Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
Basquetebol
O Jogo de uma vida!
Novembro de 2015
R U B E N A G U I A R
Como é que uma “simples atividade” pode transmitir ...
Responsabilidade : O basquetebol é um desporto
coletivo, qualquer Acão do grupo influencia o indi-
viduo, da mesma forma q...
Dedicação e perseverança: Dois dos valores mais
importantes para o sucesso. Devido ao forte caracter
competitivo do basque...
Paciência : O processo de evolução de um joga-
dor não é linear, tem altos e baixos e, mais impor-
tante: Demora tempo. As...
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×
Nächste SlideShare
Conetores pp
Weiter
Herunterladen, um offline zu lesen und im Vollbildmodus anzuzeigen.

3

Teilen

Herunterladen, um offline zu lesen

Basquetebol o jogo de uma vida

Herunterladen, um offline zu lesen

De que forma a pratica do basquetebol influência os nossos valores para a vida

Ähnliche Bücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Ähnliche Hörbücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Basquetebol o jogo de uma vida

  1. 1. Basquetebol O Jogo de uma vida! Novembro de 2015 R U B E N A G U I A R Como é que uma “simples atividade” pode transmitir tantos valores e tao positivos? E de que forma é que as atitudes e comportamentos que temos dentro do jogo nos ajudam a ad- quirir estes valores e transporta-los para o dia á dia? Quem os transmite? O que acontece é que á medida que o tempo vai passando eu vou refletindo sobre o por- quê de algumas das minhas atitudes e comportamentos deparo-me com uma constante ligação ao basquetebol. Então, de que forma é que esses valores são incutidos e de que forma é que se refletem na vida real? É de conhecimento geral que o desporto tem, em grande parte, a função de transmitir e fomentar valores e competências como por exemplo:  Responsabilidade  Espírito de equipa  Disciplina  Tolerância  Perseverança  Verdade  Respeito  Dedicação  Humildade  Paciência  Emoção
  2. 2. Responsabilidade : O basquetebol é um desporto coletivo, qualquer Acão do grupo influencia o indi- viduo, da mesma forma que uma Acão de um indi- viduo provoca uma Acão no grupo, portanto todas as ações terão de ser pensadas em prol do com- promisso com o grupo. Isso é ser responsável! Espirito de esquipa : Saber trabalhar em equipa é algo que é indispensável para todo a nossa vida, seja académica, profissional ou até no simples quo- tidiano. Ora, por todas as características que o bas- quetebol apresenta, poderemos dizer que é quase inevitável desenvolver competências nesta área. Disciplina: Toda e qualquer sociedade é definida e regulada por regras, por costumes e tradições, se pensamos num equipa como uma micro sociedade percebemos que esta funciona com regras, que apreendemos a respeitar e sobretudo a compreen- der o eu papel, e inconscientemente transportamos isso para as regras da escola, de casa e da socieda- de. Tolerância: Dentro de uma equipa, assim, como na sociedade, todos temos diferenças, uns aprendem mais rápido que outros, uns são mais capazes que outros, contudo o objetivo que temos é comum e co- mo tal aprendemos a respeitar a evolução dos nossos colegas tal como ela é, e mais importante: Aprende- mos a ajudar a ultrapassar essas dificuldades!
  3. 3. Dedicação e perseverança: Dois dos valores mais importantes para o sucesso. Devido ao forte caracter competitivo do basquetebol seja ele interno á equipa (a disputa por um posto na equipa) ou externo (quando jogamos contra um adversário) o esforço tem, de ser constante, não nos podemos conformar temos de ser dedicados. Vamos falhar? Vamos! Cair? Muitas vezes! Mas isso é perseverança! Verdade: Mais importante do que todos os pré- mios e conquistas que podemos conseguir no bas- quetebol é consegui-los com verdade. Sendo fiel aos nossos princípios sem “truques” pois o verda- deiro sucesso vem de dentro! Respeito: Com o basquetebol percebemos que po- demos ter objetivos contrários, por exemplo, no jogo, ambas as equipas querem ganhar mas apenas uma o conseguirá, contudo devemos sempre os respeitar, pois sem eles não seria possível haver jogo. O mesmo se passa com os árbitros e todos os outros interveni- entes do jogo. Apesar dos diferentes papéis que in- terpretam é essencial que haja respeito por todas as partes, tal como no dia á dia. Humildade: Um passo importante para a construção do caracter é o reconhecimento dos nossos limites, percebermos aquilo que somos ou não capazes de fa- zer. Aí, reconhecemos que temos muito a aprender com os outros. E o basquetebol tem esse poder, há sempre alguém melhor do que nós a determinado as- peto e se formos humildes o suficiente em tentar apren- der com essa pessoa seremos com certeza melhores jogadores, profissionais e sobretudo pessoas.
  4. 4. Paciência : O processo de evolução de um joga- dor não é linear, tem altos e baixos e, mais impor- tante: Demora tempo. Assim como tudo o que é di- fícil na vida! Emoção : O jogo em grande parte das vezes pro- porciona emoções que em mais parte alguma sen- timos, e quanto maior for esse leque de emoções que conseguimos gerir mais capazes seremos de controlar o nosso estado emocional fora do jogo. Conclusão: Este documento não é mais do que uma introspeção e uma busca em perceber por on- de adquiri e procuro transmitir alguns valores que procuro fazer sempre por praticar. Por fim salientar que acredito que não é apenas o basquetebol que transmite esses va- lores, mas toda e qualquer prática desportiva bem conduzida.
  • AnaCatarina59

    Dec. 2, 2015
  • PauloVeiga10

    Nov. 10, 2015
  • rubenaguiar14

    Nov. 7, 2015

De que forma a pratica do basquetebol influência os nossos valores para a vida

Aufrufe

Aufrufe insgesamt

1.633

Auf Slideshare

0

Aus Einbettungen

0

Anzahl der Einbettungen

2

Befehle

Downloads

1

Geteilt

0

Kommentare

0

Likes

3

×