Karatê
Alunos:
• Lucas Dias
• Elvis Oliveira
• Charles
• Érika
• Cecília
Karatê
O karatê (mão vazia, em japonês) é uma arte marcial de origem oriental.
Tomou forma em Okinawa, no século 17. Hoje ...
O que é o Karatê?
 Karatê é uma arte marcial e sistema de autodefesa que originou-se
centenas de anos atrás, em Okinawa, ...
Gichin Funakoshi (1868-1957). Fundador do estilo shotokan e
considerado o pai do karatê moderno. Funakoshi nasceu em Shuri...
Os estilos do karatê:
No karatê, existem oito grandes estilos
que são:
Goju Ryu, Shito Ryo, Shorin Ryu, Shotokan,
Wado Ryu...
Goju Ryu

Este estilo de karatê visa em buscar o equilíbrio dos opostos, das energias
antagônicas e complementares. Nele ...
Shito Ryu
 O estilo Shito Ryu, portanto, é a combinação das características do estilo
mais suave circular do Shuri-te de ...
Shoryn Ryu
 É um estilo originário de Okinawa e a partir dele outros estilos surgiram
como o Shotokan, que veremos mais a...
Shotokan
 É o estilo criado pelo “Pai do Karatê”, Gichin Funakoshi. Caracteriza-se por
bases fortes e golpes no corpo int...
Wado Ryu
 Este estilo foi fundado pelo mestre japonês Hironori Otsuka, em 1934. Wado
significa em português “caminho (do)...
Uechi Ryu
 Oriundo de Okinawa, este estilo de karatê foi criado por Kanbun Uechi.
Logo o significado de Uechi Ryu para o ...
Kyokushinkai
 Este estilo foi criado pelo coreano Masutatsu Oyama. Kyokushinkai
significa: “Kyoku”= extremo, “Shin”= verd...
Kenyu Ryu
 Este estilo foi criado por Takamassa Tomoyori, em 1939. A denominação de
Kenyu Ryu deve-se a junção de KEN (do...
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Karatê

1.573 Aufrufe

Veröffentlicht am

Um pouquinho sobre a historia do karatê e os estilos.

Veröffentlicht in: Lifestyle
0 Kommentare
1 Gefällt mir
Statistik
Notizen
  • Als Erste(r) kommentieren

Keine Downloads
Aufrufe
Aufrufe insgesamt
1.573
Auf SlideShare
0
Aus Einbettungen
0
Anzahl an Einbettungen
3
Aktionen
Geteilt
0
Downloads
68
Kommentare
0
Gefällt mir
1
Einbettungen 0
Keine Einbettungen

Keine Notizen für die Folie

Karatê

  1. 1. Karatê Alunos: • Lucas Dias • Elvis Oliveira • Charles • Érika • Cecília
  2. 2. Karatê O karatê (mão vazia, em japonês) é uma arte marcial de origem oriental. Tomou forma em Okinawa, no século 17. Hoje existem vários estilos de karatê. Chegou ao Brasil na primeira metade do século 20, com os imigrantes japoneses. Os primeiros instrutores conhecidos começaram a ensinar karatê nos anos '50. Desenvolveu-se primeiro na Bahia e em São Paulo, onde existiam vários imigrantes de Okinawa. Ensinava-se principalmente o estilo shotokan. O primeiro torneio nacional aconteceu, em 1965, em São Paulo, e a equipe da Bahia foi a campeã
  3. 3. O que é o Karatê?  Karatê é uma arte marcial e sistema de autodefesa que originou-se centenas de anos atrás, em Okinawa, mas foi fortemente influenciado por uma ainda mais antiga tradição da China. Literalmente, "Karatê-Do" significa "o caminho das mãos vazias", referindo-se ao fato dos praticantes não usarem armas para atacar ou defender, mas apenas as mãos, pés e o corpo. Karatê é muito mais do que meramente o físico. É fundado sobre uma grande tradição filosófica e espiritual baseada em princípios do Bushido e Zen-budismo. Através da árdua prática e treinamento, o Karatê desenvolve não só o corpo, mas também a mente e o caráter
  4. 4. Gichin Funakoshi (1868-1957). Fundador do estilo shotokan e considerado o pai do karatê moderno. Funakoshi nasceu em Shuri, Okinawa, em 1868, filho de um samurai. Quando garoto foi treinado na clandestinidade pelos dois maiores mestres da época: Yasutsune Azato e Yasutsune Itosu. A prática de artes marciais era, então, proibida. Levou a arte para o Japão nos anos '20.
  5. 5. Os estilos do karatê: No karatê, existem oito grandes estilos que são: Goju Ryu, Shito Ryo, Shorin Ryu, Shotokan, Wado Ryu, Uechi Ryu, Kenyu Ryu e Kyokushin Kai. Contudo, apenas quatros estilos são reconhecidos pela Federação Mundial de Karatê (WKF): Goju Ryu, Wado Ryu, Shito Ryu e Shotokan.
  6. 6. Goju Ryu  Este estilo de karatê visa em buscar o equilíbrio dos opostos, das energias antagônicas e complementares. Nele o lutado aprende a agir com energia ou calma, rapidez e suavidade e também um trabalho profundo da respiração.
  7. 7. Shito Ryu  O estilo Shito Ryu, portanto, é a combinação das características do estilo mais suave circular do Shuri-te de Anko Itosu com o estilo duro-linear do Naha-te de Kanryo Higaonna. Este estilo se distingue dos demais pelo grande número de Kata, pela suavidade e versatilidade das técnicas de combate e pela inclusão de técnicas de solo.
  8. 8. Shoryn Ryu  É um estilo originário de Okinawa e a partir dele outros estilos surgiram como o Shotokan, que veremos mais abaixo. Shorin é a pronúncia japonesa da palavra chinesa Shaolin, que quer dizer “Pequeno Bosque”. Com isso, como a palavra Ryu significa Estilo, Shorin Ryu significa “Estilo do Pequeno Bosque”.
  9. 9. Shotokan  É o estilo criado pelo “Pai do Karatê”, Gichin Funakoshi. Caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo o movimento começa com uma defesa. Quando a técnica de um soco é completamente dominada por quem pratica esta técnica de karatê, o seu poder é incrivelmente poderoso chegando a ser sobre-humano.
  10. 10. Wado Ryu  Este estilo foi fundado pelo mestre japonês Hironori Otsuka, em 1934. Wado significa em português “caminho (do) da paz e harmonia (wa)”. Este estilo se diferencia do demais pela utilização de técnicas de esquiva, projeção, movimentação e troca de guarda. Isto se deu ao fato do Mestre Otsuka ter se graduado em Judô e Kendô.
  11. 11. Uechi Ryu  Oriundo de Okinawa, este estilo de karatê foi criado por Kanbun Uechi. Logo o significado de Uechi Ryu para o português, significa “Estilo Uechi”. Este estilo é uma mistura com o Kung Fu e provém de três animais: garça, tigre e o dragão. O Uechi Ryu visa o equilíbrio da garça, a força do tigre e a sabedoria do dragão. O repertório técnico deste estilo é baseado em três katas essenciais: sanchin (execução de teste de quebra em que o corpo é o receptor da pancada), seisan (força explosiva e controle dos movimentos) e sanseiryu (movimentos de mãos).
  12. 12. Kyokushinkai  Este estilo foi criado pelo coreano Masutatsu Oyama. Kyokushinkai significa: “Kyoku”= extremo, “Shin”= verdade e “Kai”= associação. Este tipo de karatê é fundamentado em técnicas compactadas e eficazes que visam nocautear o oponente com um único golpe, que é aplicado com uma grande força. Tem também como intuíto tonificar os músculos, melhorar a resistência aeróbica, a flexibilidade, postura e controle emocional.
  13. 13. Kenyu Ryu  Este estilo foi criado por Takamassa Tomoyori, em 1939. A denominação de Kenyu Ryu deve-se a junção de KEN (do nome de seu professor Kenwa Mabuni) e YU (pronúncia do Tomo em japonês de Tomoyori) e Ryu, como já destacamos, que significa estilo. Tem como características, movimentos fortes circulares e de esquivas, o que torna este estilo muito técnico e complexo.

×