Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
Ano Lectivo: 2008/20092008/20092008/20092008/2009
(2(2(2(2ºPeríodo)ºPeríodo)ºPeríodo)ºPeríodo)
EB1/JI de AtalaiãoEB1/JI de...
“A que sabe a lua?“A que sabe a lua?“A que sabe a lua?“A que sabe a lua?””””
Michael Grejniec
Kalandraka
1ªSessão1ªSessão1ªSessão1ªSessão
. A professora fez uma leitura oral da história “A que sabe a lua?”, sem ler o final;
. O...
6ºSessão6ºSessão6ºSessão6ºSessão
. Apresentação aos colegas do Pré-escolar do teatro de fantoches. (Semana da Leitura)
777...
RRRREFLEXÃOEFLEXÃOEFLEXÃOEFLEXÃO
. Os alunos gostaram imenso da história, empenharam-se no desenvolvimento das actividades...
Projecto a que sabe a lua
Projecto a que sabe a lua
Projecto a que sabe a lua
Projecto a que sabe a lua
Projecto a que sabe a lua
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Projecto a que sabe a lua

1.241 Aufrufe

Veröffentlicht am

guião/fichas leitura

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Projecto a que sabe a lua

  1. 1. Ano Lectivo: 2008/20092008/20092008/20092008/2009 (2(2(2(2ºPeríodo)ºPeríodo)ºPeríodo)ºPeríodo) EB1/JI de AtalaiãoEB1/JI de AtalaiãoEB1/JI de AtalaiãoEB1/JI de Atalaião “A que sabe a lua?“A que sabe a lua?“A que sabe a lua?“A que sabe a lua?”””” Michael Grejniec Kalandraka Docente:Docente:Docente:Docente: Paula Lança Turma:Turma:Turma:Turma: 1ºAno C JaneiroJaneiroJaneiroJaneiro • Leitura feita pela professora aos alunos; • Com a ajuda da professora, os alunos são desafiados a tirar conclusões sobre o final da história; • Os alunos identificam: - as personagens principais e secundárias; - o espaço e o tempo onde se desenvolve a acção; FevereiroFevereiroFevereiroFevereiro • Desenhar individualmente o momento preferido da história; • Em esponja efectuar os animais da história e colar um pauzinho; • Ensaiar um teatro de fantoches com os referidos animais, a apresentar na semana da leitura; • Escrever frases sobre os diferentes animais que entram na história; MarçoMarçoMarçoMarço • Apresentar o teatro de fantoches aos colegas do pré-escolar; • Ditado de palavras da história; • Escrever palavras da história no plural; • Inventar uma história idêntica mas com outros animais; • Recortar os animais e elaborar a capa da brochura. Avaliação:Avaliação:Avaliação:Avaliação: * A avaliação realizar-se-á em dois momentos: - No decorrer da elaboração dos trabalhos, com base em: observação directa; registos; folhetos; trabalhos de grupo; trabalhos individuais. - Na apresentação dos mesmos.
  2. 2. “A que sabe a lua?“A que sabe a lua?“A que sabe a lua?“A que sabe a lua?””””
  3. 3. Michael Grejniec Kalandraka
  4. 4. 1ªSessão1ªSessão1ªSessão1ªSessão . A professora fez uma leitura oral da história “A que sabe a lua?”, sem ler o final; . Os alunos são desafiados pela docente para tirar conclusões sobre o final da história; . Desenharam o final que cada um imaginou; 2222ªSessãoªSessãoªSessãoªSessão . A professora solicitou a alguns alunos que relembrassem a história oralmente; . O grupo respondeu às questões de interpretação efectuadas sobre as personagens, o espaço e o tempo da história; . Desenharam as diferentes personagens da história; 3333ªSessãoªSessãoªSessãoªSessão . A professora solicitou a alguns alunos que relembrassem a história oralmente; . Cada aluno desenhou o momento preferido da história; 4444ªSessãoªSessãoªSessãoªSessão . Alguns alunos que relembraram a história oralmente; . Os alunos desenharam os animais em esponja e colámos um pauzinho; 5ªSessão5ªSessão5ªSessão5ªSessão . Após relembrarmos a história organizámos o teatro de fantoches; . Vários alunos experimentaram a desempenhar os diferentes personagens até que escolheram os que mais gostavam;
  5. 5. 6ºSessão6ºSessão6ºSessão6ºSessão . Apresentação aos colegas do Pré-escolar do teatro de fantoches. (Semana da Leitura) 7777ªSessãoªSessãoªSessãoªSessão . Os alunos resumiram, em voz alta, a história; . Todos os alunos escreveram frases sobre os diferentes animais que entram na história; 8888ªSessãoªSessãoªSessãoªSessão . A docente ditou algumas palavrinhas da história para os alunos escreverem; . Correcção dessas mesmas palavras no quadro; 9ªSessão9ªSessão9ªSessão9ªSessão . Alguns alunos que relembraram a história oralmente; . A docente solicitou a todos os alunos que referissem palavras da história no singular e a voltassem a dizer no plural; 10ªSessão10ªSessão10ªSessão10ªSessão . Os alunos resumiram, em voz alta, a história; . A docente solicitou aos alunos que inventassem uma história idêntica mas com outros animais, tendo sugerido animais domésticos, selvagens; 11ªSessão11ªSessão11ªSessão11ªSessão . Diálogo sobre as personagens da história; . Realização da capa para a brochura que incluiu todas as actividades desenvolvidas em torno da história.
  6. 6. RRRREFLEXÃOEFLEXÃOEFLEXÃOEFLEXÃO . Os alunos gostaram imenso da história, empenharam-se no desenvolvimento das actividades, as quais efectuaram de forma bastante criativa; . Houve alunos que já conseguiram ler partes da história aos colegas por iniciativa própria, dado que estavam muito motivados para a história; . A elaboração dos animais para o teatro de fantoches e os ensaios do mesmo foram actividades que os alunos desempenharam com bastante entusiasmo; . A apresentação aos colegas do Pré-escolar foi efectuada com empenho, pois os alunos escolhidos mostraram bastante maturidade no seu desenvolvimento e resultou de forma bastante positiva; . Os alunos do Pré-escolar reagiram muito entusiasmadamente, pelas suas expressões pude perceber que gostaram e perceberam o teatro apresentado, ficaram admirados ao ouvir uma colega do ano anterior já ler uma história para eles; . Pelos comentários que me chegaram de alguns pais sobre a história e o trabalho desenvolvido também pude constatar que os alunos estiveram muito envolvidos no projecto e o mesmo os cativou; . Como projecto de leitura penso que resultou bastante bem pois tem muitos aspectos que podem ser trabalhados e explorados;

×