Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
Introdução ao Java
Mario Jorge Pereira
Objetivos
●Descrever as principais características da tecnologia Java
●Escrever, compilar e executar uma aplicação simples...
Sobre a Tecnologia Java
●A tecnologia Java é uma linguagem de programação e uma
plataforma.
●Principais Objetivos
○Proporc...
A Linguagem de Programação Java
A linguagem de programação Java é uma linguagem de alto
nível que pode ser caracterizada p...
A Linguagem de Programação Java
●O código fonte é escrito em arquivos com a extensão .
java.
●O arquivos .java são compila...
A Linguagem de Programação Java
Os arquivos .class da aplicação são executados sobre a
máquina virtual Java.
Existe máquin...
A Plataforma Java
●Uma plataforma é o ambiente de hardware ou software
em que um programa é executado.
●A maioria das plat...
Java Virtual Machine
●A Java Virtual Machine, é a base para a plataforma Java e é
portado para diversas plataformas basead...
Tecnologia Java
●Java é uma linguagem de propósito geral
●A plataforma oferece a você o seguinte:
○Ferramentas de desenvol...
O que promete o Java
●A tecnologia Java promete:
●Simplicidade
●Qualidade
●Produtividade
●Portabilidade
O "Olá Mundo!"
Como compilar e executar um simples "Olá Mundo!"?
Para escrever o programa, você vai precisar:
1. O Java SE...
O "Olá Mundo!"
Criando o código fonte:
No editor de textos de sua preferência digite:
/ **
* A classe OlaMundoApp implemen...
O "Olá Mundo!"
1. Salve o arquivo com o nome OlaMundoApp.java.Abra o
terminal ou prompt de comando.
2. Compile
○Digite: ja...
O "Olá Mundo!"
Agora que você executou o programa detalhar o código.
Em negrito temos os comentários, eles são ignorados p...
O "Olá Mundo!"
Java possui 3 tipos de comentários:
/* text */
Múltiplas, linhas, o compilador ignora tudo entre /* e a */....
O "Olá Mundo!"
Em negrito é o bloco de definição de classe.
/ **
* A classe OlaMundoApp implementa uma
* aplicação que sim...
O "Olá Mundo!"
class nome {
...
}
A palavra-chave class começa a definição de classe para
uma classe chamada name e o códi...
O "Olá Mundo!"
O texto em negrito é a definição do método main :
/ **
* A classe OlaMundoApp implementa uma
* aplicação qu...
O "Olá Mundo!"
Em Java um programa deve conter pelo menos um método
main cuja assinatura é:
public static void main(String...
O "Olá Mundo!"
A linha: System.out.println ("Olá Mundo!");
A classe System da API java serve para imprimir a mensagem "O
M...
Erros Comuns - Compilação
Microsoft Windows
'javac' is not recognized as an internal or
external command, operable program...
Erros Comuns - Compilação
Sistemas UNIX
javac: Command not found
Sistema Operacional não encontrou o compilador javac.
Ver...
Erros Comuns - Execução
Exception in thread "main" java.lang.
NoClassDefFoundError: Programa
java não consegue encontrar o...
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Introdução ao java Alo Mundo

1.252 Aufrufe

Veröffentlicht am

Veröffentlicht in: Technologie

Introdução ao java Alo Mundo

  1. 1. Introdução ao Java Mario Jorge Pereira
  2. 2. Objetivos ●Descrever as principais características da tecnologia Java ●Escrever, compilar e executar uma aplicação simples da tecnologia Java ●Descrever a função da Java virtual machine (JVM) ●Definir o que é a coleta de lixo
  3. 3. Sobre a Tecnologia Java ●A tecnologia Java é uma linguagem de programação e uma plataforma. ●Principais Objetivos ○Proporcionar uma linguagem de fácil uso e Orientada a Objetos ○Proporcionar um ambiente interpretado para aumentar a velocidade do desenvolvimento e permitir a portabilidade do código
  4. 4. A Linguagem de Programação Java A linguagem de programação Java é uma linguagem de alto nível que pode ser caracterizada por todas as palavras a seguir: Simples Arquitetura neutra Orientada a objeto Portável Distribuída Alto desempenho Multithre Robusta Dinâmica Segura O paper, The Java Language Environment escrito por James Gosling e McGilton Henry, detalha cada um das características citadas acima.
  5. 5. A Linguagem de Programação Java ●O código fonte é escrito em arquivos com a extensão . java. ●O arquivos .java são compiladas em arquivos .class, pelo javac , o compilador. ●Os arquivos .class contém bytecodes (linguagem da Java Virtual Machine), não contém código nativo para o processador. ●Para executar a sua aplicação utiliza-se o comando java em uma instância do Java Virtual Machine.
  6. 6. A Linguagem de Programação Java Os arquivos .class da aplicação são executados sobre a máquina virtual Java. Existe máquina virtual Java disponível para diferentes sistemas operacionais: ●Microsoft Windows ●Solaris OS ●Linux ●Mac OS Através da máquina virtual Java, o mesmo aplicativo é capaz de rodar em múltiplas plataformas.
  7. 7. A Plataforma Java ●Uma plataforma é o ambiente de hardware ou software em que um programa é executado. ●A maioria das plataformas podem ser descritas como uma combinação de sistema operacional e hardware subjacente. ●A plataforma Java é uma plataforma de software que roda em cima de outras plataformas que tem hardware subjacente. ●A plataforma Java tem dois componentes: ○A Java Virtual Machine ○O Java Application Programming Interface (API)
  8. 8. Java Virtual Machine ●A Java Virtual Machine, é a base para a plataforma Java e é portado para diversas plataformas baseadas no hardware. ●A API é uma coleção de componentes de software que fornece diversos recursos para construção de aplicações. A API e Java Virtual Machine isolam o programa a partir da plataforma baseada no hardware (Sistemas Operacionais).
  9. 9. Tecnologia Java ●Java é uma linguagem de propósito geral ●A plataforma oferece a você o seguinte: ○Ferramentas de desenvolvimento: tudo que você precisa para compilar, executar, monitoramento, depuração e documentar de seus aplicativos . ○API: classes prontas para uso em seus próprios aplicativos. ○Tecnologias de implantação: mecanismos para implantação de aplicativos para usuários finais. ○Ferramentas para Interface : mecanismos que ajudam a criação de interfaces gráfica de usuário (GUI). ○Bibliotecas de integração: permitir o acesso a bancos de dados e manipulação de objetos remotos.
  10. 10. O que promete o Java ●A tecnologia Java promete: ●Simplicidade ●Qualidade ●Produtividade ●Portabilidade
  11. 11. O "Olá Mundo!" Como compilar e executar um simples "Olá Mundo!"? Para escrever o programa, você vai precisar: 1. O Java SE Development Kit 6 (JDK 6)Faça o download da JDK de acordo com sua plataforma e instale. (Certifique-se de baixar o JDK, e não o JRE). 2. Um editor de textoPor exemplo, o Bloco de Notas, um editor simples incluídas com as plataformas Windows. Isso é tudo que você precisa para escrever seu primeiro programa.
  12. 12. O "Olá Mundo!" Criando o código fonte: No editor de textos de sua preferência digite: / ** * A classe OlaMundoApp implementa uma * aplicação que simplesmente imprime * "Olá Mundo!" para a saída padrão. **/ class OlaMundoApp{ public static void main (String args []) { System.out.println("Olá Mundo!"); //Imprime. } } * Digite o código exatamente como esta java é case-sensitive
  13. 13. O "Olá Mundo!" 1. Salve o arquivo com o nome OlaMundoApp.java.Abra o terminal ou prompt de comando. 2. Compile ○Digite: javac OlaMundoApp.java ○Isso vai criar o arquivo OlaMundoApp.class ○O comando deve ser digitado no mesmo caminho (pasta) em que esta o arquivo. 3. Execute ○Digite: javac OlaMundoApp ○Deve aparecer no terminal o texto: Olá Mundo! Parabéns! Seu programa funciona!
  14. 14. O "Olá Mundo!" Agora que você executou o programa detalhar o código. Em negrito temos os comentários, eles são ignorados pelo compilador, mas são de grade ajuda para os desenvolvedores. / ** * A classe OlaMundoApp implementa uma * aplicação que simplesmente imprime * "Olá Mundo!" para a saída padrão. **/ class OlaMundoApp{ public static void main (String args []) { System.out.println("Olá Mundo!"); //Imprime. } }
  15. 15. O "Olá Mundo!" Java possui 3 tipos de comentários: /* text */ Múltiplas, linhas, o compilador ignora tudo entre /* e a */. /** documentation */ Comentário de documentação. O javadoc usa comentários de documentação na elaboração de documentação gerada automaticamente. // text Uma linha o compilador ignora tudo, desde // para o fim da linha.
  16. 16. O "Olá Mundo!" Em negrito é o bloco de definição de classe. / ** * A classe OlaMundoApp implementa uma * aplicação que simplesmente imprime * "Olá Mundo!" para a saída padrão. **/ class OlaMundoApp { public static void main (String args []) { System.out.println("Olá Mundo!"); //Imprime. } }
  17. 17. O "Olá Mundo!" class nome { ... } A palavra-chave class começa a definição de classe para uma classe chamada name e o código de cada classe aparece entre o abrir e fechar uma chave em negrito acima. Por enquanto é suficiente saber que cada classe começa com uma definição de classe.
  18. 18. O "Olá Mundo!" O texto em negrito é a definição do método main : / ** * A classe OlaMundoApp implementa uma * aplicação que simplesmente imprime * "Olá Mundo!" para a saída padrão. **/ class OlaMundoApp { public static void main (String args []) { System.out.println("Olá Mundo!"); //Imprime. } }
  19. 19. O "Olá Mundo!" Em Java um programa deve conter pelo menos um método main cuja assinatura é: public static void main(String[] args) ●public e static são modificadores podem ser escritos em qualquer ordem, mas a convenção é usar public static ●O método main é o ponto de entrada da sua aplicação, o primeiro método a ser executado, através dele deve-se chamar todos os outros métodos. ●O main método aceita um array de String, essa é a forma de passar informações para seu aplicativo. Por exemplo: java MyApp arg1 arg2
  20. 20. O "Olá Mundo!" A linha: System.out.println ("Olá Mundo!"); A classe System da API java serve para imprimir a mensagem "O Mundo!" na saída padrão. / ** * A classe OlaMundoApp implementa uma * aplicação que simplesmente imprime * "Olá Mundo!" para a saída padrão. **/ class OlaMundoApp { public static void main (String args []) { System.out.println("Olá Mundo!"); //Imprime. } }
  21. 21. Erros Comuns - Compilação Microsoft Windows 'javac' is not recognized as an internal or external command, operable program or batch file Windows não consegue encontrar o compilador ( javac ). Verifique se o JDK esta instalado ou se esta no path. Class names, 'Programa', are only accepted if annotation processing is explicitly requested Esqueceu de incluir a extensão .java na tentativa de compilar o programa. O comando é javac Programa.java e não javac Programa.
  22. 22. Erros Comuns - Compilação Sistemas UNIX javac: Command not found Sistema Operacional não encontrou o compilador javac. Verifique se o JDK esta instalado ou se foi incluído no PATH Class names, 'Programa', are only accepted if annotation processing is explicitly requested Esqueceu de incluir a extensão .java na tentativa de compilar o programa. O comando é javac Programa.java e não javac Programa.
  23. 23. Erros Comuns - Execução Exception in thread "main" java.lang. NoClassDefFoundError: Programa java não consegue encontrar o arquivo de bytecode, Programa.class.Verifique onde esta o arquivo .class. Exception in thread "main" java.lang. NoClassDefFoundError: Programa/class Tentando executar java Programa.class quando o correto é java Programa. Exception in thread "main" java.lang. NoSuchMethodError: main A máquina virtual Java requer que a classe a ser executada tenha um método main.

×