Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Produzindo uma fotonovela

4.213 Aufrufe

Veröffentlicht am

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Produzindo uma fotonovela

  1. 1. Contextualizando o projeto fotonovela Para o educador Fernando Hernández e Montserrat Ventura, baseiam-se nas ideias de Jonh Dewey, filosófo pedagogo que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática. - A proposta é reorganizar o currículo por projetos, onde o aluno por sua vez, passa a ser sujeito do processo ensino aprendizagem. HERNÁNDEZ (2007 p.22) diz que “a cultura visual se configura por práticas e interpretações críticas do que é visto, produzido e construído nas artes,mídia e na vida cotidiana”.
  2. 2. OBJETIVOS GERAL NO PRIMEIRO MOMENTO 1- Apreender características do gênero narrativo e suas tipologias; 2- Estabelecer relações entre os gêneros textuais; 3- Valorizar o contexto escolar e sua resignifi cação; 4- Criar expectativas de futuro no contexto social.
  3. 3. Entendo a fotonovela • Características da narrativa • Narrador: é aquele que conta a historia Onisciente: em 3º pessoa observa e conta 1º pessoa, narra e participa da história, porém, não pode prever o que vai acontecer. Discurso: Direto – as personagens ganham vida por si só Indireto – o narrar é o interprete Indireto livre – fusão entre narrador e personagem
  4. 4. • Tempo: momento de vivencias das ações; Cronológico: um dia, um mês Psicológico: memória do narrador, flash-back . Espaço: onde as ações se desenvolvem . Enredo: apresenta unidade e organicidade (início, meio, fim) trata os episódios mais ou menos independentes para ressaltar o tema. . Climax: auge, ápice, suspense do enredo . Personagens: encadeiam a trama que gera os conflitos e ações, até o desfecho. (aberto ou ... Protagonista e antagonista
  5. 5. • Narrativa é uma mudança de estado pela ação de alguma personagem, é uma transformação de situação. Três características: 1- Conjunto de transformações de situações; 2- Um Texto figurativo, que opera fatos concretos; 3- As mudanças e estados estão organizados de maneira tal que, entre elas existe sempre uma relação de anterioridade e posteridade.
  6. 6. • A sequência narrativa prototípica Uma narrativa não tem uma única mudança 1- personagem passa a ter um querer ou dever; 2- personagem adquire um saber ou poder; 3- personagem executa aquilo que queria ou devia fazer; 4- Constatação da transformação, atribuição de prêmios e castigos às personagens.
  7. 7. • Textos narrativos Conto: narrativa curta, “casos” Fábula: personificação, sentido moralizante; Crônica: cotidiano, humor, crítica, informalidade Epopéia: versos longos ressalta o feito dos heróis Ensaio: breve, poético e didático, critica,reflexões Romance: prosa completa, longos ou breves Novela: modalidade que se caracteriza pela sucessividade dos episódios, das personagens e dos cenários. Assim a novela condensa os elementos do romance.
  8. 8. • • • • Fotonovela breve histórico Surgiu na Itália na dec. de 40 “Encontro” revista brasileira que publicou a primeira fotonovela “primeiro amor não morre”. Circulou na revista Capricho em 17/07/1952 A fotonovela fez sucesso no Brasil por mais de 25 anos Representada pela impressa popular feminina
  9. 9. - - Diferença entre HQ e a fotonovela Eisner (2000 p. 10) diz que, HQ é “a disposição impressa de arte e balões em sequência”. A fotonovela é uma narrativa construída a partir da linguagem verbal e não verbal, ou seja, fotos e textos verbais. Para Will Eisner, (2000 p. 10) é uma “série de imagens disposta em sequência”. Lembramos que estas tipologias textuais são consideradas na literatura como subgêneros, quase um gênero da indústria de massa cultural. Ainda podemos perceber o caráter verossímil na narratividade do gênero.
  10. 10. Características da fotonovela - Narrativa curta, conjunto de texto verbo-visual; - Geralmente no formato de revista, livreto. ..; - Divisão em cap. ou não, com desfecho próprio uma espécie de Cliffhange, efeito de suspense no leitor, seduzindo-o a adquirir a continuação; - Intriga sentimental, principal aspecto(heróina ou) - As personagens são pouco trabalhadas psicologicamente; - Adquire características maniqueístas (Bem e o mal) - Consequências sempre estereotipada.
  11. 11. Dicas para escrever uma fotonovela 1- Enredo: a história deve ser simples, ao menos no eixo principal. A menina pobre que se apaixona pela galã rico e comprometido, o vilão que trabalha em prol de separá-los etc. 2- Intercale histórias paralelas à principal, como um personagem que enriquece ou empobrece, um intermediário que se relacione tanto com ricos como com pobres, (faça uso da descrição); 3- Os pobres devem ser os mais animados e bem caracterizados; 4- Estipule o castigo para o mau em graus diferenciados, onde o vilão principal receba o castigo só no final, e o bom com um final feliz;
  12. 12. 5- Aborde histórias com temas atuais de repercussão social; 6- Invente um mistério na trama. Algo que envolva o protagonista, uma injustiça, assassinato, criar conflitos; 7- Use flashbacks, introduza xxxxx meses depois... 8- No caso de música, associá-la ao tema dos personagens; 9- Use personagens esteriotipados; 10- Não esqueça do Cliffhange, recurso que faz com que o leitor deseje prosseguir na leitura das próximas cenas de sua produção.
  13. 13. Componentes do enredo 1- Apresentação: apresenta algumas personagens e expõe algumas circunstâncias da história,(momento, lugar, onde as ações se desenvolve. .Cria-a se um cenário e marcação de tempo para os personagens iniciarem suas ações, .Quebra a situação inicial, modificando as apresentadas; 2- Complicação: parte em que as ações e os conflitos são desenvolvidos, conduzindo o enredo ao clímax; 3- Clímax: ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior ou menor tensão, tornando o desfecho inevitável; 4- Desfecho: é a solução do conflito produzido pela ação dos personagens.
  14. 14. Elementos da narrativa Tema , personagens, ação principal, espaço, tempo; Estrutura da narrativa Introdução: Como despertar a atenção do para que ele leia o Texto? Conclusão: Que reflexão eu gostaria de oferecer ao meu leitor? -Esta reflexão deve estar em harmonia com a intro – dução.
  15. 15. Lembre-se -Uma boa narrativa portanto compõe os elementos de base estrutural em que respondem as perguntas: -O que? Os fatos que determinam a história; (enredo) -Quem? As personagens; -Como? O modo como tecem os fatos; (trama, clímax, desenlace) -Onde? O lugar onde os fatos ocorrem;(espaço) -Quando?Os momentos em que se passam os fatos;(tempo) -Por que? A causa dos acontecimentos.
  16. 16. Projeto de texto - Uso apropriado da norma-padrão da LP; - Uso dos elementos da narrativa (personagem, ação, tempo... - Presença de atualidade e sensibilidade na escolha do tema; - Preocupação com a intencionalidade comunicativa; - Criatividade, bom gosto e expressão adequada da linguagem; - Utilização do projeto de texto.
  17. 17. • - Produzindo fotonovela Objetivo: elaborar os elementos textuais e narrativos da fotonovela; Criando e caracterizando personagens; .protagonista e antagonista, pers. secundários; Criando cenários; Criando conflitos; Criando um vilão; Criando o desfecho.
  18. 18. Objetivo - Organizar ideias na elaboração do enredo; - Criar e caracterizar personagens; - Construir cenário; - Criar conflito; - Solucionar conflitos (desfecho); - Elaborar storyboard. Em síntese: Introdução (encadeamento das ações no espaço temporal, transformação da situação) Desenvolvimento: (conflitos, clímax) Conclusão: (desfecho, solução, reflexão) 23/08/13
  19. 19. Referências PLATÃO, Francisco Savioli. FIORIN, José Luiz. Gramatica e Interpretação de Textos. Anglo Vestibulares. São Paulo: Anglo, 2005. <http://www.edtl.com.pt/?option=com_mtree&task=viewlink&li nk_id=304&Itemid=2>. Acesso em: 12 ago. 2013. <http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/3650/1/2011_TiagoM edeirosdaSilva.pdf>. Acesso em: 9 ago. 2013. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aul a=22342^>.Acesso em: 15 jul. 2013. <http://www.infoescola.com/biografias/will-eisner/>.Acesso em: 9 ago. 2013. <http://www.significados.com.br>. Acesso em: 5 ago. 2013. <http://educador.brasilescola.com/gestaoeducacional/fernandohernandez.htm>.Acesso em: 20 ago. 2013
  20. 20. • Mãos a obra Bom projeto!!

×