Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Humanismo01

1.026 Aufrufe

Veröffentlicht am

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Humanismo01

  1. 1. Literatura: aula 01 Professora Daniele Bertollo HUMANISMO
  2. 2. DI MICHELINO, D – Monumento a Dante e à Divina comédia, 1465. Na imagem aparece Dante e os 03 reinos. Montanha do purgatório. Anjo que decide quem vai para o céu. Almas sendo conduzidas à montanha por seres demoníacos. Homem em destaque.
  3. 3. O surgimento da burguesia Na Itália (séc. XIII), muitos camponeses atraídos pelas promessas de prosperidade, mudaram-se para os BURGOS ( nome dado à muralha edificada em torno das vilas ou cidades para proteção de seus moradores, nome que passou a denominar a própria cidade fortificada), onde trabalhavam como pequenos mercadores. Surgia, assim, a burguesia.
  4. 4. O Humanismo foi um movimento artístico e intelectual que surgiu na Itália, no final da Idade Média. O foco dos humanistas era o ser humano, o que os afastava do teocentrismo. Resgatava-se assim a visão antropocêntrica. TEOCENTRISMO: Deus é o centro de tudo. ANTROPOCENTRISMO: o ser humano é o centro de tudo.
  5. 5. O PROJETO LITERÁRIO DO HUMANISMO • Humanismo: representa a transição entre o mundo medieval e o moderno. • Produção marcada pelo abandono da subordinação absoluta à Igreja Católica e pelo resgate dos valores clássicos. • Olhar mais racional para o mundo, que procura na Ciência uma explicação para fenômenos até então atribuídos a Deus.
  6. 6. OS AGENTES DO DISCURSO Contexto de produção: cortes e palácios. Função: diversão e prazer da aristocracia. Neste contexto, por volta de 1450, um homem chamado Johann Gutenberg inventou a prensa fazendo com que a cultura oral dê espaço para a cultura escrita, permitindo que os escritores e poetas explorem novos recursos. Tornando assim a circulação gradativamente acessível a pessoas alheias a aristocracia da época. Porém, esta mudança é extremamente lenta.
  7. 7. LIVRO PÁGINAS: 98,99,100, 101 E 102. OU SLIDES DISPONÍVEIS NA SALA DE INFORMÁTICA OU SLIDES DISPONÍVEIS EM: danibertollo.blogspot.com.br

×