Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Irlanda conflito

4.851 Aufrufe

Veröffentlicht am

conflitos da irlanda

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

Irlanda conflito

  1. 1. *Área: 70.285 km²*População: 4,47 milhões*Moeda: Euro*Governo: Democracia parlamentar*Cidade Principais: Dublin, Cork, Limerick, Gal way e Waterford.
  2. 2. *Densidade Demográfica: 63,59 hab./km2*Fuso Horário: + 3h*Clima: Temperado oceânico*Religião: Cristianismo 94,3% (católicos 91,6%, Igreja Anglicana Irlandesa 2,3%, presbiterianos 0,4%) e outras 5,7%.*IDH: 0,908 (Pnud 2011) - desenvolvimento humano muito alto
  3. 3. *Produtos Agrícolas: trigo, cevada, beterraba, cer eais e batata.*Pecuária: bovinos, ovinos, caprinos e suínos.*Mineração: chumbo, zinco e turfa.*Indústria: produtos eletrônicos e máquinas.*PIB: US$ 172,3 bilhões.*Renda per capita: US$ 45.688 .
  4. 4. Durante o início de suacolonização a Irlandaera dividida em diversastribos distribuídasem cinco regiões distintas:Ulster, Connacht,Meath,Leinster e Munster.
  5. 5. - Henrique II (rei da Inglaterra) queria aumentarseu poder real e para isso estava em busca denovos territórios, daí então, começou a conquistainglesa do território Irlandês.- Adotou relações feudais com a Irlanda, de modoque a nobreza irlandesa tornava-se vassala do rei econsequentemente passava a lhe dever benefícios,tanto em gêneros, como em tributos ou inclusive emhomens para a formação de exércitos.- Introdução do Tratado de Windsor.*
  6. 6. - Nos séculos XIV e XV, houve um período decrise decorrente da Guerra dos Cem Anos (1337-1453) contra a França;- Logo após houve Guerra das Duas Rosas (1455- 85), que envolveu praticamente toda a Inglater-ra, numa disputa entre as grandes famílias denobres pelo poder.- Em seguida veio a Dinastia Tudor, quecentralizou o poder e, com Henrique VIII (rei daInglaterra no séc XVI) consolidou o absolutismono país.
  7. 7. - Em 1534 Henrique VIII rompe com a Igreja Católica, o que dá início à Reforma Protestante.*- Ressaltando que o conflito não começou porcausa da religião e sim por questões políticas eterritoriais.- A discriminação e a exploração sofrida pelosirlandeses fizeram com que eclodissem diversasRevoltas:• Em 1798, houve uma Revolução dirigida poruma sociedade secreta denominada IrlandesesUnidos.
  8. 8. • Em 1829, um movimento nacionalista epopular conquistou alguns direitos políticos ecivis para os católicos, que poderiam ocupar amaior parte dos cargos públicos.- Entre 1847-48 o país foi assolado pela fome(devido à praga na cultura de batata) e por umaepidemia de tifo, responsáveis pela morte deaproximadamente 800.000 pessoas, e a imigraçãoda maior parte da população.
  9. 9. • Logo após foi fundado o Sinn Féin (nóssozinhos) importante movimento nacionalista quese propunha a lutar pela soberania da Irlanda deforma legal e que, com grande apoio popular,elegeu em 1918 a maioria dos deputadosirlandeses ao Parlamento Britânico.- O Sinn Féin proclamou a independência daIrlanda, provocando a reação inglesa e de gruposprotestantes da região do Ulster (norte).- Em 6 de dezembro de 1921, foi assinado um tratadopelo qual a Irlanda tornou-se um EstadoIndependente (com exceção do Ulster).
  10. 10. - Entre 1918 e 1921, surgiu um grupo guerrilheiroirlandês que tinha como objetivo a independênciada Irlanda e depois sua unificação com a regiãode Ulster ainda sob domínio britânico.- O IRA é responsável por uma série de atentadosaos protestantes residentes na Irlanda, principal-mente na região de Ulster que mais tarde passariaa se chamar Irlanda do Norte.
  11. 11. - Só em 1937 através da promulgação daConstituição Irlandesa é que foi conseguida aindependência de fato e a Irlanda passou achamar-se Eire.- Em 1949, quando a Inglaterra reconheceu ofato, também, foi concedida autonomia aoterritório de Ulster que passou a se chamarIrlanda do Norte.- Mas os conflitos e a atuação do IRA continuam.A reivindicação agora é pela união das duasIrlandas em uma só.
  12. 12. - Os Protestantes, da Irlanda do Norte, preferemcontinuar aliados da Inglaterra alegando que casohouvesse a unificação eles seriam perseguidospela maioria católica do Eire.*- Em 1994 foi assinado um tratado de paz entre aIrlanda do Norte e o Eire, mas, ambos os ladosromperam vários o tratado.- Em 1998 foi assinado um novo tratado, mas osatentados continuam.

×