Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Feliz dia-da-mulher-08-03-presentepravoce

Breve histórico sobre o dia 08 de março, "Dia Internacional da Mulher", mostrando que desde a muitos anos a mulher nunca foi valorizada, porém nos últimos anos ela tem cada dia mais alcançado seu espaço, não como substituta do homem e sim de uma igualdade de valorização pessoal

Ähnliche Bücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Feliz dia-da-mulher-08-03-presentepravoce

  1. 1. “A mulher deve adorar o homem como a um deus. Toda manhã, por nove vezes consecutivas, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar- lhe: Senhor, que desejais que eu faça?” Zaratustra (filósofo persa, século VII a.C)
  2. 2. "Todas as mulheres que seduzirem e levarem ao casamento os súditos de Sua Majestade mediante o uso de perfumes, pinturas, dentes postiços, perucas e recheio nos quadris, incorrem em delito de bruxaria e o casamento fica automaticamente anulado." Constituição Nacional Inglesa (lei do século XVIII)
  3. 3. "Quando um homem for repreendido em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz para que assim, desfigurada, não se deixe ver, envergonhada de sua face. E é bem merecido, por dirigir-se ao homem com maldade de linguajar ousado." Le Ménagier de Paris (Tratado de conduta moral e costumes da França, século XIV)
  4. 4. "As crianças, os idiotas, os lunáticos e as mulheres não podem e não têm capacidade para efetuar negócios.“ Henrique VII (rei da Inglaterra, chefe da Igreja Anglicana, século XVI)
  5. 5. "Que as mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar. Se quiserem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos.“ São Paulo (apóstolo cristão, ano 67 D.C.)
  6. 6. "A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior." Aristóteles (filósofo, guia intelectual e preceptor grego de Alexandre, o Grande, século IV A.C.)
  7. 7. "O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia.“ Lutero (teólogo alemão, reformador protestante, século XVI)
  8. 8. Enfim... NOSSA TRAJETÓRIA!
  9. 9. EVOLUÇÃO NO SISTEMA ECONÔMICO . Indústria doméstica . Oficina cooperativa
  10. 10. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL . Redução esforço muscular . Baixos salários . Ampliação da jornada de trabalho
  11. 11. O político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de Participação política, emprego e educação para as mulheres. Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
  12. 12. 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres. 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia. 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
  13. 13. No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas. é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
  14. 14. criada no Japão a primeira escola normal para moças. criada na Rússia uma Universidade Feminina. o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.
  15. 15.   No Brasil é instituído o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
  16. 16. “Sem distinção de sexo, a todo trabalho de igual valor correspondente salário igual; veda-se o trabalho feminino das 22 horas às 5 da manhã; é proibido o trabalho da mulher grávida durante o período de quatro semanas antes do parto e quatro semanas depois; é proibido despedir mulher grávida pelo simples fato da gravidez”
  17. 17. "A esposa deve vestir-se depois de casada com a mesma elegância de solteira, pois é preciso lembrar-se de que a caça já foi feita, mas é preciso mantê-la bem presa." (Jornal das Moças, 1955)
  18. 18. "Sempre que o homem sair com os amigos e voltar tarde da noite, espere-o linda, cheirosa e dócil". (Jornal das Moças, 1958) "É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido". (Jornal das Moças, 1957)
  19. 19. "A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas, servindo-lhe uma cerveja bem gelada. Nada de incomodá-lo com serviços ou notícias domésticas". (Jornal das Moças, 1959) "Se o seu marido fuma, não discuta pelo simples facto de cair cinzas no tapete. Tenha cinzeiros espalhados por toda casa". (Jornal das Moças, 1957) "O noivado longo é um perigo, mas nunca sugira o matrimônio. ELE é quem decide - sempre". (Revista Querida, 1953)
  20. 20. "Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afecto, sem questioná-lo". (Revista Claudia, 1962) "A desordem em um banheiro desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa". (Jornal das Moças, 1965)
  21. 21. . Crescimento econômico . Complementação da renda familiar . Consumismo . Movimento Hippie . Movimento feminista
  22. 22. Como diz Leila Diniz
  23. 23. . Fortalecimento de sua participação no mercado de trabalho e o Aumento da responsabilidade no comando das famílias . Aumento da escolaridade e redução defasagem salarial em relação ao homem . Queda da taxa de fecundidade
  24. 24. . As mulheres são 60% da força de trabalho Ocupam somente 24% dos cargos de gerência . Recebem em média, o correspondente a 71% do salário dos homens (funções menos qualificadas) . De cada dez pessoas afetadas pelas lesões por esforço repetitivo (LER), oito são mulheres . 30% possuem mais de dez anos de escolaridade (homens 20%) . Maior nível de estresse . Dupla ou tripla jornada de trabalho
  25. 25. “A IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES É UMA QUESTÃO MORAL OU POLÍTICA.” “A DIFERENÇA ESSENCIAL É UMA QUESTÃO CIENTÍFICA”
  26. 26. . "Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. ...,. Em resumo, o que importa é que cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido.” Link’s para outras Mensagens

×