Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Metropolitano

Trabalho de Geografia sobre o transporte ferroviário (o metropolitanto), elaborado pelos alunos Pedro Pereira e Rui Aguiar do 9ºD - ano letivo 2017/18

Ähnliche Bücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Ähnliche Hörbücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Metropolitano

  1. 1. 2017/2018 Trabalho realizado por: • Rui Pedro Aguiar Nº 21 • Pedro Pereira Nº17 Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto - Cinfães 9ºD
  2. 2. Temas a tratar: Vantagens do metropolitano; Desvantagens do metropolitano; Especialização do metropolitano; Mapa das linhas do metro de Lisboa e Porto; Rede de transportes a nível mundial; Curiosidades.
  3. 3. Introdução Este trabalho consta de um tema trabalhado na disciplina de Geografia, cujo o tema é o Metropolitano. O Metropolitano é também conhecido como transporte subterrâneo de passageiros em área urbana. Consta deste trabalho, vantagens e desvantagens do metropolitano, especialização do mesmo, rede de transportes e algumas curiosidades sobre este tipo de transporte.
  4. 4. O Metropolitano é geralmente localizado em túneis e/ou viadutos e constituído por linhas (várias cores) e por várias estações. Para ser considerado Metropolitano não necessita de ser subterrâneo, dado que as suas linhas podem ser subterrâneas, terrestres ou elevadas, apesar do mais comum ser o subterrâneo.
  5. 5. Vantagens do Metropolitano: É um transporte não poluente (não emite gases poluentes); Alta capacidade e frequência (dá para muita gente e saem metropolitanos de 5 em 5 minutos); Baixo custo (o bilhete não é muito caro); Grande comodidade (confortável); Grande segurança (raramente há acidentes de metropolitano).
  6. 6. Desvantagens do Metropolitano: Custo de implantação e manutenção; Custo de renovação da frota; Dificuldade em situação de evacuação; Aglomeração nas horas de ponta.
  7. 7. Metropolitano Passageiros Mercadorias O metropolitano apenas serve para transporte de pessoas e não transporte de mercadorias Especialização
  8. 8. Mapa das linhas do metropolitano de Lisboa Rede de Transportes (a nível nacional)
  9. 9. Mapa das linhas do metropolitano do Porto Rede de Transportes (a nível nacional) Em Portugal para além dos metropolitanos de Porto e Lisboa, existem também os de Mirandela e Sul do Tejo.
  10. 10. Comparação entre os metropolitanos do Porto e Lisboa Metro do Porto • Tem 15 anos(2002); • 70 km de linha; • 6 linhas; • 81 estações. Metro de Lisboa • Tem 58 anos(1959); • 40 km de linha; • 4 linhas; • 52 estações.
  11. 11. Rede de transportes (a nível mundial)  A maior rede do mundo é o Metropolitano de Xangai (567 km)
  12. 12. A segunda maior rede é o Metropolitano de Tóquio (442 km) Rede de transportes (a nível mundial)
  13. 13. A terceira maior rede é o Metropolitano de Nova York (418 km). Rede de transportes (a nível mundial)
  14. 14. Rede de transportes (a nível mundial)  A rede de metropolitano mais antiga é o metropolitano de Londres, inaugurado em 1863
  15. 15. Rede de transportes (a nível mundial)  A segunda rede de metropolitano mais antiga do mundo é o Metropolitano de Budapeste, inaugurado em 1896.
  16. 16. Curiosidades A estação de metro mais cara e moderna do mundo situa-se em Nova York. Considerada a estação do futuro, mede 111 metros de comprimento e a sua construção é feita por vigas que apontam para o céu, fazendo lembrar uma ave abrindo as asas para levantar voo. Dentro da estação há um shopping.
  17. 17. A estação de metropolitano Admiralteiskaya, em São Petersburgo é a mais profunda do mundo, com 120 metros. É considerada uma das estações mais bonitas do mundo.
  18. 18. Conclusão Com este trabalho, aprofundamos um pouco mais o nosso conhecimento sobre o Metropolitano, sendo este um meio de transporte bastante curioso e que tal como todos os outros, apresenta vantagens e desvantagens. Abordámos também algumas curiosidades sobre o Metropolitano, achando estas muito interessantes. Por fim, concluímos que ao realizar este trabalho enriquecemos os nossos conhecimentos sobre este tema e que foi uma mais valia para a nossa aprendizagem. Assim, esperemos que tenham gostado do nosso trabalho.
  19. 19. Bibliografia Manual de Geografia; Wikipédia; Midia Interssante; Google;

    Als Erste(r) kommentieren

    Loggen Sie sich ein, um Kommentare anzuzeigen.

Trabalho de Geografia sobre o transporte ferroviário (o metropolitanto), elaborado pelos alunos Pedro Pereira e Rui Aguiar do 9ºD - ano letivo 2017/18

Aufrufe

Aufrufe insgesamt

2.324

Auf Slideshare

0

Aus Einbettungen

0

Anzahl der Einbettungen

1.173

Befehle

Downloads

0

Geteilt

0

Kommentare

0

Likes

0

×