SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 41
3ª Replicação  14 de Janeiro  2010
GIP do CEL CEL         Competência Nuclear da disciplina de     Língua Portuguesa, estando os seus descritores de desempenho, conteúdos, processos de operacionalização, etc. a par dos que se encontram previstos para o trabalho sobre produção e compreensão oral, leitura e escrita.                                                        (página 11)
Para quê trabalhar CEL no ensino básico? ,[object Object]
Quais as suas vantagens?,[object Object]
2. A consciência  linguística desenvolve a autoconfiança linguística , assim como  o respeito e a tolerância linguísticas.
3. Os alunos devem estudar  e aprender gramática, uma vez que “ o conhecimento da língua é um fim em si mesmo. Ou seja, tal como a escola desafia os alunos a saberem mais sobre a constituição das células, a formação dos terrenos, a história da humanidade, as operações aritméticas, o funcionamento do aparelho respiratório, também os desafia a conhecer aspectos da língua que falam e usam”.
Assim… ,[object Object],[object Object]
Construção de conhecimento?
Treino?
Avaliação?
Mobilização de conhecimento gramatical para outras competências?,[object Object]
É colocada aos alunos uma questão específica que constitua um desafio interessante para a prossecução da actividade?,[object Object]
São  dadas instruções claras aos alunos sobre quais os conhecimentos que se pressupõe que eles já dominam e como podem revê-los ou recuperá-los?,[object Object]
Qual a origem dos dados?produções dos alunos? texto oral ou escrito fornecido pelo professor? texto oral ou escrito recolhido pelos alunos?
[object Object]
Em caso afirmativo, estamos seguros  de que as construções que se pretende que os alunos manipulem são casos em que há conhecimento implícito?
Os dados fornecidos são os necessários? ,[object Object]
Os dados fornecidos são simples ou contêm informação que dispersa atenção?
Os dados fornecidos permitem uma hierarquização da informação a partir dos casos mais simples para os mais complexos e a constituição de pares mínimos?,[object Object]
6. Os alunos têm oportunidade de construir hipóteses e verificar a sua validade mediante a apresentação de novos dados?
7. Há momentos de treino?
8. Há reinvestimento do conhecimento construído em diferentes contextos de uso?
Que leitura das propostas do GIP? Opinião sobre a actividade 5 do 3º ciclo?      (pág. 127 e seguintes)
Um desafio…. Instrumentos  para o diagnóstico do conhecimento gramatical implícito e explícito dos alunos
A escrita
“Entende-se por escrita o resultado, dotado de significado e conforme à gramática da língua, de um processo de fixação linguística que convoca o conhecimento do sistema de representação gráfica adoptado, bem como processos cognitivos e translinguísticos complexos(planeamento, textualização, revisão, correcção e reformulação do texto)” (PPEB pág. 16)
Resultados esperados ( 3º ciclo) • Escrever para responder a necessidades específicas de comunicação em diferentes     contextos e como instrumento de apropriação e partilha do conhecimento.
Resultados esperados ( 3º ciclo) Recorrer autonomamente a técnicas e processos de planificação, textualização e revisão, utilizando diferentes instrumentos de apoio, nomeadamente ferramentas informáticas.
Resultados esperados (3º ciclo) Escrever com autonomia e fluência diferentes tipos de texto adequados ao contexto, às finalidades, aos destinatários e aos suportes da comunicação,adoptando as convenções próprias do género seleccionado.
Resultados esperados ( 3º ciclo) Produzir textos em termos pessoais e criativos, para expor representações e pontos     de vista e mobilizando de forma criteriosa informação recolhida em fontes diversas.
Resultados esperados ( 3º ciclo) Produzir textos em português padrão, recorrendo a vocabulário diversificado e a     estruturas gramaticais com complexidade sintáctica, manifestando domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão textuais e aplicando correctamente regras de ortografia e pontuação.
“No domínio da escrita, importa que os alunos trabalhem um conjunto alargado de textos, permitindo satisfazer necessidades de comunicação cada vez mais formais, experimentar modos mais complexos de organização do pensamento, (re)construir e partilhar saberes e aprendizagens. Assim, é fundamental proporcionar aos alunos experiências em que eles desenvolvam a capacidade de produzir textos para narrar, descrever, expor, explicar, comentar ou argumentar, integrados em projectos de escrita com ligação ao trabalho sobre os textos literários, à exploração dos meios de informação e comunicação ou ao estudo das matérias escolares. “   (PPEB pág.140)
Escrita (3º ciclo)   pág.141 • narrativas • recontos, resumos, paráfrases de narrativa • autobiografias, diários, memórias • descrições, retratos, auto-retratos • relatórios, relatos, textos expositivos e     explicativos • resumos, sínteses e esquemas de textos
Escrita (3º ciclo)   pág.141 notícias; artigos informativos; reportagens • entrevistas, inquéritos • textos de opinião; comentários; textos para blogues e fóruns de discussão • diálogos, guiões para dramatizações ou filmes; bandas desenhadas • textos com características poéticas
Escrita (3º ciclo)   pág.141 cartas; correio electrónico; SMS; convites; avisos; recados • roteiros; sumários; notas; esquemas; planos • regulamentos; normas
Algumas indicações… No 7.º ano aponta-se para a necessidade de dar continuidade ao desenvolvimento da competência narrativa. Quer no modo oral quer no modo escrito, é fundamental que os alunos consolidem práticas de relato e reconto de experiências, de acontecimentos, de filmes vistos ou de livros lidos. Em causa está, sobretudo, a capacidade de seleccionar a informação pertinente, transmitida de forma organizada e de modo a interessar os ouvintes e os leitores. Na produção dos seus próprios textos, o trabalho sobre a narrativa visa assegurar a utilização de esquemas narrativos prototípicos, a inserção adequada de elementos de descrição de personagens e de ambientes, bem como o uso adequado de organizadores textuais.
  No sentido de preparar os alunos para o trabalho com textos mais complexos, de carácter argumentativo, importa que se trabalhe também em torno de artigos de opinião e de mensagens publicitárias. Trata-se sobretudo de analisar as finalidades da argumentação, de distinguir pontos de vista e argumentos e de estimular a tomada de posição pessoal em situações de interacção.   No 8.º e no 9.º ano o trabalho sobre a narrativa visa alargar a compreensão dos processos da construção ficcional, em especial os relativos à velocidade (p. ex., elipses,resumos da acção) e à ordem (ordem cronológica dos factos narrados e ordem dos factos na narrativa), conhecimento que será aprofundado no 9.º ano (p. ex., aquando do estudo d’Os Lusíadas).
Poderá articular-se com a produção escrita de textos individuais e colectivos, de maior dimensão, com vista à aplicação de algumas dessas estratégias textuais.   Nestes dois anos, o trabalho sobre o texto argumentativo (compreensão e produção) alarga-se na análise da estrutura argumentativa, do tipo de fundamentação apresentada e do seu valor (objectivo/subjectivo); importa também atender à interpretação e à utilização pelos alunos (na oralidade e na escrita) dos processos de persuasão (justificação, explicação, demonstração, refutação). (Pág.144)
A escrita  No  terceiro ciclo, o trabalho com a escrita visa o desenvolvimento de competências que se situam em diferentes planos. Por um lado, pretende-se a consolidação das aprendizagens relativas aos formatos textuais mais familiares e usuais. Neste sentido, importa perspectivar a escrita como um processo continuado, que exige múltiplas oportunidades para experimentar a produção de textos com um cunho pessoal, em função de diversas finalidades e de diferentes destinatários.   Por outro lado, visa-se o alargamento da experiência de escrita a formatos textuais mais complexos e cuja aprendizagem será consolidada no Ensino Secundário. Trata-se, sobretudo, de textos de tipo argumentativo e de produções que visam a apropriação e a partilha de saberes em diversas áreas do conhecimento, recorrendo a um registo mais impessoal. Importa igualmente potenciar as funções que a escrita desempenha na estruturação do pensamento e na reestruturação da linguagem oral. (pág.148)
Desenvolver as competências de escrita conduz a uma apropriação mais sistematizada do conhecimento e desencadeia hábitos de planificação do discurso que permitem exercer um controlo mais rigoroso e consciente da actividade linguística e comunicativa.   A releitura e o aperfeiçoamento são operações que fazem parte do próprio processo de escrita e que permitem alcançar os níveis de correcção e adequação indispensáveis aquando da divulgação dos textos. Neste trabalho de revisão, feito autonomamente, com o professor ou em colectivo, os alunos repensam ou discutem sentidos, clarificam ideias, reorganizam escritos, corrigem erros, mobilizando conhecimentos linguísticos e comunicativos para concretizar, de forma progressivamente mais correcta e eficaz, as suas intenções de comunicação.  (pág.149)

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Sugestão de atividades língua portuguesa
Sugestão de atividades   língua portuguesaSugestão de atividades   língua portuguesa
Sugestão de atividades língua portuguesajosivaldopassos
 
Plano de intervenção de português 2011
Plano de intervenção de português 2011Plano de intervenção de português 2011
Plano de intervenção de português 2011EDMIRSON OLIVEIIRA
 
Proposta Curricular: •LÍNGUA PORTUGUESA; •LÍNGUA INGLESA; •ARTES 129 págs
Proposta Curricular: •LÍNGUA PORTUGUESA; •LÍNGUA INGLESA; •ARTES 129 págsProposta Curricular: •LÍNGUA PORTUGUESA; •LÍNGUA INGLESA; •ARTES 129 págs
Proposta Curricular: •LÍNGUA PORTUGUESA; •LÍNGUA INGLESA; •ARTES 129 págsAdilson P Motta Motta
 
78900662 planejamento-lingua-portuguesa-7º-ao-9º-ano-ensino-fundamental-2012
78900662 planejamento-lingua-portuguesa-7º-ao-9º-ano-ensino-fundamental-201278900662 planejamento-lingua-portuguesa-7º-ao-9º-ano-ensino-fundamental-2012
78900662 planejamento-lingua-portuguesa-7º-ao-9º-ano-ensino-fundamental-2012Franquilim Cerqueira
 
Plano de ensino portugues 6 ano
Plano de ensino portugues 6 anoPlano de ensino portugues 6 ano
Plano de ensino portugues 6 anoEdilene Aparecida
 
Expectativas de aprendizagem dos 2º anos power
Expectativas de aprendizagem dos 2º anos powerExpectativas de aprendizagem dos 2º anos power
Expectativas de aprendizagem dos 2º anos powerClaudia Ortolan Ortolan
 
Projeto ProduçãO De Textos
Projeto ProduçãO De TextosProjeto ProduçãO De Textos
Projeto ProduçãO De Textosguest67b92
 
Plano Didático Literatura 1º ano Ensino Médio
Plano Didático Literatura 1º ano Ensino MédioPlano Didático Literatura 1º ano Ensino Médio
Plano Didático Literatura 1º ano Ensino MédioIFMA
 
Projeto o mundo ortográfico
Projeto o mundo  ortográficoProjeto o mundo  ortográfico
Projeto o mundo ortográficoaguadocedonorte
 
Orientações pedagógicas módulo 1 língua portuguesa 8º ano
Orientações pedagógicas módulo 1 língua portuguesa  8º anoOrientações pedagógicas módulo 1 língua portuguesa  8º ano
Orientações pedagógicas módulo 1 língua portuguesa 8º anocon_seguir
 
Atividades de português
Atividades de português Atividades de português
Atividades de português Rita Fernandes
 
Matriz curricular alfabetizacao
Matriz curricular alfabetizacaoMatriz curricular alfabetizacao
Matriz curricular alfabetizacaopipatcleopoldina
 
Plano de curso do 6 ano 2017
Plano de curso do 6 ano 2017Plano de curso do 6 ano 2017
Plano de curso do 6 ano 2017Jaiza Nobre
 
Matriz bimestre 4ano
Matriz bimestre 4anoMatriz bimestre 4ano
Matriz bimestre 4anoSUZANACLIMA
 
Leitura e producao_de_texto
Leitura e producao_de_textoLeitura e producao_de_texto
Leitura e producao_de_textoWellington Alves
 
Plano de ensino 6ª
Plano de ensino 6ªPlano de ensino 6ª
Plano de ensino 6ªmfmpafatima
 

Was ist angesagt? (20)

Sugestão de atividades língua portuguesa
Sugestão de atividades   língua portuguesaSugestão de atividades   língua portuguesa
Sugestão de atividades língua portuguesa
 
Plano de intervenção de português 2011
Plano de intervenção de português 2011Plano de intervenção de português 2011
Plano de intervenção de português 2011
 
Proposta Curricular: •LÍNGUA PORTUGUESA; •LÍNGUA INGLESA; •ARTES 129 págs
Proposta Curricular: •LÍNGUA PORTUGUESA; •LÍNGUA INGLESA; •ARTES 129 págsProposta Curricular: •LÍNGUA PORTUGUESA; •LÍNGUA INGLESA; •ARTES 129 págs
Proposta Curricular: •LÍNGUA PORTUGUESA; •LÍNGUA INGLESA; •ARTES 129 págs
 
ExpressãO Oral
ExpressãO OralExpressãO Oral
ExpressãO Oral
 
78900662 planejamento-lingua-portuguesa-7º-ao-9º-ano-ensino-fundamental-2012
78900662 planejamento-lingua-portuguesa-7º-ao-9º-ano-ensino-fundamental-201278900662 planejamento-lingua-portuguesa-7º-ao-9º-ano-ensino-fundamental-2012
78900662 planejamento-lingua-portuguesa-7º-ao-9º-ano-ensino-fundamental-2012
 
Plano de ensino portugues 6 ano
Plano de ensino portugues 6 anoPlano de ensino portugues 6 ano
Plano de ensino portugues 6 ano
 
Expectativas de aprendizagem dos 2º anos power
Expectativas de aprendizagem dos 2º anos powerExpectativas de aprendizagem dos 2º anos power
Expectativas de aprendizagem dos 2º anos power
 
Projeto ProduçãO De Textos
Projeto ProduçãO De TextosProjeto ProduçãO De Textos
Projeto ProduçãO De Textos
 
Descritores da prova_brasil
Descritores da prova_brasilDescritores da prova_brasil
Descritores da prova_brasil
 
Plano Didático Literatura 1º ano Ensino Médio
Plano Didático Literatura 1º ano Ensino MédioPlano Didático Literatura 1º ano Ensino Médio
Plano Didático Literatura 1º ano Ensino Médio
 
Projeto o mundo ortográfico
Projeto o mundo  ortográficoProjeto o mundo  ortográfico
Projeto o mundo ortográfico
 
Orientações pedagógicas módulo 1 língua portuguesa 8º ano
Orientações pedagógicas módulo 1 língua portuguesa  8º anoOrientações pedagógicas módulo 1 língua portuguesa  8º ano
Orientações pedagógicas módulo 1 língua portuguesa 8º ano
 
Grade Curricular do 2º ano
Grade Curricular do 2º anoGrade Curricular do 2º ano
Grade Curricular do 2º ano
 
Plano de curso l portuguesa- 6 ano (2)
Plano de curso  l portuguesa- 6 ano (2)Plano de curso  l portuguesa- 6 ano (2)
Plano de curso l portuguesa- 6 ano (2)
 
Atividades de português
Atividades de português Atividades de português
Atividades de português
 
Matriz curricular alfabetizacao
Matriz curricular alfabetizacaoMatriz curricular alfabetizacao
Matriz curricular alfabetizacao
 
Plano de curso do 6 ano 2017
Plano de curso do 6 ano 2017Plano de curso do 6 ano 2017
Plano de curso do 6 ano 2017
 
Matriz bimestre 4ano
Matriz bimestre 4anoMatriz bimestre 4ano
Matriz bimestre 4ano
 
Leitura e producao_de_texto
Leitura e producao_de_textoLeitura e producao_de_texto
Leitura e producao_de_texto
 
Plano de ensino 6ª
Plano de ensino 6ªPlano de ensino 6ª
Plano de ensino 6ª
 

Andere mochten auch (20)

Investigacion
InvestigacionInvestigacion
Investigacion
 
Ofam
OfamOfam
Ofam
 
éS formosa(maria) para terminar
éS formosa(maria) para terminaréS formosa(maria) para terminar
éS formosa(maria) para terminar
 
Viver como irmãos(vamos viver como irmãos)
Viver como irmãos(vamos viver como irmãos)Viver como irmãos(vamos viver como irmãos)
Viver como irmãos(vamos viver como irmãos)
 
Pare de pecar(dunga)(i)
Pare de pecar(dunga)(i)Pare de pecar(dunga)(i)
Pare de pecar(dunga)(i)
 
Só por amor
Só por amorSó por amor
Só por amor
 
4.guía de aplicación.blogs
4.guía de aplicación.blogs4.guía de aplicación.blogs
4.guía de aplicación.blogs
 
Ti grupo 6 - ERP
Ti   grupo 6 - ERPTi   grupo 6 - ERP
Ti grupo 6 - ERP
 
Andrea
AndreaAndrea
Andrea
 
Tradução juramentado serviços consulares
Tradução juramentado serviços consularesTradução juramentado serviços consulares
Tradução juramentado serviços consulares
 
ServiçOs Consulares
ServiçOs ConsularesServiçOs Consulares
ServiçOs Consulares
 
Amor bruna
Amor brunaAmor bruna
Amor bruna
 
Cão como nós
Cão como nósCão como nós
Cão como nós
 
Renato
RenatoRenato
Renato
 
Dicionário ilustrado marcela
Dicionário ilustrado   marcelaDicionário ilustrado   marcela
Dicionário ilustrado marcela
 
La lección de las mariposas. diego ricol
La lección de las mariposas. diego ricolLa lección de las mariposas. diego ricol
La lección de las mariposas. diego ricol
 
Mendell
MendellMendell
Mendell
 
3 beneficios al cepillar tu pelo
3 beneficios al cepillar tu pelo3 beneficios al cepillar tu pelo
3 beneficios al cepillar tu pelo
 
Curiosidades del Viernes 13
Curiosidades del Viernes 13Curiosidades del Viernes 13
Curiosidades del Viernes 13
 
Listagem livros leitura
Listagem livros leituraListagem livros leitura
Listagem livros leitura
 

Ähnlich wie 3ª Sessão

Critérios para avaliação da produção de textos
Critérios para avaliação da produção de textosCritérios para avaliação da produção de textos
Critérios para avaliação da produção de textosRosemary Batista
 
Formação_Ciclo 3_Live 3_final_sem logo do programa ZILMARA.pptx
Formação_Ciclo 3_Live 3_final_sem logo do programa ZILMARA.pptxFormação_Ciclo 3_Live 3_final_sem logo do programa ZILMARA.pptx
Formação_Ciclo 3_Live 3_final_sem logo do programa ZILMARA.pptxfabia5
 
Planejamente Anual Escola Ana Gondin 2024 Terceirao.pdf
Planejamente Anual Escola Ana Gondin 2024 Terceirao.pdfPlanejamente Anual Escola Ana Gondin 2024 Terceirao.pdf
Planejamente Anual Escola Ana Gondin 2024 Terceirao.pdfdeborachagas83
 
Consolidando 2008
Consolidando 2008Consolidando 2008
Consolidando 2008guestad5f37
 
DISCURSIVAS PROFESSORES-1.pptx
DISCURSIVAS PROFESSORES-1.pptxDISCURSIVAS PROFESSORES-1.pptx
DISCURSIVAS PROFESSORES-1.pptxLucileideSouza7
 
4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdfkelvindasilvadiasw
 
Formação 3 - LP 8º e 9º.pdf
Formação 3 - LP 8º e 9º.pdfFormação 3 - LP 8º e 9º.pdf
Formação 3 - LP 8º e 9º.pdfFernandaTomasi3
 
Projeto Carta do Leitor
Projeto Carta do LeitorProjeto Carta do Leitor
Projeto Carta do LeitorAna Luiza Lima
 
27 03 23 PRODUÇÃO DE TEXTO-1.pptx
27 03 23 PRODUÇÃO DE TEXTO-1.pptx27 03 23 PRODUÇÃO DE TEXTO-1.pptx
27 03 23 PRODUÇÃO DE TEXTO-1.pptxDANIELADEOLIVEIRA34
 
6 noturno metodologia_do_ensino_da_lingua_portuguesa
6 noturno metodologia_do_ensino_da_lingua_portuguesa6 noturno metodologia_do_ensino_da_lingua_portuguesa
6 noturno metodologia_do_ensino_da_lingua_portuguesaAllana Nikelli
 
Reunião de pais 3º ano - 2º trimestre
Reunião de pais 3º ano - 2º trimestreReunião de pais 3º ano - 2º trimestre
Reunião de pais 3º ano - 2º trimestreColégio Degraus
 
Documento
DocumentoDocumento
Documentodricaaa
 

Ähnlich wie 3ª Sessão (20)

Exercicio 2
Exercicio 2Exercicio 2
Exercicio 2
 
2 ª ReplicaçãO
2 ª ReplicaçãO2 ª ReplicaçãO
2 ª ReplicaçãO
 
Critérios para avaliação da produção de textos
Critérios para avaliação da produção de textosCritérios para avaliação da produção de textos
Critérios para avaliação da produção de textos
 
Formação_Ciclo 3_Live 3_final_sem logo do programa ZILMARA.pptx
Formação_Ciclo 3_Live 3_final_sem logo do programa ZILMARA.pptxFormação_Ciclo 3_Live 3_final_sem logo do programa ZILMARA.pptx
Formação_Ciclo 3_Live 3_final_sem logo do programa ZILMARA.pptx
 
Planejamente Anual Escola Ana Gondin 2024 Terceirao.pdf
Planejamente Anual Escola Ana Gondin 2024 Terceirao.pdfPlanejamente Anual Escola Ana Gondin 2024 Terceirao.pdf
Planejamente Anual Escola Ana Gondin 2024 Terceirao.pdf
 
OT Recuperação Intensiva - História
OT Recuperação Intensiva - HistóriaOT Recuperação Intensiva - História
OT Recuperação Intensiva - História
 
Consolidando 2008
Consolidando 2008Consolidando 2008
Consolidando 2008
 
ExpressãO Oral
ExpressãO OralExpressãO Oral
ExpressãO Oral
 
DISCURSIVAS PROFESSORES-1.pptx
DISCURSIVAS PROFESSORES-1.pptxDISCURSIVAS PROFESSORES-1.pptx
DISCURSIVAS PROFESSORES-1.pptx
 
4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
 
Formação 3 - LP 8º e 9º.pdf
Formação 3 - LP 8º e 9º.pdfFormação 3 - LP 8º e 9º.pdf
Formação 3 - LP 8º e 9º.pdf
 
Projeto Carta do Leitor
Projeto Carta do LeitorProjeto Carta do Leitor
Projeto Carta do Leitor
 
A produção monográfica no contexto acadêmico
A produção monográfica no contexto acadêmicoA produção monográfica no contexto acadêmico
A produção monográfica no contexto acadêmico
 
Um
 Um Um
Um
 
27 03 23 PRODUÇÃO DE TEXTO-1.pptx
27 03 23 PRODUÇÃO DE TEXTO-1.pptx27 03 23 PRODUÇÃO DE TEXTO-1.pptx
27 03 23 PRODUÇÃO DE TEXTO-1.pptx
 
6 noturno metodologia_do_ensino_da_lingua_portuguesa
6 noturno metodologia_do_ensino_da_lingua_portuguesa6 noturno metodologia_do_ensino_da_lingua_portuguesa
6 noturno metodologia_do_ensino_da_lingua_portuguesa
 
Reunião de pais 3º ano - 2º trimestre
Reunião de pais 3º ano - 2º trimestreReunião de pais 3º ano - 2º trimestre
Reunião de pais 3º ano - 2º trimestre
 
Documento
DocumentoDocumento
Documento
 
Caderno 3 ano lp vol 1
Caderno 3 ano lp   vol 1Caderno 3 ano lp   vol 1
Caderno 3 ano lp vol 1
 
347741.pptx
347741.pptx347741.pptx
347741.pptx
 

3ª Sessão

  • 1. 3ª Replicação 14 de Janeiro 2010
  • 2. GIP do CEL CEL Competência Nuclear da disciplina de Língua Portuguesa, estando os seus descritores de desempenho, conteúdos, processos de operacionalização, etc. a par dos que se encontram previstos para o trabalho sobre produção e compreensão oral, leitura e escrita. (página 11)
  • 3.
  • 4.
  • 5. 2. A consciência linguística desenvolve a autoconfiança linguística , assim como o respeito e a tolerância linguísticas.
  • 6. 3. Os alunos devem estudar e aprender gramática, uma vez que “ o conhecimento da língua é um fim em si mesmo. Ou seja, tal como a escola desafia os alunos a saberem mais sobre a constituição das células, a formação dos terrenos, a história da humanidade, as operações aritméticas, o funcionamento do aparelho respiratório, também os desafia a conhecer aspectos da língua que falam e usam”.
  • 7.
  • 11.
  • 12.
  • 13.
  • 14. Qual a origem dos dados?produções dos alunos? texto oral ou escrito fornecido pelo professor? texto oral ou escrito recolhido pelos alunos?
  • 15.
  • 16. Em caso afirmativo, estamos seguros de que as construções que se pretende que os alunos manipulem são casos em que há conhecimento implícito?
  • 17.
  • 18. Os dados fornecidos são simples ou contêm informação que dispersa atenção?
  • 19.
  • 20. 6. Os alunos têm oportunidade de construir hipóteses e verificar a sua validade mediante a apresentação de novos dados?
  • 21. 7. Há momentos de treino?
  • 22. 8. Há reinvestimento do conhecimento construído em diferentes contextos de uso?
  • 23. Que leitura das propostas do GIP? Opinião sobre a actividade 5 do 3º ciclo? (pág. 127 e seguintes)
  • 24. Um desafio…. Instrumentos para o diagnóstico do conhecimento gramatical implícito e explícito dos alunos
  • 25.
  • 27. “Entende-se por escrita o resultado, dotado de significado e conforme à gramática da língua, de um processo de fixação linguística que convoca o conhecimento do sistema de representação gráfica adoptado, bem como processos cognitivos e translinguísticos complexos(planeamento, textualização, revisão, correcção e reformulação do texto)” (PPEB pág. 16)
  • 28. Resultados esperados ( 3º ciclo) • Escrever para responder a necessidades específicas de comunicação em diferentes contextos e como instrumento de apropriação e partilha do conhecimento.
  • 29. Resultados esperados ( 3º ciclo) Recorrer autonomamente a técnicas e processos de planificação, textualização e revisão, utilizando diferentes instrumentos de apoio, nomeadamente ferramentas informáticas.
  • 30. Resultados esperados (3º ciclo) Escrever com autonomia e fluência diferentes tipos de texto adequados ao contexto, às finalidades, aos destinatários e aos suportes da comunicação,adoptando as convenções próprias do género seleccionado.
  • 31. Resultados esperados ( 3º ciclo) Produzir textos em termos pessoais e criativos, para expor representações e pontos de vista e mobilizando de forma criteriosa informação recolhida em fontes diversas.
  • 32. Resultados esperados ( 3º ciclo) Produzir textos em português padrão, recorrendo a vocabulário diversificado e a estruturas gramaticais com complexidade sintáctica, manifestando domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão textuais e aplicando correctamente regras de ortografia e pontuação.
  • 33. “No domínio da escrita, importa que os alunos trabalhem um conjunto alargado de textos, permitindo satisfazer necessidades de comunicação cada vez mais formais, experimentar modos mais complexos de organização do pensamento, (re)construir e partilhar saberes e aprendizagens. Assim, é fundamental proporcionar aos alunos experiências em que eles desenvolvam a capacidade de produzir textos para narrar, descrever, expor, explicar, comentar ou argumentar, integrados em projectos de escrita com ligação ao trabalho sobre os textos literários, à exploração dos meios de informação e comunicação ou ao estudo das matérias escolares. “ (PPEB pág.140)
  • 34. Escrita (3º ciclo) pág.141 • narrativas • recontos, resumos, paráfrases de narrativa • autobiografias, diários, memórias • descrições, retratos, auto-retratos • relatórios, relatos, textos expositivos e explicativos • resumos, sínteses e esquemas de textos
  • 35. Escrita (3º ciclo) pág.141 notícias; artigos informativos; reportagens • entrevistas, inquéritos • textos de opinião; comentários; textos para blogues e fóruns de discussão • diálogos, guiões para dramatizações ou filmes; bandas desenhadas • textos com características poéticas
  • 36. Escrita (3º ciclo) pág.141 cartas; correio electrónico; SMS; convites; avisos; recados • roteiros; sumários; notas; esquemas; planos • regulamentos; normas
  • 37. Algumas indicações… No 7.º ano aponta-se para a necessidade de dar continuidade ao desenvolvimento da competência narrativa. Quer no modo oral quer no modo escrito, é fundamental que os alunos consolidem práticas de relato e reconto de experiências, de acontecimentos, de filmes vistos ou de livros lidos. Em causa está, sobretudo, a capacidade de seleccionar a informação pertinente, transmitida de forma organizada e de modo a interessar os ouvintes e os leitores. Na produção dos seus próprios textos, o trabalho sobre a narrativa visa assegurar a utilização de esquemas narrativos prototípicos, a inserção adequada de elementos de descrição de personagens e de ambientes, bem como o uso adequado de organizadores textuais.
  • 38. No sentido de preparar os alunos para o trabalho com textos mais complexos, de carácter argumentativo, importa que se trabalhe também em torno de artigos de opinião e de mensagens publicitárias. Trata-se sobretudo de analisar as finalidades da argumentação, de distinguir pontos de vista e argumentos e de estimular a tomada de posição pessoal em situações de interacção. No 8.º e no 9.º ano o trabalho sobre a narrativa visa alargar a compreensão dos processos da construção ficcional, em especial os relativos à velocidade (p. ex., elipses,resumos da acção) e à ordem (ordem cronológica dos factos narrados e ordem dos factos na narrativa), conhecimento que será aprofundado no 9.º ano (p. ex., aquando do estudo d’Os Lusíadas).
  • 39. Poderá articular-se com a produção escrita de textos individuais e colectivos, de maior dimensão, com vista à aplicação de algumas dessas estratégias textuais. Nestes dois anos, o trabalho sobre o texto argumentativo (compreensão e produção) alarga-se na análise da estrutura argumentativa, do tipo de fundamentação apresentada e do seu valor (objectivo/subjectivo); importa também atender à interpretação e à utilização pelos alunos (na oralidade e na escrita) dos processos de persuasão (justificação, explicação, demonstração, refutação). (Pág.144)
  • 40. A escrita No terceiro ciclo, o trabalho com a escrita visa o desenvolvimento de competências que se situam em diferentes planos. Por um lado, pretende-se a consolidação das aprendizagens relativas aos formatos textuais mais familiares e usuais. Neste sentido, importa perspectivar a escrita como um processo continuado, que exige múltiplas oportunidades para experimentar a produção de textos com um cunho pessoal, em função de diversas finalidades e de diferentes destinatários. Por outro lado, visa-se o alargamento da experiência de escrita a formatos textuais mais complexos e cuja aprendizagem será consolidada no Ensino Secundário. Trata-se, sobretudo, de textos de tipo argumentativo e de produções que visam a apropriação e a partilha de saberes em diversas áreas do conhecimento, recorrendo a um registo mais impessoal. Importa igualmente potenciar as funções que a escrita desempenha na estruturação do pensamento e na reestruturação da linguagem oral. (pág.148)
  • 41. Desenvolver as competências de escrita conduz a uma apropriação mais sistematizada do conhecimento e desencadeia hábitos de planificação do discurso que permitem exercer um controlo mais rigoroso e consciente da actividade linguística e comunicativa. A releitura e o aperfeiçoamento são operações que fazem parte do próprio processo de escrita e que permitem alcançar os níveis de correcção e adequação indispensáveis aquando da divulgação dos textos. Neste trabalho de revisão, feito autonomamente, com o professor ou em colectivo, os alunos repensam ou discutem sentidos, clarificam ideias, reorganizam escritos, corrigem erros, mobilizando conhecimentos linguísticos e comunicativos para concretizar, de forma progressivamente mais correcta e eficaz, as suas intenções de comunicação. (pág.149)
  • 42. O apoio do professor neste tipo de trabalho é decisivo no que diz respeito à interiorização de mecanismos de autocorrecção. (pág.149)
  • 43. Para que os alunos atinjam os desempenhos descritos na competência, é necessário criar oportunidades de aprendizagem variadas como aquelas que a seguir são exemplificadas: i) Criação regular de situações de escrita pessoal e de escrita orientada, em oficina de escrita ou no âmbito de projectos de trabalho, dando tempo para escrever e respondendo de forma concreta às dificuldades dos alunos; ii) Variação dos parâmetros de escrita quanto a intenção, destinatário, contexto, tempo, ponto de vista, etc., para alargar o trabalho a nível linguístico e textual e para balizar o nível de complexidade e dificuldade das tarefas;
  • 44. iii) Diversificação das actividades propostas aos alunos, de modo a favorecer a capacidade criativa, o enriquecimento lexical e o gosto pela escrita: escrever “à maneira de”, utilizar dicionários de sinónimos, etc.; iv) Proporcionar mecanismos motivadores de aperfeiçoamento e regulação da prática da escrita, privilegiando a perspectiva de que se escreve para aprender a escrever melhor;
  • 45. v) Instituição de circuitos de comunicação que assegurem a circulação dos escritos produzidos (rotinas de leitura de textos à turma, intercâmbio com outras turmas, página ou blogue da turma ou da biblioteca escolar); vi) Elaboração de exercícios de confronto de textos para tomada de consciência e sistematização de marcas distintivas das diferentes tipologias textuais; vii) Avaliação dos graus de correcção e de adequação nos próprios desempenhos e nos dos colegas. (pág. 150)
  • 46. (ver powerpoint da Escrita Módulo II )Nota: Oficinas de Escrita, António José Leite Vilas-Boas