Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Palestra Espírita - Missão dos espíritas

9.238 Aufrufe

Veröffentlicht am

Palestra espírita baseada em O Evangelho segundo o Espiritismo – Cap. XX – Item 4)

Veröffentlicht in: Seele & Geist

Palestra Espírita - Missão dos espíritas

  1. 1. MISSÃO DOSESPÍRITAS (E.S.E – Cap. XX – Item 4)
  2. 2. Espiritualista x Espírita
  3. 3. O que vem a ser uma missão? 1. Tarefa de que se foi encarregado: ter a missão de controlar algo; 2. Conjunto de pessoas encarregadas de fazer algo: ser enviado em missão. (Dicionário Léxico)
  4. 4. Reflexão:Q. 115, de “O livro dos Espíritos”
  5. 5. O consolador prometido “Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente não o conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito.” (JOÃO, cap. XIV, v. 15 a 17 e 26.)
  6. 6. “A quem muito foi dado, muito será cobrado”. (LUCAS: 12,48)
  7. 7. “(...) É chegada a hora em que deveis sacrificar os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas futilidades, à sua propagação. Ide e pregai: os Espíritos elevados estão convosco. Falareis, certamente, a pessoas que não quererão escutar a palavra de Deus, porque essa palavra os convida incessantemente ao sacrifício. (...)” (E.S.E – Cap. XX – Item 4)
  8. 8. (...) Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que nos vos concedeu. Mas, cuidado, que entre os chamados para o Espiritismo, muitos se transviaram; reparai, pois, vosso caminho e segue a verdade. (...) (E.S.E – Cap. XX – Item 4)
  9. 9. Se entre os chamados para o Espiritismo, muitos se transviaram, quais os sinais pelos quais reconheceremos os que se acham no bom caminho?
  10. 10. “Podeis reconhecê-los pelo ensino e a prática dos verdadeiros princípios da caridade; pela consolação que distribuírem aos aflitos; pelo amor que dedicarem ao próximo; pela sua abnegação e o seu desinteresse pessoal. Podeis reconhecê-los, finalmente, pela vitória dos seus princípios, porque Deus querque a Sua lei triunfe, e os que a seguem são os escolhidos e Ele lhes dará a vitória. (...)” (E.S.E – Cap. XX – Item 4)
  11. 11. Temos que sacrificar nossos hábitos:• Maledicência;• Trabalho em excesso para ter em excesso.
  12. 12. As brechas:- A vaidade e a presunção;- A depressão;- O apelo genésico;- Os bens materiais;- A desculpa (falta de tempo).
  13. 13. "A pessoa, que nem sequer concebe o mau pensamento,já realizou o progresso; aquela que ainda tem essepensamento, mas o repele, está em vias de realizá-lo; e,por fim, aquele que tem esse pensamento e nela secompraz, ainda está sob toda a força do mal.Numa, o trabalho está feito; nas outras, está por fazer".(E.S.E – Cap. VIII)
  14. 14. REFORMA ÍNTIMA “Conhece-te a ti mesmo” (Q. 919 e 920 – O livro dos Espíritos)
  15. 15. “O verdadeiro espírita vê as coisas destemundo de um ponto de vista tão elevado; elaslhe parecem tão pequenas, tão mesquinhas, apar do futuro que o aguarda; a vida se lhemostra tão curta, tão fugaz, que, aos seusolhos, as tribulações não passam de incidentesdesagradáveis, no curso de uma viagem”. (Introdução – O livro dos Espíritos)
  16. 16. “(...) Reconhece-se o verdadeiro espírita pela suatransformação moral e pelos esforços que empregapara domar suas más inclinações. (...)” (ESE. Cap. XVII, Item 4 – Os bons Espíritas)
  17. 17. A missão dos espíritas:efetivar a vinda do Consolador prometido.
  18. 18. Divulgação do Espiritismo"A maior caridade em favor do Espiritismo é a suadivulgação.” (Emmanuel)
  19. 19. Divulgação do EspiritismoReflexão: “Enquanto espíritas, devemos ir àspraças pregar a nossa fé? Seria isso parte damissão dos Espíritas, ou seria isso apenasproselitismo?”(O que é o Espiritismo. Cap. I – “O crítico”)
  20. 20. Espíritas: trabalhadores da última hora "Bons espíritas, meus bem-amados, sois todos obreiros da última hora. Bem orgulhoso seria aquele que dissesse: Comecei o trabalho ao alvorecer do dia e só o terminarei ao anoitecer. Todos viestes quando fostes chamados, um pouco mais cedo, um pouco mais tarde, para a encarnação cujos grilhões arrastais; mas há quantos séculos e séculos o Senhor vos chamava para a sua vinha, sem que quisésseis penetrar nela! (...)" - Constantino, Espírito Protetor. (Bordéus, 1863)
  21. 21. "Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento;instruí-vos, este o segundo.” (O Espírito da Verdade)
  22. 22. “Meus discípulos serão reconhecidos por muito se amarem.” (Jesus)
  23. 23. Referências: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec O Livro dos Espíritos - Allan Kardec O que é o Espiritismo - Allan Kardec Bíblia

×