Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Comunicação e linguagem

Comunicação e linguagem

  • Als Erste(r) kommentieren

Comunicação e linguagem

  1. 1. Comunicação e Linguagem Disciplina: Teorias da Comunicação Prof.: Ms. Laércio Torres de Góes
  2. 2. O que é comunicação?  Registros de comunicação humana desde os primeiros vestígios de civilização.
  3. 3. O que é comunicação?  Surgimento da escrita: delimitação entre a pré-história e a história. Escrita cuneiforme Pedra de Roseta
  4. 4. O que é comunicação?
  5. 5. O que é comunicação?
  6. 6. O que é comunicação?
  7. 7. O que é comunicação?
  8. 8. O que é comunicação? “Processo social básico de produção e partilhamento do sentido através da materialização de formas simbólicas.” (SANTAELLA, 2001)
  9. 9. O que é comunicação?  Comunicação é o ato de enviar e receber mensagens.
  10. 10. Três visões dominantes sobre a comunicação Linguagem Biologia Matemática
  11. 11. Três visões dominantes sobre a comunicação  Perspectiva matemática
  12. 12. Três visões dominantes sobre a comunicação  Perspectiva biológica:  A comunicação é o princípio organizador da natureza.  Todas formas de relacionamento entre células e sistemas que ocorrem dentro de todos os organismos vivos.
  13. 13. Três visões dominantes sobre a comunicação  Perspectiva na produção de linguagem:  Toda comunicação começa e termina no corpo.  Comunicação é vínculo, é relacionamento, é troca.  Nos comunicamos através de máquinas, mas é sempre necessário que existam pessoas gerindo este processo.
  14. 14. Três visões dominantes sobre a comunicação  Perspectiva na produção de linguagem:
  15. 15. Três visões dominantes sobre a comunicação  Perspectiva na produção de linguagem:  A comunicação é um processo que ocorre, ou não, após o envio da informação.
  16. 16. Epistemologia da comunicação  Epistemologia é o ramo da ciência que estuda a construção do conhecimento.  É a teoria ou ciência da origem, natureza e limites do conhecimento.  Teoria do conhecimento
  17. 17. Epistemologia da comunicação  Ciência – dúvida  Busca da verdade científica  “Só sei que nada sei.” (Sócrates)  Contexto histórico.
  18. 18. Epistemologia da comunicação  Objeto científico da comunicação é indeterminado.  Multidisciplinar  Diferentes pesquisas  Diversidade de visões
  19. 19. Epistemologia da comunicação  Observar na teoria da comunicação o contexto histórico:  Em que país essa teoria foi escrita?  Em que ano?  Com o que trabalhavam seus pesquisadores?  Quais meios de comunicação eram massivos na época?
  20. 20. Epistemologia da comunicação
  21. 21. Teorias da comunicação  Mass Communication research (EUA, a partir de 1930)  Teoria Crítica (Alemanha, final dos anos 1920 e início da década de 1930).  Semiologia/Semiótica (França e Eua, meados dos anos 1930).  Teoria Matemática da Comunicação (EUA, 1948).  Escola de Palo Alto (EUA, meados dos anos 1950).
  22. 22. Teorias da comunicação  O Meio é a mensagem – Herbert Marshall McLuhan (EUA, 1964).  Escola de Birmigham (Estudos Culturais) (Inglaterra, fins de 1950).  Teoria do Agendamento ou Agenda- Setting - Maxwell McCombs e Donald Shaw (EUA, década de 1970).  Estudos Culturais na América Latina
  23. 23. Público, massa e multidão  Agregados sociais são formas pelas quais os indivíduos se reúnem em função de objetivos ou vontades comuns.
  24. 24. Público, massa e multidão  Meios de comunicação - sociedade de massa.  Sociedade urbana – Revolução Industrial.  A Comunicação como fatos de integração desta sociedade (função).
  25. 25. Tipos de conglomerados humanos  Multidão é um agrupamento geográfico (as pessoas ocupam o mesmo lugar em um determinado espaço) (Scipio Sighele).  Comportamento coletivo
  26. 26. Tipos de conglomerados humanos  Massa – Meios de comunicação e industrialização.
  27. 27. Tipos de conglomerados humanos  Público – individualização - opinião
  28. 28. Referências LOURENÇO, Denise. Teorias da comunicação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2016.

×