Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

UNI. 3 - CAP. 3 BIOMAS BRASILEIROS I.pptx

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Nächste SlideShare
Biomas do brasil
Biomas do brasil
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 17 Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Ähnlich wie UNI. 3 - CAP. 3 BIOMAS BRASILEIROS I.pptx (20)

Anzeige

Aktuellste (20)

UNI. 3 - CAP. 3 BIOMAS BRASILEIROS I.pptx

  1. 1. UNI. 3 – CAP. 3 BIOMAS BRASILEIROS I PROF. KELVIN SOUSA P. 288
  2. 2. BIOMAS TERRESTRES • A Tundra, localizada no Círculo Polar Ártico, apresenta temperaturas muito baixas e o solo fica quase permanentemente congelado. Apenas no verão, após o descongelamento de parte do solo, a vegetação rasteira se desenvolve. Alguns dos animais habitantes são a rena, o caribu e a raposa-do-ártico.
  3. 3. BIOMAS TERRESTRES • A Taiga, localizada ao sul da Tundra, apresenta clima frio e é caracterizada pela Floresta de Coníferas, com adaptações para evitar o congelamento de suas folhas, as quais apresentam forma de agulha. Alguns de seus habitantes são o urso-pardo, os alces, os esquilos e algumas aves migratórias.
  4. 4. BIOMAS TERRESTRES • A Floresta Temperada é formada por árvores caducifólias (caduco = que cai + folia = folha), isto é, árvores que perdem as folhas no outono, evitando o congelamento e a perda de água no inverno. Nesse bioma, são encontrados pumas, raposas, répteis, anfíbios, aves e insetos.
  5. 5. BIOMAS TERRESTRES • A Floresta Tropical desenvolve-se nas proximidades da Linha do Equador, região com grande volume de chuvas e elevada umidade do ar. Esses fatores propiciam o desenvolvimento de uma exuberante vegetação e a maior biodiversidade do planeta, como a da Amazônia.
  6. 6. BIOMAS TERRESTRES • Os Desertos são regiões que recebem pouquíssima chuva ao longo do ano. Há desertos quentes e gelados. • Nos desertos quentes, há grande variação térmica: a temperatura é muito alta durante o dia e muito baixa durante a noite. As plantas que conseguem se desenvolver nesses locais apresentam adaptações para armazenar, captar ou diminuir a perda de água, como folhas reduzidas ou modificadas em forma de espinhos e raízes profundas. Os animais produzem pequena quantidade de suor e urina e têm hábitos noturnos, estratégia para evitar as altas temperaturas que ocorrem durante o dia.
  7. 7. BIOMAS TERRESTRES • Os desertos gelados, como os dos polos Norte e Sul, apresentam temperaturas sempre negativas, solo coberto de gelo, umidade reduzida e com precipitação sob forma de neve. A vegetação é encontrada em pequenas áreas e composta de musgos, liquens e pequenos arbustos.
  8. 8. BIOMAS TERRESTRES • Os Campos são biomas caracterizados pela vegetação de gramínea e arbustos. É comum apresentarem um período de seca e outro de chuva. Estão presentes na Savana Africana, nas Estepes da Rússia, nas Pradarias dos Estados Unidos da América e nos Pampas da região Sul do Brasil e da América do Sul.
  9. 9. DESERTIFICAÇÃO X ARENIZAÇÃO • No Brasil, dois dos processos que mais degradam os ecossistemas são o processo de desertificação e o processo de arenização. Esses processos tornam o solo e a região improdutivos, ou seja, não propícios para plantações. • Embora sejam confundidos com certa frequência, a desertificação e a arenização possuem características que os diferenciam.
  10. 10. DESERTIFICAÇÃO X ARENIZAÇÃO • Desertificação: “a degradação da terra nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes de vários fatores, entre eles a variação climática e as atividades humanas". • Arenização: é caracterizada pela formação de bancos de areia e é uma consequência da retirada de cobertura vegetal de solos arenosos em regiões de clima úmido e com chuvas constantes.
  11. 11. BIOMAS BRASILEIROS • Caatinga • É o bioma típico do Nordeste brasileiro e seu nome, de origem tupi, significa mata branca. Todo esse bioma está em território brasileiro, estendendo-se pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe e por uma pequena parte do norte de Minas Gerais. • Características:  Chuvas irregulares;  Secas prolongadas;  Rios temporários/intermitentes;  Vegetação Xerófita – plantas com espinhos – cactáceas e suculentas.
  12. 12. BIOMAS BRASILEIROS • Cerrado • Esse bioma é o segundo maior do Brasil. Ocupa quase 1/4 (25%) do território e estende-se pelo Centro-Oeste, passando pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, norte de Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Distrito Federal e chegando ao Piauí e Maranhão. Manchas do Cerrado podem ser encontradas na Caatinga, na Mata Atlântica e na Amazônia. • Características:  apresenta uma estação seca, que pode durar entre 5 e 7 meses;  A longa seca favorece a ocorrência de incêndios naturais. As plantas são adaptadas (troncos grossos) a esses eventos e conseguem rebrotar quando as chuvas retornam;  A vegetação do Cerrado é formada por árvores de pequeno porte, com tronco e galhos escuros, grossos e retorcidos. A sua distribuição é esparsa (árvores distantes uma das outras).
  13. 13. BIOMAS BRASILEIROS • Cerrado • O Cerrado abriga várias nascentes de importantes rios brasileiros, que distribuem suas águas para outras regiões. As nascentes do Cerrado abastecem as maiores bacias hidrográficas da América do Sul: a Amazônica, a do Tocantins, a do São Francisco e a do Prata. • A fauna do Cerrado é formada por animais como o tamanduá-bandeira, o tatu, o lobo- guará, o macaco-prego e as onças. Há, ainda, lagartos – que estão entre os répteis mais numerosos – e grande variedade de invertebrados, como formigas, cupins, abelhas e gafanhotos. • O Cerrado brasileiro é considerado a savana mais rica do mundo. • Atualmente, o Cerrado e sua biodiversidade estão ameaçados pelo intenso desmatamento realizado para fins de plantio de soja e criação de gado.
  14. 14. HOTSPOTS • O termo hotspots é utilizado para designar lugares que apresentam uma grande riqueza natural e uma elevada biodiversidade, mas que, no entanto, encontram-se ameaçados de extinção ou passam por um corrente processo de degradação. Trata-se dos lugares do planeta onde a conservação de suas feições naturais faz-se mais urgente. • No Brasil dois biomas são considerados hotspots, a Mata Atlântica (o mais degrado dentre os biomas brasileiros) e o Cerrado.
  15. 15. SE CUIDEM. OBRIGADO!

×