Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Dinamica demográfica

3.124 Aufrufe

Veröffentlicht am

Marcos geografia

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Dinamica demográfica

  1. 1. Observe os eixos de deslocamentos na cor verde – elas mostram que entre os Séc. XIX e início do Séc. XX, o Brasil recebeu uma leva de imigrantes europeus. Destacando: alemães, italianos, portugueses, eslavos. CAUSAS – As grandes guerras mundiais, as epidemias e SUBSTITUIÇÃO DA MÃO DE OBRA ESCRAVA NO PAÍS.
  2. 2. As mais importantes migrações internas no Brasil na 2º metade Séc. XX, são mostradas no mapa abaixo: (VER CAUSAS) – Prof.. Eixos de deslocamento: NORDESTE → Sul, Sudeste e Centro Oeste. CENTRO – SUL → Amazônia Legal (Reg. Norte)
  3. 3. Deslocamentos: NORDESTE → 1 – Para Sudeste: crescimento industrial e urbano no pós-guerra; 2 – Para Amazônia – atividades de mineração e borracha; 3 – Para Centro Oeste – construção de Brasília (anos 60-70) e povoamento da região; 4 – SUDESTE E SUL → Para Centro Oeste e Amazônia – FRENTES AGRÍCOLAS
  4. 4. O desenho representa um imigrante nordestino, as setas indicam os eixos de deslocamento em diferentes momentos do processo de formação do território brasileiro. A PRINCIPAL CAUSA ESTÁ NA ESTAGNAÇÃO ECONÔMICA PROVOCADA PELA SECA NO SERTÃO E A FALTA DE INVESTIMENTOS NA REGIÃO.
  5. 5. A emigração brasileira atual – Fuga de cérebros : A desaceleração da economia faz com que os melhores profissionais saiam do país em busca de melhores ofertas de emprego nos países mais desenvolvidos.
  6. 6. A estrutura etária da população • Entende-se por estrutura etária a divisão da população de um país por faixa de sexo e idade. • É utilizada para representar graficamente essa divisão a Pirâmide Etária. • É certo que à medida que os países vão se desenvolvendo, o formato de pirâmide desfaz-se, indicando uma queda nas taxas de natalidade e mortalidade. Portanto, à medida que um país se desenvolve, a sua população vai ficando mais velha.
  7. 7. Como é dividida a Pirâmide Etária • Dividida em três partes: ► Base: representa a população entre 0 – 19 anos; ► Intermediária: representa a população entre 20 – 59 anos; ► Ápice/Topo: representa a população idosa – 60 anos em diante.
  8. 8. A pirâmide brasileira em dois momentos
  9. 9. TENDÊNCIA PARA 2010-2020 • A principal tendência brasileira apontada nos últimos anos é a chamada TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA: • Marca a mudança no perfil da população brasileira, sua principal característica: ► A redução da natalidade e fecundidade provoca a redução da base da pirâmide (redução do nº de jovens); ► Predomínio dos adultos ► Aumento da expectativa de vida, ou seja, aumento do nº de idosos. (alargamento do topo). VEJA A PIRÂMIDE
  10. 10. TENDÊNCIA PARA 2020
  11. 11. Comparando uma pirâmide de um continente desenvolvido e subdesenvolvido
  12. 12. E

×