Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

TCF sobre Gravidez na adolescência

Trabalho de Conclusão do Fundamental/PE

  • Loggen Sie sich ein, um Kommentare anzuzeigen.

TCF sobre Gravidez na adolescência

  1. 1. 1 ADRIANO JOSÉ GOMES FILHO AÉZELY DA SILVA SANTOS FÁTIMA KAUANY FEIJÓ ALVES GIVELLY MARIA SILVA LINS JOSÉ AURILÉCIO FUSTINO DA SILVA ARAÚJO STEPHANE VITÓRIA GOMES DA SILVA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: UM PROBLEMA SOCIAL Trabalho de Conclusão do Ensino Fundamental apresentado à EREM Dr. Jaime Monteiro como requisito parcial para aprovação, sob a orientação da Professora Márcia Oliveira da Silva. GAMELEIRA – PE 2016
  2. 2. 2 Dedicamos este trabalho aos nossos pais pelo amor, carinho, dedicação e incentivo, pois são eles a razão de nossa existência.
  3. 3. 3 Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de seres humanos que falem sua linguagem e sejam capazes de penetrar-lhes o coração. (Augusto Cury)
  4. 4. 4 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO............................................................................................ 05 JUSTIFICATIVA............................................................................................... 06 PROBLEMA MOBILIZADOR........................................................................ 07 OBJETIVOS....................................................................................................... 08 CAPÍTULO I CONSTRUINDO REFERÊNCIAS.................................................................. 09 1.1 Entendendo a Adolescência........................................................................... 1.2 Crises e Angústias......................................................................................... 1.3 Conflitos x Amadurecimento....................................................................... 1.4 Motivos que levam à gravidez na adolescência.......................................... 1.5 Assumindo responsabilidades...................................................................... ETAPAS.............................................................................................................. RECURSOS........................................................................................................ CRONOGRAMA.............................................................................................. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................ REFERÊNCIAS................................................................................................... APÊNDICE.......................................................................................................... ANEXOS..............................................................................................................
  5. 5. 5 APRESENTAÇÃO Ver adolescentes grávidas ou segurando seus bebês nos ambientes da escola está tão comum que pode até passar despercebido. Mas a situação é muito preocupante, visto que essas garotas não estão de fato prontas para assumir a responsabilidade de criar, educar e prover uma criança, sendo elas mesmas ainda dependentes de seus pais ou responsáveis. De acordo com Tiba (1996), o amadurecimento sexual do adolescente acontece na mesma rapidez que o emocional e intelectual, iniciando assim, o processar na formação de valores de independência, que acaba por gerar pensamentos e atitudes contraditórios, especialmente quanto a parceiros e profissões. Sabendo-se que a gravidez numa idade tão precoce acarreta inúmeras complicações tanto físicas quanto emocionais e comportamentais, despertou-se na equipe o interesse de pesquisar as principais e reais causas que levam tanto meninas quanto meninos constituírem família cedo.
  6. 6. 6 JUSTIFICATIVA Sabendo-se que a gravidez numa idade tão precoce acarreta inúmeras complicações tanto físicas quanto emocionais e comportamentais, foi despertado na equipe o interesse de pesquisar as principais e reais causas que levam tanto meninas quanto meninos constituírem família cedo. Foi na tentativa de entender esses motivos que surgiu a ideia de entrevistar adolescentes da EREM Dr. Jaime Monteiro. Além das meninas, os adolescentes pais também foram incluídos na pesquisa. A partir dos resultados obtidos, foi possível desenvolver este Trabalho de Conclusão do Fundamental e sensibilizar a comunidade escolar sobre os riscos de se manter uma vida sexualmente ativa, mas sem responsabilidade.
  7. 7. 7 PROBLEMA MOBILIZADOR Nos últimos meses o número de alunas grávidas aumentou de tal forma que virou assunto nas rodas de conversa dentro e fora da escola. Essas futuras mães perdem aulas com frequência e, na maioria das vezes, abandonam os estudos para cuidar do bebê. Essa situação tão comum atualmente fez surgir os seguintes questionamentos: Por que o índice de adolescentes grávidas aumentou tanto este ano na EREM Dr. Jaime Monteiro? Quais motivos induzem a essas meninas a engravidar precocemente?
  8. 8. 8 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Sensibilizar a comunidade escolar sobre os impactos causados na vida dos adolescentes que tornam-se pais precocemente. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Promover entre os adolescentes o senso de responsabilidade em relação à vida sexual;  Reconhecer a importância dos métodos contraceptivos na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez indesejada;  Promover palestra para as alunas mães e alunas gestantes com a participação dos membros do Projeto Mãe Coruja.
  9. 9. 9 CAPÍTULO I CONSTRUINDO REFERÊNCIAS 1.1 Entendendo a Adolescência A puberdade é um período onde os jovens tem mais dificuldades. Em relação ao mesmo, podemos dizer que a puberdade se resume em um processo de amadurecimento fisiológico, intensifica-se também um impulso sexual, e o contato com o corpo adquire um caráter exploratório, de descobertas de novas sensações pela erotização genital, impulsionando os adolescentes a iniciar uma busca por parceiros, deixando de lado os relacionamentos infantis. Os jovens buscam uma nova identidade, onde os aspectos infantis são inexistentes. Porém existe aspectos negativos, onde os jovens vê-se obrigados a reformular todos os conceitos que até então tinham de si. 1.2 Crises e Angústia Numa tentativa de mudar os hábitos, o adolescente se encontra perdido nas referências de tempo – a infância do passado e a vida adulta do futuro – o que gera grande angústia por parte dos mesmos. As variações de humor também é um dos traços típicos dessa fase, consequências das variações hormonais e da ansiedade gerada pelas inúmeras experiências e descobertas que o adolescente passa a vivenciar com intensidade.
  10. 10. 10 1.3 Conflitos x Amadurecimento Nesta fase há um significativo ganho psíquico e intelectual e, consequentemente, uma auto-promoção - crê que sabe de tudo. Diante desse pensamento, o adolescente normalmente se rebela e elabora seu próprio conjunto de valores e regras, muitas vezes opostos aos considerados corretos até então. Quando a reconhece nas pessoas de seu interesse, ela pode influenciar de maneira importante sua forma de agir e pensar. Esses conflitos, entre as normas vigentes e sua nova visão de mundo impedem, muitas vezes, o adolescente a recorrer a ambientes mais favoráveis. Insere-se em grupos que o aceitam e proporcionam segurança e estima pessoal, devido às identificações entre os seus integrantes. Pouco a pouco, porém, desvincula-se e assume su própria identidade adulta. 1.4 Motivos que levam à gravidez na adolescência 1.5 Assumindo responsabilidades
  11. 11. 11 ETAPAS
  12. 12. 12 RECURSOS Para a realização dessa pesquisa foram utilizados os seguintes materiais:  Livros de Ciências e de Biologia;  Entrevistas com meninas mães e meninos que já são pais;  Documentário Meninas Grávidas, retirado do youtube;  Pesquisa em sites específicos;  Palestra com a equipe do Mãe Coruja
  13. 13. 13 CRONOGRAMA Atividades AGO SET OUT NOV Orientação sobre TCF X X X Formação da equipe X Escolha do tema X Definição do produto final X Pesquisa bibliográfica X X X Pesquisa de campo X X Análise dos dados pesquisados X X Elaboração do sumário provisório X Produção dos textos X X Palestra com a equipe do Projeto Mãe Coruja X Revisão dos textos X X X Aplicação de entrevistas X Produção de slide X Entrega do TCF X Apresentação do TCF X
  14. 14. 14 CONSIDERAÇÕES FINAIS Gravidez na adolescência. Dentre os fatos que foram apresentados até agora, Percebemos que esse é assunto que vem chamando atenção do todos, principalmente de médicos, e de pais que estão convivendo com isso dentro de suas casas. Essas meninas, após descobrir a gravidez pensão em várias coisas inclusive no aborto, muitas fazem isso cm medo de que sua família e até mesmo o pai da criança não aceite que ela venha ao mundo. E outras resolvem contar assim que descobrem a gravidez, para cuidar e realizar todos os processos que esse período precisa, quanto mais antes se iniciar o pré – natal menor será o risco de complicações na gestação. O diálogo entre pais e filhos é fundamental, até mesmo o de uma profissional dessa área que possa esclarecer qualquer tipo de dúvida que a adolescente possas ter, em relação a como se prevenir nas próximas relações para que isso só aconteça quando realmente ambos estiverem preparados. Eles estarão assumidos um compromisso que é o de criar, educar e sustente a criança até o dia em que ela se considera responsável de se própria, até lá toda a atenção do casal será do bebé. Então eles percebem que criar uma criança antes do tempo não é nada fácil, por isso previna – se, use camisinha e outros métodos contraceptivos que também ajuda a prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis.
  15. 15. 15 REFERÊNCIAS http://fernandalguimaraes.blogspot.com.br/2011/04/entendendo-adolescencia-em-breve.html
  16. 16. 16 APÊNDICE
  17. 17. 17 ANEXOS
  18. 18. 18

×