Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Mat operacoes entre polinomios

5.031 Aufrufe

Veröffentlicht am

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

Mat operacoes entre polinomios

  1. 1. Operações entre Polinômios 1.0 - Adição de Polinômios.Para adicionarmos polinômios devemos adicionar algebricamente cada monômio do primeiro polinômio comcada monômio dosegundo polinômio e reduzirmos seis termos semelhantes. 2.0 - Subtração de Polinômios.Para subtrairmos polinômios devemos adicionar algebricamente cada monômio do primeiro polinômio com osimétrico de cadamonômio do segundo polinômio e reduzirmos seis termos semelhantes.
  2. 2. 3.0 - Multiplicação de Polinômios. 3.1 - Multiplicação de Polinômio por Monômio.Para multiplicarmos um polinômio por um monômio devemos multiplicar cada monômio do polinômiomultiplicando pelo monômiomultiplicador.
  3. 3. 3.2 - Multiplicação de Polinômio por Polinômio .Para multiplicarmos um polinômio por um outro polinômio devemos multiplicar cada monômio do polinômiomultiplicando por cadamonômio do polinômio multiplicador e feito isso reduzirmos os termos semelhantes. 4.0 - Divisão de Polinômios. 4.1 - Divisão de Polinômio por Monômio.Para dividirmos um polinômio por um monômio devemos dividir cada monômio do polinômio dividendo pelomonômio divisor
  4. 4. 4.2 - Divisão de Polinômio por Polinômio.Consideraremos nesse estudo inicial apenas a divisão de polinômios a uma única variável.Para dividirmos um polinômio por um outro polinômio devemos seguir alguns procedimentos fundamentaispara a sua resolução.Vamos a eles:Exemplo 15) Efetue a divisão do polinômio pelo polinômioOrdenando o polinômio dividendo, teremos:Percebemos que o polinômio dividendo e o polinômio divisor apresentam todos os graus decrescentes de x.E dessa forma, podemosiniciar nossa divisão, usando um algoritmo bastante semelhante à divisão numérica. Dividindo o monômio de maior grau do dividendo pelo monômio de maior grau do divisor, teremos: Multiplicando o monômio quociente obtido por cada monômio do polinômio divisor e adicionando seussimétricos ao polinômiodividendo, teremos: Efetuando a adição algébrica, teremos:
  5. 5. Repetindo todo o procedimento com o novo polinômio obtido, teremos: Dividindo o monômio de maior grau do novo dividendo pelo monômio de maior grau do divisor, teremos: Multiplicando o monômio quociente obtido por cada monômio do polinômio divisor e adicionando seussimétricos ao polinômiodividendo, teremos: Efetuando a adição algébrica, teremos: Repetindo todo o procedimento com o novo polinômio obtido.
  6. 6. Dividindo o monômio de maior grau do novo dividendo pelo monômio de maior grau do divisor, teremos: Com isso, concluímos que: e possui o resto ZEROExemplo 16) Efetue a divisão do polinômio pelo polinômioOrdenando o polinômio dividendo, teremos:Efetuando a divisão, vem: Com isso, concluímos que: epossui o resto .
  7. 7. Observação Importante: Em toda divisão de polinômios, o grau do polinômio resto será de grau menor que ograu do polinômio divisor.Exemplo 17) Efetue a divisão do polinômio pelo binômioCompletando ordenadamente o polinômio dividendo, teremos:Efetuando a divisão, vem: Com isso, concluímos que: e possui o resto 3 .Exemplo 18) Quanto devemos adicionar ao polinômio para que ele seja divisívelpelo trinômio ?Como os polinômios já estão preparados, podemos montar nossa divisão.Como o resto do polinômio é , se adicionarmos o seu simétrico chegaremos ao quepretendemos que é o restoZERO.Exemplo 19) Efetue: .
  8. 8. Estamos diante de uma divisão simples de polinômios a duas incógnitas. A efetuaremos da mesma maneiraque as divisões depolinômios a uma incógnita.Como os polinômios já estão preparados, podemos montar nossa divisão.Assim:Exemplo 20) Efetue: .Estamos diante de uma divisão simples de polinômios a duas incógnitas. A efetuaremos da mesma maneiraque as divisões depolinômios a uma incógnita.Precisamos preparar o polinômio dividendo ordenando-o segundo as potências decrescentes de a ecrescentes de b. Assim teremos:Assim: 5.0 - Resto de uma divisão de um Polinômio P(x) por um binômio da forma x - a.Quando dividimos um polinômio P(x) por um binômio da forma x - a, o resto dessa divisão será o valornumérico de P(x) para o valorde x igual à raiz do binômio x - a

×