2. De acordo com o DSM.IV , um Transtorno de Personalidade é um padrão persistente de vivência íntima ou comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é invasivo e inflexível, tem seu início na adolescência ou começo da idade adulta, é estável ao longo do tempo e provoca sofrimento ou prejuízo.
3. A palavra borderline significa: 1. fronteiriço; 2. incerto, no meio de; 3. limítrofe, beirando o limite estabelecido.
4. Antigamente o termo borderline era usado para nomear indivíduos que apresentavam características tanto neuróticas quanto psicóticas mas, ao mesmo tempo, não se encaixavam em nenhum dos dois conceitos. Com o tempo foram percebendo que esses indivíduos tinham uma estrutura especifica, um território próprio.
5. Na atual classificação da Organização Mundial de Saúde, CID.10 , o distúrbio denominado Personalidade Borderline está incluído no capítulo dos Transtornos de Personalidade Emocionalmente Instável. Este transtorno se subdivide em 2 tipos: o Tipo Impulsivo e o Tipo Borderline.
6. Pelo Manual de Diagnóstico e Estatística das Doenças Mentais da Associação Norte-Americana de Psiquiatria, o DSM.IV , vê-se que a característica essencial do Transtorno da Personalidade Borderline é um padrão comportamental de instabilidade nos relacionamentos interpessoais, na auto-imagem e nos afetos.
7. Critérios Diagnósticos para F60.31 - 301.83 Transtorno da Personalidade Borderline Um padrão invasivo de instabilidade dos relacionamentos interpessoais, auto-imagem e afetos e acentuada impulsividade que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos, como indicado por cinco (ou mais) dos seguintes critérios:
9. (2) um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos, caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização
10. (3) perturbação da identidade: instabilidade acentuada e resistente da auto-imagem ou do sentimento de self
11. em pelo menos duas áreas potencialmente prejudiciais à própria pessoa (por ex., gastos financeiros, sexo, abuso de substâncias, direção imprudente, comer compulsivamente). (4) impulsividade
12. (5) recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante (5) recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante
13. (6) instabilidade afetiva devido a uma acentuada reatividade do humor (por ex., episódios de intensa disforia, irritabilidade ou ansiedade geralmente durando algumas horas e apenas raramente mais de alguns dias)
15. (8) raiva inadequada e intensa ou dificuldade em controlar a raiva (por ex: demonstrações freqüentes de irritação, raiva constante, lutas corporais recorrentes)
16. (9) ideação paranóide transitória e relacionada ao estresse ou severos sintomas dissociativos
17. O TPB é diagnosticado: Predominantemente em mulheres, as quais compões cerca de 75% dos casos; em cerca de 2% da população geral; em cerca de 10% dos pacientes de consultórios psiquiátricos; e em cerca de 20% dos pacientes psiquiátricos internados.
18. PSICOTERAPIA ERICKSONIANA *Limites *Equilíbrio *Auto-estima *Feridas Emocionais *Controle das compulsões/impulsos Tratamento Psiquiátrico Estabilizadores de humor, antidepressivos e tranquilizantes
19. -> Lua de Fel -> Atração Fatal -> Ondas do Destino -> Madame Bovary -> A Professora de Piano -> Crepúsculo dos Deuses -> Piaf – Um Hinor ao Amor -> Maysa (série da GLOBO) Filmes com personagens borderlines
20. “ Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre!" Clarice Lispector