Como se manter
bem informado (a)
nos dias de hoje
Guia prático de como consumir
o que a mídia oferece e de
como utilizar e...
INTRODUÇÃO
Como se manter bem informado (a) nos dias de hoje 02
Olá!
Seja bem-vindo (a) a este e-book Como se manter bem
i...
Como se manter bem informado (a) nos dias de hoje 03
vários campos de atuação profissional e extinguiu outros.
Nos últimos...
Como se manter bem informado (a) nos dias de hoje 04
JORNAL
Se no século XX as pessoas tinham tempo de dedicar toda
uma ma...
Como se manter bem informado (a) nos dias de hoje 05
Dica
O portal Newseum.org apresenta diariamente capas de
jornais do m...
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Prévia e-book "Como se manter bem informado (a) nos dias de hoje"

64 Aufrufe

Veröffentlicht am

Estar atualizado é um requisito em praticamente todas as áreas profissionais, mas como fazer isso em mundo saturado de informação como o de hoje? Este e-book destaca a importância de escolher as fontes de notícias, para que se consuma conteúdo de qualidade que possa auxiliar na tomada de decisão no dia a dia profissional.

Baixe versão completa gratuita:
http://sejaumprofissionalatualizado.gr8.com/

Acesse também o site Sua Vida Profissional
http://www.suavidaprofissional.com/

Veröffentlicht in: Business
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Prévia e-book "Como se manter bem informado (a) nos dias de hoje"

  1. 1. Como se manter bem informado (a) nos dias de hoje Guia prático de como consumir o que a mídia oferece e de como utilizar esses conteúdos na tomada de decisão suavidaprofissional.blogspot.com.br FRANCISCO DANTAS
  2. 2. INTRODUÇÃO Como se manter bem informado (a) nos dias de hoje 02 Olá! Seja bem-vindo (a) a este e-book Como se manter bem informado (a) nos dias de hoje! Isso demonstra que você é alguém “antenado” no que ocorre ao seu redor. Parabéns pela sua iniciativa de buscar mais conhecimento! A propósito, vivemos atualmente na era da informação ou era do conhecimento. Se você tem mais de 20 anos de idade, como eu, deve ter notado as intensas transformações que ocorreram no mundo nas últimas décadas, não é mesmo? Grande parte de nossa geração viveu a transição do analógico para o digital. É provável que seus pais ou avós tiveram uma vida bem diferente da que você vive hoje em dia. Antigamente os acontecimentos ou fatos marcantes da vida ocorriam no mundo “real”, quer dizer, no mundo “físico” ou material. Até mesmo a maior parte das profissões estava relacionada a atividades que exigiam a presença constante do ser humano, seja na agricultura, na indústria ou no setor de serviços. Com o passar dos anos e com o crescente desenvolvimento da tecnologia, novas profissões surgiram. As atividades econômicas passaram a ter cada vez mais automação. O mundo “virtual” ou “digital”, embora também faça parte do mundo físico, procurou se diferenciar do que existia até então. Os processos nas empresas também mudaram, por exemplo, hoje em dia há uma maior valorização da gestão de pessoas nas organizações, algo que há algumas décadas sequer era levado em conta. O surgimento dos computadores e da internet revolucionou a cultura. A rede mundial criou
  3. 3. Como se manter bem informado (a) nos dias de hoje 03 vários campos de atuação profissional e extinguiu outros. Nos últimos quinze anos vivemos uma verdadeira “explosão” do conhecimento. Hoje em dia, cada pessoa com acesso à internet, seja em notebooks, tablets ou smartphones, se tornou um produtor de conteúdo. Com o crescimento da quantidadedeinformaçãodisponível,awebvirouumimenso território virtual, com inúmeras vias de tráfego de dados. Em meio a esse emaranhado de conteúdo, fruto do trabalho de várias fontes, é provável que você tenha alguma dificuldade para filtrar o que tem ou não relevância na internet, não é mesmo? Por isso, a proposta deste guia que você começa a ler é ofereceralgumasorientaçõesparaumbomconsumodamídia em geral, ou seja, jornal, revista, rádio, televisão e internet. Como bem sabemos, as organizações, sejam públicas ou privadas, vivem em um sistema aberto, isto é, têm estruturas internas que se relacionam com o ambiente externo e recebem influencia dele. Logo, o colaborador precisa estar informado e atualizado para saber o que ocorre no seu respectivo setor de atuação, mas também em toda a sociedade. Dessa forma, ele poderá agir com conhecimento de causa na hora de tomar uma decisão. Nosdiasemquevivemos,otempoeoconhecimentopassam a ser os ativos mais importantes para as pessoas. Portanto, no momento de buscar informação, você deve privilegiar conteúdo de qualidade, vindo de fontes confiáveis, que lhe deixem atualizado o mais rápido possível. A nossa intenção com este e-book é mostrar como você consegue fazer isso de modo eficaz. Boa leitura! O autor.
  4. 4. Como se manter bem informado (a) nos dias de hoje 04 JORNAL Se no século XX as pessoas tinham tempo de dedicar toda uma manhã para ler um jornal impresso, isso se tornou raríssimo no século XXI. Os jornais continuam a oferecer grande quantidade de conteúdo, de diferentes editoriais, como Política, Economia, Variedades, Esportes, entre outras. No entanto, o que falta para as pessoas é tempo para ler ou mesmo o hábito da leitura. Mesmo assim, os jornais continuam a ser uma fonte relevante quando o assunto é meio de comunicação. Seja no formato impresso ou digital, esse meio disponibiliza uma variada seleção de informações, que lhe deixarão atualizado (a) sobre o que ocorre na sociedade. Listamos, a seguir, alguns veículos que você poderá ler. Brasil Econômico (http://brasileconomico.ig.com.br) Correio Braziliense (http://www.correiobraziliense.com.br/) Folha de São Paulo (http://www.folha.com.br) Metro (http://www.metrojornal.com.br/) O Estado de São Paulo (http://www.estadao.com.br/) O Globo (http://oglobo.globo.com/) Valor Econômico (http://www.valor.com.br/) Os jornais que citamos anteriormente têm cobertura de acontecimentos estaduais e nacionais. No entanto, você deve, sempre que possível, ler jornais de seu estado ou cidade. Lembre-se de que é importante dosar o seu consumo de informação quanto à área geográfica: local, estadual, nacional e global. Conforme a sua área de atuação e o setor em que trabalha, você pode privilegiar uma ou outra escala.
  5. 5. Como se manter bem informado (a) nos dias de hoje 05 Dica O portal Newseum.org apresenta diariamente capas de jornais do mundo todo. Para consultar, acesse: http://www.newseum.org/todaysfrontpages/ REVISTA As revistas já foram outrora um oásis de informação, que era apreciado geralmente nos finais de semana, em que se tinha mais tempo para ler, ou nos dias iniciais de uma semana, como segunda ou terça. Esse hábito de leitura já não está tão presente nos dias atuais. De qualquer forma, as revistas continuam a fazer parte do nosso cotidiano e constituem um importante repertório de informação para quem quer se manter atualizado. Uma das vantagens das revistas é oferecer conteúdo segmentado. Hoje em dia algumas plataformas virtuais, por exemplo Iba e Google Play, oferecem por meio de uma assinatura mensal uma grande variedade de títulos para ler. Em seguida, citamos alguns exemplos de revistas que você pode apreciar. Carta Capital (http://www.cartacapital.com.br/) Exame (http://exame.abril.com.br/) Época (http://epoca.globo.com/) Época Negócios (http://epocanegocios.globo.com/) Info (http://info.abril.com.br/) Isto É (http://www.istoe.com.br/) Isto é Dinheiro (http://www.istoedinheiro.com.br/)

×