Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

Sistema Nervoso.pdf

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Nächste SlideShare
Tecido nervoso
Tecido nervoso
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 33 Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Ähnlich wie Sistema Nervoso.pdf (20)

Anzeige

Aktuellste (20)

Sistema Nervoso.pdf

  1. 1. Medula Espinhal Cordão nervoso, situado no interior da coluna vertebral; • O encéfalo e a medula são envolvidos pelas meninges;
  2. 2. Sistema Nervoso Somático Sistema Nervoso Sistema Nervoso Visceral Aferente Eferente Aferente Eferente (Sistema Nervoso Autônomo) S i m p á t i c o : Noradrenalina Parassimpático: Acetilcolina
  3. 3. • O tecido nervoso é composto por dois tipos de célula: • Neurônios • Neuroglias ou glias
  4. 4. • Micróglia São as menores células do grupo das glias, mas são as responsáveis por reconhecer e fagocitar antigenos, defendendo o SNC contra invasões. Presentes em ambas substâncias do SNC
  5. 5. • Oligodendróglias São glias de grande importância para os neurônios, pois elas participam na produção da bainha de mielina no sistema nervoso central (SNC). Em cultura os neurônios não sobrevivem por muito tempo sem as oligodendróglias.
  6. 6. Celulas ependimárias São glias que participam do preenchimento das cavidades do encéfalo e da medula e ficam em contato imediato com o líquor encontrado nessas cavidades.
  7. 7. Célula de Schwann • Essas glias tem a mesma função das oligodendróglias, reconstituir a bainha de mielina, mas elas fazem isso no sistema nervoso periférico (SNP).
  8. 8. - Sinapses As sinapses podem existir entre dois neurônios, entre célula sensorial e neurônio ou entre neurônio e órgão efetor (músculo ou glândula). CÉLULAS DO TECIDO NERVOSO
  9. 9. Sinapse Elétrica
  10. 10. - Sinapses Químicas Geralmente o que ocorre são as sinapses químicas. Nestas, o sinal elétrico que chega à terminação axônica, provoca a liberação de neurotransmissores presentes no interior de vesículas na terminação axônica.
  11. 11. - Sinapses Ao atingir a terminação axônica, o potencial de ação faz com que as vesículas se fusionem com a membrana da terminação, liberando os neurotransmissores, que estavam contidos, para a fenda sináptica.
  12. 12. - Sinapses No estado de repouso, o neurônio encontra-se polarizado, ou seja, o interior está carregado mais negativamente que o exterior.
  13. 13. - Sinapses Ao atingir a membrana celular, o estímulo excitatório altera a permeabilidade aos íons Na+ e K+ no ponto excitado, permitindo a entrada de íons sódio (Na+) e a saída de íons potássio (K+). Neste momento ocorre a despolarização da célula.
  14. 14. - Sinapses Caso o estímulo seja inibitório haverá abertura dos canais de Cloro (Cl-), levando a um aumento da concentração de cargas negativas no interior do neurônio (hiperpolarização).
  15. 15. - Bainhas de Mielina A condução do impulso nervoso nas fibras mielínicas (com bainha de mielina) e amielínicas (sem bainha de mielina) difere na sua velocidade, sendo maior nas mielínicas.

×