Líder Treinador
Apresentação Institucional Líder TreinadorApresentação Institucional Líder Treinador
Apresentação Institucional Líder Treinador
 
Material desafio profissional 1º bimestre 2016 (1)
Material   desafio profissional 1º bimestre 2016 (1)Material   desafio profissional 1º bimestre 2016 (1)
Material desafio profissional 1º bimestre 2016 (1)
 
planejamento estrategico
planejamento estrategicoplanejamento estrategico
planejamento estrategico
 
Materia de Estudo - Presidência
Materia de Estudo - PresidênciaMateria de Estudo - Presidência
Materia de Estudo - Presidência
 
Mmc Consultoria de negócios_Capacitação e Treinamentos_ 2014
Mmc Consultoria de negócios_Capacitação e Treinamentos_  2014Mmc Consultoria de negócios_Capacitação e Treinamentos_  2014
Mmc Consultoria de negócios_Capacitação e Treinamentos_ 2014
 
Apresentação Martins e Marcon
Apresentação Martins e MarconApresentação Martins e Marcon
Apresentação Martins e Marcon
 
Apresentação Institucional Wisdom
Apresentação Institucional WisdomApresentação Institucional Wisdom
Apresentação Institucional Wisdom
 
PROGRAMAÇÃO 2016 - O DESAFIO DA EXCELÊNCIA
PROGRAMAÇÃO 2016 - O DESAFIO DA EXCELÊNCIA PROGRAMAÇÃO 2016 - O DESAFIO DA EXCELÊNCIA
PROGRAMAÇÃO 2016 - O DESAFIO DA EXCELÊNCIA
 

Gestao Empresarial

  • 1.
  • 2.
  • 3. O segundo módulo Plano de Ação possui matérias que permitem determinar ações a serem empreendidas para o sucesso futuro de nosso negócio. Essas ações, que contam com o Plano de Marketing, a determinação do Preço e Custo do Produto e a estruturação da Organização com seu Processo de Trabalho, os cenários e políticas macroeconômicas e os “benchmarks” de qualidade, que para terem bom êxito, devem estar alinhadas com a Estratégia da organização.   Finalmente, o terceiro módulo visa a Viabilidade do Negócio. Esta viabilidade é apresentada de forma ampla, desde da financeira até a jurídica. Compreendemos que a viabilidade financeira deverá constar com uma análise econômica, feita de forma como se fossemos captar recursos de terceiros: há de se apresentar os Demonstrativos Econômicos Financeiros projetados, incluindo o Fluxo de Caixa e a determinação do Valor Econômico do Negócio, conhecendo os tributos que incidem no negócio. Assim sendo, o participante estará fazendo uma análise de oportunidade quanto ao investimento. Naturalmente, os riscos legais deverão estar inclusos nessa análise de viabilidade; pois, só assim poderemos operar com segurança.    Este método de aprendizado o permitirá aprender, através de um Plano de Negócio, como se fosse um executivo e/ou consultor do empreendimento. Ao longo do desenvolvimento do Plano de Negócio, você, como gestor, adquire um conjunto de informações, que permite apreciar mais profundamente seu negócio; seja, para você desenvolver o plano de sua empresa, ou seja, por estar trabalhando em um negócio como estivesse realizando uma consultoria externa, contratadas para o desenvolvimento do plano. Os professores ensinam, de forma pragmática, a realização de tarefas dentro de um campo de conhecimento, moldados a prática e ao Plano de Negócios, permitindo o desenvolvimento do Plano com mais habilidade e facilidade. O Plano de Negócio é a “espinha dorsal” que interliga as matérias do curso de Gestão Empresarial, evitando o método tradicional que se ensina de forma fragmentada. As matérias são incluídas neste curso a partir do Plano de Negócio, fazendo com que você aprenda a fim de ter sucesso em sua vida profissional.
  • 4.
  • 5. continuação NÚCLEO VIABILIDADE DO NEGÓCIO No. de horas-aula Planejamento Tributário 24 Orçamento e Controle 24 Matemática Financeira 24 Financiamento – Fontes e Estrutura de Capital 24 Direito Empresarial 24 Jogos de Negócios 24 Plano de Negócio (Metodologia para Trabalho Final de Curso) 36 Carga Horária Total 360 METODOLOGIA DE ENSINO E OS ENCONTROS A metodologia de ensino é desenvolvida de forma que os conceitos lecionados, de cada matéria, sejam aplicados ao plano de negócio. Os conceitos são apresentados através de dinâmicas, como estudos de casos. Essa forma de aprendizado faz com que a aula se torne mais dinâmica e ligue esses conteúdos à vida do dia-a-dia. Permitindo que você conecte os conhecimentos adquiridos em sala de aula aos problemas que encontras no trabalho. EMENTAS Personalidade e Liderança Importância da integração das pessoas da organização. Dinâmicas de Integração. Comunicação verbal e não verbal. Barreiras físicas e interpessoais. Conflitos interpessoais e de grupo. Assertividade e as relações em grupo. Motivação. Satisfação do funcionário. Trabalhos em equipe. Formação e importância para o administrador. Auto-conhecimento e importância para o administrador. Tipos de liderança.
  • 6. Estratégia A estratégia empresarial em suas diversas abordagens. Impactos no planejamento estratégico das organizações. O planejamento e sua metodologia clássica. A importância da visão, missão e valores. Fatores críticos de sucesso. Analise de cenários, modelo SWOT, modelo Porter. Desenvolvimento de Plano de Ação: objetivos-chave e estratégias competitivas. Compreensão e Uso da Informação Contábil Contabilidade e o significado dos relatórios econômicos-financeiros. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado. DOAR e o fluxo de caixa. Análise dos demonstrativos financeiros: índices de performance operacional, índices de investimento e índices de endividamento. Plano de Marketing O processo de Planejamento de marketing. Determinação de Objetivos e Estratégias de Marketing. O Plano de Comunicação.O Plano de Determinação de Preços. Plano de Distribuição e o Plano de Serviços ao Cliente. Informações de Marketing, previsão e organização para o Planejamento de Marketing. Questões de implementação no Planejamento de Marketing. Um sistema de Planejamento de Marketing passo a passo. Gestão de Custos e suas Aplicações à Preço As estratégias mercadológicas de preço. O significado das informações do demonstrativo de resultado. Custeio por contribuição versus custeio por absorção. Análise custo-volume-lucro: ponto de equilíbrio, metas de vendas com objetivo de lucro. Decisão de preço quando varia o preço do insumo. Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta. Decisão de preço considerando o retorno sobre o investimento. Retirar ou adicionar um produto de linha. Decisão de comprar ou fazer.
  • 7. Estrutura Organizacional e Pessoas Resumo das Escolas de Pensamento Organizacional: das estruturas burocráticas às organizações em rede; Tipologias de Estruturas Organizacionais: Estruturas Funcionais, Estruturas Divisionais, Estruturas Multi-Divisionais (M), Estruturas em Holding (H), Estruturas Matriciais, Estruturas por Projetos, Estruturas Relacionais (Virtuais), Estruturas Orientadas a Processos e Estruturas Híbridas; Modelagem Estrutural, Cenários Futuros. . Atratividade de talentos e sua integração a empresa. Manutenção dos talentos na empresa. Sistemas de remuneração e benefícios. Programas de incentivos e as questões de qualidade de vida, saúde e segurança. Qualidade Conceitos básicos do modelo de gestão baseado na qualidade total - GQT. Evolução do conceito e processo da qualidade. Analise, padronização e melhoria de processos. Ciclo PDCA. Ferramentas clássicas para o gerenciamento de processos. Métodos da qualidade. Normas ISO. Prêmio nacional da qualidade como estratégia competitiva e modelo sistêmico para implantação da GQT. Estratégia e etapas para implantação da GQT. Resistência e fatores críticos de sucesso. Cenários e Políticas Macroeconômicas Sistema econômico. Setor externo: balanço de pagamentos; regimes cambiais; “currency board” e câmbio flutuante. Taxas de câmbio real e nominal. Medidas de performance da economia. Função de produção, curvas de oferta, inflação, desemprego e crescimento econômico. A demanda agregada e seus componentes. Políticas fiscal e monetária. Moeda e preço. Juros e inflação. O imposto inflacionário. Planejamento Tributário Sistema Tributário Nacional, Princípios Constitucionais Tributário, Limitações no Poder de Tributar. Exame dos Principais Impostos : II, IE, IR, IPI, ICMS e ISS, Contribuições Sociais. Planejamento tributário: importância, fontes e casos práticos.
  • 8. Orçamento e Controle Conceito de orçamento. Finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Consolidação do orçamento: balanço projetado, resultado projetado, fluxo-de-caixa projetado. Controle: centro de receita, centro de custo padrão, centro de custo discricionário. Matemática Financeira Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Conceito de Juros Simples e Juros Compostos. Taxas de desconto e rentabilidade. Valor presente liquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR). Valor e custo. Problemas da TIR. Equivalência de taxas de juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, mensais e diárias. Equivalência de fluxos de caixa. Sistemas de amortização. Financiamento – Fontes e Estrutura de Capital Criação de valor para o acionista e a decisão de investimento de capital. Métodos de avaliação de investimentos. Fluxo de caixa de projetos. Fluxo relevante e fluxo incremental. Custo de capital próprio e de terceiros. Custo de capital da empresa e do projeto. Avaliando projetos em condições de incerteza. Avaliação de empresas. Valor residual e horizonte de projeção. Taxas de crescimento em perpetuidade. Fontes de financiamento em longo prazo - nacionais e externos. Planejamento financeiro de longo prazo. Estrutura de capital. Custo de capital, política de dividendos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Alavancagem sobre patrimônio líquido. Riscos de alavancagem. Direito Empresarial A empresa e o direito. Principais figuras societárias e suas implicações. A relação contratual com o cliente consumidor e com o cliente empresário. Princípios contratuais que regulam a matéria e Contratos em destaque. Direitos do Consumidor e práticas Corporativas . A Tributação e o Empreendimento: principais espécies tributárias, incidência e praticas de economia fiscal.
  • 9. Jogos de Negócios Aplicações dos conhecimentos apreendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial. Plano de Negócio (Metodologia para o Trabalho Final do Curso) Desenvolvimento de um plano de negócios - trabalho final. O plano de negócio: o ramo e as atividades da empresa; o estudo de mercado; a análise estratégica; o plano de marketing; a análise econômico-financeira; a estrutura organizacional e os elementos de “benchmarks” e motivadores. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de final de curso, de caráter obrigatório, que deverá ser apresentado pelos alunos, baseado na integração de diversas disciplinas e alinhado com os objetivos do programa em questão.