SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 4
Downloaden Sie, um offline zu lesen
Diário Sílvia e Jorge casaram ontem. Uma voz dentro de mim dizia-me há muito já que isto tinha de acontecer mais tarde ou mais cedo. Questão de intuição. No entanto... sofro. Sílvia... Pequena, rosada, muito loira e muito frágil, a minha irmã era realmente um encanto, um amor de rapariga. Quem a vê, assim, a sorrir, de estrelas nos olhos e cerejas na boca, não será capaz de acreditá-la caprichosa e triste. Mas, eu conheço-a. Estes meus braços substituíram os da nossa mãe e neles encontrou Sílvia todo o meu amor, toda esta dedicação profundamente grande... Conheço-a e quero-lhe tanto, apesar daquela festa de ontem... desta certeza que desceu sobre mim de que o sol não voltará a brilhar na minha vida... Querida irmã! Recordo... Sinto a alma vazia de tanto recordar!... Saltitante, alegre, muito loira e frágil, caminhava a meu lado, equilibrando-se na berma do passeio, cantarolando uma canção de Amor... E eu olhava-a, fascinada de tanta beleza e graciosidade. Éramos as irmãs mais felizes, diziam. Na esquina da rua encontrámos o Jorge. O Jorge... Conheceste-o? Não era o que se chama um perfeito rapaz, mas eu gostava dele, sabia-o senhor de uma alma grande, boa transparente. Conheci-o num serão em casa dos Veigas. Depois, mais tarde, quando me empreguei na secção de decoradores, fui encontrá-lo ao lado de outros empregados. Reconhecemo-nos e ficamos amigos. Era um poeta, o Jorge. Lembro-me bem do dia em que descobri que o amava mais que a Sílvia, mais que a vida... Dobrava uns papéis, toda inclinada na minha mesa... De repente, ele exclamou estendendo um braço até me tocar: - Não te mexas, Telma! Que maravilhosos reflexos tem o teu cabelo! Quando se é nova, principalmente quando se é tímida e feia, os elogios são pérolas encontradas na poeira... E eu, ruborizada, atónita, profundamente admirada com a atitude inesperada de Jorge, apanhei a pérola e guardei-a cá dentro, onde ele morava já há longos meses. E fiquei à espera que ele pudesse descobrir... Num desses passeios que dava, na esperança de o encontrar, levei Sílvia comigo. Pus o vestido azul... Não me dizia o Jorge que o azul ficava bem à minha pobre cor dos trigais!?
Encontrámo-lo ao dobrar da esquina... - Jorge, a minha irmã Sílvia! Olhou-me risonho, e estendendo-lhe as mãos abertas, exclamou: - Não me tinhas dito que tinhas uma irmã tão encantadora! ... Sílvia riu. Riu muito, naquele jeito seu de rir, docemente, lentamente, como se acariciasse uma criança... E Jorge viu nela a imagem do Amor! No entanto, para mim, esse encontro não contou. Estava tão certa do Amor de Jorge apesar do silêncio!... Depois... as pessoas do nosso bairro passaram a ver-nos aos domingos de tarde; de braço dado, alegres, confiantes, ciosos de viver! Como éramos felizes, meu Deus! A verdade é que Jorge vivia mais perto de mim... Quantas vezes o surpreendi a fitar-me longamente, como ensaiando uma conversa diferente? Nesses momentos um caudal de emoção deslizava dentro de mim e a timidez emudecia-me. Sílvia e Jorge entendiam-se maravilhosamente. A infantilidade da minha irmã divertia-o. A minha placidez fazia-o serenar. Quando os via brincar como garotos, gritava-lhes: - Como sois crianças! Eles sorriam muito... de mãos dadas... e eu parecia ler nos olhos de Jorge... Sílvia, uma tarde, falou-me na enorme admiração que Jorge nutria por mim, na nossa amizade, no nosso profundo entendimento... Brinquei, receosa que os meus olhos deixassem transparecer o meu segredo. Respondeu-me: - Tenho a certeza de que o Jorge seria para ti o marido ideal... Comoveu-me a seriedade com que acompanhou tal afirmação e olhei-a subitamente. Sorria-me de olhos brilhantes. Sosseguei. Tolices! Era tão nova... Até que um dia... - O Jorge telefonou. Espera-nos no jardim... - Não vou, querida. Parece-me que ele quer falar-te em segredo... Achas que devo ir? A surpresa entonteceu-me. Ele ia finalmente dizer-me, falar... Meu Deus! Teria contado os degraus da escada nesse dia? A alegria cega, sufoca, aprisiona, põe-nos asas na alma e nos pés. Quando cheguei ao jardim fui encontrá-lo todo inclinado sobre os canteiros em flor. Olhei-o enternecida. - Jorge!
- Ó Telma! Vieste... - Sim, vim... - Sentemo-nos, queres? - Pois. Mas... - Sabes... Queres... Quero dizer-te Eu, tu... compreendes... - ... ... - É que... Escuta Telma: Sei que Sílvia é uma criança, muito nova, mas eu amo-a perdidamente. Tenho vivido numa expectativa tremenda, à espera que descobrisses o meu segredo para me ajudares, mas tu... enfim... andas preocupada talvez, com os teus problemas... Prometo-te que a farei feliz... Esperarei dois, três anos... o tempo que queiras. Leio no teu rosto uma sombra de inquietação... Não. Telma. Tenho a certeza que a farei feliz... Ergui-me. Estendi-lhe as mãos num gesto de oferta e consegui murmurar: - Ó Jorge! Que surpresa... E... Sílvia? - Telma, eu... Peço-te que lho digas... Umas vezes creio que me ama... outras... - Sim, dir-lhe-ei. Vem comigo. Atravessamos a rua. Gente risos, sol, e dentro de mim aquele ruído de cristais a partir... Dor. Desengano. Aniquilamento total. Subi as escadas lentamente. Sílvia veio receber-me. Parecia angustiosamente preocupada. Estendi-lhe os braços, apertei-a contra mim e disse-lhe de rosto escondido: - Sílvia... O Jorge espera-te lá em baixo. Sê compreensiva. Ele... ama-te! - Oh! Isso não é verdade... O Jorge... Ó Telma! Ó Telma, como sou feliz! Soltei-a. Aquela alegria fazia-me mal. Olhou-me rosada, ofegante como se fosse morrer... - E eu... eu a pensar que ele gostava de ti, que vós íeis casar... Ó Telma! Então... então posso ir dizer-lhe... então posso descer e dizer-lhe que... que... também o amo? Não sei se lhe respondi. Foi um novelo branco que eu vi deslizar escadas abaixo em direção aos braços que a reclamavam. Passaram primaveras de luz e outonos de sombras. Entretanto, Jorge vinha encher de flores a nossa casa, de esperança o coração de Sílvia, de dor a minha pobre alma abandonada. Bordei para ela um enxoval de rendas e para os dois construí uma Felicidade sem par.
Vivi dias após dias a realidade de hoje... E ontem, quando os levei à Igreja, senti dentro de mim a certeza de que a vida será doravante uma manta de farrapos, onde terei de embrulhar o meu futuro. Jorge nunca saberá o segredo das minhas horas vazias... Sílvia nunca encontrará no seu caminho os fantasmas do meu recolhimento... Eles... Eles casaram ontem! Fiquei só. Fiquei só com as minhas recordações, nesta casa enorme de janelas sem cortinas, toda voltada para o pátio sujo, onde os gritos das crianças da rua são como brados de gaivotas famintas. Gaivotas famintas! Terão alma as gaivotas? Como a minha, talvez... Sofro. Não, eles nunca poderão adivinhar porque... me querem. Antes de partir vieram abraçar-me. Disse-me a Sílvia: - Até à volta, querida! Disse Jorge: - Adeus, «minha irmã!» Cá levo a «tua filha». «A tua filha...» Sorri-lhes. Juntei-lhes as mão e articulei: - Ide. Sede felizes. Deus vos faça felizes! «Felizes...» Que poderia dizer-lhes? Ó Meu Deus, que poderia dizer-lhes? Sílvia e Jorge casaram ontem. Partiram ao encontro da vida. Se eles voltarem, Senhor, que venha com eles a certeza duma Felicidade sem nuvens, enorme, maravilhosa e profunda, que me faça renascer matando em mim esta amargura! Se eles voltarem; Senhor, que venha com eles a esperança radiosa dum riso de bebé, capaz de preencher estes meus braços vazios de tanto dar sem nada receber!... Maria Helena Amaro In, «Maria Mãe», 1973, p. 169-172. Data da conclusão da edição no blogue – 21 novembro de 2014 http://mariahelenaamaro.blogspot.pt

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Livro fragmentos(1) (1)
 Livro fragmentos(1) (1) Livro fragmentos(1) (1)
Livro fragmentos(1) (1)Sylvia Seny
 
242411996 o-amor-em-poesia
242411996 o-amor-em-poesia242411996 o-amor-em-poesia
242411996 o-amor-em-poesiaRobson Mendes
 
A maquina de contar historias trecho
A maquina de contar historias trechoA maquina de contar historias trecho
A maquina de contar historias trechoLuhFigueiredos
 
S O N E T O D O P E R DÃ O
S O N E T O  D O  P E R DÃ OS O N E T O  D O  P E R DÃ O
S O N E T O D O P E R DÃ Oguest2c857d
 
Gerações poéticas
Gerações poéticasGerações poéticas
Gerações poéticasAndre Guerra
 
Mario de Andrade e Vestida de Preto
Mario de Andrade e Vestida de PretoMario de Andrade e Vestida de Preto
Mario de Andrade e Vestida de PretoDani Bertollo
 
Wilfreda - Oscar
Wilfreda - OscarWilfreda - Oscar
Wilfreda - Oscarmeroga
 
Filhas do segundo sexo
Filhas do segundo sexoFilhas do segundo sexo
Filhas do segundo sexoPoeta Jardim .
 
Memento Mori V Noite de Poesia Marilza Rezende
Memento Mori   V Noite de Poesia   Marilza RezendeMemento Mori   V Noite de Poesia   Marilza Rezende
Memento Mori V Noite de Poesia Marilza RezendeMemento Mori
 
A última viagem de taxí
A última viagem de taxíA última viagem de taxí
A última viagem de taxísiaromjo
 
Os Cinco Segredos #01 - www.oblogdocb.com.br
Os Cinco Segredos #01 - www.oblogdocb.com.brOs Cinco Segredos #01 - www.oblogdocb.com.br
Os Cinco Segredos #01 - www.oblogdocb.com.brCBLOG
 

Was ist angesagt? (18)

Livro fragmentos(1) (1)
 Livro fragmentos(1) (1) Livro fragmentos(1) (1)
Livro fragmentos(1) (1)
 
Versos e Obras
Versos e ObrasVersos e Obras
Versos e Obras
 
242411996 o-amor-em-poesia
242411996 o-amor-em-poesia242411996 o-amor-em-poesia
242411996 o-amor-em-poesia
 
Alda lara
Alda laraAlda lara
Alda lara
 
Apresentção literatura trab
Apresentção literatura trabApresentção literatura trab
Apresentção literatura trab
 
A maquina de contar historias trecho
A maquina de contar historias trechoA maquina de contar historias trecho
A maquina de contar historias trecho
 
S O N E T O D O P E R DÃ O
S O N E T O  D O  P E R DÃ OS O N E T O  D O  P E R DÃ O
S O N E T O D O P E R DÃ O
 
Gerações poéticas
Gerações poéticasGerações poéticas
Gerações poéticas
 
As pontes da eternidade
As pontes da eternidadeAs pontes da eternidade
As pontes da eternidade
 
Mario de Andrade e Vestida de Preto
Mario de Andrade e Vestida de PretoMario de Andrade e Vestida de Preto
Mario de Andrade e Vestida de Preto
 
Taxi curitibano
Taxi curitibanoTaxi curitibano
Taxi curitibano
 
Wilfreda - Oscar
Wilfreda - OscarWilfreda - Oscar
Wilfreda - Oscar
 
Retalhos vivos
Retalhos vivosRetalhos vivos
Retalhos vivos
 
Filhas do segundo sexo
Filhas do segundo sexoFilhas do segundo sexo
Filhas do segundo sexo
 
Memento Mori V Noite de Poesia Marilza Rezende
Memento Mori   V Noite de Poesia   Marilza RezendeMemento Mori   V Noite de Poesia   Marilza Rezende
Memento Mori V Noite de Poesia Marilza Rezende
 
A última viagem de taxí
A última viagem de taxíA última viagem de taxí
A última viagem de taxí
 
Panóptico desejo
Panóptico desejoPanóptico desejo
Panóptico desejo
 
Os Cinco Segredos #01 - www.oblogdocb.com.br
Os Cinco Segredos #01 - www.oblogdocb.com.brOs Cinco Segredos #01 - www.oblogdocb.com.br
Os Cinco Segredos #01 - www.oblogdocb.com.br
 

Andere mochten auch

Andere mochten auch (7)

ENTREGA COMUN_11_120410
ENTREGA COMUN_11_120410ENTREGA COMUN_11_120410
ENTREGA COMUN_11_120410
 
Archivo
ArchivoArchivo
Archivo
 
Itun sozial eta ekonomikoa
Itun sozial eta ekonomikoa Itun sozial eta ekonomikoa
Itun sozial eta ekonomikoa
 
大型互联网应用架构设计
大型互联网应用架构设计大型互联网应用架构设计
大型互联网应用架构设计
 
PISA_2009_Prentsaurrekoa.ppt
PISA_2009_Prentsaurrekoa.pptPISA_2009_Prentsaurrekoa.ppt
PISA_2009_Prentsaurrekoa.ppt
 
Lamp在51座席项目的应用
Lamp在51座席项目的应用Lamp在51座席项目的应用
Lamp在51座席项目的应用
 
Berchman lyrics(151 200)
Berchman lyrics(151 200)Berchman lyrics(151 200)
Berchman lyrics(151 200)
 

Ähnlich wie Diário (20)

O sérgio
O sérgioO sérgio
O sérgio
 
No ponto de ônibus
No ponto de ônibusNo ponto de ônibus
No ponto de ônibus
 
O Palhacinho
O PalhacinhoO Palhacinho
O Palhacinho
 
Invisivel rosali
Invisivel rosaliInvisivel rosali
Invisivel rosali
 
Aluisio azevedo aos vinte anos
Aluisio azevedo   aos vinte anosAluisio azevedo   aos vinte anos
Aluisio azevedo aos vinte anos
 
Cordel adolescente, ô xente!
Cordel adolescente, ô xente!Cordel adolescente, ô xente!
Cordel adolescente, ô xente!
 
Quando me tornei invisível
Quando me tornei invisívelQuando me tornei invisível
Quando me tornei invisível
 
O elemento vital
O elemento vitalO elemento vital
O elemento vital
 
Poemas para dramatizar
Poemas para dramatizarPoemas para dramatizar
Poemas para dramatizar
 
Figuras de Linguagem
Figuras de Linguagem Figuras de Linguagem
Figuras de Linguagem
 
Relatodesusanna(com musica)
Relatodesusanna(com musica)Relatodesusanna(com musica)
Relatodesusanna(com musica)
 
Figuras De Linguagem
Figuras De LinguagemFiguras De Linguagem
Figuras De Linguagem
 
O Palhacinho
O PalhacinhoO Palhacinho
O Palhacinho
 
FIGURAS DE LINGUAGEM
FIGURAS DE LINGUAGEMFIGURAS DE LINGUAGEM
FIGURAS DE LINGUAGEM
 
Imagens
ImagensImagens
Imagens
 
A ultima viagem_de_taxi
A ultima viagem_de_taxiA ultima viagem_de_taxi
A ultima viagem_de_taxi
 
Invisivel
InvisivelInvisivel
Invisivel
 
O despertar do silencio
O despertar do silencioO despertar do silencio
O despertar do silencio
 
Antero de quental lucrecias
Antero de quental   lucreciasAntero de quental   lucrecias
Antero de quental lucrecias
 
Figuras de linguagem 1
Figuras de linguagem 1Figuras de linguagem 1
Figuras de linguagem 1
 

Mehr von António Sequeira (20)

Mar
MarMar
Mar
 
O triunfo de Emília
O triunfo de EmíliaO triunfo de Emília
O triunfo de Emília
 
Recordando
RecordandoRecordando
Recordando
 
Diário
DiárioDiário
Diário
 
21 rapazes, 21 raparigas. e um cão
21 rapazes, 21 raparigas. e um cão21 rapazes, 21 raparigas. e um cão
21 rapazes, 21 raparigas. e um cão
 
O rato
O ratoO rato
O rato
 
Espanta pardais
Espanta pardaisEspanta pardais
Espanta pardais
 
Daniel
DanielDaniel
Daniel
 
Domingo à tarde
Domingo à tardeDomingo à tarde
Domingo à tarde
 
Primavera
PrimaveraPrimavera
Primavera
 
Tempo do sacho
Tempo do sachoTempo do sacho
Tempo do sacho
 
Conto de natal
Conto de natalConto de natal
Conto de natal
 
A estrela de belém
A estrela de belémA estrela de belém
A estrela de belém
 
Carolina
CarolinaCarolina
Carolina
 
Carta para belém
Carta para belémCarta para belém
Carta para belém
 
Milagre
MilagreMilagre
Milagre
 
Crianças más
Crianças másCrianças más
Crianças más
 
Quase um retrato
Quase um retratoQuase um retrato
Quase um retrato
 
Julieta
JulietaJulieta
Julieta
 
O anoitecer na beira
O anoitecer na beiraO anoitecer na beira
O anoitecer na beira
 

Kürzlich hochgeladen

cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfIedaGoethe
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfPastor Robson Colaço
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 

Kürzlich hochgeladen (20)

cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 

Diário

  • 1. Diário Sílvia e Jorge casaram ontem. Uma voz dentro de mim dizia-me há muito já que isto tinha de acontecer mais tarde ou mais cedo. Questão de intuição. No entanto... sofro. Sílvia... Pequena, rosada, muito loira e muito frágil, a minha irmã era realmente um encanto, um amor de rapariga. Quem a vê, assim, a sorrir, de estrelas nos olhos e cerejas na boca, não será capaz de acreditá-la caprichosa e triste. Mas, eu conheço-a. Estes meus braços substituíram os da nossa mãe e neles encontrou Sílvia todo o meu amor, toda esta dedicação profundamente grande... Conheço-a e quero-lhe tanto, apesar daquela festa de ontem... desta certeza que desceu sobre mim de que o sol não voltará a brilhar na minha vida... Querida irmã! Recordo... Sinto a alma vazia de tanto recordar!... Saltitante, alegre, muito loira e frágil, caminhava a meu lado, equilibrando-se na berma do passeio, cantarolando uma canção de Amor... E eu olhava-a, fascinada de tanta beleza e graciosidade. Éramos as irmãs mais felizes, diziam. Na esquina da rua encontrámos o Jorge. O Jorge... Conheceste-o? Não era o que se chama um perfeito rapaz, mas eu gostava dele, sabia-o senhor de uma alma grande, boa transparente. Conheci-o num serão em casa dos Veigas. Depois, mais tarde, quando me empreguei na secção de decoradores, fui encontrá-lo ao lado de outros empregados. Reconhecemo-nos e ficamos amigos. Era um poeta, o Jorge. Lembro-me bem do dia em que descobri que o amava mais que a Sílvia, mais que a vida... Dobrava uns papéis, toda inclinada na minha mesa... De repente, ele exclamou estendendo um braço até me tocar: - Não te mexas, Telma! Que maravilhosos reflexos tem o teu cabelo! Quando se é nova, principalmente quando se é tímida e feia, os elogios são pérolas encontradas na poeira... E eu, ruborizada, atónita, profundamente admirada com a atitude inesperada de Jorge, apanhei a pérola e guardei-a cá dentro, onde ele morava já há longos meses. E fiquei à espera que ele pudesse descobrir... Num desses passeios que dava, na esperança de o encontrar, levei Sílvia comigo. Pus o vestido azul... Não me dizia o Jorge que o azul ficava bem à minha pobre cor dos trigais!?
  • 2. Encontrámo-lo ao dobrar da esquina... - Jorge, a minha irmã Sílvia! Olhou-me risonho, e estendendo-lhe as mãos abertas, exclamou: - Não me tinhas dito que tinhas uma irmã tão encantadora! ... Sílvia riu. Riu muito, naquele jeito seu de rir, docemente, lentamente, como se acariciasse uma criança... E Jorge viu nela a imagem do Amor! No entanto, para mim, esse encontro não contou. Estava tão certa do Amor de Jorge apesar do silêncio!... Depois... as pessoas do nosso bairro passaram a ver-nos aos domingos de tarde; de braço dado, alegres, confiantes, ciosos de viver! Como éramos felizes, meu Deus! A verdade é que Jorge vivia mais perto de mim... Quantas vezes o surpreendi a fitar-me longamente, como ensaiando uma conversa diferente? Nesses momentos um caudal de emoção deslizava dentro de mim e a timidez emudecia-me. Sílvia e Jorge entendiam-se maravilhosamente. A infantilidade da minha irmã divertia-o. A minha placidez fazia-o serenar. Quando os via brincar como garotos, gritava-lhes: - Como sois crianças! Eles sorriam muito... de mãos dadas... e eu parecia ler nos olhos de Jorge... Sílvia, uma tarde, falou-me na enorme admiração que Jorge nutria por mim, na nossa amizade, no nosso profundo entendimento... Brinquei, receosa que os meus olhos deixassem transparecer o meu segredo. Respondeu-me: - Tenho a certeza de que o Jorge seria para ti o marido ideal... Comoveu-me a seriedade com que acompanhou tal afirmação e olhei-a subitamente. Sorria-me de olhos brilhantes. Sosseguei. Tolices! Era tão nova... Até que um dia... - O Jorge telefonou. Espera-nos no jardim... - Não vou, querida. Parece-me que ele quer falar-te em segredo... Achas que devo ir? A surpresa entonteceu-me. Ele ia finalmente dizer-me, falar... Meu Deus! Teria contado os degraus da escada nesse dia? A alegria cega, sufoca, aprisiona, põe-nos asas na alma e nos pés. Quando cheguei ao jardim fui encontrá-lo todo inclinado sobre os canteiros em flor. Olhei-o enternecida. - Jorge!
  • 3. - Ó Telma! Vieste... - Sim, vim... - Sentemo-nos, queres? - Pois. Mas... - Sabes... Queres... Quero dizer-te Eu, tu... compreendes... - ... ... - É que... Escuta Telma: Sei que Sílvia é uma criança, muito nova, mas eu amo-a perdidamente. Tenho vivido numa expectativa tremenda, à espera que descobrisses o meu segredo para me ajudares, mas tu... enfim... andas preocupada talvez, com os teus problemas... Prometo-te que a farei feliz... Esperarei dois, três anos... o tempo que queiras. Leio no teu rosto uma sombra de inquietação... Não. Telma. Tenho a certeza que a farei feliz... Ergui-me. Estendi-lhe as mãos num gesto de oferta e consegui murmurar: - Ó Jorge! Que surpresa... E... Sílvia? - Telma, eu... Peço-te que lho digas... Umas vezes creio que me ama... outras... - Sim, dir-lhe-ei. Vem comigo. Atravessamos a rua. Gente risos, sol, e dentro de mim aquele ruído de cristais a partir... Dor. Desengano. Aniquilamento total. Subi as escadas lentamente. Sílvia veio receber-me. Parecia angustiosamente preocupada. Estendi-lhe os braços, apertei-a contra mim e disse-lhe de rosto escondido: - Sílvia... O Jorge espera-te lá em baixo. Sê compreensiva. Ele... ama-te! - Oh! Isso não é verdade... O Jorge... Ó Telma! Ó Telma, como sou feliz! Soltei-a. Aquela alegria fazia-me mal. Olhou-me rosada, ofegante como se fosse morrer... - E eu... eu a pensar que ele gostava de ti, que vós íeis casar... Ó Telma! Então... então posso ir dizer-lhe... então posso descer e dizer-lhe que... que... também o amo? Não sei se lhe respondi. Foi um novelo branco que eu vi deslizar escadas abaixo em direção aos braços que a reclamavam. Passaram primaveras de luz e outonos de sombras. Entretanto, Jorge vinha encher de flores a nossa casa, de esperança o coração de Sílvia, de dor a minha pobre alma abandonada. Bordei para ela um enxoval de rendas e para os dois construí uma Felicidade sem par.
  • 4. Vivi dias após dias a realidade de hoje... E ontem, quando os levei à Igreja, senti dentro de mim a certeza de que a vida será doravante uma manta de farrapos, onde terei de embrulhar o meu futuro. Jorge nunca saberá o segredo das minhas horas vazias... Sílvia nunca encontrará no seu caminho os fantasmas do meu recolhimento... Eles... Eles casaram ontem! Fiquei só. Fiquei só com as minhas recordações, nesta casa enorme de janelas sem cortinas, toda voltada para o pátio sujo, onde os gritos das crianças da rua são como brados de gaivotas famintas. Gaivotas famintas! Terão alma as gaivotas? Como a minha, talvez... Sofro. Não, eles nunca poderão adivinhar porque... me querem. Antes de partir vieram abraçar-me. Disse-me a Sílvia: - Até à volta, querida! Disse Jorge: - Adeus, «minha irmã!» Cá levo a «tua filha». «A tua filha...» Sorri-lhes. Juntei-lhes as mão e articulei: - Ide. Sede felizes. Deus vos faça felizes! «Felizes...» Que poderia dizer-lhes? Ó Meu Deus, que poderia dizer-lhes? Sílvia e Jorge casaram ontem. Partiram ao encontro da vida. Se eles voltarem, Senhor, que venha com eles a certeza duma Felicidade sem nuvens, enorme, maravilhosa e profunda, que me faça renascer matando em mim esta amargura! Se eles voltarem; Senhor, que venha com eles a esperança radiosa dum riso de bebé, capaz de preencher estes meus braços vazios de tanto dar sem nada receber!... Maria Helena Amaro In, «Maria Mãe», 1973, p. 169-172. Data da conclusão da edição no blogue – 21 novembro de 2014 http://mariahelenaamaro.blogspot.pt