SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 46
Patrícia Regina Wypych As Redes Sociais como aspecto mercadológico para as empresas
Não existia preocupação de manter um diálogo aberto com público. REAVALIAÇÃO: consumidores cada vez mais “ativos”, “barulhentos” e “conectados socialmente”. EMPRESAS =  relação unilateral com o público.
Estar em sintonia com os consumidores e construir uma relação de respeito com eles são fatores determinantes para o sucesso de uma marca hoje.
Após o estouro da bolha pontocom, a tendência foi imaginar que as novas mídias não haviam mudado nada.
Internet e tecnologias digitais = bases para transformações Web 2.0 : Arquitetura de participação possibilitou postura  colaborativa  dos internautas. Os sistemas evoluem na medida em que mais pessoas os utilizam e contribuem para o seu melhoramento.
Consumidores estão saturados pelo  número de informações proporcionadas pelo mercado e por isso se tornam cada vez mais cautelosos e céticos.
Mídia de massa :  limitação do que podia ser pensado pela restrição da produção e distribuição de informações. Poucas fontes emissoras que distribuem uma mensagem homogênea para muitos. Ciberespaço :  a rede admite e requer formas próprias de mediação, é uma forma inédita de comunicação de todos com todos a distância.
“  a internet implica o fim da mediação deriva de um preconceito teórico, que tem sua consistência e origem nas críticas antes endereçadas aos meios de comunicação de massa”. PAULO VAZ
 
 
Internet definida pela Proximidade  - acesso às informações de qualquer local conectado; ausência de centro de produção e transmissão. Distância   (cognitiva)  - muitas informações, dificultando em saber onde se encontram “ lá há o que não sei onde nem como encontrar” Limite ao ilimitado.
Um dos desafios da comunicação em redes sociais é criar uma mensagem que se auto-propague.
Independente da compra de mídia, a comunicação deve acontecer de forma que passe de  boca a boca , ou melhor, de mouse a mouse.
Para isso é imprescindível alguns pontos para esse novo tipo de comunicação.
Relacionamento aberto. Transparencia.
Respeito ao consumidor.
Opinião e Identidade.
Respeito as regras do local aonde esta inserido.
Gestão responsável do relacionamento com menores.
Incentivo a honestidade como guia dos multiplicadores.
Proteção à privacidade e permissão.
Isto é fato.
[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
O consumidor não só controla as mensagens que recebe como está em constante movimento.
Deixamos de viver numa era de  interrupção , de mensagens comerciais bombardeadas e controladas pelos anunciantes. Para vivermos num novo e excitante paradigma: o da  conversação  e  colaboração !
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
“ Mais do que anunciar, é analisar as opiniões sobre um tema. Mais do que divulgar, é discutir os aspectos positivos e negativos de um serviço, afim de direcionar os esforços de uma campanha publicitária ao encontro dos anseios de seu target.”
Consumo Processo coletivo Inteligência coletiva
Inteligência Coletiva União de informações/conteúdo de várias pessoas diferentes associadas, criando recursos e unindo habilidades.
Processo colaborativo Processo de consumidor De baixo para cima Consumidores estão aprendendo a utilizar as diferentes tecnologias para ter um controle mais completo sobre o fluxo da mídia e para interagir com outros consumidores. De cima para baixo Empresas estão aprendendo a acelerar o fluxo de conteúdo de mídia pelos canais de distribuição para aumentar as oportunidades de lucros, ampliar mercados e consolidar seus compromissos com o público.
As promessas desse novo ambiente de mídia provocam expectativas de um fluxo mais livre de ideias e conteúdos.
“ O consumidor ideal é ativo, comprometido emocionalmente e parte de uma  rede social . Ver o anúncio ou comprar o produto já não basta; a empresa convida o público para entrar na comunidade da marca. Não entanto, se tais afiliações incentivam um consumo mais ativo, essas mesmas comunidades podem também tornar-se protetoras de integridade das marcas e, portanto, críticas das empresas que solicitam sua fidelidade (Jenkins, 2008).”
As empresas estão cada vez mais antenadas sobre a importância econômica desse conteúdo gerado pelo consumidor, procurando aproveitá-lo da melhor maneira possível em suas estratégias de marketing.   Também resulta dessa fase de web participativa, a ascensão das chamadas  mídias sociais , fundamentais nesse processo de convergência.
A inserção neste vasto mundo digital é quase que obrigatória: um número cada vez maior de  stakeholders  destas organizações está participando de conversas nas redes: funcionários, consumidores, fornecedores, comunidade...
Mídias Sociais é uma imersão neste universo de transparência nas relações entre empresa e consumidores; Ela consiste em um poderoso instrumento dos consumidores contemporâneos, já que possibilitam que eles expressem e propaguem as sua  devoção   e o seu  rancor  a determinada marca.
EMPRESAS = forçadas a definir novas formas de relacionamento com seu público. Maneira mais eficiente que encontraram foi se apropriando também das mídias sociais. Mídias Sociais como blogs, e microblogs têm se destacado como ferramentas que ajudam nessa mudança de posturas das empresas, pois facilitam o processo de conversação, inspirando assim sentimento de confiança entre os consumidores.
Os consumidores querem ser representados, mas não explorados. Não se contentam mais em serem consumidores passivos, e satisfazem cada vez mais ao seu desejo de livre escolha, conveniência, personalização e controle projetando, produzindo e distribuindo seus  próprios produtos.
67,5 milhões de pessoas têm acesso a internet no Brasil. (crescimento de 1,7% em relação ao terceiro trimestre e de 8,2% em relação ao primeiro trimestre de 2009) Segundo AdRelevance, que monitora a publicidade na Internet, os sites de educação também apresentaram em fev de 2010 elevada atividade publicitária.  Na categoria comunidades (incluindo sites de redes sociais) atingiu em fev 31,7 milhões de pessoas e 86,3% dos usuários ativos. Tempo médio de cada pessoa na categoria é de 4 horas e 28 minutos. Pesquisa Nielsen, março 2010
Pesquisa Nielsen, março 2010
As recomendações pessoais e opiniões de consumidores publicadas online são as formas mais confiáveis de publicidade global. 90% dos entrevistados confiam nas recomendações de pessoas conhecidas. 70% em opiniões de consumidores disponíveis na internet, mesmo que sejam desconhecidos. (Pesquisa realizada com 25 mil consumidores da internet de 50 países . ) Pesquisa Nielsen, julho 2009
O uso da mídia social influência hábitos de pesquisa bens e serviços. Mais de 90 % dos entrevistados estão, de alguma forma, envolvidos com tecnologias colaborativas. - 87% possuem perfil em algum site de relacionamento - 91% possuem interesse em blogs - 87 %utilizam Wikis como fonte de informação (Pesquisa realizada com 600 usuários na Campus Party) Pesquisa IBOPE, janeiro 2010
Era da recomendação  “ Os novos formadores de opiniões somos nós. Agora, a propaganda boca a boca é uma conversa pública, que se desenvolve nos comentários dos blogs e nas resenhas de clientes, comparadas e avaliadas de maneira exaustiva.”  Chris Anderson – Calda Longa
“ É mais relevante saber o que as pessoas estão falando nas redes sociais do que a própria mídia”.  Steven Johnson  Conferencia das Cidades Inovadoras 2010
“ Estamos em uma era de transição midiática, marcada por decisões táticas e com isso, conseqüentemente inesperadas.” Ithiel de Sola Pool, falecido político e cientista do M.I.T, considerado profeta da convergência e dos meios de comunicação.
Obrigada. [email_address] @pattywypych

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Diálogo como ferramenta. A publicidade na era dos Prosumers. (TCC - Marcela H...
Diálogo como ferramenta. A publicidade na era dos Prosumers. (TCC - Marcela H...Diálogo como ferramenta. A publicidade na era dos Prosumers. (TCC - Marcela H...
Diálogo como ferramenta. A publicidade na era dos Prosumers. (TCC - Marcela H...Marcela Hippe
 
MARKETING DIGITAL: CONCEITO E ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SO...
MARKETING DIGITAL: CONCEITO E ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SO...MARKETING DIGITAL: CONCEITO E ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SO...
MARKETING DIGITAL: CONCEITO E ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SO...Igor Balasa
 
O que mudou com a comunicação digital?
O que mudou com a comunicação digital?O que mudou com a comunicação digital?
O que mudou com a comunicação digital?Jeferson L. Feuser
 
Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1
Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1
Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1Professor Sérgio Duarte
 
Scup RoadShow - Juliana Vital
Scup RoadShow - Juliana VitalScup RoadShow - Juliana Vital
Scup RoadShow - Juliana VitalJuliana Vital
 
Assessoria de Imprensa em Redes Sociais, Newsletter e Blogs
Assessoria de Imprensa em Redes Sociais, Newsletter e BlogsAssessoria de Imprensa em Redes Sociais, Newsletter e Blogs
Assessoria de Imprensa em Redes Sociais, Newsletter e BlogsAgência DUE
 
Conselho da Mulher Empresária junho 2011
Conselho da  Mulher Empresária junho 2011Conselho da  Mulher Empresária junho 2011
Conselho da Mulher Empresária junho 2011Fernanda Bornhausen Sá
 
Crises de imagem nas redes sociais - Alynne Cid - FAP
Crises de imagem nas redes sociais - Alynne Cid - FAPCrises de imagem nas redes sociais - Alynne Cid - FAP
Crises de imagem nas redes sociais - Alynne Cid - FAPAlynne Cid
 
Comunicação digital, marketing digital e as mídias
Comunicação digital, marketing digital e as mídiasComunicação digital, marketing digital e as mídias
Comunicação digital, marketing digital e as mídiasJosué Brazil
 
Historia, Fundamentos E Tendencias Da Comunicacao Digital Professor Flavio ...
Historia, Fundamentos E Tendencias Da Comunicacao Digital   Professor Flavio ...Historia, Fundamentos E Tendencias Da Comunicacao Digital   Professor Flavio ...
Historia, Fundamentos E Tendencias Da Comunicacao Digital Professor Flavio ...flaviohorta
 

Was ist angesagt? (17)

Planejamento e Mídia - Mídias II
Planejamento e Mídia - Mídias IIPlanejamento e Mídia - Mídias II
Planejamento e Mídia - Mídias II
 
Sua empresa nas Redes Sociais
Sua empresa nas Redes SociaisSua empresa nas Redes Sociais
Sua empresa nas Redes Sociais
 
Diálogo como ferramenta. A publicidade na era dos Prosumers. (TCC - Marcela H...
Diálogo como ferramenta. A publicidade na era dos Prosumers. (TCC - Marcela H...Diálogo como ferramenta. A publicidade na era dos Prosumers. (TCC - Marcela H...
Diálogo como ferramenta. A publicidade na era dos Prosumers. (TCC - Marcela H...
 
Sua Empresa Na Rede Social
Sua Empresa Na Rede SocialSua Empresa Na Rede Social
Sua Empresa Na Rede Social
 
#SMDayBel 2015 - Projeto SAC 2.0
#SMDayBel 2015 -  Projeto SAC 2.0#SMDayBel 2015 -  Projeto SAC 2.0
#SMDayBel 2015 - Projeto SAC 2.0
 
Midia Social
Midia SocialMidia Social
Midia Social
 
MARKETING DIGITAL: CONCEITO E ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SO...
MARKETING DIGITAL: CONCEITO E ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SO...MARKETING DIGITAL: CONCEITO E ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SO...
MARKETING DIGITAL: CONCEITO E ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SO...
 
O que mudou com a comunicação digital?
O que mudou com a comunicação digital?O que mudou com a comunicação digital?
O que mudou com a comunicação digital?
 
Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1
Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1
Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1
 
Scup RoadShow - Juliana Vital
Scup RoadShow - Juliana VitalScup RoadShow - Juliana Vital
Scup RoadShow - Juliana Vital
 
Apostila 02 / Novas Profissões: O Papel do Analista de Mídias Sociais
Apostila 02 / Novas Profissões: O Papel do Analista de Mídias SociaisApostila 02 / Novas Profissões: O Papel do Analista de Mídias Sociais
Apostila 02 / Novas Profissões: O Papel do Analista de Mídias Sociais
 
Assessoria de Imprensa em Redes Sociais, Newsletter e Blogs
Assessoria de Imprensa em Redes Sociais, Newsletter e BlogsAssessoria de Imprensa em Redes Sociais, Newsletter e Blogs
Assessoria de Imprensa em Redes Sociais, Newsletter e Blogs
 
Conselho da Mulher Empresária junho 2011
Conselho da  Mulher Empresária junho 2011Conselho da  Mulher Empresária junho 2011
Conselho da Mulher Empresária junho 2011
 
Marketing Digital
Marketing DigitalMarketing Digital
Marketing Digital
 
Crises de imagem nas redes sociais - Alynne Cid - FAP
Crises de imagem nas redes sociais - Alynne Cid - FAPCrises de imagem nas redes sociais - Alynne Cid - FAP
Crises de imagem nas redes sociais - Alynne Cid - FAP
 
Comunicação digital, marketing digital e as mídias
Comunicação digital, marketing digital e as mídiasComunicação digital, marketing digital e as mídias
Comunicação digital, marketing digital e as mídias
 
Historia, Fundamentos E Tendencias Da Comunicacao Digital Professor Flavio ...
Historia, Fundamentos E Tendencias Da Comunicacao Digital   Professor Flavio ...Historia, Fundamentos E Tendencias Da Comunicacao Digital   Professor Flavio ...
Historia, Fundamentos E Tendencias Da Comunicacao Digital Professor Flavio ...
 

Andere mochten auch

Ultra Comunicação - Agência de Publicidade e Marketing
Ultra Comunicação - Agência de Publicidade e MarketingUltra Comunicação - Agência de Publicidade e Marketing
Ultra Comunicação - Agência de Publicidade e MarketingAdriana Amaral
 
Apresentação Agência Bulb
Apresentação Agência Bulb Apresentação Agência Bulb
Apresentação Agência Bulb Diogo Peres
 
Planejamento Integrado 360º
Planejamento Integrado 360ºPlanejamento Integrado 360º
Planejamento Integrado 360ºPaulinha Paz
 
Advertising in brazil
Advertising in brazilAdvertising in brazil
Advertising in brazillakenyaR
 
Palestra A era do ecommerce nos Correios em Brasília
Palestra A era do ecommerce nos Correios em BrasíliaPalestra A era do ecommerce nos Correios em Brasília
Palestra A era do ecommerce nos Correios em BrasíliaAlexandre Augusto
 
Palestra empreender na era digital
Palestra empreender na era digital Palestra empreender na era digital
Palestra empreender na era digital Alexandre Augusto
 
Apresentação comercial Agência Rah 2017
Apresentação comercial Agência Rah 2017Apresentação comercial Agência Rah 2017
Apresentação comercial Agência Rah 2017Rah
 
Mais Apresentação SENAI Institutos 2014
Mais Apresentação SENAI Institutos 2014Mais Apresentação SENAI Institutos 2014
Mais Apresentação SENAI Institutos 2014Alexandre Augusto
 
Mais Apresentação ACIT Jovem para a Faculdade Senac
Mais Apresentação ACIT Jovem para a Faculdade SenacMais Apresentação ACIT Jovem para a Faculdade Senac
Mais Apresentação ACIT Jovem para a Faculdade SenacAlexandre Augusto
 
BBDO Belgium - Agency of the Year
BBDO Belgium - Agency of the YearBBDO Belgium - Agency of the Year
BBDO Belgium - Agency of the YearBBDO Belgium
 
Apresentação Agência R3|Fiude Marketing Digital
Apresentação Agência R3|Fiude Marketing DigitalApresentação Agência R3|Fiude Marketing Digital
Apresentação Agência R3|Fiude Marketing Digitalagenciar3
 
PPT - MARKETING PROMOCIONAL - SESSION SKATE SHOP - AGÊNCIA VIVA PROPAGANDA
PPT - MARKETING PROMOCIONAL - SESSION SKATE SHOP - AGÊNCIA VIVA PROPAGANDAPPT - MARKETING PROMOCIONAL - SESSION SKATE SHOP - AGÊNCIA VIVA PROPAGANDA
PPT - MARKETING PROMOCIONAL - SESSION SKATE SHOP - AGÊNCIA VIVA PROPAGANDACURSO DE PP NA ZUMBI DOS PALMARES
 
Publicdade e propaganda i estrutura de uma agência
Publicdade e propaganda i  estrutura de uma agênciaPublicdade e propaganda i  estrutura de uma agência
Publicdade e propaganda i estrutura de uma agênciaProfessor Sérgio Duarte
 
Semana acadêmica de comunicação e publicidade Faculdade JK
Semana acadêmica de comunicação e publicidade Faculdade JKSemana acadêmica de comunicação e publicidade Faculdade JK
Semana acadêmica de comunicação e publicidade Faculdade JKAlexandre Augusto
 
Apresentação Profissional Grão Café
Apresentação Profissional Grão CaféApresentação Profissional Grão Café
Apresentação Profissional Grão CaféAlexandre Augusto
 
Apresentação da logo Trwip
Apresentação da logo TrwipApresentação da logo Trwip
Apresentação da logo TrwipAlexandre Augusto
 

Andere mochten auch (20)

Agência tribo 2016
Agência tribo 2016Agência tribo 2016
Agência tribo 2016
 
As regras mudaram
As regras mudaramAs regras mudaram
As regras mudaram
 
Ultra Comunicação - Agência de Publicidade e Marketing
Ultra Comunicação - Agência de Publicidade e MarketingUltra Comunicação - Agência de Publicidade e Marketing
Ultra Comunicação - Agência de Publicidade e Marketing
 
Luisana montes hardware.ppt
Luisana montes hardware.pptLuisana montes hardware.ppt
Luisana montes hardware.ppt
 
Apresentação Agência Bulb
Apresentação Agência Bulb Apresentação Agência Bulb
Apresentação Agência Bulb
 
Planejamento Integrado 360º
Planejamento Integrado 360ºPlanejamento Integrado 360º
Planejamento Integrado 360º
 
Advertising in brazil
Advertising in brazilAdvertising in brazil
Advertising in brazil
 
Palestra A era do ecommerce nos Correios em Brasília
Palestra A era do ecommerce nos Correios em BrasíliaPalestra A era do ecommerce nos Correios em Brasília
Palestra A era do ecommerce nos Correios em Brasília
 
Palestra empreender na era digital
Palestra empreender na era digital Palestra empreender na era digital
Palestra empreender na era digital
 
Apresentação comercial Agência Rah 2017
Apresentação comercial Agência Rah 2017Apresentação comercial Agência Rah 2017
Apresentação comercial Agência Rah 2017
 
Mais Apresentação SENAI Institutos 2014
Mais Apresentação SENAI Institutos 2014Mais Apresentação SENAI Institutos 2014
Mais Apresentação SENAI Institutos 2014
 
Mais Apresentação ACIT Jovem para a Faculdade Senac
Mais Apresentação ACIT Jovem para a Faculdade SenacMais Apresentação ACIT Jovem para a Faculdade Senac
Mais Apresentação ACIT Jovem para a Faculdade Senac
 
Zero11 - Publicidade e Propaganda e seus 25 anos
Zero11 - Publicidade e Propaganda e seus 25 anosZero11 - Publicidade e Propaganda e seus 25 anos
Zero11 - Publicidade e Propaganda e seus 25 anos
 
BBDO Belgium - Agency of the Year
BBDO Belgium - Agency of the YearBBDO Belgium - Agency of the Year
BBDO Belgium - Agency of the Year
 
Apresentação Agência R3|Fiude Marketing Digital
Apresentação Agência R3|Fiude Marketing DigitalApresentação Agência R3|Fiude Marketing Digital
Apresentação Agência R3|Fiude Marketing Digital
 
PPT - MARKETING PROMOCIONAL - SESSION SKATE SHOP - AGÊNCIA VIVA PROPAGANDA
PPT - MARKETING PROMOCIONAL - SESSION SKATE SHOP - AGÊNCIA VIVA PROPAGANDAPPT - MARKETING PROMOCIONAL - SESSION SKATE SHOP - AGÊNCIA VIVA PROPAGANDA
PPT - MARKETING PROMOCIONAL - SESSION SKATE SHOP - AGÊNCIA VIVA PROPAGANDA
 
Publicdade e propaganda i estrutura de uma agência
Publicdade e propaganda i  estrutura de uma agênciaPublicdade e propaganda i  estrutura de uma agência
Publicdade e propaganda i estrutura de uma agência
 
Semana acadêmica de comunicação e publicidade Faculdade JK
Semana acadêmica de comunicação e publicidade Faculdade JKSemana acadêmica de comunicação e publicidade Faculdade JK
Semana acadêmica de comunicação e publicidade Faculdade JK
 
Apresentação Profissional Grão Café
Apresentação Profissional Grão CaféApresentação Profissional Grão Café
Apresentação Profissional Grão Café
 
Apresentação da logo Trwip
Apresentação da logo TrwipApresentação da logo Trwip
Apresentação da logo Trwip
 

Ähnlich wie As redes sociais como ferramenta mercadológica para empresas

A voz dos likes: influenciadores digitais como instrumentos de marketing - Pa...
A voz dos likes: influenciadores digitais como instrumentos de marketing - Pa...A voz dos likes: influenciadores digitais como instrumentos de marketing - Pa...
A voz dos likes: influenciadores digitais como instrumentos de marketing - Pa...Paulinha Paz
 
Mídias Sociais - Conceito e Relevância
Mídias Sociais - Conceito e RelevânciaMídias Sociais - Conceito e Relevância
Mídias Sociais - Conceito e RelevânciaUnilife Vitamins
 
Marcas e Engajamento Digital: algumas considerações
Marcas e Engajamento Digital: algumas consideraçõesMarcas e Engajamento Digital: algumas considerações
Marcas e Engajamento Digital: algumas consideraçõesTarcízio Silva
 
fazendo marketing em ambientes virtuais
fazendo marketing em ambientes virtuaisfazendo marketing em ambientes virtuais
fazendo marketing em ambientes virtuaisgilbertociro
 
Inteligência coletiva e mobilização
Inteligência coletiva e mobilizaçãoInteligência coletiva e mobilização
Inteligência coletiva e mobilizaçãoAlynne Cid
 
Aula 1 introdução ao tema
Aula 1 introdução ao temaAula 1 introdução ao tema
Aula 1 introdução ao temaCarolina Terra
 
Ecossistema Social: Metodologia Estratégica para Social Media
Ecossistema Social: Metodologia Estratégica para Social MediaEcossistema Social: Metodologia Estratégica para Social Media
Ecossistema Social: Metodologia Estratégica para Social MediaDaniel Miura
 
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era DigitalPublicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digitalrenatofrigo
 
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...Henrique Coutinho Teixeira
 
Curso cultura e midias sociais 01o encontro
Curso cultura e midias sociais 01o encontroCurso cultura e midias sociais 01o encontro
Curso cultura e midias sociais 01o encontroThiago Fraga
 
Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810
Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810
Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810taniamaciel
 
O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...
O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...
O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...Julia Travaglini
 
O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...
O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...
O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...Julia Travaglini
 
Eye tracking e métricas na Web como ferramentas para estratégias inovadoras d...
Eye tracking e métricas na Web como ferramentas para estratégias inovadoras d...Eye tracking e métricas na Web como ferramentas para estratégias inovadoras d...
Eye tracking e métricas na Web como ferramentas para estratégias inovadoras d...Gisele Elios da Silva
 
O USO DA INTERNET/ REDES SOCIAIS PELAS EMPRESAS
O USO DA INTERNET/ REDES SOCIAIS PELAS EMPRESASO USO DA INTERNET/ REDES SOCIAIS PELAS EMPRESAS
O USO DA INTERNET/ REDES SOCIAIS PELAS EMPRESASMayara Atherino Macedo
 
Workshop Abrasel comunicacao
Workshop Abrasel comunicacaoWorkshop Abrasel comunicacao
Workshop Abrasel comunicacaoJanaina Gomes
 

Ähnlich wie As redes sociais como ferramenta mercadológica para empresas (20)

A voz dos likes: influenciadores digitais como instrumentos de marketing - Pa...
A voz dos likes: influenciadores digitais como instrumentos de marketing - Pa...A voz dos likes: influenciadores digitais como instrumentos de marketing - Pa...
A voz dos likes: influenciadores digitais como instrumentos de marketing - Pa...
 
Mídias Sociais - Conceito e Relevância
Mídias Sociais - Conceito e RelevânciaMídias Sociais - Conceito e Relevância
Mídias Sociais - Conceito e Relevância
 
Marcas e Engajamento Digital: algumas considerações
Marcas e Engajamento Digital: algumas consideraçõesMarcas e Engajamento Digital: algumas considerações
Marcas e Engajamento Digital: algumas considerações
 
fazendo marketing em ambientes virtuais
fazendo marketing em ambientes virtuaisfazendo marketing em ambientes virtuais
fazendo marketing em ambientes virtuais
 
Inteligência coletiva e mobilização
Inteligência coletiva e mobilizaçãoInteligência coletiva e mobilização
Inteligência coletiva e mobilização
 
Aula 1 introdução ao tema
Aula 1 introdução ao temaAula 1 introdução ao tema
Aula 1 introdução ao tema
 
Ecossistema Social: Metodologia Estratégica para Social Media
Ecossistema Social: Metodologia Estratégica para Social MediaEcossistema Social: Metodologia Estratégica para Social Media
Ecossistema Social: Metodologia Estratégica para Social Media
 
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era DigitalPublicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
 
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
 
Agencia Hub
Agencia HubAgencia Hub
Agencia Hub
 
Curso cultura e midias sociais 01o encontro
Curso cultura e midias sociais 01o encontroCurso cultura e midias sociais 01o encontro
Curso cultura e midias sociais 01o encontro
 
Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810
Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810
Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810
 
Massaxnicho
MassaxnichoMassaxnicho
Massaxnicho
 
O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...
O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...
O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...
 
O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...
O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...
O consumo contemporâneo, as novas mídias e a comunicação - Teoria e Técnica d...
 
Eye tracking e métricas na Web como ferramentas para estratégias inovadoras d...
Eye tracking e métricas na Web como ferramentas para estratégias inovadoras d...Eye tracking e métricas na Web como ferramentas para estratégias inovadoras d...
Eye tracking e métricas na Web como ferramentas para estratégias inovadoras d...
 
Palestra Etec
Palestra EtecPalestra Etec
Palestra Etec
 
O USO DA INTERNET/ REDES SOCIAIS PELAS EMPRESAS
O USO DA INTERNET/ REDES SOCIAIS PELAS EMPRESASO USO DA INTERNET/ REDES SOCIAIS PELAS EMPRESAS
O USO DA INTERNET/ REDES SOCIAIS PELAS EMPRESAS
 
Workshop Abrasel comunicacao
Workshop Abrasel comunicacaoWorkshop Abrasel comunicacao
Workshop Abrasel comunicacao
 
Marketing Digital
Marketing DigitalMarketing Digital
Marketing Digital
 

Kürzlich hochgeladen

Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssDespertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssGuilhermeMelo381677
 
A influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptx
A influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptxA influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptx
A influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptxVitorSchneider7
 
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - AtualizadoCatálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - AtualizadoWagnerSouza717812
 
LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.
LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.
LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.JosineiPeres
 
relatorio de estagio de terapia ocupacional.pdf
relatorio de estagio de terapia ocupacional.pdfrelatorio de estagio de terapia ocupacional.pdf
relatorio de estagio de terapia ocupacional.pdfHELLEN CRISTINA
 
Soluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdf
Soluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdfSoluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdf
Soluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdfSabrinaPrado11
 

Kürzlich hochgeladen (6)

Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssDespertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
 
A influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptx
A influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptxA influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptx
A influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptx
 
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - AtualizadoCatálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
 
LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.
LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.
LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.
 
relatorio de estagio de terapia ocupacional.pdf
relatorio de estagio de terapia ocupacional.pdfrelatorio de estagio de terapia ocupacional.pdf
relatorio de estagio de terapia ocupacional.pdf
 
Soluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdf
Soluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdfSoluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdf
Soluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdf
 

As redes sociais como ferramenta mercadológica para empresas

  • 1. Patrícia Regina Wypych As Redes Sociais como aspecto mercadológico para as empresas
  • 2. Não existia preocupação de manter um diálogo aberto com público. REAVALIAÇÃO: consumidores cada vez mais “ativos”, “barulhentos” e “conectados socialmente”. EMPRESAS = relação unilateral com o público.
  • 3. Estar em sintonia com os consumidores e construir uma relação de respeito com eles são fatores determinantes para o sucesso de uma marca hoje.
  • 4. Após o estouro da bolha pontocom, a tendência foi imaginar que as novas mídias não haviam mudado nada.
  • 5. Internet e tecnologias digitais = bases para transformações Web 2.0 : Arquitetura de participação possibilitou postura colaborativa dos internautas. Os sistemas evoluem na medida em que mais pessoas os utilizam e contribuem para o seu melhoramento.
  • 6. Consumidores estão saturados pelo número de informações proporcionadas pelo mercado e por isso se tornam cada vez mais cautelosos e céticos.
  • 7. Mídia de massa : limitação do que podia ser pensado pela restrição da produção e distribuição de informações. Poucas fontes emissoras que distribuem uma mensagem homogênea para muitos. Ciberespaço : a rede admite e requer formas próprias de mediação, é uma forma inédita de comunicação de todos com todos a distância.
  • 8. “ a internet implica o fim da mediação deriva de um preconceito teórico, que tem sua consistência e origem nas críticas antes endereçadas aos meios de comunicação de massa”. PAULO VAZ
  • 9.  
  • 10.  
  • 11. Internet definida pela Proximidade - acesso às informações de qualquer local conectado; ausência de centro de produção e transmissão. Distância (cognitiva) - muitas informações, dificultando em saber onde se encontram “ lá há o que não sei onde nem como encontrar” Limite ao ilimitado.
  • 12. Um dos desafios da comunicação em redes sociais é criar uma mensagem que se auto-propague.
  • 13. Independente da compra de mídia, a comunicação deve acontecer de forma que passe de boca a boca , ou melhor, de mouse a mouse.
  • 14. Para isso é imprescindível alguns pontos para esse novo tipo de comunicação.
  • 18. Respeito as regras do local aonde esta inserido.
  • 19. Gestão responsável do relacionamento com menores.
  • 20. Incentivo a honestidade como guia dos multiplicadores.
  • 21. Proteção à privacidade e permissão.
  • 23.
  • 24.
  • 25. O consumidor não só controla as mensagens que recebe como está em constante movimento.
  • 26. Deixamos de viver numa era de interrupção , de mensagens comerciais bombardeadas e controladas pelos anunciantes. Para vivermos num novo e excitante paradigma: o da conversação e colaboração !
  • 27.
  • 28. “ Mais do que anunciar, é analisar as opiniões sobre um tema. Mais do que divulgar, é discutir os aspectos positivos e negativos de um serviço, afim de direcionar os esforços de uma campanha publicitária ao encontro dos anseios de seu target.”
  • 29. Consumo Processo coletivo Inteligência coletiva
  • 30. Inteligência Coletiva União de informações/conteúdo de várias pessoas diferentes associadas, criando recursos e unindo habilidades.
  • 31. Processo colaborativo Processo de consumidor De baixo para cima Consumidores estão aprendendo a utilizar as diferentes tecnologias para ter um controle mais completo sobre o fluxo da mídia e para interagir com outros consumidores. De cima para baixo Empresas estão aprendendo a acelerar o fluxo de conteúdo de mídia pelos canais de distribuição para aumentar as oportunidades de lucros, ampliar mercados e consolidar seus compromissos com o público.
  • 32. As promessas desse novo ambiente de mídia provocam expectativas de um fluxo mais livre de ideias e conteúdos.
  • 33. “ O consumidor ideal é ativo, comprometido emocionalmente e parte de uma rede social . Ver o anúncio ou comprar o produto já não basta; a empresa convida o público para entrar na comunidade da marca. Não entanto, se tais afiliações incentivam um consumo mais ativo, essas mesmas comunidades podem também tornar-se protetoras de integridade das marcas e, portanto, críticas das empresas que solicitam sua fidelidade (Jenkins, 2008).”
  • 34. As empresas estão cada vez mais antenadas sobre a importância econômica desse conteúdo gerado pelo consumidor, procurando aproveitá-lo da melhor maneira possível em suas estratégias de marketing. Também resulta dessa fase de web participativa, a ascensão das chamadas mídias sociais , fundamentais nesse processo de convergência.
  • 35. A inserção neste vasto mundo digital é quase que obrigatória: um número cada vez maior de stakeholders destas organizações está participando de conversas nas redes: funcionários, consumidores, fornecedores, comunidade...
  • 36. Mídias Sociais é uma imersão neste universo de transparência nas relações entre empresa e consumidores; Ela consiste em um poderoso instrumento dos consumidores contemporâneos, já que possibilitam que eles expressem e propaguem as sua devoção e o seu rancor a determinada marca.
  • 37. EMPRESAS = forçadas a definir novas formas de relacionamento com seu público. Maneira mais eficiente que encontraram foi se apropriando também das mídias sociais. Mídias Sociais como blogs, e microblogs têm se destacado como ferramentas que ajudam nessa mudança de posturas das empresas, pois facilitam o processo de conversação, inspirando assim sentimento de confiança entre os consumidores.
  • 38. Os consumidores querem ser representados, mas não explorados. Não se contentam mais em serem consumidores passivos, e satisfazem cada vez mais ao seu desejo de livre escolha, conveniência, personalização e controle projetando, produzindo e distribuindo seus próprios produtos.
  • 39. 67,5 milhões de pessoas têm acesso a internet no Brasil. (crescimento de 1,7% em relação ao terceiro trimestre e de 8,2% em relação ao primeiro trimestre de 2009) Segundo AdRelevance, que monitora a publicidade na Internet, os sites de educação também apresentaram em fev de 2010 elevada atividade publicitária. Na categoria comunidades (incluindo sites de redes sociais) atingiu em fev 31,7 milhões de pessoas e 86,3% dos usuários ativos. Tempo médio de cada pessoa na categoria é de 4 horas e 28 minutos. Pesquisa Nielsen, março 2010
  • 41. As recomendações pessoais e opiniões de consumidores publicadas online são as formas mais confiáveis de publicidade global. 90% dos entrevistados confiam nas recomendações de pessoas conhecidas. 70% em opiniões de consumidores disponíveis na internet, mesmo que sejam desconhecidos. (Pesquisa realizada com 25 mil consumidores da internet de 50 países . ) Pesquisa Nielsen, julho 2009
  • 42. O uso da mídia social influência hábitos de pesquisa bens e serviços. Mais de 90 % dos entrevistados estão, de alguma forma, envolvidos com tecnologias colaborativas. - 87% possuem perfil em algum site de relacionamento - 91% possuem interesse em blogs - 87 %utilizam Wikis como fonte de informação (Pesquisa realizada com 600 usuários na Campus Party) Pesquisa IBOPE, janeiro 2010
  • 43. Era da recomendação “ Os novos formadores de opiniões somos nós. Agora, a propaganda boca a boca é uma conversa pública, que se desenvolve nos comentários dos blogs e nas resenhas de clientes, comparadas e avaliadas de maneira exaustiva.” Chris Anderson – Calda Longa
  • 44. “ É mais relevante saber o que as pessoas estão falando nas redes sociais do que a própria mídia”. Steven Johnson Conferencia das Cidades Inovadoras 2010
  • 45. “ Estamos em uma era de transição midiática, marcada por decisões táticas e com isso, conseqüentemente inesperadas.” Ithiel de Sola Pool, falecido político e cientista do M.I.T, considerado profeta da convergência e dos meios de comunicação.