Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

Microbiologia-Micologia Aula 2.pptx

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Nächste SlideShare
I micologia
I micologia
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 22 Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Ähnlich wie Microbiologia-Micologia Aula 2.pptx (20)

Weitere von lvaroCosta22 (19)

Anzeige

Aktuellste (20)

Microbiologia-Micologia Aula 2.pptx

  1. 1. MICROBIOLOGIA MICOLOGIA –AULA II
  2. 2. Histórico Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte.
  3. 3. Foi o primeiro antibiótico usado, teve início em1928, com o bacteriologista escocês Alexander Fleming (1881 - 1955). Fleming notou que as bactérias presentes numa cultura morriam sempre que se desenvolvia um determinado fungo do bolor, o Penicillium notatum. Fleming chamou o fungo de penicilina.
  4. 4. CARACTERISTICAS GERAIS: Os fungos podem ser encontrados nos mais variados ambientes, preferencialmente em locais úmidos e ricos em matéria orgânica.
  5. 5. São seres:eucariontes e heterótrofos. Podem ser unicelulares e multicelulares Os representantes mais conhecidos são o bolor de pão, mofo, orelha de pau, leveduras e o cogumelo.
  6. 6. O que são seres eucariontes e procariontes? As células presentes nos seres vivos são classificadas em eucariontes e procariontes. A diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa.
  7. 7. ⦁ Decomposição de substâncias orgânicas. ⦁ Por causa do processo de fermentação são utilizados na fabricação de pão,vinhos,queijos....
  8. 8. Área que se dedica ao estudo dos fungos. A micologia médica estuda os fungos patogênicos para o homem.
  9. 9. Quando fungos causam danos aos animais ou vegetais são chamados parasitas patogênicos que passam a ser conhecido por micoses.
  10. 10. Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como: calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo (alteram o equilíbrio da pele), estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença.
  11. 11. Pode ser feito com medicação antifúngica. Dependendo da natureza da infecção, um agente tópico ou sistêmico pode ser utilizado. TRATAMENTOS PARA MICOSE
  12. 12. A prevenção de micoses tópicas pode ser feita mantendo a pele limpa e seca, assim como com boa higiene. Uma vez que infecções por fungos são contagiosas, é importante lavar depois de tocar pessoa ou animal com micose. Roupas esportivas também devem ser lavadas depois do uso.
  13. 13. ⦁ Tinea do corpo ("impingem"):contagiosa. ⦁ Tinea dos pés: causa descamação e coceira na planta dos pés.
  14. 14. ⦁ Tinea interdigital ("frieira). ⦁ Tinea inguinal ("micose da virilha, jererê"). ⦁ Intertrigo candidiásico: provocado pela levedura Cândida albicans.
  15. 15. ⦁ Tinea negra: manifesta-se pela formação de manchas escuras na palma das mãos ou plantas dos pés. É assintomática. ⦁ Piedra preta: esta micose forma nódulos ou placas de cor escura grudados aos cabelos. É assintomática. ⦁ Piedra branca: manifesta-se por concreções de cor branca ou clara aderidas aos pêlos. Atinge principalmente os pêlos pubianos, genitais e axilares e as lesões podem ser removidas com facilidade puxando-as em direção à ponta dos fios.
  16. 16. ⦁ Tinea das unhas: mais difícil de ser tratada. Pode levar anos.
  17. 17. Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa. Madre Tereza de Calcutá

×