Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
Plano Plurianual:
aspectos constitucionais
e legais
ROXANNE DIAS DE PAIVA OLIVEIRA
CURSO DE DIREITO
9º PERÍODO – UNILESTE/...
CONCEITO
 O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio
prazo, previsto no artigo 165 da Cons...
Princípios
O Plano Plurianual-PPA tem como princípios básicos:
 Identificação clara dos objetivos e prioridades do govern...
Aspectos constitucionais e legais
 No artigo 165 da Constituição Federal está previsto que os governos da
União, dos Esta...
O Plurianual deve conter diretrizes, objetivos e metas.
 As metas são referentes às despesas de capital e outras delas de...
Conclusão
 Dessa forma, o PPA, embora teoricamente, sejam importantes e necessários
para o desenvolvimento socioeconômico...
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Plano Plurianual: Aspectos legais e constitucionais

501 Aufrufe

Veröffentlicht am

Veröffentlicht in: Wirtschaft & Finanzen
  • Parabéns Roxanne! Ótimo trabalho, organizado e explanou o assunto devido.
       Antworten 
    Sind Sie sicher, dass Sie …  Ja  Nein
    Ihre Nachricht erscheint hier
  • Ótimo trabalho, bem claro e objetivo, abordou todos os aspectos principais do tema. Parabéns!
       Antworten 
    Sind Sie sicher, dass Sie …  Ja  Nein
    Ihre Nachricht erscheint hier
  • Bastante esclarecedor. Parabéns!
       Antworten 
    Sind Sie sicher, dass Sie …  Ja  Nein
    Ihre Nachricht erscheint hier
  • Trabalho muito bem elaborado,um tema bastante interessante. Aspecto visual de forma clara e objetiva. Parabéns
       Antworten 
    Sind Sie sicher, dass Sie …  Ja  Nein
    Ihre Nachricht erscheint hier
  • O trabalho foi apresentado de forma clara o que ajudou na compreensão do assunto, obedecendo as exigências metodológicas. Ana Paula F
       Antworten 
    Sind Sie sicher, dass Sie …  Ja  Nein
    Ihre Nachricht erscheint hier
  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Plano Plurianual: Aspectos legais e constitucionais

  1. 1. Plano Plurianual: aspectos constitucionais e legais ROXANNE DIAS DE PAIVA OLIVEIRA CURSO DE DIREITO 9º PERÍODO – UNILESTE/MG PROF. JOÃO COSTA AGUIAR FILHO
  2. 2. CONCEITO  O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 e estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de 4 anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população.  Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvos, produtos a serem entregues à sociedade, etc.
  3. 3. Princípios O Plano Plurianual-PPA tem como princípios básicos:  Identificação clara dos objetivos e prioridades do governo;  Identificação dos órgãos gestores dos programas e unidades orçamentárias responsáveis pelas ações governamentais;  Organização dos propósitos da administração pública em programas;  Integração com o orçamento;  Transparência.
  4. 4. Aspectos constitucionais e legais  No artigo 165 da Constituição Federal está previsto que os governos da União, dos Estados, Distrito Federal e Municípios devem elaborar planos plurianuais, leis de diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais.  A Lei Orgânica do Distrito Federal, de 1993, ainda acrescentou três exigências além da determinação constitucional: (1) a compatibilidade com o plano diretor de ordenamento territorial (PDOT); (2) a regionalização por região administrativa; (3) a quantificação física e financeira das diretrizes, objetivos e metas.
  5. 5. O Plurianual deve conter diretrizes, objetivos e metas.  As metas são referentes às despesas de capital e outras delas decorrentes, e às despesas relativas aos programas de duração continuada.  Diretrizes: é um conjunto de instruções ou indicações para se tratar e levar a termo um plano, uma ação, um negócio. Exemplos: Universalização dos serviços de saneamento básico; Redução das desigualdades sociais; etc.  Objetivos: são alvos que se pretende atingir, mediante a execução de uma ou mais ações. Exemplos: Duplicação do número de passageiros transportados pelo sistema metroviário, até o final da década; Redução de 70% dos casos de dengue nos próximos três anos; etc.  Metas: Pode ser sinônimo de objetivo, porém, no processo de planejamento, a meta é geralmente definida como a quantificação daquilo que se pretende realizar. Exemplos: Duplicação de 150 km de rodovias; Construção de 300 salas de aula; Fornecimento de livros didáticos para 250 mil alunos do ensino fundamental, etc.
  6. 6. Conclusão  Dessa forma, o PPA, embora teoricamente, sejam importantes e necessários para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, dentro dele já são estabelecidos projetos que detêm de maior prioridade na sua realização. Podendo-se afirmar que o Plano Plurianual faz parte da política de descentralização do governo federal, que já é prevista na Constituição vigente. Nas diretrizes estabelecidas em cada plano, é fundamental a participação e apoio das esferas inferiores da administração pública, que sem dúvida têm mais conhecimento dos problemas e desafios que são necessários enfrentar para o desenvolvimento sustentável local.

×