Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
2ª. Aula EBD
Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso
Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucif...
Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso
Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucif...
A Ocasião.
As igrejas gálatas nasceram como resultado do
trabalho missionário de Paulo. Por isso o apóstolo ficou
muito pr...
Influência.
Esta carta contém as mais enfáticas declarações

sobre a salvação sem as obras que se encontram
nas Escrituras...
Gálatas 3

1 Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou
para não obedecerdes à verdade, a vós, perante
os olhos de quem Jesus...
Para esse público
Paulo fala
no capítulo 6
Vejam com que letras grandes estou lhes escrevendo de próprio
punho!
Os que desejam causar boa impressão exteriormente, te...
Vejam com que letras grandes estou lhes escrevendo de
próprio punho!
Com que letras grandes. O apóstolo está se referindo ...
Os que desejam causar boa impressão exteriormente, tentando
obrigá-los a se circuncidarem, agem desse modo apenas para não...
Nem mesmo os que são circuncidados cumprem a lei; querem, no
entanto, que vocês sejam circuncidados a fim de se gloriarem ...
Ei, você que leva o nome de judeu, apóia-se na lei e
orgulha-se em Deus; se você conhece a vontade de
Deus e aprova o que ...
"O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por
causa de vocês".
A circuncisão tem valor se você obedece à lei; mas, se
...
Ei, você que diz que é evangélico e acredita ser filho de
Deus! Você que se apoia na Bíblia e se orgulha de saber
de Deus....
Olha. Ser batizado nas águas e fazer parte de uma igreja
evangélica, só tem valor, se você obedece a Bíblia.
Mas se você d...
Quero dizer a você: Que não é filho de Deus, quem é
evangélico necessariamente, ou que, quem é evangélico
não é necessaria...
Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso
Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucif...
De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova
criação.
Paz e misericórdia estejam sobre todos os que ...
A CRUZ COMO INSTRUMENTO DE PUNIÇÃO no mundo antigo

• A crucificação de pessoas vivas não foi praticado entre os
hebreus a...
Na edição Almeida Revista
Atualizada de 1993, "cruz"
aparece 29 vezes. Todas as
passagens estão no Novo
Testamento. A Ediç...
4716 σταυρος

stauros

da raiz de 2476;

TDNT - 7:572,1071; n m

1) cruz
1a) instrumento bem conhecido da mais cruel e
ign...
4717 σταυροω

stauroo de 4716; TDNT - 7:581,1071; v

1) fixar, fincar com estacas
2) fortificar com estacas fincadas
3) cr...
4957 συσταυροω

sustauroo

de 4862 e 4717;

TDNT -

7:786,1102; v

1) crucificar juntamente com A morte de Cristo na cruz
...
A. Substantivo. stauros

denota, primariamente, cruz. instrumento de
suplicio. Em tais pecas, os malfeitores eram pregados...
Deuteronômio 21.22
22 Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e
for morto, e o pendurares num made...
Centralidade da Cruz
Centralidade da Cruz
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Centralidade da Cruz

2.326 Aufrufe

Veröffentlicht am

2a Aula da EBD do Ministério Shalom com o Tema da Centralidade da Cruz, baseado no livro de John Stott. Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo

Veröffentlicht in: Seele & Geist
  • Loggen Sie sich ein, um Kommentare anzuzeigen.

Centralidade da Cruz

  1. 1. 2ª. Aula EBD
  2. 2. Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo. Gálatas 6:14 O Evangelho Praticado em Separação do Mundo. 6:11-15. Paulo usa esta seção final para sublinhar alguns dos destaques dados nesta epístola como um todo, acentuando a centralidade e eficiência da cruz, e a divisão que cria entre os crentes e os homens do mundo.
  3. 3. Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo. Gálatas 6:14 O Evangelho Praticado em Separação do Mundo. 6:11-15. Paulo usa esta seção final para sublinhar alguns dos destaques dados nesta epístola como um todo, acentuando a centralidade e eficiência da cruz, e a divisão que cria entre os crentes e os homens do mundo.
  4. 4. A Ocasião. As igrejas gálatas nasceram como resultado do trabalho missionário de Paulo. Por isso o apóstolo ficou muito preocupado espiritualmente quando ficou sabendo que agitadores cristãos judeus tinham circulado entre os convertidos gentios, procurando lhes impor a circuncisão e as responsabilidades da lei mosaica como necessárias à salvação Desenvolvimento das Idéias. Os dois primeiro capítulos foram grandemente devotados ao estabelecimento da natureza do apostolado de Paulo. Esta explicação era vital ao evangelho do apóstolo, pois se os seus oponentes pudessem provar que ele não fora chamado e comissionado a pregar a verdade, então seus ouvintes simplesmente duvidariam de sua mensagem.
  5. 5. Influência. Esta carta contém as mais enfáticas declarações sobre a salvação sem as obras que se encontram nas Escrituras. Ela revolucionou o pensamento de Lutero e teve parte estratégica na Reforma. Lutero declarou que ele se sentia casado com este livro; foi a sua Catarina. Gálatas 1 1 PAULO, apóstolo ( não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos ), 2 E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: 3 Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, 4 O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, 5 Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém. 6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
  6. 6. Gálatas 3 1 Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? 2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? 3 Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? 4 Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. 5 Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
  7. 7. Para esse público Paulo fala no capítulo 6
  8. 8. Vejam com que letras grandes estou lhes escrevendo de próprio punho! Os que desejam causar boa impressão exteriormente, tentando obrigá-los a se circuncidarem, agem desse modo apenas para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Nem mesmo os que são circuncidados cumprem a lei; querem, no entanto, que vocês sejam circuncidados a fim de se gloriarem no corpo de vocês. Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo. De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação. Paz e misericórdia estejam sobre todos os que andam conforme essa regra, e também sobre o Israel de Deus. Sem mais, que ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus. Irmãos, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês. Amém. Gálatas 6:11-18
  9. 9. Vejam com que letras grandes estou lhes escrevendo de próprio punho! Com que letras grandes. O apóstolo está se referindo ao tamanho de sua letra quando tomou a pena da mão do escriba e escreveu ele mesmo as palavras finais, por amor de uma eficácia maior. Ele retoma ao assunto da circuncisão e expõe os motivos daqueles que estavam perturbando seus leitores.
  10. 10. Os que desejam causar boa impressão exteriormente, tentando obrigá-los a se circuncidarem, agem desse modo apenas para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Todos os que querem ostentar-se na carne, (Os que desejam causar boa impressão exteriormente) o único reino da vida que eles conheciam, uma vez que não andavam no Espírito . Esses vos constrangem, (tentando obrigá-los ) neste caso, é "procuram forçar" (cons. 2:3). Pressão estava sendo exercida. Destacando a circuncisão, e impondo-a aos gentios, os judaizantes esperavam escapar à ira dos judeus incrédulos contra eles por terem esposado a causa de Cristo. Tinham medo de serem perseguidos por causa da cruz de Cristo Homens desse tipo são chamados de "a circuncisão" (partido da circuncisão) em Fp. 3:2 (cons. 5:11).
  11. 11. Nem mesmo os que são circuncidados cumprem a lei; querem, no entanto, que vocês sejam circuncidados a fim de se gloriarem no corpo de vocês. Tendo examinado o verdadeiro motivo dos judaizantes, Paulo revela agora seu motivo professo, que era o zelo pela Lei. Tomavam um único item, e uma questão externa por sinal, e o faziam representar a observância da Lei como um todo. Esperavam ganhar crédito trazendo os gentios e colocando-os sob a Lei como um sistema, forçando-os a aceitarem a circuncisão. Eles se gloriavam neste sinal da carne de seus convertidos.
  12. 12. Ei, você que leva o nome de judeu, apóia-se na lei e orgulha-se em Deus; se você conhece a vontade de Deus e aprova o que é superior, porque é instruído pela lei; se está convencido de que é guia de cegos, luz para os que estão em trevas, instrutor de insensatos, mestre de crianças, porque tem na lei a expressão do conhecimento e da verdade; então você, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega contra o furto, furta? Você, que diz que não se deve adulterar, adultera? Você, que detesta ídolos, rouba-lhes os templos? Você, que se orgulha na lei, desonra a Deus, desobedecendo à lei? Como está escrito:
  13. 13. "O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês". A circuncisão tem valor se você obedece à lei; mas, se você desobedece à lei, a sua circuncisão já se tornou incircuncisão. Se aqueles que não são circuncidados obedecem aos preceitos da lei, não serão eles considerados circuncidados? Aquele que não é circuncidado fisicamente, mas obedece à lei, condenará você que, tendo a lei escrita e a circuncisão, é transgressor da lei. Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física. Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2:17-29
  14. 14. Ei, você que diz que é evangélico e acredita ser filho de Deus! Você que se apoia na Bíblia e se orgulha de saber de Deus. Você conhece a vontade de Deus e aprova o que é superior, porque você conhece a Bíblia Sagrada. Você que está convencido que é guia de cegos, luz para os que estão em trevas, instrutor de insensatos, mestre de crianças. porque tem na Bíblia Sagrada a expressão do conhecimento da verdade. E então, você que é evangélico, que ensina os outros, não ensina a si mesmo ? Você que prega contra o furto, furta ? Você que diz que não se deve adulterar, adultera ? Você que detesta ídolos, rouba-lhes os templos ? Você que se orgulha da Bíblia Sagrada desonra a Deus, desobedecendo aquilo que você sabe que a Bíblia Sagrada diz?
  15. 15. Olha. Ser batizado nas águas e fazer parte de uma igreja evangélica, só tem valor, se você obedece a Bíblia. Mas se você desobedece a Bíblia, o seu batismo e o fato de você ser membro de uma igreja evangélica é como se você não fosse batizado e de igreja nenhuma. Se aqueles que não são evangélicos e nem batizados, obedecem os preceitos da Bíblia, não serão eles considerados como se tivessem sido batizados ? E como se fossem do evangelho ? Aquele que não é batizado fisicamente, nunca desceu as águas do batismo, mas obedece a Bíblia, vai acabar condenando você seu evangélico. Que conhecendo a Bíblia e tendo sido batizado nas águas, é um transgressor da Bíblia.
  16. 16. Quero dizer a você: Que não é filho de Deus, quem é evangélico necessariamente, ou que, quem é evangélico não é necessariamente filho de Deus., ou quem foi batizado nas águas não é necessariamente filho de Deus. Porque esse batismo nas águas e essa presença ou participação em uma igreja evangélica é uma coisa exterior e física. Não, isso não tem muito valor necessariamente. Filho de Deus é aquele que o é interiormente, e que, passa por um batismo espiritual, promovido pelo Espírito Santo, e esses daí, só Deus mesmo sabe que são. Tradução Ed. Rene Kivitz Interessante a Palavra de Deus Faz Sentido ?
  17. 17. Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo. Paulo se negou a gloriar-se na circuncisão ou em qualquer outra coisa que não fosse na cruz pela qual o mundo e todas as suas motivações covardes foram banidas, crucificadas com ele, inteiramente separadas do seu modo de pensar e modo de vida. Paulo não dava importância ao conforto e à reputação, como os judaizantes (cons. 1:10).
  18. 18. De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação. Paz e misericórdia estejam sobre todos os que andam conforme essa regra, e também sobre o Israel de Deus. Sem mais, que ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus. Irmãos, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês. Amém. Gálatas 6:11-18 Por que o apóstolo aqui despreza a circuncisão? Porque foi transformada em uma simples cerimônia do mundo quando vista à luz da crucificação. O que malmente importa, ele declara, é a nova vida que vem através de estarmos em Cristo Jesus. (E.R.C.). Isso resulta em uma nova criatura. A palavra nova indica o que é superior ao velho.
  19. 19. A CRUZ COMO INSTRUMENTO DE PUNIÇÃO no mundo antigo • A crucificação de pessoas vivas não foi praticado entre os hebreus a pena capital entre eles consistia em ser apedrejada até a morte • Mas, quando a Palestina tornou-se território romano a cruz foi introduzido como uma forma de punição, mais particularmente para aqueles que não puderam provar sua cidadania romana; mais tarde foi reservada para os ladrões e malfeitores (Josephus, Antiq, XX, vi, 2;). • Ele é mencionado por Demóstenes (c. Mid.) E por Platão (Rep., II, 5; também Górgias) o uso da cruz pelos gregos. • Foi em Roma, no entanto, que desde os tempos republicanos primeiros a cruz foi a mais utilizada como um instrumento de punição, e em meio a circunstâncias de grande gravidade e até mesmo crueldade. • Foi particularmente a punição para os escravos considerados culpados de qualquer crime sério
  20. 20. Na edição Almeida Revista Atualizada de 1993, "cruz" aparece 29 vezes. Todas as passagens estão no Novo Testamento. A Edição Pastoral tem 39 passagens com a palavra "cruz". Na versão Almeida presente aqui no site, o vocábulo aparece 30 vezes. Em grego a palavra que designa cruz é "stauros" e se encontra em 28 lugares. Além desse vocáculo, se usa muitas vezes o verbo "staurow", crucificar, que aparece, nas várias formas verbais, 25 vezes, no original grego. As diferenças das traduções pode ser devida ao fato que alguns verbos gregos são traduzidos de forma composta, ou seja, invés de dizer "crucificar" os tradutores podem ter preferido usar "colocar na cruz".
  21. 21. 4716 σταυρος stauros da raiz de 2476; TDNT - 7:572,1071; n m 1) cruz 1a) instrumento bem conhecido da mais cruel e ignominiosa punição, copiado pelos gregos e romanos dos fenícios. À cruz eram cravados entre os romanos, até o tempo de Constantino, o grande, os criminosos mais terríveis, particularmente os escravos mais desprezíveis, ladrões, autores e cúmplices de insurreições, e ocasionalmente nas províncias, por vontade arbitrária de governadores, também homens justos e pacíficos, e até mesmo cidadãos romanos 1b) crucificação à qual Cristo foi submetido 2) “estaca” reta, esp. uma pontiaguda, usada como tal em grades ou cercas
  22. 22. 4717 σταυροω stauroo de 4716; TDNT - 7:581,1071; v 1) fixar, fincar com estacas 2) fortificar com estacas fincadas 3) crucificar 3a) crucificar alguém 3b) metáf. crucificar a carne, destruir totalmente seu poder (a natureza da figura implica que a destruição está ligada a dor intensa)
  23. 23. 4957 συσταυροω sustauroo de 4862 e 4717; TDNT - 7:786,1102; v 1) crucificar juntamente com A morte de Cristo na cruz acabou com a nossa corrupção anterior. Pela morte de Cristo na cruz, tornei-me totalmente separado (morto para) da minha antiga forma de sentir e agir
  24. 24. A. Substantivo. stauros denota, primariamente, cruz. instrumento de suplicio. Em tais pecas, os malfeitores eram pregados para execução da pena capital. Mas a cruz não é o símbolo de maldição É digno de nota que a Bíblia emprega também a palavra xý‧lon para identificar o instrumento usado. A Greek- English Lexicon, de Liddell e Scott, define isto como significando: “Madeira cortada e pronta para uso, lenha, madeiro, etc. . . . pedaço de pau, tora, viga, poste . . . porrete, cacete . . . estaca em que os criminosos eram pregados . . . de madeira verde, árvore.”
  25. 25. Deuteronômio 21.22 22 Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro, Lucas 23.31 31 Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco? Atos 5.30 30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro. Atos 10.39 39 E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. Gálatas 3.13 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Pedro 2.24 24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

×