Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

COMO ANDA SUA AUTOESTIMA na visão Espiritualistalideshare.pptx

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 32 Anzeige

COMO ANDA SUA AUTOESTIMA na visão Espiritualistalideshare.pptx

Herunterladen, um offline zu lesen

Ter uma autoestima saudável é imprescindível para uma vida harmônica.
Da mesma forma, uma baixa autoestima nos deixa inseguros, sujeitos a transtornos emocionais de toda ordem.

Ter uma autoestima saudável é imprescindível para uma vida harmônica.
Da mesma forma, uma baixa autoestima nos deixa inseguros, sujeitos a transtornos emocionais de toda ordem.

Anzeige
Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Ähnlich wie COMO ANDA SUA AUTOESTIMA na visão Espiritualistalideshare.pptx (20)

Weitere von ARMAZÉM DE ARTES TANIA PAUPITZ (20)

Anzeige

Aktuellste (20)

COMO ANDA SUA AUTOESTIMA na visão Espiritualistalideshare.pptx

  1. 1. AUTOCONHECIMENTO X AUTOESTIMA Algumas pessoas temem irem em busca do Autoconhecimento, talvez receosas de encontrarem mais motivos de dor do que alegria. Na pratica , quando as pessoas encaram o desafio de se conhecerem, descobrem dentro de si uma riqueza imensa, quase Inexplorada: descobrem suas potencialidades, seu lado bom, nem sempre reconhecido ou estimulado, descobrem que só tem razões para se amarem e, nunca se odiarem. Aprendem sobre o auto respeito, a auto aceitação, a autoconfiança, enfim, descobrem que a VIDA é como uma porta que só tem fechadura interna pois, SOMENTE NÓS PODEMOS ABRIR.
  2. 2. 04 - DIFERENÇA BAIXA AUTOESTIMA E ALTA AUTOESTIMA A BAIXA AUTOESTIMA é uma visão inferiorizada que temos de nós mesmos, fazendo com que estejamos sempre buscando a VALIDAÇÃO dos seus atos e pensamentos no outro, uma vez que, de forma consciente ou não, acredita que sua forma de ser é inferior aos demais. Tendem a se cobrar excessivamente e, diante de um erro ou falha, considerando-se inaptas para cumprir o desafio, assim como uma “punição interior”, procrastinam e deixam de lado aquilo que antes era um sonho ou uma meta. A ALTA AUTOESTIMA, por outro lado, é uma supervalorização de si mesmo, onde a pessoa acredita-se melhor do que os outros, trazendo a tona seu lado egoísta e orgulhoso. Esta situação poderá gerar uma série de conflitos interpessoais, dificultando que a pessoa reconheça suas fragilidades, além de, alguns tipos de transtornos psicológicos com depressão, ansiedade, síndrome do pânico, etc.
  3. 3. Se olharmos para alguns DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS clássicos, perceberemos de forma clara que muitos deles, tem sua origem na FALTA DE AMOR POR SI MESMO. Esta BAIXA AUTOESTIMA, se projetará em crenças disfuncionais, emoções negativas e comportamentos contraproducentes que farão a pessoa mergulhar em um circulo fechado. TRANSTORNO DE ANSIEDADE ANOREXIA E BULIMIA TPD- Transtorno de Personalidade Dependente TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo. TDB- Transtorno Depressivo e Bipolar
  4. 4. NA AUTOESTIMA EXCESSIVA: Há a tendência em não reconhecermos nossos próprios erros ou imperfeições, PROJETANDO nos outros , muitas vezes, nossas mazelas, indo contra nossa evolução. Um EGO INFLADO pode acarretar atitudes desproporcionais e problemáticas a médio e longo prazo. Geralmente, são pessoas que tendem a acreditar que as regras não se aplicam a elas e que suas opiniões são sempre as mais relevantes. Há uma tendência a pessoa apresentar um transtorno de personalidade NARCISISTA. 5 AUTOESTIMA EXCESSIVA
  5. 5. P 06 - Pag.373... “ No distúrbio NARCISISTA , há uma supervalorização da imagem em detrimento do SELF, por isso o individuo esquece-se de sua verdadeira essência renegando seus sentimentos íntimos. A admiração que busca é uma prova do seu valor, por essa razão é tão intolerável quando frustrado ou despercebido. É dever do outro satisfazer as suas necessidades. Ele vive um FALSO EU e esta identificado com sua PERSONA, uma máscara ideal que ele tenta manter na relação com o mundo (característica amplamente discutida por Jung). Com a persona, ele busca na imagem uma substituição defensiva da individualidade, ele forma uma imagem ou uma idealização de si que é completamente diferente do que ele realmente é, buscando prazer, realização e reconhecimento daquilo que lhe falta”... (374) ex. O QUE É O MITO DE NARCISO?
  6. 6. VOCÊ SABE O QUE É UM MITO? 07
  7. 7. O MITO DE NARCISO 08 – O MITO DE NARCISO O mito conta a historia de um belo jovem que se apaixona pela sua própria imagem . Um dia ele vislumbra seu reflexo num lago e, frustrado pela impossibilidade de união com seu objeto de amor, atira-se no rio morrendo afogado, deixando a FLOR DE NARCISO em seu lugar. O elemento que separa essa historia é a natureza do objeto de amor de Narciso: sua própria imagem refletida na agua. Como no MITO o NARCISISTA aprende a amar apenas a si mesmo, não deseja correr o risco de trair-se, assim não se abre ou se entrega ao outro.
  8. 8. Uma autoestima saudável diz respeito a AUTOACEITAÇÃO, AUTORESPEITO, enquanto o NARCISISMO se refere a IDOLATRIA. Enquanto o narcisista realiza esta busca através da construção de uma boa imagem, alguém com boa AUTOESTIMA o faz por simples existência, de forma incondicional. O narcisista busca bem estar e segurança por meio de uma auto imagem “perfeita” que na realidade é uma auto percepção distorcida, onde acaba mostrando seu verdadeiro vazio existencial, na qual se esconde uma pessoa extremamente insegura. Todas as formas deturpadas de olharmos para nós mesmos, podem nos trazer sérios problemas para nosso desenvolvimento pessoal. Por sua parte, uma pessoa com boa autoestima baseia seu bem-estar nas relações satisfatórias, não dando à sua imagem uma importância maior do que ela realmente tem. Por ser um perfil seguro de si mesmo, não precisa exagerar nem ressaltar os êxitos na frente dos demais; simplesmente os desfruta comemorando.
  9. 9. ÚNICOS E ESPECIAIS GRANDIOSIDADE ADMIRAÇÃO BENEFÍCIOS Reconhecimento Especial Sucesso Ilimitado Consideram-se a si mesmos como PERFEITOS, acreditando que ninguém os iguala e só se relacionam c/pessoas do mesmo nível. Se percebem com capacidades superiores, supervalorizando seus conhecimentos e qualidades Exigem dos outros valorização, considerando que somente eles são capazes de fazer. Conduta motivada por sentimentos de poder, sucesso e perfeição. Consideram-se tão importantes que se acham merecedores de mordomias especiais em relação as outras pessoas. Para obter o que deseja chega a fazer qualquer coisa, perdendo a paciência, explodindo com colegas. Não tem consideração por outra pessoa .
  10. 10. 11 – CARACTERISTICAS AUTOESTIMA exarcebada. FALTA DE EMPATIA INCAPACIDADE DE JULGAR SEU PRÓPRIO TRABALHO ACREDITA TER DIREITO A TUDO SUPERIORIDADE ARROGÂNCIA TERCEIRIZAÇÃO DA CULPA POR SEUS ERROS. DESDENHA O QUE LHE OFERECEM
  11. 11. A autoestima também tem o seu lado sombrio que surge quando a autoestima beira o narcisismo e a pessoa só vê a si mesma no mundo . Para ser saudável, a autoestima também requer um equilíbrio justo para não cair na falta ou no excesso. A autoestima excessiva não é positiva nem saudável. Esse excesso de autoconfiança, juntamente com a hipervalorizarão do ego, muitas vezes levam a comportamentos e atitudes problemáticos. Um exemplo disso é visto nas pessoas que caminham pela vida com um ar de superioridade, recusando-se a assumir os seus próprios erros e, por sua vez, exibindo um narcisismo óbvio. CURIOSIDADES
  12. 12. 13 - Concluindo: UMA AUTOESTIMA SAUDÁVEL, implica em adquirirmos consciência tanto de nossas imperfeições, quanto de nossas virtudes . Quando não reconhecemos ficamos a mercê dos outros, vitimas da vontade alheia e de fatores externos . Nossos sentimentos são parte importante de nossa vida. -Se permitirmos que eles fluam em nós, então saberemos o que fazer e como nos conduzir diante das mais variadas situações do cotidiano. -Em virtude disto, não devemos esquecer de que, quando nos respeitamos, mostramos aos outros como eles devem nos tratar. (Espírito Hammed) -SE NÓS NÃO NOS ACEITARMOS, QUEM NOS ACEITARÁ ? -SE NÓS NÃO NOS AMARMOS, QUEM NOS AMARÁ ?
  13. 13. 14 - O ser consciente – Joana de Angelis - AUTOESTIMA O ser consciente deve trabalhar-se sempre, partindo do ponto inicial da sua realidade psicológica, ACEITANDO-SE como é e APRIMORANDO-SE sem cessar. Somente consegue essa lucidez aquele que se AUTOANALISE, disposto a encontrar-se sem MÁSCARA, sem deterioração. Para isso não se julga, nem se justifica, não se acusa nem se culpa. APENAS DESCOBRE-SE! A identificação segue-se o trabalho da transformação interior para melhor, utilizando-se de instrumentos do auto amor, da autoestima, da oração que estimula a capacidade de discernimento, da relaxação que libera as tensões, da meditação que faculta o crescimento interior. O AUTO AMOR ensina-o a encontrar-se e desvela os potenciais de força intima nele jacentes. A AUTOESTIMA leva-o a fraternidade, ao convívio saudável com o seu próximo, igualmente necessitado. A ORAÇÃO amplia-lhe a faculdade de entendimento da existência da vida real. A MEDITAÇÃO ajuda-o a crescer de dentro para fora, realizando-se na amplitude e abrindo-lhe a percepção para estados alterados de consciência. O AUTOCONHECIMENTO se torna uma necessidade prioritária na programática existencial da criatura. Quem o posterga, não se realiza satisfatoriamente, porque permanece perdido em um espaço escuro, ignorado dentro de si mesmo.
  14. 14. É uma doença silenciosa que mina relações sociais, paralisa, castra oportunidades, podendo levar a vários tipos de transtornos, como a depressão por exemplo. Dentre as muitas armadilhas (sintomas) que caracterizam a baixa autoestima, encontramos: insegurança, inadaptação, perfeccionismo exacerbado, duvidas, incertezas, falta de confiança, medo de errar, busca incessante de reconhecimento e aprovação dos outros.
  15. 15. Autodepreciação Complexo de Inferioridade Excesso de autocrítica Permissividade Compulsões Inadequação social Perfeccionismo Obsessão Espiritual Transtorno Emocional Intolerância a Frustração Não Merecimento
  16. 16. - BAIXAESTIMA X COMPLEXO INFERIORIDADE Você se sente inseguro? Acha que sua aparência física deixa a desejar? Você se sente culpado sem saber de quê? Essas são as características mais comuns nas pessoas com baixa autoestima. Grande número de pessoas, apresenta algum complexo de inferioridade. Só que muitos conseguem conviver com isso; compensando seus conflitos com valores que reconhecem em si mesmos.
  17. 17. 17 /18- O QUE É O COMPLEXO DE INFERIORIDADE Surge como ideias que foram recalcadas no inconsciente da criatura ainda na infância. Essas ideias encontram sintonia no arquivo milenar do espirito imortal com as ideias nascidas de experiências de outras reencarnações. Age sobre a conduta humana, provocando sentimentos gratuitos de culpa, excessiva carga emotiva relacionada a pensamentos de BAIXA ESTIMA, frequente sensação de inadequação e constante frustração em decorrência da desvalorização da capacidade e habilidade pessoal. O SENTIMENTO DE AUTOPIEDADE pode nos tornar doentes fisicamente.
  18. 18. 13- A BAIXA AUTOESTIMA esta intimamente ligada a dificuldade de AUTOACEITAÇÃO e a falta de RECONHECIMENTO. Pessoas inseguras, geralmente, tem dificuldades em aceitar seus próprios erros e não conseguem reconhecer e valorizar seus potenciais, desenvolvendo medo da rejeição, comparando-se constantemente com os outros. A BAIXA AUTOESTIMA, também acaba afetando a AUTOCONFIANÇA; a pessoa poderá apresentar dificuldades em confiar em sua capacidade intelectual e portanto e, isto poderá resultar em dificuldades para se relacionar com algumas pessoas, tanto na vida pessoal como profissional.
  19. 19. 10 - EQUILIBRIO É A CHAVE! A BAIXA AUTOESTIMA impede uma pessoa de crescer devido as amarras que coloca em relação ao seu potencial, enquanto que a autoestima excessiva faz com que atribua a si uma importância desmedida, tornando-se inapta para conviver de forma harmoniosa com as demais pessoas. Importante, refletirmos sobre nossa auto estima, verificando se esta alta ou baixa.  Busque maneiras de equilibrar a maneira que enxerga a si mesmo, nem exagerando as suas potencialidades e nem reduzindo as suas potencialidades. Quando estiver em duvida, pergunte-se: “ ESTOU DESRESPEITANDO ALGUEM ou A MIM MESMO? A resposta te auxiliara a entender como chegar ao EQUILIBRIO.
  20. 20. 15 COMO IDENTIFICAR SE ESTOU COM A AUTOESTIMA BAIXA? RESPONDA sinceramente..
  21. 21. Como identificar se estou com autoestima baixa? 1. Você desiste de algo antes de começar? Geralmente a baixa autoestima está associada com pouca confiança em si mesmo; 2. Você costuma falar mal de si constantemente? Se o seu foco na hora de apresentar-se seja falar dos seus defeitos, fala- se a favor de uma baixa autoestima; 3. Você se preocupa demais com a opinião dos outros? Quando se tem consciência e confiança em si, a opinião do outro é um mero detalhe. Agora, para os que possuem autoestima reduzida, qualquer fala contraditória ao plano inicial é suficiente para “mudar a rota”. 4. Você se culpa facilmente por algo que deu errado? Quando as coisas não acontecem da forma como você esperava, sua tendência é se martirizar por isso e cair em sofrimento por não se achar boa (bom) o bastante? Esse é mais um sinal de baixa autoestima.
  22. 22. = Produza algo que faça você perceber que está crescendo e aprendendo - PENSE EM TUDO O QUE JÁ CONQUISTOU... = AGRADEÇA por suas qualidades – SER A PESSOA QUE É... = RIR DE SI MESMO e achar graça nas pequenas coisas deixa a vida mais LEVE nos aproximando daquilo que somos. = Descubra o que faz você se sentir bem consigo mesmo – estar na moda, cuidar da aparência, fazer um trabalho voluntário, estudar.. = Trate a si mesmo com carinho – cuide de si interna e externamente, cuidando de seus pensamentos, palavras e atitudes... = Acredite que você merece o melhor – o que você achar que merece irá lhe dizer exatamente o que atrairá para sua vida. = Dê atenção as suas necessidades – Escute-se mais. = Perdoe seus erros e faça as pazes com o Passado.
  23. 23. COMO MELHORAR NOSSA AUTOESTIMA? 24 - AUTOCUIDADO A forma como cuidamos de nós mesmos é a causa e consequência da nossa autoestima. Uma dica importante para começarmos a melhorar nossa autoestima é fazermos julgamentos mais realistas sobre nossas conquistas buscando a usarmos da autorresponsabilidade diante de nossos erros e objetivos não alcançados.
  24. 24. COMO MELHORAR NOSSA AUTOESTIMA? 25 - IDENTIFIQUE SUAS FORÇAS Importante nos apoiarmos em nossos pontos fortes; lembrando que todos temos dentro de nós potencialidade e habilidades ainda desconhecidas de nós mesmos e, que precisam ser despertadas. As conquistas alcançadas podem nos dar pistas sobre esta forças. Pergunte-se de forma honesta: - Quais são meus pontos fortes? Quais são minhas forças e êxitos? - O que há de bom em mim?
  25. 25. COMO MELHORAR NOSSA AUTOESTIMA? 26 – MUDE SEU DIÁLOGO INTERNO A maneira como você se comunica consigo mesmo é fundamental para melhorar sua autoestima. Se o seu diálogo interno é baseado em criticas negativas constantes, autocensura ou autopunições, a autoestima vai ser uma das maneiras de pagar a conta. Exemplo : se ficar criticando alguém com frases: “você não serve para nada, é um incompetente”... Como essa pessoa ira se sentir? O mesmo ocorre se estas palavras forem ditas por nós a nós mesmos. É assim que nos transformamos nos nossos piores inimigos.
  26. 26. COMO MELHORAR NOSSA AUTOESTIMA? 28– ACEITE-SE E PERDOE-SE Em algumas situações, todos temos dificuldades em aceitar partes de nós, em relação a como nos sentimos e de como somos. Esta é uma RESISTÊNCIA que pode danificar nossa autoestima: por não nos perdoarmos e aceitarmos, podemos estar patrocinando a nossa própria torturadora psicológica: a CULPA, que sempre nos situa num nível inferior. Se formos capazes de tratarmos a nós mesmos com maior amabilidade e autocompaixão, poderemos aumentar a nossa autoestima de uma forma mais saudável.
  27. 27. - SERA QUE NOSSA AUTOESTIMA É ABALADA QUANDO ESTAMOS SEMPRE TENTANDO AGRADAR OS OUTROS? O austríaco Alfred Adler (1870-1937), um dos gigantes da Psicanálise junto com Freud e Jung dedicou sua vida a essa questão: o profundo choque do nossa personalidade única com os outros e a luta para ser quem somos.
  28. 28. - DESEJO DE AGRADAR O OUTRO me impede de agradar a mim mesmo. Mas, qual é o mal em agradar? Nenhum. O problema acontece quando, na ânsia de construirmos relações harmoniosas e estar em paz com todos, anulamos as nossas próprias vontades. As vezes, para agradar, passamos por cima dos nossos interesses , negligenciando até as nossas necessidades mais básicas. É importante ressaltar que ao mesmo tempo que construímos relacionamentos com os outros, também temos a tarefa de construir a nós próprios.
  29. 29. Substitua ressignificando os pensamentos negativos Não espere que os outros mudem para ser feliz. O autoconhecimento obtido através da Psicoterapia poderá auxiliar no reconhecimento de nossos reais valores, libertando-nos do complexo de inferioridade que acorrenta e aprisiona. Evite relacionamentos negativos e destrutivos. A importante mudança é a que ocorre dentro você Aprenda a dizer não sem culpas. Enfrente suas sombras- evitando comparações Seja coerente com o que pensa, sente e age. Elimine a CRITICA e a COBRANÇA
  30. 30. VOCÊ É FELIZ ? SIM NÃO Continue fazendo Quer ser feliz? MUDE

×